Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Oposição e Governo se unem para atrair hub da Latam a Pernambuco

Recife - O líder da Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa, deputado estadual Silvio Costa Filho (PTB), participou nesta quinta-feira (11) de um evento realizado no Palácio do Campo das Princesas pela defesa da implantação do novo centro de vôos internacionais e nacionais que o grupo Latam (das empresas aéreas TAM e Lan) pretende trazer para o Brasil em 2016. O hub da Latam deve criar entre 8 mil e 12 mil empregos diretos e indiretos e está sendo disputado pelas cidades de Recife (PE), Fortaleza (CE) e Natal (RN).

Ao discursar no evento, que além dos deputados estaduais teve a presença de representantes da sociedade civil e ex-governadores do Estado, Costa Filho enfatizou a importância de Pernambuco mostrar união e força política em torno desse projeto e disse que a bancada de oposição dará as contribuições que forem necessárias.

“O Estado contará com a bancada de oposição na Assembleia Legislativa para desburocratizar os projetos necessários, ajudar nos incentivos fiscais, e fazer o que for preciso para trazer este empreendimento tão importante para a economia do turismo, para a economia local, e sobretudo para a busca de um Estado de cada vez mais oportunidades”, afirmou.
O líder da oposição aproveitou a oportunidade para sugerir ao Governo do Estado a retomada do projeto de ampliação até Suape do ramal de transporte feito pelo Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Hoje, o VLT chega até o Cabo de Santo Agostinho. “Na hora em que nós temos uma ligação entre o Aeroporto e o Cabo, e do Cabo a Suape, eu não tenho dúvida de que isto vai ser muito importante também para descentralizar o desenvolvimento. Isto será mais um atrativo que poderemos oferecer a esta operação”, complementou.

Silvio afirmou ainda que a bancada de oposição na Alepe estará integrada ao trabalho da bancada federal e à articulação que já vem sendo feita pelo ministro Armando Monteiro pela atração do hub. “Falei ontem à noite com o ministro Armando Monteiro, que fez questão de se colocar à disposição. Ele já teve a oportunidade inclusive de falar com a presidente da TAM, Claudia Sender, e com outros executivos da empresa, e disse que continuará ajudando neste diálogo, nesta construção”, informou.

Elogiando a iniciativa do governador Paulo Câmara (PSB), Silvio Costa Filho reforçou que a oposição estará sempre à disposição da gestão estadual quando for convidada a tratar dos temas de Pernambuco. “Quero colocar publicamente que, todas as vezes em que for convidada, a oposição estará presente para contribuir.  E se hoje tem uma matéria que nos une, eu não tenho dúvida, que é a vinda do hub da Latam para Pernambuco”, finalizou.

Veja trechos da declaração do líder da Bancada da Oposição, Silvio Costa Filho (PTB)

O papel da oposição e o gesto de união pelo Estado

“Quero primeiro dizer do gesto de largueza do governador Paulo Câmara (PSB). Nós somos de uma geração que tem procurado fazer política de forma diferente. Muitos pela manhã me ligaram, perguntando se a oposição na Assembleia Legislativa estaria presente neste ato de hoje. E eu colocava para vários companheiros da Assembleia Legislativa que nós estamos cumprindo o papel institucional, que é importante para qualquer processo democrático. Ai do governo que não tem oposição. Oposição é importante para qualquer processo democrático e, sobretudo, para o debate das ideias. E eu quero em nome da bancada da oposição registrar o gesto de vossa excelência, de poder nos convidar a participar de um momento importante para economia de Pernambuco”.

Disposição para colaborar

“Quero colocar publicamente que, todas as vezes que vossa excelência (governador Paulo Câmara) convidar a oposição na Assembleia Legislativa, vossa excelência contará sempre com a atenção, com a presença, e sobretudo com a motivação de nós podermos ajudar e contribuir com o Estado de Pernambuco. Se tem uma matéria que nos une, eu não tenho dúvida, que é a vida da Latam para o Estado de Pernambuco”.

