Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Oposição: deputados e vereadores do Recife definem agenda conjunta de fiscalização e cobranças

Recife - Os deputados da bancada de oposição na Assembleia Legislativa (Alepe) e os vereadores que fazem oposição à gestão municipal na Câmara do Recife reuniram-se nesta segunda-feira (11) para tratar de uma agenda conjunta de atuação. O objetivo é dar ainda mais visibilidade ao papel de fiscalização e compartilhar as cobranças feitas aos governos do PSB no Estado e na capital pernambucana. Para os parlamentares, o modelo de gestão adotado nos últimos anos pelo PSB, tanto em âmbito estadual quanto no Recife, já apresenta sinais de esgotamento.



Realizado na Câmara Municipal do Recife, o encontro foi organizado pelos líderes da oposição na Alepe, Silvio Costa Filho, e da Câmara Municipal, Jurandir Liberal (PT), e contou com a presença dos deputados estaduais Teresa Leitão (PT), Álvaro Porto (PTB), José Humberto (PTB) e Romário Dias (PTB), e dos vereadores Marília Arraes (PSB), Isabella de Roldão (PDT), Osmar Ricardo (PT), Carlos Gueiros (PTB), Luis Eustáquio (PT), Henrique Leite (PT) e Jairo Brito (PT).



De acordo com o líder da oposição na Alepe, Silvio Costa Filho (PTB), a reunião mostrou uma grande sintonia entre o que os deputados e vereadores já têm realizado e pretendem realizar no parlamento.  “A reunião serviu para combinarmos uma atuação conjunta sobre os principais temas do Recife e também da Região Metropolitana. Queremos inclusive ampliar este contato com vereadores dos municípios da RMR para debatermos as questões que afetam a região metropolitana e que são de responsabilidade do Governo do Estado e das gestões municipais”.



Silvio Costa Filho antecipa que um dos primeiros passos do grupo é realizar um amplo diagnóstico dos principais problemas da Cidade do Recife. “Vamos realizar audiências públicas de forma conjunta, porque todos nós compreendemos que o que está em discussão é a oposição ao projeto do PSB, que já dá sinais de esgotamento em algumas políticas públicas, a exemplo da saúde, educação, transporte coletivo e mobilidade urbana, além do aumento da violência e da epidemia das drogas no Recife”, justifica o deputado estadual.



Para o vereador Jurandir Liberal (PT), este é um padrão de relação onde todos ganham, principalmente a população. “Com esta articulação fortalecemos ainda mais o papel de independência do Poder Legislativo, ampliamos nossa capacidade de atuação e o debate sobre os problemas de nossa cidade e do nosso Estado. Tenho certeza que essa parceria com a bancada de oposição na Assembleia será muito produtiva”, afirma o vereador do Recife.



Jurandir observa ainda que o primeiro contato serviu para uma troca de impressões sobre o trabalho dos dois grupos e uma avaliação das gestões Paulo Câmara e Geraldo Julio, mas que uma nova reunião já foi agendada para a próxima segunda-feira (18). “No próximo encontro vamos aprofundar a elaboração de uma agenda de iniciativas conjuntas”, informa.



Crédito da foto: Bancada de Oposição/Alepe

Miguel Coelho presta conta dos 100 dias de mandato

Com 100 dias de atuação concluídos nesta segunda-feira (11), o deputado estadual Miguel Coelho (PSB) divulgou em suas redes sociais um balanço do início do mandato na Assembleia Legislativa. Entre os destaques, a elaboração de dois projetos de lei voltados para a educação, a criação do movimento União pelo Nordeste e a realização de uma audiência pública sobre a seca em Pernambuco. 

O balanço ainda destacou a criação da comissão especial que vai fiscalizar nos próximos meses as obras do PAC, além do encaminhamento de 21 indicações ao Governo do Estado para realização de ações de infraestrutura e outras intervenções. “Há muito para se fazer, mas estamos satisfeitos com os 100 primeiros dias de mandato. Pudemos reafirmar nosso compromisso de campanha com a educação, criando o projeto de lei para destinar recursos do FEM para a rede pública de ensino e focar nossas ações na interiorização do desenvolvimento de nosso estado”, resume o socialista.

