Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Paulista inova no quesito segurança do Paulistar 2015


Preocupado com a segurança das pessoas que vão brincar o Paulistar 2015, o prefeito Junior Matuto visitou nesta quinta-feira (18.06) o polo de animação da Praça João Pessoa, no Centro da cidade, para orientar os guardas municipais que vão atuar na base comunitária móvel durante os festejos juninos. O micro-ônibus, que é equipado com câmeras de vídeo, estará estacionado no acesso ao pátio de evento com a finalidade de monitoramento da chegada e dispersão do público.
            O trabalho dentro da unidade móvel será realizado por quatro profissionais, sendo dois guardas municipais e outros dois policiais militares do 17º Batalhão da PM. A iniciativa, que é inovador na cidade, terá um papel fundamental durante as cinco noites da festa (18, 19, 20, 23 e 24/06) na prevenção aos casos de violência. A iniciativa está sendo coordenada pela Secretaria Municipal de Segurança Cidadã e Defesa Civil.
            “O São João é uma festa que reúne muita gente na Praça João Pessoa, em especial, as famílias. Por isso, montamos um esquema de segurança capaz de tornar o ambiente o mais seguro possível”, frisou o prefeito Junior Matuto. Na oportunidade, ele destacou ainda que o reforço do monitoramento com câmeras durante o Paulistar 2015 deve refletir também na redução dos índices de CVLI do Pacto Pela Vida.     
APOIO – Além das câmeras, o esquema de segurança para os festejos juninos inclui rondas em motos e em viaturas da Secretaria Municipal de Segurança Cidadã e Defesa Civil. Nesta quinta-feira (18), os veículos foram apresentados ao público, na Praça João Pessoa. 

Blogueiro Ed Soares é baleado. AblogPE solicita intervenção do Governo do Estado no caso


Um atentado contra a vida e a liberdade de opinião. Levamos ao conhecimento da sociedade
pernambucana que na noite da quarta-feira (17/06), o Blogueiro Ed Soares
(http://www.blogdoed.com/), da Cidade de Barreiros, na Mata Sul, foi mais uma vítima da
violência que assola a região. Dois homens ainda não identificados chegaram até a residência
deste Blogueiro, em uma motocicleta e desferiram vários disparos de arma de fogo, tendo um
dos tiros atingido um vaso sanguíneo femoral da vítima. O mesmo se encontra internado, em
estado grave, no Hospital da Restauração, no Recife.

Ed Soares detém forte atuação na cidade através de seu veículo de comunicação, denunciando
mazelas sociais, abusos políticos e econômicos presentes na região. De modo que ele, como
integrante da Associação dos Blogueiros do Estado de Pernambuco, queremos nos solidarizar
com toda a família e apelar às autoridades policiais no sentido da elucidação deste crime, bem
como o esperado indiciamento do (s) possível (is) mandante (s).

A AblogPE rechaça qualquer atitude revanchista, perseguidora, arbitrária e atentatória à vida
sob aqueles que exercem suas atividades em pleno gozo dos direitos civis e faz da mídia digital
uma paixão à vida. Diante do fato, a associação solicitou junto as Secretarias de Defesa Social e
Direitos Humanos do Governo de Pernambuco, atenção ao caso, com assistência ao blogueiro
e a sua família, inclusive proteção policial.

À tarde desta sexta (19), representantes da AblogPE estarão no HR para combinar uma ação
conjunta com os familiares, inserindo também a OAB-PE no apoio a elucidação deste caso.
Consideramos pertinente que se faz necessário a designação de uma autoridade policial para
cuidar especialmente deste caso, procurando elucidar e fornecer uma rápida resposta contra
esta truculência que atenta ao nosso Estado Democrático de Direito.


Diretoria da Associação dos Blogueiros do Estado de Pernambuco – ABLOGPE


Fernando Bezerra Coelho defende que conferência regional do PSB seja em Pernambuco

Para homenagear os ex-governadores Eduardo Campos e Miguel Arraes, o Partido Socialista Brasileiro (PSB) deverá promover em Pernambuco, no mês de agosto, um dos cinco encontros regionais preparatórios para a I Conferência Nacional Política e Programática da legenda, programada para ocorrer no final de novembro. Tanto Arraes quanto Eduardo faleceram num dia 13 de agosto, o primeiro em 2005 e o segundo no ano passado.

