Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

SDSCJ apoia novo ato contra a redução da maioridade penal

Secretário Isaltino Nascimento participa da manifestação. Iniciativa
acontece na tarde desta quarta-feira (27), na Praça da Independência,
centro do Recife

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) se alia
à Frente Ampla Pernambuco Contra a Redução da Maioridade Penal e participa,
nesta quarta-feira (27), do ato público, na Praça da Independência, centro
do Recife.

A iniciativa tem concentração marcada para as 15h e terá a participação do
secretário da pasta, Isaltino Nascimento. Funcionários da SDSCJ, além das
secretarias executivas e da Funase, estão livres para se solidarizarem ou
não com a causa.



São esperados representantes de ONGs, estudantes, sindicatos, movimentos
sociais e sociedade civil. No último dia 10 de abril uma caminhada contra a
redução da maioridade penal levou centenas de pessoas às ruas do centro da
Capital pernambucana.



O ato acontece em várias cidades brasileiras. No Recife, estão programadas
várias apresentações culturais, como rap, danças, maracatus e teatro.
Haverá, ainda, momentos de expressão por militantes e representantes de
instituições que lutam pela causa.





*SERVIÇO:*

*Ato público contra a redução da maioridade penal*

Quando: 27/05/2015

Local: Praça da Independência, centro do Recife

Horário: concentração às 15h

Prefeito Carlos Santana recebe "Carta Geotécnica” do Ministério das Cidades

Ipojuca sai na frente sendo o único município brasileiro que recebe o documento contemplando toda a sua extensão


Integrantes da Orquestra Criança Cidadã Meninos do Ipojuca promoveram a abertura da solenidade apresentação da Carta Geotécnica de Aptidão Naturais do município à Prefeitura do Ipojuca, através da Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano. Evento aconteceu no auditório da Escola Municipal de Santo Cristo, na manhã desta terça-feira (26), em Ipojuca Sede. O município, na Região Metropolitana do Recife é o único no Brasil que recebe a Carta Geotécnica em toda a sua extensão, cerca de 530 km².
O Documento cartográfico atua na prevenção dos desastres naturais, fornecendo diretrizes para uma ocupação urbana segura, necessária para apoiar o licenciamento urbanístico e ambiental do solo. A Carta também fornece recomendações e indicações para a orientação de projetos e construções de obras de infraestrutura.  De acordo com o Prefeito Carlos Santana, a gestão está orgulhosa com a importante ferramenta de planejamento urbanístico, principalmente para um município emblemático com a topografia irregular. “A Carta Geotécnica chega em um momento oportuno, agradeço a parceria de todos. A nossa Defesa Civil trabalha incessantemente para evitar as catástrofes naturais”, declarou o gestor. O Reitor em exercício da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), professor Sílvio Romero Marques parabenizou a organização do evento e destacou o projeto da Orquestra Meninos do Ipojuca, lembrando a importância em reunir música e criança. O representante da Universidade destacou também que os grandes desastres urbanos estão tendo o tratamento científico e que estão sendo disponibilizados aos gestores. “Ipojuca sai na frente e inicia uma recuperação ao município que terá resultados positivos com a chegada da Carta”, acrescentou o professor.
O secretário Nacional de Acessibilidade e Programas Urbanos do Governo Federal, Luís Oliveira Ramos ressaltou a importância da Carta que orienta a expansão das áreas urbanas de forma controlada. Em Ipojuca,  estamos consolidando um trabalho de parceria”, frisou. O Secretário de Administração e Meio Ambiente e Controle Urbano, Deoclecio Lira, lembrou que o município abraçou a causa e trabalha na forma preventiva. “ O Documento é um elemento importante para a prevenção de riscos”, ressaltou o gestor.
Ao final das apresentações, a UFPE representada também, pelo professor Roberto Quental, fez a entrega da Carta Geotécnica ao prefeito Carlos Santana. Estiveram presentes na programação, o vice-prefeito Pedro Mendes, Prefeito de Abreu e Lima, Pastor Marcos José, vereadores Júnior Alves, Eliete Lins e Irmão Ricardo, Secretário executivo de Meio Ambiente de Jaboatão, Carlos Sampaio, Secretário de Planejamento e Meio Ambiente do Cabo de Santo Agostinho, Marcos Germano, Secretária de Meio Ambiente de Camaragibe, Juliana Pimentel, além do coordenador da CODECIPE, Coronel Luís Augusto e representantes do Recife, através da CODECIR. Também marcaram presença os secretários municipais, Dora Pires (Mulher), Pedro Santana (Governo) Danielle Lima (Seplag), Claudelino Tavares (SDMS), Manoel Rabelo (AMTTRANS), Ceça Britto (Imprensa), Eryka Luna (Seinfra) e gestores da prefeitura. 
Fotos: Ivan Nascimento

ABERTURA SEMANA DO VAREJO‏



Ontem 25 de Maio, foi realizada a abertura da Semana do Varejo em Paulista. Um evento de iniciativa da CDL - Paulista, SEBRAE, SENAC, Fecomércio, entre outras entidades, voltado para a capacitação de empresários e colaboradores de micro e pequenas empresas.



