Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Em Ipojuca, o dia de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de crianças e adolescentes será de teatro na rua


 Na programação, promovida pela prefeitura municipal, será encenada a peça, “Faça Bonito, Solte Sua Voz, Disque 100”

Com o objetivo de celebrar o dia de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, nesta segunda-feira (18), a secretaria municipal de Bem Estar Social (SEBES) promove um mutirão de teatro em espaços públicos dos distritos ipojucanos. No horário da manhã, a partir das 8h, a programação acontecerá em Ipojuca-Sede e Nossa Senhora do Ó e no período da tarde, a partir das 14h,  em Porto de Galinhas e Camela, com a encenação da peça, “Faça Bonito, Solte Sua Voz, Disque 100”. O número é para denuncia de casos de abuso e exploração ou qualquer violação aos direitos humanos. Dessa forma, a gestão municipal informa a população através do entretenimento na rua, com uma linguagem de fácil acesso.

A prefeitura promove como rotina, cursos, como teatro, percussão, dança, pintura em tela, reciclagem e biscuit utilitário e programa-se para encerrar o círculo no dia 19 de junho. Nesta data, será celebrado um grande arraial junino. A festa vai reunir os trabalhos envolvidos e terá como foco, a integração dos participantes das oficinas de arte, recreação e lazer.

Ao final do ano, como de costume, será apresentada uma grandiosa exposição, onde estarão em mostra todos os trabalhos desenvolvidos pelas oficinas no decorrer do ano. As programações contemplam os usuários dos benefícios sociais do Ipojuca.

No Brasil o “Disque 100” é um serviço de recebimento, encaminhamento e monitoramento de denúncias de violência contra crianças e adolescentes.

Acervo da Biblioteca possui mais de 50 mil publicações


Com um acervo com mais de 50 mil publicações, inclusive algumas edições raras, a Biblioteca da Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas - Condepe/Fidem é uma referência para o público em geral, como pesquisadores, estudantes e acadêmicos.


A unidade integra a Diretoria de Sistematização e Disseminação de Informações, vinculada à Diretoria Executiva de Estudos, Pesquisas e Estatística e.funciona na casa da rua Barão de São Borja, 526, na Boa Vista. O acesso principal se dá pela lateral do prédio, e as atividades estão distribuídas em áreas de estudo, administrativa e de apoio e convívio.

O acervo é diversificado, sendo composto por livros, periódicos e CDs que reúnem informações sobre temas relacionados ao desenvolvimento de Pernambuco e, ainda a memória técnica da entidade, além de desenvolvimento sustentável e local, urbanismo, meio ambiente, recursos hídricos, dados conjunturais estatísticos e históricos dos municípios de Pernambuco.

Dentre as publicações mais recentes adicionadas a Biblioteca estão: Impressões do Meu Canto: Crônicas e Memórias da Gazeta de Pesqueira (1905-1917) de Anísio Galvão, O Livro de Vínculo do Morgado da Casa da Torre de Yony Sampaio,Pernambuco em Mapas desenvolvido pela Agência Condepe/Fidem, objetivando auxiliar os gestores públicos na formulação de Políticas Públicas.

O atendimento ao público é feito de segunda a sexta-feira, no horário das 8 às 13h. O acesso ao acervo é livre apenas para consulta podendo ser fotografado e fotocopiado.

O objetivo da biblioteca é subsidiar os visitantes, além de difundir as informação técnico-acadêmica sobre os diversos temas, dando suporte ao ensino, extensão e à pesquisa, em todos os níveis de graduação.

O Diretor Executivo, Maurílio Lima, disse que está iniciando um projeto de modernização da unidade, com o objetivo de proporcionar um melhor atendimento e agilidade nas consultas ao seu acervo. Para isso, está sendo analisada a implantação de um sistema licenciado gratuitamente como LGPL , Lesser General Public License da Free Software Foundation. O novo sistema irá enfatizar as rotinas e sub-rotinas dos principais procedimentos realizados na biblioteca, tais como: busca, circulação, catalogação, aquisição e manutenção.

Agradecimento ao Prefeito Júnior Matuto‏

 
O condomínio Conjunto Janga Residence que fica na Rua Severino Monteiro de Jesus, 55 - Janga por trás do Bompreço do Janga, agradecemos a providência do Prefeito Júnior Matuto e a sua administração na retirada dos entulhos e o mato ao lado do muro. Atendeu nosso  pedido.Obrigada! Prefeito! Aproveitando o ensejo que em breve a rua seja calçada ou melhorada com a colocação de cascalho, brita ou qualquer outra solução. Isso facilitaria muito a  mobilidade  das pessoas que por ali trafegam principalmente com a chegada do inverno. A população sofre muito com a rua  emburacada  e com lama e  poças de água  tanto no ir e vir para o trabalho.Aguardamos uma solução breve!

