Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Congresso Científico em Oftalmologia no Recife discute diabetes e doenças da retina‏

Com a intenção de reunir médicos, residentes e oftalmologistas; atualizar e discutir o extenso acervo de métodos diagnósticos, novas drogas para o tratamento ocular e perspectivas para o diabético, a UniVision – Centro de Excelência em Oftalmologia, realiza nos dias 18 e 19 de junho, o Congresso Científico intitulado Update em Diabetes e Doenças da retinaO encontro reunirá especialistas renomados da Sociedade Brasileira de Endocrinologia, da Universidade de São Paulo e da Universidade Estadual do Rio de Janeiro e será realizado no auditório dos Empresariais Alfred Nobel e Issac Newton, na Ilha do Leite. A abertura do encontro acontecerá as 18h30, do dia 18 de junho.   
No primeiro dia do encontro (18) está prevista a palestra do Dr. Luiz Turatti, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia, que abordará a situação atual da diabetes no Brasil, assim como as metas laboratoriais de controle da doença, seus parâmetros e tratamentos individualizados. No mesmo dia, Dr. Eduardo Cunha, oftalmologista e especialista em Retina pela Universidade de São Paulo, explanará sobre as doenças da coroide (é uma estrutura do  olho que está situada entre a camada esclerótica e a retina). Haverá também uma ampla discussão sobre os principais casos de retinopatia diabética, congregando a opinião e expertise de especialistas de diversas capitais brasileiras. “Discutir novas perspectivas de tratamento e trocar experiências sobre o paciente com retinopatia diabética tem sido um desafio enorme para a OMS e todos os países que tem gasto anualmente bilhões de dólares com o tratamento do DM e suas complicações sistêmicas, como cegueiras, amputações, obesidade, entre outros”, explica a coordenadora científica do Congresso, Dra Telma Florêncio.
Para o segundo dia do encontro (19) está prevista a apresentação de diversos casos clínicos sobre Retina. A partir das 9h10, Dr. Eduardo Cunha, realizará palestra sobre Os aspectos clínicos e fisiológicos da adesão vítreo retininana em diversas doenças da retina. As 9h30, Dr. Ricardo Japiassú, oftalmologista e especialista em Retina pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro versará sobre a vitrólise química. Principais casos desafiadores também serão discutidos pelos especialistas.
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelos telefones 3125.2626 e 3032.2525. Podem participar médicos, estudantes de Oftalmologia.

Em Paulista, artesanatos feitos por marisqueiras e mulheres de pescadores ganham exposição


Criatividade e ousadia fizeram parte da I Mostra Artesanato Mulheres Fatechas no município do Paulista. O evento, que aconteceu na manhã deste sábado, no Hotel Casa Blanca, em Pau Amarelo, foi coordenado pelo Instituto de Administração e Tecnologia ADM&TEC, em parceria com a Prefeitura do Paulista.
Na ocasião foram vendidas, a preços populares, peças e adereços produzidos a partir de conchas, mariscos, escamas de peixe, quenga de coco, entre outras matérias- primas, todas confeccionados por 17 marisqueiras e mulheres de pescadores vinculados à Colônia Z-2.lo
Bastante emocionada a artesã Laurenice Ferreira (41) nos contou sobre o orgulho em poder estar realizando o trabalho. “Hoje posso abrir a boca e dizer que sou uma artista. Nosso trabalho é delicado e belo, digno de ser exposto em qualquer lugar,” frisou.  
Já para Edna Domingos (56), além do orgulho, o tempo dedicado ao trabalho serviu para ajudar a artista a adquirir mais conhecimento. “Aprendemos não só a transformar os materiais em obras primas, como também estudamos a história e origem de cada um deles. Levaremos esse aprendizado conosco por toda a vida”, destacou.
“O mais interessante é que todas as artesãs participaram de todo o processo, desde a coleta dos materiais, a produção. Elas puderam sentir e identificar a relação de cada matéria-prima com a natureza, além de deixarem sua própria identidade em cada peça produzida,” concluiu o secretário de Desenvolvimento Econômico, Rafael Squeira. 
 As peças produzidas pelas artesãs têm como inspiração elementos simbólicos e culturais da cidade, além de valores da vanguarda feminina e o protagonismo da mulher mais humilde. A iniciativa faz parte do projeto Design Sustentável Paulista Criativa.

SOBRE O PROJETO – A iniciativa envolve a promoção de oficinas voltadas para a elaboração de artesanato com identidade cultural e memória, além de enquadrar o material num perfil com maior alcance de comercialização. O trabalho tem como foco o empreendedorismo criativo.

Outra finalidade do projeto, desenvolvido pelo ADM&TEC, é potencializar a inclusão e promoção social das marisqueiras e esposas de pescadores. O instituto é uma sociedade civil sem fins lucrativos. 

FATECHAS - As Mulheres Fatechas do Paulista (âncoras artesanais - mulheres ancoradas com o meio ambiente) são artesãs e marisqueiras. Elas têm como proposta a confecção de peças sem provocar danos ao meio ambiente.