Judicialização da saúde é tema de seminário na OAB-PE

A Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) da OAB-PE, presidida pelo advogado Vinicius Calado, promove nesta terça-feira, dia 26, às 19h, seminário para debater as questões de relevo de saúde pública e privada que são levadas ao Poder Judiciário. O evento terá espaço no auditório da OAB-PE (Rua do Imperador Pedro II, 235 - Santo Antônio) e será aberto pelo presidente da Casa, Pedro Henrique Reynaldo Alves.
Painéis e debates fazem parte da programação. Para falar de saúde privada, foram convidados os advogados José Diógenes Souza Júnior e Rômulo Marinho Falcão, além do magistrado da 1ª Vara Cível da Capital, Luiz Mário de Góes Moutinho. Já para tratar de saúde pública, participará o advogado Ricardo Santos, a advogada da União Flávia Santiago e o magistrado da 7ª Vara da Fazenda Pública, José Viana Ulisses Filho. Certificados de participação serão conferidos ao público. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (81) 3424.1012 (Ramal 230).

​​Comissão de Agricultura discute ações para reaquecer produção de cana e etanol

A Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa recebeu, nesta terça-feira (26), o presidente do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool de Pernambuco – Sindaçúcar, Renato Cunha. A reunião foi proposta pelo deputado estadual Miguel Coelho com a finalidade de debater ações para recuperar o setor sucroenergético de Pernambuco, que atravessa momentos difíceis em virtude da estiagem e pela falta de incentivos fiscais aos produtores.



Durante a reunião, Renato Cunha afirmou que o setor sucroenergético pernambucano tem condições de produzir 19 milhões de toneladas de cana, porém, o segmento teve uma brusca redução, alcançando no ano passado um patamar de 14 milhões de toneladas. O dirigente acrescentou que além de desestimular os produtores, a retração na produtividade gera perdas de arrecadação para o Estado e União. “Se atingíssemos esse ponto de equilíbrio de 19 milhões de toneladas, a arrecadação de impostos teria um aumento significativo. Só na última safra, as perdas em arrecadação foram de R$ 389 milhões”, contabilizou o presidente do Sindaçúcar.



Para reaquecer o segmento, o Sindicato defende a diminuição da alíquota do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) cobrado aos produtores de álcool de 25% para 15% em Pernambuco e a elevação de 25% par a 27% no valor arrecadado da gasolina.  O deputado Miguel Coelho assegurou que vai procurar a Secretaria Estadual da Fazenda para verificar o estágio das negociações da proposta de mudança no ICMS para os produtores de cana. “Existem estados que cobram uma taxa de até 3% e isso dificulta a competitividade. Um outro ponto discutido foi um programa que distribuía adubo orgânico aos pequenos agricultores que foi interrompido. A Comissão de Agricultura vai atrás disso para saber o que pode ser feito o quanto antes”, informou o socialista.



Subvenção – Outro tema do debate que tem preocupado o setor, segundo o Sindaçúcar, é a retenção do pagamento da subvenção do Governo Federal aos produtores de cana do Nordeste. Segundo o Sindicato, a União ainda tem um saldo a pagar de R$ 600 milhões. 




​FOTO: Ivaldo Reges​

Teatro sensibiliza estudantes para um trânsito seguro


A magia do teatro invadiu a Escola Municipal Comendador Arthur Lundgren, no bairro de Paratibe. Arte educadores da Secretaria de Mobilidade e Transportes do Paulista apresentaram nesta terça-feira (26.05) um espetáculo lúdico sobre a convivência harmoniosa no trânsito. Estudantes do 4° e 5° ano assistiram à “aula” com bastante atenção e conheceram noções básicas sobre o tema. A ação integra a programação da prefeitura dentro do Maio Amarelo, movimento que visa reduzir o número de vítimas de acidentes de trânsito no Brasil e no Mundo.
            Na ocasião, os alunos aprenderam sobre a importância de usar a faixa de pedestre numa travessia; obedecer à sinalização semafórica; e respeitar os transeuntes, ciclistas e agentes de trânsito. Um dos estudantes, inclusive, se passou por um guarda e encenou uma abordagem de rua. Durante a ação educativa, os participantes também receberam informativos com dicas sobre paz nas estradas.
            Acompanhado da equipe no evento, o secretário de Mobilidade e Transportes, Evanil Belém, avaliou as atividades do Maio Amarelo no município. “Além de fazer blitze educativas nas principais vias da cidade, estamos envolvendo os estudantes em ações que buscam sensibilizar para um trânsito seguro. São iniciativas que dão resultado porque tanto os condutores como os alunos estão compreendendo nossa proposta e passam a colaborar com a campanha”, disse.
            A vice-diretora da Escola Comendador Arthur Lundgren, Solange Andrade Lima, revelou a importância da ação sobre o prisma da segurança dos alunos. “Muitos estudantes chegam aqui na nossa escola sem a companhia dos pais porque já possuem autonomia. Antes dessa ação, alguns, inclusive, não sabiam a importância da faixa de pedestre ou da necessidade de respeitar a sinalização de trânsito. Agora, tenho certeza, que eles vão ter ainda mais atenção quando andar na rua”, explicou.
            Nesta quinta-feira (28.05), os arte educadores estarão na Escola Municipal Margarida Sampaio, na comunidade do Chega Mais, no bairro da Conceição. O encerramento da programação do Maio Amarelo na cidade tem início às 09h30. A iniciativa também será coordenada pela Secretaria de Mobilidade e Transportes.

