Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Prefeito eleito do Recife modifica estrutura de gestão e anuncia equipe

- G1 PE -

Dos 22 secretários de Geraldo Julio, 9 vieram do governo Eduardo Campos.
Além do PSB, foram contemplados PC do B, PMDB, PT, PTB, PV e PR.


Prefeito eleito do Recife Geraldo Julio anuncia secretariado  (Foto: Katherine Coutinho/G1)
O prefeito eleito do Recife, Geraldo Julio, anunciou nesta sexta-feira (14) a equipe de sua gestão. Com duas pastas a menos que a administração João da Costa, Geraldo conta com 22 secretarias, algumas novas, como a de Segurança Pública e a da Mulher. Além do partido do prefeito eleito, PSB, o secretariado municipal traz ainda o PC do B, PMDB, PT, PTB, PV e PR.
O vice-prefeito eleito, Luciano Siqueira, explica que o foco da escolha para a administração foi a competência e experiência, não a filiação partidária. "Não buscamos partidos, buscamos pessoas que atendessem às necessidades do Recife", afirma Luciano. "Foi discutida minuciosamente a estrutura administrativa da Prefeitura para podermos atender às necessidades da cidade do Recife e das pessoas", ressalta Geraldo.
Seguro de que o próximo ano será de muitos desafios, Geraldo reforçou o lema de 'fazer mais, com menos e em menos tempo'. "Não sabemos o que vai acontecer em 2013, com o abismo fiscal que vivem os Estados Unidos e a crise na Europa. As administrações públicas estaduais e municipais vão ter muita dificuldade se o Brasil crescer no próximo ano o mesmo que cresceu neste", alerta o prefeito eleito.
Após citar as reuniões que teve com os representantes do estado na Câmara dos Deputados e Senado, além de vereadores e deputados estaduais, Geraldo reafirmou a necessidade de buscar mais recursos para o município. "Precisamos avançar na estrutura da cidade, na economia e no social, melhorando diversos índices, [...] além de melhorar a gestão. Temos uma responsabilidade muito grande. Temos que promover uma grande mudança nessa cidade", afirma.
 
Gestão

 A estrutura da futura administração municipal foi detalhada por Antônio Alexandre, ex-presidente da Agência Condepe/Fidem, coordenador da equipe de transição e secretário de Desenvolvimento Econômico e Planejamento Urbano do governo municipal. Entre as novidades estão as secretaria de Mobilidade e Controle Urbano, da Mulher e de Segurança Urbana. "Vamos trabalhar na construção de uma cultura de paz", destacou Alexandre, reforçando que a criação das secretarias estava entre as promessas de campanaha.


O desafio para a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, segundo Alexandre, vai ser deixar de lado o perfil assistencialista. "Nós queremos fugir de uma cultura assistencialista, trabalhar para garantir os direitos e a cidadania", explica Alexandre. Para auxiliar nesse desafio, a gestão anunciou também a criação de uma secretaria executiva voltada especialmente para a educação infantil. "Precisamos ter foco nos primeiros anos da educação para acabar com essa fábrica de desigualdade", diz o coordenador da transição.
O Instituto Recife de Gestão, Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Animal, a Agência Recifense para Inovação e Estratégia (Aries) e o escritório da Prefeitura em Brasília também estão entre as novidades anunciadas para a estrutura administrativa da capital pernambucana.