Casa do Patrimônio de Olinda promove oficina com participação da sociedade

Com a mostra ComeMorar Olinda, a Casa do Patrimônio promoverá nos dias 14 e 15 de maio, das 9h às 12h e das 14h às 18h, sua oficina de educação patrimonial. A iniciativa busca traçar, junto com a sociedade, as diretrizes para suas ações educativas e construir uma programação anual de atividades compartilhadas com outros agentes.

O encontro será coordenado por uma equipe técnica do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e contará com a presença da sociedade civil organizada, universidades e representantes de instituições públicas e privadas, a fim de construir um plano de trabalho com atividades voltadas para preservação e valorização do patrimônio e da cultura da cidade. Os envolvidos assinarão acordo de Cooperação Técnica em que cada ente assumirá um compromisso com a Casa.  

“O Iphan espera que as Casas do Patrimônio sejam articuladoras de ações educativas e de aproximação com as comunidades locais. Exercendo papel determinante na gestão compartilhada do Patrimônio Cultural. Dessa forma, amplia-se a disseminação de um novo conceito de Patrimônio Cultural, mais próximo das pessoas e de suas referências”, revelou a Coordenadora de Educação Patrimonial, Sônia Florêncio.

E já exercendo o trabalho de parcerias, para complementar as atividades, no dia 15, a partir das 19h, o arquiteto e urbanista Lula Marcondes participará de um bate-papo onde irá compartilhar o processo de criação do livro “Olinda Memórias Fotográficas”.
O livro conta com 105 imagens dos moradores do Sitio Histórico vivendo a cidade do começo do século 20 até 1982. Estas imagens também participam da exposição ComeMorar Olinda, em cartaz na Casa do Patrimônio, até janeiro de 2016.

A Casa do Patrimônio de Olinda é um projeto pedagógico do Iphan-PE que visa ampliar o relacionamento com a sociedade para construção de políticas públicas de patrimônio cultural. Funcionando como um espaço aberto ao diálogo sobre a preservação das riquezas materiais e imateriais da cidade.


Serviço:

Oficina de educação de patrimonial

Dias: 14 e 15/05 das 9h às 12 e das 14 às 18h

Local: Casa do Patrimônio de Olinda

Endereço: Rua do Amparo, 59, Carmo, Olinda-PE

Informações: (81) 3429.2892

Prefeitura concede reajuste e segue pagando acima do piso nacional da Educação


A Prefeitura do Paulista concedeu o reajuste de 13,01% para os trabalhadores em
Educação da rede local. A medida, que beneficia quase 1,3 mil funcionários, entre servidores e contratados, coloca a cidade no hall dos municípios que pagam o piso salarial da categoria, levando-se em conta o aumento no valor total do soldo, que compõe o vencimento base e as gratificações permanentes – aquelas que são contabilizadas para fins de aposentadoria.

          O reajuste salarial passa a valer a partir do mês de abril, período em que os filiados ao Sindicato dos Professores da Rede de Ensino do Paulista (Sinprop) iniciaram as discussões sobre a data-base. Agora, com o fim das rodadas de negociação, o governo municipal prevê que o vencimento dos funcionários fique em torno de 3% acima do piso nacional, estipulado pelo Ministério da Educação.

       Ao longo das negociações com a prefeitura, que foi capitaneada pela Secretaria Municipal de Administração, os trabalhadores em Educação da cidade não realizaram greve, o que dispensa a elaboração de um calendário de reposição de aulas. 