Desde de já, grata pela atenção.

Maria José Moraes - Moradora

Taxistas e motoristas auxiliares do Paulista fazem curso focado em direção defensiva


Sessenta taxistas e motoristas auxiliares do Paulista receberam na manhã desta sexta-feira (15.05) certificados de participação de um curso de formação. Durante as aulas, eles obtiveram instruções a respeito dos novos conceitos sobre direção defensiva, legislação de trânsito e primeiros socorros. A iniciativa teve duração de um mês e foi organizada pela Secretaria de Mobilidade e Transporte da cidade.

Os instrutores da prefeitura também transmitiram aos profissionais do volante informações sobre mecânica e elétrica automotiva. Atendendo às exigências do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e Conselho Estadual de Trânsito (Cetran), Paulista foi o primeiro município do Grande Recife a realizar a capacitação.

O taxista Hélio da Silva Cavalcanti frisou que a qualificação é importante para que os profissionais possuam maior conhecimento a respeito da profissão exercida por eles. “Este curso é benéfico para os taxistas porque, a partir dele, aprendemos bons conceitos sobre o que fazemos diariamente e, dessa forma, podemos aplicar os conhecimentos adquiridos em sala na hora de trabalhar”, destacou.

Secretário de Mobilidade e Transporte do Paulista, Evanil Belém ressaltou que a iniciativa é útil não apenas como um procedimento de reciclagem para os taxistas e motoristas auxiliares, mas também para melhor atender os passageiros. “O curso é de extrema importância para que estes trabalhadores se aperfeiçoem acerca das normas de trânsito. Além disso, com a qualificação, eles obtêm boas instruções sobre como se portarem diante do público”, finalizou.

NOVAS TURMAS – Duas novas turmas do curso de formação para taxistas e motoristas auxiliares do Paulista terão início nesta segunda-feira (18.05). As aulas serão realizadas nos turnos da manhã e tarde. Mais 60 profissionais do volante serão contemplados com a iniciativa.

“Cidade da Copa pode não passar de uma maquete”

Caso não honre contrato, Governo do Estado pode inviabilizar projeto de desenvolvimento urbanístico projetado para o entorno da Arena da Copa

O líder da Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa, deputado estadual Silvio Costa Filho (PTB), faz um alerta sobre os sérios prejuízos que poderão ocorrer caso o projeto de construção da Cidade da Copa - anunciado pelo Governo do Estado como vetor de desenvolvimento da Zona Oeste da Região Metropolitana - seja abandonado.

Na audiência realizada pela Comissão de Desenvolvimento da Alepe, nesta quinta-feira (14) o vice-governador Raul Henry, responsável pelo comitê gestor de parcerias público privadas (PPPs) da gestão estadual, admitiu que o terreno onde seria construído o empreendimento poderá não mais ser doado pelo Governo do Estado, como havia sido celebrado inicialmente em contrato.

O plano urbanístico, projetado para ser erguido em São Lourenço da Mata, em uma área de mais de 200 hectares ao lado da Arena Pernambuco, foi anunciado sob o conceito de cidade inteligente, com equilíbrio entre desenvolvimento urbano e meio-ambiente. O contrato de PPPP foi firmado com a Construtora Odebrecht, que também integra o consórcio responsável pela construção e gestão da Arena Pernambuco.

“A expectativa era de que a Cidade da Copa se transformasse em um novo eixo de desenvolvimento da Região Metropolitana do Recife. Hoje, está ameaçada de não passar de uma maquete”, diz Silvio Costa Filho, lembrando que foram anunciados para a região shopping centers, centro de convenções, parques e universidades, além de áreas residenciais, entre outros empreendimentos. “Isto traz uma frustração generalizada, na geração de empregos para a população, para muitos empreendedores que já tinham planos de investimentos, e para o crescimento econômico provocado pela descentralização habitacional”, lamenta.

Silvio também diz que o não cumprimento do contrato assinado pelo Governo do Estado cria um ambiente de instabilidade jurídica, o que pode afetar a celebração de parcerias futuras entre Estado e iniciativa privada. “Estes contratos de PPPs se transformaram em grandes problemas para o Estado. A PPP de Itaquitinga está parada, com a desistência já de duas empresas e o Estado tendo de assumir as obras. Uma avaliação sobre a PPP da Arena da Copa mostra que o Estado assumiu um risco alto ao se comprometer com uma receita de R$ 73 milhões por ano, mesmo com clubes de futebol se negando a assumir o número de jogos q