O exemplo da FIAT

“Nós lá atrás estivemos unidos com a vinda da FIAT, que foi muito importante, sobretudo pela articulação política do ex-governador Eduardo Campos, pela capacidade de diálogo, e pela capacidade que teve de unir a todos os pernambucanos. E aquele gesto da FIAT serviu de exemplo para todos nós que procuramos fazer política em Pernambuco. Então este gesto de vossa excelência me faz voltar a um passado recente. Lá atrás estivemos unidos naquela direção. E todos nós sabemos como a FIAT está sendo fundamental e importante para economia da região metropolitana, da Mata Norte e de Pernambuco”.

LBV com inscrições para curso gratuito de Informática

O candidato tem até o dia 17 de junho para se inscrever

Até o dia 17 de junho, o Centro Comunitário de Assistência Social da Legião da Boa Vontade (LBV) na cidade do Recife inscreve para a terceira turma de 2015 de seu curso gratuito de Informática, composto por três módulos: Digitação, Informática e Internet. O público alvo, jovens e adultos na faixa etária de 14 a 50 anos que desejam o primeiro emprego ou a reinserção ao mercado de trabalho. São 100 vagas oferecidas. As aulas iniciam no dia 06 de julho.
Nas aulas, os participantes aprendem a utilizar aplicativos (editor de texto e planilha eletrônica), programas para navegação na internet e o sistema operacional do computador. A iniciativa ajuda o aluno a se preparar para o mundo do trabalho, que cada vez mais exige do trabalhador conhecimentos. Os alunos ainda recebem orientação para montar e formatar o próprio currículo e então enviá-lo a empresas. O curso com carga horária de 60h/aula certifica o aluno.
Na inscrição o candidato é submetido a uma avaliação com as operações de matemática e noções de língua portuguesa. O Centro Comunitário da Legião da Boa Vontade está localizado na Rua dos Coelhos, 219 – próximo ao Cais José Mariano, área central do Recife. Informações: (81) 3413.8600.

Serviço:
Curso Gratuito de Informática da LBV
Inscrição até o dia 17 de junho.
Horário: 9h às 11h30 e 14h às 16h30
Local: Rua dos Coelhos, 219 - Coelhos – próximo ao Cais José Mariano
Informações: (81) 3413.8600

Bairro de Maranguape I recebe Projeto Energia com Cidadania


Moradores do Bairro de Maranguape I, em Paulista, estão sendo beneficiados com as ações do Projeto Energia com Cidadania, coordenado pela Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), em parceria com a Secretaria de Saúde do Paulista. Um mutirão de atividades está sendo realizado para facilitar o acesso da população a serviços de utilidade pública.  A iniciativa, que está sendo realizada das 8h às 16h30, na Praça Emilio Russel, em Maranguape I, segue na localidade até esta sexta-feira (12.06). A ação está disponibilizando serviços como: inscrição e recadastro no Bolsa Família, palestras, aferição da pressão arterial, teste de glicemia, exames de mamografia, além de cadastro e atualização do NIS (Número de identificação Social). 
No evento, também estão sendo oferecidos a pré-inscrição para a substituição de 200 refrigeradores por meio do Programa Nova Geladeira, do Programa de Eficiência Energética da Aneel. Uma equipe da distribuidora de energia também está disponível para realizar os atendimentos comerciais da Celpe no local. Os consumidores terão praticamente todos os serviços disponíveis em uma agência convencional no caminhão do projeto.
Também durante a programação, com a finalidade de orientar a população, serão realizadas palestras sobre o uso seguro e eficiente da energia elétrica, benefícios da Tarifa Social de Energia Elétrica e Projeto Vale Luz.
Durante o período da ação, os moradores da comunidade também receberão visita dos agentes da Celpe, que levarão os serviços comerciais da empresa, dentre eles, o cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica, orientação e entrega de cartilhas com foco educativo sobre o uso eficiente e seguro da energia elétrica, além da divulgação dos demais serviços oferecidos no evento.

