Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

NENA CABRAL COMENTA: CHUVEIRO AQUECIDO COM PAINEL SOLAR APITA APÓS DEZ MINUTOS DE BANHO




Com o intuito de estimular a economia de energia, a Eletropaulo está instalando desde 2012 painéis solares nos prédios da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) para o aquecimento dos chuveiros das casas.
Até agora, foram 4.025 painéis instalados nos bairros de Itaquera e Cidade Tiradentes, na zona leste de São Paulo. Até o fim do ano, quando acaba a primeira fase do projeto, a previsão é de 5.000 -cada um corresponde a uma casa.
A própria Eletropaulo é responsável por instalar um chuveiro nas casas dos moradores beneficiados, o chamado "chuveiro inteligente", segundo Moises de Oliveira, coordenador de Novos Mercados da empresa.
É esse chuveiro que despertou a atenção de alguns moradores: após dez minutos de banho, um alarme começa a tocar avisando que o tempo ideal para o banho acabou. A água continua quente. Para interromper o barulho, é necessário desligar o chuveiro e iniciar uma nova contagem de mais dez minutos. Para desativar o sistema, o morador pode ligar no sistema de atendimento da Eletropaulo.
Segundo Oliveira, o apito serve para aumentar a efetividade da redução de energia e foi um pedido dos próprios moradores, que não conseguiam controlar o tempo de banho dos filhos.
"O apito não me incomodou", afirma Luiz Martins Junior, que vive em uma das casas de um condomínio beneficiado em Itaquera e diz ter recebido bem o chuveiro.
Como a instalação na casa de Junior é recente, ele ainda não sabe se houve de fato redução no consumo. Segundo a Eletropaulo, esse número tem variado de 30% a 50% nas moradias que ganharam o painel, pois o chuveiro elétrico é um dos aparelhos residenciais que mais consomem energia.
O projeto foi feito em parceira com a CDHU, que auxiliou nos estudos de viabilidade feitos em 2011