Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Moradora do Janga, Maria José, solicita limpeza de rua


Solicitamos a visita da Prefeitura de Paulista junto ao Prefeito Júnior na Rua Severino Monteiro de Jesus por trás do Bompreço do Janga, dia a dia o acúmulo de lixo, entulhos vai crescendo  e o mato também colabora na área.Isso ocasiona devido a chuvas risco de Dengue. A população desta rua Severino Monteiro de Jesus também lembra ao Prefeito que passe a máquina, pois a rua fica
cheia de buracos e quando chove fica de difícil acesso de quem tem que sair para trabalhar. Se provisoriamente colocasse brita já ajudava com certeza.
Gostaríamos da sua atenção!!!
 Grata 
Maria José Moraes - Moradora

UPAE Garanhuns adverte: Higienização das mãos salva vidas!


"A lavagem das mãos é a medida mais simples e eficaz para prevenir doenças", quem faz a observação é a enfermeira Michelle Torres, da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, da UPAE Garanhuns, que em conjunto com a também enfermeira Edjosy Ramos, do setor de Educação Permanente, realizaram uma série de atividades na unidade de saúde, para registrar a passagem do Dia Mundial da Higienização das Mãos, que se comemora no dia 05 de maio. Já o próximo dia 15, é o Dia do Combate à Infecção Hospitalar.

Profissionais da assistência direta aos pacientes da UPAE, a exemplo de maqueiros, enfermeiros e técnicos em enfermagem, receberam informações, panfletos, assistiram vídeos educativos da ANVISA e participaram de dinâmicas, sobre a correta higienização das mãos. 

"As pessoas devem ter o hábito de lavar as mãos várias vezes ao dia, e os que trabalham com atendimento em saúde devem ter uma atenção ainda maior, evitando infecções e outros problemas originados na falta de higiene. De um modo geral, podemos afirmar que a higienização das mãos salva vidas!" - Afirma a Coordenadora de Enfermagem da UPAE Garanhuns, Dra. Tayana Guerra.

HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS

Medida individual simples, de baixo custo, que previne a propagação das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS). O termo engloba a higienização simples, antisséptica, fricção antisséptica e a antissepsia cirúrgica das mãos.

As IRAS se apresentam como um grave problema de saúde pública no país, aumentando a morbidade e a mortalidade entre os pacientes, além de elevar custos dos hospitais. 

CDL do Paulista participa do encontro de Presidentes com a FCDL-PE em Nova Jerusalém – PE.


No último final de semana a FCDL-PE se reuniu com todos os presidentes e diretores das CDLs do Estado, o evento foi realizado no Hotel Posada da Paixão em Nova Jerusalém, idealizada pelo Presidente da FCDL Adjar Soares, a idéia de reunir a Diretoria da FCDL e Presidentes dos CDLs de todo estado, resultando em um encontro engrandecedor. O primeiro dia do evento foi marcado por uma jantar para acolher e congregar os participantes, o segundo dia, foi um importante encontro com excelentes palestras e homenagem aos Presidentes que mais se destacaram em 2014. A CDL - Paulista foi representada pelo Presidente Dr. Luiz Gonzaga e esposa e o Diretor da CDL e FCDL Raimundo Lopes e esposa.



Luiz Gonzaga da Cunha Silva
Presidente.



Projeto de Lei determina utilização obrigatória de embalagens recicladas nos produtos de limpeza

O deputado estadual Everaldo Cabral apresentou um Projeto de Lei que determina a utilização obrigatória de embalagens recicladas nos produtos de limpeza e outros produtos químicos.

Para tanto, o texto estabelece alguns prazos. Os produtos fabricados em Pernambuco terão até 1º de janeiro de 2018 para adequar a composição com no mínimo 50% de material reciclado. Já em 1º de janeiro de 2020, as embalagens fabricadas e comercializadas terão que ser totalmente recicladas.

O plástico é um material ambientalmente considerado problemático pela sua alta durabilidade e pelo grande volume na composição total do lixo. “O plástico é danoso ao meio ambiente e o seu descarte vem aumentando assustadoramente. Com a nossa proposta, haverá incentivo para que esse material seja totalmente reciclado, gerando emprego e renda, e dirimindo os efeitos degradantes ao ambiente”, explica o parlamentar.

Comemorado por ambientalistas, a redução desse elemento poluente depositado em aterros sanitários ou lixões facilitará a compactação dos resíduos biologicamente degradáveis. “A reciclagem do plástico é a melhor maneira de reduzir o volume dos aterros. Podemos reciclar 100% e o produto resultante pode ser utilizado no fabrico de milhares de produtos para uso, nova reciclagem e novo uso”, destaca Everaldo Cabral.