Prefeito do Paulista assina Ordem de Serviço na Vila Torres Galvão

O prefeito do Paulista, Junior Matuto, assina nesta terça-feira (12.05), às 16h, a ordem de serviço para o calçamento de mais uma via pública do município. A Rua Padre Anchieta, que fica na comunidade do Alto do Bigode, será a beneficiada da vez. A área total atendida possui 620 m². O investimento do governo municipal na obra gira em torno de R$ 660 mil. A execução da obra faz parte de um convênio celebrado entre o governo municipal e a Secretaria Estadual das Cidades. A solenidade acontece próximo a Escola Jaime Bold. 

SERVIÇO:
O quê? Assinatura da Ordem de Serviço para calçamento da Rua Padre Anchieta;
Onde: Rua Padre Anchieta – Comunidade do Alto do Bigode – próximo a Escola Jaime Bold.
Data/Hora: Terça-feira (12.05), às 16h.

Prefeito Junior Matuto tranqüiliza moradores que enfrentam reintegração de posse

O prefeito Junior Matuto se reuniu, neste sábado (09), com os ocupantes do
loteamento Maria de Fátima, em Maranguape I, Paulista. Cerca de 50 pessoas
estiveram presentes no encontro que teve como objetivo esclarecer os boatos
de desocupação do local. Atualmente, mais de 200 famílias vivem em uma área
que possui  200 hectares e  foi arrematada em leilão pela empresa Beckman.

Junior explicou à comunidade a  situação do processo de reintegração de
posse do loteamento e tirou dúvidas, afirmando que a gestão está empenhada
em ajudar no que for preciso para manter os moradores onde estão. “Aqui são
três situações, as casas, os estabelecimentos comerciais e os sítios. Na
próxima semana, irei conversar com os representantes da empresa e  vou
tentar  garantir pelo menos a moradia de vocês”, enfatizou o Prefeito.



Há 17 anos morando no local.  A dona de casa Maria Socorro de Lima afirmou
ter saído mais aliviada da reunião. “Só em ele (o Prefeito) ter vindo aqui
conversar com a gente já é um bom sinal. Tenho fé que tudo vai se resolver.
Meu coração está aliviado”.



A partir desta segunda-feira, a secretaria de Políticas Sociais, Esportes e
Juventude vai organizar um cadastro para identificar a real quantidade de
moradores e traçar uma radiografia da situação social das famílias.



Também participaram da reunião, o vice-prefeito Jorge Carreiro e os
secretários Fabiano Mendonça, Augusto Costa,  Jaime Domingos, José
Rodrigues, além do chefe de gabinete Carlos Barbosa.

Inscrições para Mega Vestibular da FG terminam sexta


Além de disponibilizar vagas para novas turmas nos diversos cursos existentes, a novidade deste ano é a abertura de três novos cursos de comunicação: Jornalismo; Publicidade e Propaganda; Rádio e Televisão

Os interessados em ingressar no ensino superior podem se inscrever até sexta-feira (15) no Mega Vestibular Top 10 da Faculdade dos Guararapes (FG) – integrante da rede internacional de universidades Laureate – por meio do site:http://www.faculdadeguararapes.edu.br. A prova será realizada domingo (17), das 9h às 13h, na unidade de Piedade. Os primeiros 10 colocados do vestibular ganharão bolsas de estudo integrais para o primeiro ano de curso.

Além de disponibilizar vagas para novas turmas nos diversos cursos existentes, a novidade deste ano é a abertura de três novos cursos:Jornalismo; Publicidade e Propaganda; Rádio e Televisão, que passarão a fazer parte da Escola de Comunicação e contará com modernos laboratórios tecnológicos da Apple.

Os demais cursos são: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Construção de Edifícios, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia da Produção, Estética e Cosmética, Fisioterapia, Gastronomia, Gestão Ambiental, Gestão Comercial, Comércio Exterior, Gestão da Tecnologia da Informação, Gestão de Produção Industrial, Recursos Humanos, Logística, Marketing, Nutrição, Pedagogia, Psicologia, Redes de Computadores, Segurança da informação, Segurança do Trabalho, T