Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Amizade e patriotismo ou apelo eleitoral?

Não é novidade ver outdoors espalhados nas cidades com homenagens de “amigos” a políticos ou vice-versa. Alguns são “quase” imaginários, como os amigos criados durante a infância. E eles se multiplicam bastante nessa reta final de filiações partidárias e demarcação de espaços políticos, a quase um ano das eleições. Em todos os municípios da Região Metropolitana do Recife, há faixas, cartazes e principalmente outdoors com políticos fazendo elogios à “terra natal” ou ao Sete de Setembro, comemorado ontem. Também não faltam convites para filiações e o “obrigado por tudo”.
Os municípios de Paulista e Olinda são os que mais chamam atenção pelo “patriotismo”, bairrismo e afagos aos “amigos”. Entre as duas cidades, ao longo da PE-15, por exemplo, é possível encontrar cerca de 20 outdoors para atrair o eleitor, com homenagens às respectivas cidades e à data oficial da Independência do Brasil. São pedidos de votos velados, segundo opinam vários populares entrevistados pelo Diario. “Essa é uma forma indireta de pedir votos. Eles (os candidatos) sabem que muitas pessoas não lembram em quem votaram na eleição passada e botam essas placas para as pessoas lembrarem”, disse a secretária Janiere Soares, 26 anos, moradora de Olinda.
Só o ex-prefeito Nena Cabral (PMDB), candidato à Prefeitura de Paulista e visto como um dos favoritos, tem quase dez painéis deste tipo distribuídos entre os terminais de integração dos municípios. Na comunicação visual, o prefeiturável parabeniza o município pelo aniversário, comemorado no último domingo, e a Independência do Brasil, festejada oficialmente ontem. E ele não está sozinho.
O vereador Edmilson do Pagode (PTN), também de Paulista, diz em vários outdoors que “a maior riqueza que nós temos é o nosso povo (em referência aos paulistenses)”. Já Ubiratan de Castro Júnior, candidato a vereador em Olinda pelo PTB, é felicitado por ser “o amigo de hoje, ontem e de amanhã”. São muitos amigos de fé, irmãos, camaradas, como diz o cantor Roberto Carlos.
Nessa reta final para as filiações, os apelos eleitorais são para todos os gostos. Quem não tem recursos suficientes para espalhar outdoors, vira-se como pode, embora chame bem menos atenção. O presidente do PTN, em Olinda, Décio Pedrosa, espalhou várias faixas na cidade fazendo convites para filiações à legenda. Deixou até o telefone celular e endereço de e-mail em cada uma delas. Já o escrivão Sérgio Siqueira foi homenageado pelos amigos policiais civis de Pernambuco em cavaletes para “continuar sua luta a favor da categoria”.

Fonte: 

 

Linhas bacuraus ganham reforço na operação


Os usuários de quatro linhas de bacuraus vão poder contar com um reforço permanente de viagens a partir deste final de semana. A novidade faz parte de um plano de revisão na operação de linhas de bacuraus feito pelo Grande Recife Consórcio de Transporte. Em cada linha, uma nova viagem foi implantada para atender aos usuários de Olinda, Paulista, Recife e Jaboatão na volta para casa nas madrugadas de sábado para domingo.

A partir deste domingo (11/09), as linhas 995-Pau Amarelo (Bacurau), 985-Rio Doce (Bacurau), 533 - Casa Amarela (Bacurau) e 254-Jaboatão (Bacurau) passarão a contar com uma viagem a mais em suas programações. O horário da 1h30 foi o escolhido por apresentar grande fluxo de usu