Em homenagem aos 70 anos do PTB, Côrte Real destaca legado do partido para o Brasil

Em homenagem aos 70 anos do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), nesta quarta-feira (13), o deputado federal Jorge Côrte Real destacou, durante a sessão solene na Câmara dos Deputados, o legado do partido em favor dos brasileiros. Vice-líder da legenda na Casa, Côrte Real lembrou a militância do partido ao longo dos anos na luta pela garantia dos direitos dos trabalhadores. O pernambucano enfatizou que, desde a sua criação, com o então presidente Getúlio Vargas, o PTB configurou-se um marco na política nacional, estabelecendo as pontes entre o sindicalismo, a social-democracia e os programas desenvolvimentistas. 

Na tribuna, Côrte Real enumerou algumas das principais conquistas do PTB, como a criação da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e da Previdência Social, a consolidação das organizações sindicais e a instalação da Justiça do Trabalho. Com esses benefícios, citou o deputado pernambucano, foi garantido ao povo brasileiro o direito de greve, de livre associação sindical, às férias remuneradas, o aviso prévio, às indenizações por tempo de serviço e a carteira de trabalho.

“Não hesitamos em afirmar que o PTB permanece à altura de seus feitos históricos, mantendo-se fiel ao seu programa de reformas, na vanguarda das propostas que visam o desenvolvimento com justiça social. O PTB continua trabalhando no sentido de que busca o aperfeiçoamento partidário com o mesmo empenho com que luta pela modernização institucional e econômica do País. O PTB chega aos 70 anos com um histórico coerente e glorioso, que se reflete na extensa folha de serviços prestados ao Brasil”, assinalou Jorge Côrte Real.  A sessão solene foi presidida pelo líder do partido na Casa, o deputado Jovair Arantes (GO), e teve a participação da bancada na Câmara e outras lideranças petebistas, como o senador Douglas Cintra (PE), e de outros partidos.

O pernambucano recordou que o PTB abrigou em seus quadros, ao longo das décadas, alguns dos mais destacados nomes da política nacional, como os ex-presidentes Jânio Quadros e João Goulart, o ex-ministro Marcondes Filho, criador da CLT, e deputados como Leonel Brizola, Almino Afonso e Rubens Paiva. Jorge Côrte Real mencionou ainda a contribuição do PTB à educação superior no Brasil, com a criação da Fundação Getúlio Vargas (FGV), hoje uma das maiores referências nacionais em administração, direito, economia e ciências políticas.

Fernando Bezerra Coelho recebe título de cidadão de Itapissuma nesta quinta-feira

O senador Fernando Bezerra Coelho (PSB) irá receber o título de cidadão de Itapissuma nesta quinta-feira (14/05) às 16h, na Câmara de Vereadores da cidade. A proposição foi apresentada pelo presidente da casa, o vereador José Bezerra Tenório (PMN). Ex-secretário de Desenvolvimento Econômico durante o primeiro governo Eduardo Campos (2007-2010) e ex-ministro da Integração Nacional (2011-2013), Fernando participou ativamente do processo de industrialização da cidade, que nos últimos anos recebeu plantas importantes como Ambev e Itaipava. 

Paulista realiza 6º plenária jovem do município

Com o objetivo de discutir com a população propostas que serão apresentadas na 8º Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, a Secretaria de Políticas Sociais, Esportes e Juventude do Paulista, em parceria com o Conselho Municipal de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONCAMP), realiza nesta quinta-feira (14.05) a 6º plenária jovem do município. O evento vai acontecer das 8h às 17h, na Faculdade Joaquim Nabuco, localizada no Centro da cidade.
Durante a solenidade será ministrada uma palestra com o tema “Protagonismo e Participação de Crianças e Adolescentes para Deliberação de Políticas Públicas.” A programação também vai contar com debates, apresentações culturais e a escolha dos novos delegados para a conferência municipal, que ocorre na Faculdade Joaquim Nabuco, nos dias 20 e 21 deste mês.