A realização da agenda em Pernambuco foi proposta pelo senador Fernando Bezerra Coelho (PSB), durante a reunião da Executiva Nacional do partido, nesta quinta-feira (18), em Brasília. “Esta será a oportunidade para prestarmos uma grande homenagem a eles. Não para chorarmos; mas, para lembrarmos e nos animarmos com as ideias, a visão e a luta de Arraes e Eduardo”, ressaltou Fernando Bezerra.

A sugestão do senador foi recebida com simpatia pelos membros da Executiva. Especialmente, pelo presidente do PSB, Carlos Siqueira, que consolidará as propostas feitas hoje para a realização da Conferência Nacional, em local a ser definido pela Executiva. Um dos temas que deve ser incluído nos debates é a segurança hídrica, bandeira defendida por Fernando Bezerra Coelho no Congresso Nacional, onde preside a Comissão Mista de Mudanças Climáticas.

Durante a reunião também foi confirmada a realização, no Recife, no próximo dia 3, do seminário “Diálogo Brasil – Uma Reflexão sobre a Crise e os Caminhos Democráticos”. A programação já passou por São Paulo, Brasília e Porto Alegre. 

Instituto Cervantes celebra "O Dia do Espanhol" em mais de 40 países

Sétima edição do “El Día E” realizará atividades culturais nos cinco continentes, este sábado (20).

Os Institutos Cervantes de todo o mundo celebrarão neste sábado (20), pelo sétimo ano consecutivo,  o Dia do Espanhol, “El Día E”. Uma jornada cultural que, este ano, será realizada em torno do IV Centenário da publicação da segunda parte do livro Don Quixote (1615-2015) e também dedicada ao estudo da história através dos provérbios. As celebrações vão das 10h às 13h, com entrada gratuita.

A programação no Instituto Cervantes do Recife, dirigida a toda família, inclui, além de atividades culturais, o sorteio de bolsas de estudo para cursos na Espanha, bolsas para cursos on-line (AVE Global), e inscrições gratuitas para os diplomas DELE, incluindo palestra com dicas para quem tem interesse em participar de intercâmbios na Espanha. Os visitantes não precisam dominar a língua, mas quem desejar se inscrever nos cursos de espanhol presenciais ou virtuais contará com descontos especiais de até 30%.

Música, dança e fotografia são destaques na pauta do dia que inclui: espetáculo do grupo de dança flamenca do Instituto Cervantes do Recife, sob direção de Karina Leiro, e de Tango, com os bailarinos Cláudio Sobral e Fabíola Monterazo, seguidos por apresentações musicais de alunos e convidados. No mesmo dia, será inaugurada a exposição de fotografias “Caminhos da América do Sul”, com fotografias de Luciano Taveira inspiradas no livro: “Las venas abiertas de América Latina”, do escritor  e jornalista uruguaio Eduardo Galeano (1940-2015).

Como gastronomia também faz parte da cultura, não poderia faltar a degustação de comidas típicas comtortillasempanadaschurrosguacamole e outras delícias dos países de língua espanhola.

Na página do Instituto Cervantes da Espanha pode-se consultar sobre as atividades do “El Día E” na Espanha e nos mais de 60 centros do Instituto no mundo. No Recife, o Instituto Cervantes fica na Av. Gov. Agamenon Magalhães, 4535, no Derby. Maiores informações no telefone (81) 3334-0450.

Serviço: “El Día E” O Dia do Espanhol
Dia: 20/06/2015
Hora: 10h às 13h
Lugar: Instituto Cervantes do Recife (Av. Gov. Agamenon Magalhães, 4535, Derby, Recife)
Entrada: Gratuita

Ultrassom na sala de parto será um dos temas abordados durante seminário para médicos obstetras no Recife

A clínica Biofetopioneira na área de medicina fetal em Pernambuco, promoverá o segundo seminário do projeto “Parto normal, avaliação fetal pré-parto”. O evento irá acontecer no dia 27 de junho, no Hotel Mercure, na Ilha do Leite. Médicos obstetras do Recife serão convidados a assistir à palestra do ginecologista e obstetra Francisco Mauad, referência nacional na área de diagnóstico ultrassonográfico. O convidado virá de Ribeirão Preto (SP) especialmente para conversar com os médicos pernambucanos.