FOTOS: JORGE MACRINO

Sejamos sempre como namorados

Doze de junho, Dia dos Namorados! Em virtude de data tão inspiradora, selecionei trechos de palestras que realizei, numa singela homenagem aos que se amam:
Quando a gente ama, as primaveras e alguns invernos (risos) vão passando, e até a aparência corporal não perde a graça. Falo de Amor, é claro! É como um bom vinho: sempre melhor com o decorrer dos anos, desde que não o deixemos azedar.
Amor é como o cinquentenário que reuniu por tantos anos Zélia (1916-2008) e Jorge Amado (1912-2001):
“Tomo da mão de minha namorada, cúmplice da aventura há mais de meio século, co-piloto na navegação de cabotagem: vamos sair de férias, mulher, bem as merecemos após tanto dia e noite de trabalho na escrita e na invenção. Vamos de passeio, sem obrigações, sem compromissos, vamos vagabundear sem montra de relógio, sem roteiro, anônimos viandantes”.
Alziro Zarur (1914-1979), poeta, costumava dizer: “O Amor é todo o encanto da vida. A vida sem Amor não vale nada”.

A beleza do Espírito
Se você namorar e casar só por causa da formosura e do corpo sarado, poderá dar-se mal um dia, pois a fascinação exterior passará como o vento. Contudo, se for unir-se porque tem Amor, o encanto físico com o tempo poderá não ser o mesmo; porém, você amará como amou quando jovem, e com mais maturidade. O tempo ensina, ensina. Só não aprende quem não quer.
Senão, que amor é esse? Não terá passado de sentimento falso. Mas, se constituir matrimônio verdadeiramente motivado por forte bem-querer, a felicidade crescerá como as árvores seculares, porque o Amor será infinito.
A beleza é coisa primorosa. O Amor, todavia, é muito maior do que tudo isso. Ele estabelece a simpatia. E este é o atrativo que não morre, a graça eterna do Espírito. Nem a morte separa os que se amam.
Lembro-me de um instrutivo canto de Zarur, no seu poema “Aos Casais Legionários”: (...) “Não é o corpo que atrai: / É o Espírito que ama”. (...)

O princípio básico do Ser
O Amor provém da Alma. Do contrário, pode morrer na noite de núpcias... Mas, se tiver como alicerce o Espírito e o coração de ambos os amantes, aí a lua-de-mel se repetirá por toda a vida, apesar das rusgas que sempre ponteiam a convivência de um casal.

Eles serão eternamente namorados
Essas palavras podem parecer por demais românticas numa era de vale-tudo. Talvez... No entanto, trata-se de triste engano pensar que o sentido do Amor se tenha findado neste Planeta. É desastroso deixar-se levar pela moda do momento, porque você, passada a onda às vezes demorada, padecerá das dores da frustração que é ter rejeitado a sua própria natureza de criatura de Deus. Provavelmente, perceberá, então, que o pior sofrimento é a ausência de Amor, uma verdade rejeitada por gente de influência no mundo, cujo escarmento, lá na hora de se entender com o travesseiro, é a conclusão, aos outros às vezes bem negada, de que é igual a todos: carente de afeto, como o seu corpo de alimento. É evidente que lhes falo do Amor que não é fonte de desvarios, porquanto “princípio básico do Ser, fator gerador de vida, que está em toda parte e é tudo”. Logo, não devemos agir com banalidade, que qualquer dia poderá cair sobre nossas cabeças, geralmente sem que até o amigo mais próximo perceba. A isso também se dá o nome de remorso.