JÚLIO CAVALCANTI parabeniza Pedra e Tacaratu pelos aniversários de emancipação política‏

Na reunião plenária desta quarta-feira (13) o deputado Júlio Cavalcanti foi à tribuna da Casa Joaquim Nabuco para destacar o aniversário de emancipação política de dois municípios do interior do Estado: Pedra e Tacaratu.
O parlamentar destacou que Pedra – cidade que tem esse nome porque foi criada aos pés de uma enorme formação rochosa – completa 134 anos e tem muitos motivos para comemorar. “Nos congratulamos com os cidadãos pedrenses e destacamos a atuação brilhante do prefeito Zeca Vaz, que à frente daquela cidade realiza um trabalho sério e totalmente voltado para a população do município”, disse.
De acordo com o parlamentar, foram muitas as ações realizadas no município. Ele destacou a construção de seis postos de saúde, academia da saúde, além da recuperação da academia das cidades. Foram calçadas 28 ruas no bairro Parque Vaquejada e foram feitas obras de saneamento e operação tapa-buracos. “A malha viária da Zona Rural da Pedra – uma área muito grande – foi recuperada. O Mercado Central foi ampliado e a frota da Prefeitura foi renovada”, afirmou Júlio.  Dentre as ações de combate à seca, Cavalcanti falou sobre a limpeza das barragens e a perfuração de poços artesianos. Outro destaque é que todas as escolas municipais foram reformas e duas quadras poliesportivas foram construídas.
“E Tacaratu, que completa 61 anos de emancipação política, também é uma cidade muito agradável e próspera”, disse Júlio. Situada no Sertão do Itaparica, a cidade vem se consolidando como um grande polo energético de matrizes não poluentes. “É lá que funciona o maior parque eólico do País e futuramente receberá, também, uma usina fotovoltaica, que usará a luz do sol como matriz energética. Energia limpa que levará desenvolvimento, emprego e renda para aquela região”, afirmou.  Júlio destacou o potencial turístico da cidade e, ainda, que no distrito de Caraibeiras são feitas as melhores redes do Nordeste. “Fica aqui o nosso registro, parabéns a essas duas importantes cidades pernambucanas”, finalizou.

Prorrogadas as inscrições para o Prêmio Nacional Cepe de Literatura

Foram prorrogadas até o  dia 26 de junho as inscrições para o Prêmio Nacional Cepe de Literatura - concurso que selecionará obras inéditas em quatro categorias - Romance, Conto, Poesia e Literatura Infantojuvenil. Criado pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), o prêmio tem inscrições gratuitas e pagará um total de R$ 80 mil (R$ 20 mil por categoria) aos vencedores.  O resultado será divulgado no dia 16 de novembro e a premiação acontecerá em cerimônia prevista para o mês de dezembro. O Prêmio Nacional Cepe de Literatura faz parte da programação comemorativa dos cem anos da Imprensa Oficial.

Poderão participar do certame literário brasileiros residentes no país ou no exterior, bem como estrangeiros naturalizados. O edital do prêmio pode ser encontrado nos sites da Companhia Editora de Pernambuco ( www.cepe.com.br, seção Licitações) e da Secretaria de Administração do Estado (www.portais.pe.gov.br/web/seadm, seção Painel de Licitações). Ele também pode ser solicitado através do e-mail cpl@cepe.com.br ou diretamente na sede da Cepe (Rua Coelho Leite, nº 530, Santo Amaro, na sala da Comissão Permanente de Licitação), bastando levar um  pen drive ou CD para que o conteúdo seja copiado. Informações pelo telefone (81) 3183-2712. 

Você também poderá ter acesso ao conteúdo do edital clicando aqui ( http://goo.gl/XooCaX). 
 
Inscrições -  As inscrições podem ser feitas pessoalmente na Companhia, no horário das 8h às 17h (segunda a quinta-feira) e das 8h às 16h (sextas-feiras) ou através dos Correios, lembrando que a data de postagem atestada por carimbo da empresa é que será considerada.
Até o momento, mais de 60 trabalhos já foram recebidos pela comissão julgadora - com participação de escritores de diversos estados, como São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Ceará e Pernambuco.

Debates da Conferência Municipal de Educação do Paulista começam no Hotel Amoras



Teve início nesta quarta-feira (13) e segue até esta quinta (14) a Conferência Municipal de Educação, organizada pela Secretaria de Educação do Paulista. O evento está sendo realizado no Hotel Amoaras, em Maria Farinha, e tem o objetivo de traçar estratégias para que o município atinja as 20 metas propostas pelo Plano Nacional de Educação (PNE). A abertura das atividades foi realizada com a presença do vice-governador Raul Henry, o vice-prefeito Jorge Carreiro, além de secretários da gestão municipal. A programação acontece até às 17h.

A primeira palestra desta quarta-feira foi ministrada pela professora emérita da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Silke Weber, que dissertou sobre O Plano Nacional de Educação. “Esse evento mostra um processo que vem sendo construído no Brasil há mais de 20 anos em que o setor educacional e sociedade civil são conclamados a se envolver para o planejamento educacional”, ressaltou a professora.