O objetivo do evento da Biofeto é aprofundar os conhecimentos em torno de uma avaliação fetal cada vez mais acurada durante a gestação. Nessa segunda edição, os obstetras convidados terão a oportunidade de absorver as experiências do médico Francisco Mauad, que é doutor pela Universidade de São Paulo (USP) e diretor-fundador da Faculdade de Tecnologia em Saúde de Ribeirão Preto (FATESA).

Entre os temas previstos para o evento está o uso do aparelho de ultrassom na sala de parto. Esse recurso facilita a avaliação da progressão da cabeça do feto no trajeto do parto. Essa é uma prática que vem sendo adotada no Brasil, principalmente nas maternidades de São Paulo, e já é comum em diversos países.

“Seria interessante o uso do ultrassom nas salas de internamentos dos serviços de urgência e nas salas de parto. Com isso, o obstetra teria uma ideia geral da gestante no momento de sua admissão”, explica o obstetra e especialista em medicina fetal, Eugênio Pita, um dos sócios da Biofeto. “Esse recurso dá uma noção exata do líquido amniótico, da posição do feto, se há circular de cordão, entre outras informações importantes para o parto”, complementa.

Outro assunto que promete mobilizar a atenção dos médicos e será apresentado pelo especialista é o uso do Doppler durante o pré-natal, suas restrições e indicações. Esse exame faz uma avaliação da vitalidade do feto e é importante na identificação precoce das gestantes de risco.  

“Parto normal, avaliação fetal pré-parto” é um projeto que a clínica Biofeto se propôs a desenvolver ao longo de 2015. Serão realizados quatro seminários. A primeira edição aconteceu no início de abril, quando a médica obstetra Gláucia Guerra abordou o tema “O parto normal no momento atual”. Além do evento do dia 27 de junho, a clínica realizará ainda mais dois seminários no segundo semestre.

BIOFETO - A clínica Biofeto iniciou as atividades em 1992, com o objetivo de oferecer uma avaliação mais adequada do bem-estar fetal desde o exame preconcepcional até o parto. O centro busca oferecer um diagnóstico completo, por meio de serviços como ultrassonografia obstétrica e geral, além de realizar procedimentos invasivos para o diagnóstico pré-natal. 
Entre os exames disponíveis hoje na Biofeto estão ecocardiografia fetal, ultrassonografia, dopplerfluxometria, cardiotocografia basal, cordocentese, amniocentese, biópsia de vilo corial, amnioinfusão.

A Biofeto funciona na Avenida Agamenon Magalhães, 55, Derby.

Sobre a Escrita.ETC
A Escrita.etc é uma agência de comunicação que oferece assessoria de imprensa com cobertura em todo o Brasil, organização e execução de fampress, produção de conteúdo para publicações em geral e internet e desenvolvimento de projetos e eventos.

Trânsito alterado no Centro do Paulista durante o Paulistar 2015

Em função do início dos festejos juninos na Praça João Pessoa, no Centro do Paulista, a Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes preparou um esquema especial para o tráfego de veículos na área. Ao todo, 30 agentes de transito estarão nas principais vias que dão acesso ao polo de animação para facilitar a chegada e saída do público. O efetivo também vai atuar nos 11 pontos de bloqueios realizados no entorno do pátio de eventos.
            A principal mudança no trânsito do Centro diz respeito à inversão no sentido da Rua Getulio Vargas. A via, que normalmente dá acesso à Avenida Marechal Floriano Peixoto, nas proximidades da Matriz de Santa Isabel, terá o fluxo de veículos alterado temporariamente. A iniciativa visa desafogar o tráfego na área, especialmente, porque a Rua Francisco Santiago da Costa – principal acesso ao polo – estará bloqueada.
            Para garantir a mobilidade na região central da cidade, os agentes de trânsito vão poder contar com o apoio de 12 motocicletas, cinco viaturas, além de um caminhão guincho. O trabalho começa sempre às 17h. Os pontos de bloqueio serão liberados ainda na madrugada, evitando transtornos aos condutores e garantindo mobilidade na área.
Neste ano, a programação do São João do Paulista terá cinco noites de muito forró (18, 19, 20, 23