Amor fica, desejo passa
Certa vez, perguntado, aconselhei alguém que não se apressasse no seu namorisco. Bem parecido com o que afirmei no Congresso Jovem LBV, realizado em 28 de junho de 2003, na capital paulista, e a turma gostou, pelo que fiquei sabendo. Em determinado momento, disse-lhes: Vocês que são jovens, cuidado quando lhes disserem: “Eu te amo! Dá-me um sinal, uma prova de amor...”. Prestem atenção se isso lhes for pedido, porque o outro, ou a outra, pode estar apenas ocultando: “Eu te desejo!” Depois que a atração se for, oh!, tudo acabará! E um dos dois poderá ficar machucado, como tantas vezes acontece. Não se precipitem, pois! Amor é diferente de desejo. Amor fica, desejo passa.
Quando o desafio aparecer no caminho dos casais, a reflexão mais apropriada seria: “Ora, nós nos unimos por quê?! Porque nos amávamos! Então, continuemo-nos amando e vençamos o mal que porventura nos queira separar”. E não deixem ninguém meter o bedelho em suas vidas.
Eis aí! Casal unido é aquele que vive integrado no Pai Supremo, cuja face é o Amor. Portanto, quanto mais amamos, mais Ele se manifesta em nós, porque o Amor não é velho nem novo. É eterno, porque é Deus.
E, se você não crê que exista um Poder Soberano atento às suas dificuldades, lembre-se de que os bons sentimentos são a sustentação de sua vida, de tal forma que esteja em paz consigo mesma ou consigo mesmo.
O essencial é que, passados os anos, criados os filhos, vencidas as dores e superados os empecilhos, vivamos sempre como namorados!
É difícil neste mundo? Mas não é impossível.


José de Paiva Netto, jornalista, radialista e escritor.

Professores da rede municipal participam de evento com muito forró e alegria


O clima de São João já está tomando conta do município do Paulista. Balões, bandeirinhas, muito forró e comidas típicas fizeram parte do evento que comemorou a formação continuada dos professores do 6º ao 9º ano das redes municipais de ensino. A festa aconteceu na tarde desta quinta-feira (11.06), no Espaço Armazém 10, localizado na Rua Zumbi, Nº 327, bairro do Nobre. A ação, que foi coordenada pela Secretaria de Educação da cidade, reuniu cerca de 250 profissionais da área pedagógica.  

Durante a iniciativa, que foi animada ao som da Banda Forró Pesado, os professores fizeram apresentações de danças populares, como ciranda, forró, xaxado, entre outros ritmos. “Aproveitando a época dos festejos juninos montamos o evento com o intuito de trabalhar, de maneira pedagógica, o tema “São João”. Os professores vão unir o útil ao agradável, através de apresentações didáticas, com muita música e descontração,” frisou o secretário de Educação Carlos Júnior. Ao final da festa, os participantes dançaram e se divertiram em uma linda quadrilha junina.


FOTOS: JORGE MACRINO

Fotografia na era dos smartphones é tema de conferência na Aliança Francesa


Evento contará com a presença ilustre do autor e professor francês André Rouillé


Professor de Arte e Filosofia na Universidade Paris 8 e autor de diversos livros sobre fotografia, o teórico André Rouillé estará na unidade Derby da Aliança Francesa para a palestra “Fotografia Digital: A derrota do olho, olhar do corpo”. O evento ocorre este sábado, 13 de junho, a partir das 18h, com entrada gratuita para o público em geral.
Profundo conhecedor da remota tradição fotográfica, o autor da obra “A fotografia: entre documento e arte contemporânea”, seu mais recente livro lançado no Brasil, no ano passado, fará uma abordagem crítica sobre a nova era das telas digitais, inaugurada com a generalização dos smartphones e que alterou o papel do olho: o pivô durante séculos da representação e da arte no Ocidente.
Além de autor e professor, André Rouillé é fundador e diretor do site Paris-art – pioneiro no segmento de arte contemporânea na França. Sua palestra na Aliança Francesa Recife conta com o apoio do Pernambuco Foto Clube e é destinada não só aos profissionais da área, mas também a estudantes e interessados em história da arte.

SERVIÇO:
Palestra de André Rouillé na Aliança Francesa
Quando: 13 de junho
Horário: 18h
Local: Aliança Francesa do Derby (Rua Amaro Bezerra, 466)
Ingressos: Entrada franca
Informações: (81) 3202.6262