Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

CÂMARA DE OLINDA DEVOLVE MANDATOS A VEREADORES CASSADOS PELA DITADURA MILITAR

(1964-1985), terão os seus mandatos devolvidos simbolicamente, durante solenidade que será realizada na manhã desta terça-feira (31), na Câmara Municipal de Olinda. A data é simbólica: hoje (31) se 'comemora' o aniversário de 51 anos do golpe militar (1964).

A sessão desta manhã vai homenagear com a restituição dos mandatos, os vereadores Antônio Bezerra Gomes, Antônio Marques Dourado e Roberval de Souza Lopes, cassados pela Ditadura Militar. Durante a solenidade, requerida  pelo vereador Arlindo Siqueira (PSL), também serão fixadas, nas dependências da Câmara, placas alusivas às cassações dos parlamentares. Já na sede da Prefeitura de Olinda será fixada uma placa homenageando o ex-prefeito Eufrásio Barbosa.
"Pretendemos resgatar parte da história política de Olinda e desta Casa, que os olindenses mais jovens desconhecem", justificou o vereador Arlindo Siqueira. "Os parlamentares foram eleitos pelo povo, mas de forma violenta foram impedidos de exercer o mandato. Então, nada mais justo do que devolver-lhe os mandados, mesmo que apenas de forma simbólica. O mais importante é a homenagem", completou.
Os ex-parlamentares que, na época, se posicionaram contrários e resistiram às cassações dos colegas também serão lembrados e homenageados: Luiz Paiva e Severino Arruda (ainda vivos); Élcio Siqueira, pai do vereador Arlindo Siqueira; e Luciano Soares, pai do atual presidente da Câmara, Marcelo Soares; já falecidos. O ex-senador Marcos Freire será homenageado em nome de todos que lutaram contra o golpe e a ditadura militar. A solenidade está marcada para às 10h.