Forró na Caixa apresenta tradicional baile de rabeca neste sábado (30)


Grupo promove brincadeira de música e dança na Casa Astral, no Poço da Panela

A Casa Astral, localizada no bairro do Poço da Panela recebe neste sábado (30​) a partir das 17h, o grupo Forró na Caixa que traz em seu repertório gêneros regionais da música popular brasileira, recheado de cavalo-marinho, sambas, coco, arrasta-pé, baião e xote entre outros ritmos. O ‘Fim da Tarde’ promete contar com muita dança e a entrada custa R$ 10.

O Forró na Caixa surgiu em junho de 2012, do encontro entre músicos integrantes do Sagaranna  e do Trio Só Nós Três, com o desejo de fazer uma brincadeira de música e dança aos moldes dos tradicionais bailes de rabeca. A banda é formada por Thiago Martins - Rabeca e voz principal; Rodrigo Samico - Baixo e voz, Ju Valença – Percussão e voz; Rodrigo Felix – Percussão e voz; Frank Sosthenes – Percussão e voz.

O grupo já se apresentou na Vila Madalena em São Paulo, com a presença de Ilustres convidados e, em Recife e Olinda, embalando as noites e madrugadas com muito forró e brincadeiras da cultura popular. O estilo musical é inspirado nas bandas do Movimento Manguebeat, Mestre Ambrósio e Chão e Chinelo e também no forró contemporâneo da banda Quarteto Olinda.

A apresentação conta com releituras de clássicos da música popular e interpretações da música de tradição oral, transformadas em diferentes ritmos com destaque para a tradição da rabeca e dos rabequeiros da Zona da Mata Norte de Pernambuco, especialmente do Forró de Rabeca do Mestre Luis Paixão e do Cavalo Marinho.

Fotos: Valeska Cavalcante


Serviço:

Fim de Tarde com Forró na Caixa

Sábado (30)​ | a partir das 17h

Casa Astral: Rua Joaquim Xavier de Andrade, 104 - Poço da Panela

R$ 10

Seletivas dos jogos escolares estaduais movimentam 250 alunos do Paulista

Alunos de 25 escolas do Paulista participam até a próxima sexta-feira (29.05) das Seletivas dos Jogos Escolares Estaduais. As competições estão sendo realizadas no Clube Municipal do Nobre e no Estádio Ademir Cunha. Cerca de 250 meninos e meninas participam de disputas nas modalidades de futebol de campo, futsal, vôlei e basquete. Os confrontos são distribuídos nas categorias mirim e infantil. Os estudantes fazem parte de unidades de ensino das redes municipal e estadual. As atividades são coordenadas pelas secretarias de Políticas Sociais, Esportes e Juventude e de Educação.

Solicitação de nota fiscal eletrônica representa desconto no IPTU do Paulista

Os contribuintes do Paulista já podem ir se programando para obter desconto no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2016. Basta desde agora solicitar a nota fiscal eletrônica na hora de contratar um serviço. A cada R$ 50,00 recolhidos a pessoa ganhará 1% de desconto a mais no tributo. A prefeitura estima que 30 mil notas deixem de ser emitidas por mês na cidade. O montante equivale a R$ 3 milhões mensais não contabilizados para o Imposto Sobre Serviços (ISS) e que deixam de entrar nos cofres públicos. Outras informações podem ser obtidas no Departamento de Arrecadação Tributária, na Avenida Marechal Floriano Peixoto, s/n. O serviço funciona de segunda a sexta, das 7h30 às 13h30.

Servidores do Judiciário paralisam atividades nos dias 28 e 29 de maio

Os servidores de todas as unidades do TJPE decidiram, durante assembleia realizada no Fórum Rodolfo Aureliano, pela paralisação das atividades nos dias 28 e 29 de maio. No dia 28, haverá mova assembleia no Fórum do Recife, a partir das 14h, onde serão traçadas as novas ações que devem ser tomadas para fortalecer a luta e ter o pleito atendido. No dia 29, a categoria se junta ao Ato Nacional Contra a Terceirização, contra o PL 4330.