Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Silvio Costa Filho recebe presidente e técnicos da URBS de Curitiba

O deputado estadual e presidente da Comissão de Mobilidade Urbana da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Silvio Costa Filho (PTB), recebeu na tarde desta sexta-feira (16) o presidente da URBS de Curitiba, Marcos Isfer, no Plenarinho III da Alepe. Também estiveram presentes duas técnicas da UBRS, Olga Prestes e Rosângela Battistello, o presidente da Comissão de Mobilidade Urbana da Câmara dos Vereadores do Recife, Gilberto Alves, e a presidente estadual do PPS, Débora Albuquerque.
Na pauta de discussão, o desafio de adaptar a mobilidade urbana da Região Metropolitana do Recife a projetos que deram certo em Curitiba.
Com modelo referência no sistema de transporte público, Curitiba, hoje, investe em ônibus biarticulados, sistema BRT, e em tarifas únicas - por meio da Rede Integrada de Transporte (RIT) -, proporcionando aos passageiros uma circulação integral e metropolitana com o valor de somente uma passagem. De acordo com Marcos Isfer, até bem pouco tempo atrás a mobilidade urbana era um tema de pouca relevância em Curitiba. “O transporte coletivo era algo que interessava a sociedade, mas não era prioridade. Com o aumento da demanda de veículos e espaços limitados começamos a perceber a necessidade de se investir nisso. O adensamento só será amenizado se o sistema for de qualidade”, garantiu Irfes.
Segundo Olga Prestes, arquiteta responsável pela mobilidade urbana de Curitiba, todo estabelecimento comercial tem que ter estacionamento próprio na cidade paranaense. Outro ponto mencionado pela arquiteta é que o plano de mobilidade de uma cidade deve ser harmônico, não interferindo na beleza e estética do local. “Não acreditamos que a construção de viadutos, por exemplo, melhore o tráfego da cidade”, opinou. A técnica acrescentou, também, que quase 100% da frota de ônibus de Curitiba está adaptada à acessibilidade.