Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Símbolos da Jornada Mundial da Juventude percorrem Grande Recife

Os símbolos da Jornada Mundial da Juventude chegaram ao Grande Recife na manhã desta segunda-feira (16), dando início à programação do evento Bote Fé Recife. Às 7h, a cruz peregrina e o ícone, que é o quadro com a imagem de Nossa Senhora, foram acolhidos pelas irmãs carmelitas no Convento do Carmelo da Imaculada Conceição, em Camaragibe. Os dois símbolos percorreram as principais ruas da capital pernambucana até chegar à Igreja da Madre de Deus, no Bairro do Recife.

“Depois de tanta expectativa, finalmente chegou o dia de acolher a cruz e o ícone de Nossa Senhora. Estamos muito felizes com a receptividade e a quantidade de jovens participando do movimento. Queira Deus que tudo isso colabore para que o povo jovem se comprometa com a missão da evangelização e com o anúncio do Reino de Deus”, falou o arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido. Durante a noite, o evento se estendeu no Marco Zero, também no bairro do Recife. Segundo informações da arquidiocese, cerca de 100 mil pessoas acompanharam a passagem dos símbolos na capital. Em algumas avenidas da cidade por onde a procissão passou, o trânsito ficou parado.

O Bote Fé Recife faz parte dos eventos que antecedem a Jornada Mundial da Juventude, que acontece no Rio de Janeiro, em julho de 2013. Criada pelo então papa João Paulo II, em 1985, a jornada foi realizada pela última vez em Madri, na Espanha, de onde vieram os símbolos. No Marco Zero do Recife, a programação deve se estender até as 23h, com shows de Diego Fernandes, Eliana Ribeiro e Anjos de Resgate.

Nesta terça-feira (17), os símbolos da Jornada Mundial da Juventude passarão pelas cidades de Itamaracá, Olinda e Paulista, na
Região Metropolitana do Recife.


Do G1 PE

MPPE recomenda que blocos de rua do Recife não desfilem nas prévias

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) anunciou na tarde desta segunda-feira (16) uma recomendação, expedida em conjunto por promotores de Justiça e um procurador de Justiça Criminal, para que blocos dos períodos pré e pós-carnavalesco não desfilem pelas ruas da cidade do Recife. Segundo a promotora Belize Câmara, há a possibilidade de os blocos buscarem o licenciamento junto à Prefeitura do Recife, caso garantam pré-requisitos como o direito de ir e vir do cidadão, combate à poluição sonora, segurança e ambulâncias.

Inicialmente, a recomendação foi direcionada aos blocos Chocalho do Neno, De Bar em Bar e Acorda Para Tomar Gagau, que tradicionalmente desfilam pelas ruas da Zona Norte do Recife. “O procedimento para esses blocos se deu por conta de denúncias de moradores da região, mas também é dirigido a todos os outros blocos. É necessário buscar o licenciamento, desde que garantam mobilidade, policiamento, proteção ao meio ambiente e outras coisas”, disse Belize Câmara.

A promotora afirmou que o MPPE entrará em contato com a Polícia Militar para atuar na questão do desfile dos blocos que não possuírem o licenciamento. As prévias são apontadas como causa de poluição sonora, destruição do patrimônio público e privado e a prática de outros ilícitos penais, a exemplo de agressões físicas e roubos. “A intenção não é acabar com o carnaval do Recife. Mas no período das prévias, a cidade funciona normalmente, com trânsito. Estamos apenas cumprindo a lei”, concluiu Belize Câmara.
Do G1 PE