Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Movimento estudantil apoia ampliação do Passe Livre

A proposta do deputado estadual Silvio Costa Filho (PTB) de ampliar o Passe Livre para estudantes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), alunos do Programa Universidade Para Todos (PROUNI) e Programa de Financiamento Estudantil (FIES) ganha o apoio de entidades do movimento estudantil de Pernambuco.


Neste domingo (21), durante o encerramento do Congresso da União dos Estudantes de Pernambuco (UEP), em Garanhuns, representantes da entidade estadual, da União Nacional dos Estudantes(UNE) e da União Municipal de Estudantes Secundaristas (UMES) manifestaram apoio à proposta, que visa ampliar para mais estudantes pernambucanos o benefício do Passe Livre.

Um projeto de lei ordinária (278/2015), apresentado pelo Governo do Estado e aprovado na Assembleia Legislativa de Pernambuco, concede o Passe Livre para estudantes cotistas da Universidade de Pernambuco (UPE), que estudam e moram na Região Metropolitana, e alunos da rede estadual de ensino. A proposta de Costa Filho – que votou favoravelmente ao projeto do Governo – é incluir no projeto cotistas da UFPE, UFRPE, PROUNI e FIES. “Não podemos tratar iguais como diferentes”, afirma o parlamentar, que na última semana apresentou uma Carta Aberta ao Governador Paulo Câmara defendendo sua proposta (Ver no final da matéria).

Durante o encontro das entidades estudantis, a presidente da UNE, Carina Vitral, disse que o Passe Livre é um direito fundamental, e que precisa ser estendido aos demais estudantes. “A ampliação do Passe Livre tem o apoio da UNE, tem o meu apoio”, afirmou. A presidente da UEP, Flor Ribeiro, apontou que a criação do Passe Livre foi uma grande vitória para os estudantes e que por isto mesmo precisa beneficiar mais pessoas. “Assim vamos democratizar cada vez mais o acesso à Universidade”, pontuou.

O presidente da UMES, Jairo Marques e o secretário-geral da entidade, Alysson Matheus, reforçaram o apoio afirmando que a proposta da ampliação do Passe Livre integra a pauta de reivindicações dos movimentos estudantis no Estado. “Precisamos garantir mais este avanço para os estudantes de Pernambuco”, defendeu Alysson. 

Ao final do encontro, os estudantes aprovaram uma moção de apoio ao projeto do deputado Silvio Costa Filho e sugeriram que estudantes do PRONATEC também possam se beneficiar com o Passe Livre.

Assista ao vídeo com as declarações das lideranças estudantis - https://youtu.be/WYiOXPWmou4

Arraial da Boa Vontade movimentou crianças, adolescentes e terceira idade da LBV

Na última sexta-feira, 19 de junho, aconteceu no Centro Comunitário de Assistência Social da Legião Boa Vontade – LBV na capital pernambucana, o Arraial da Boa Vontade, com dezenas apresentações artísticas, comidas típicas, animação e muita diversão.

A Terceira Idade da LBV, durante o mês de maio, se dedicou aos ensaios da ciranda, dança da peneira, o casamento na roça e o coco de roda que homenageou a pernambucana Dona Selma do Coco (cantora e compositora) falecida no último mês de maio. Para prestigiar os idosos da LBV, a neta da cantora esteve presente ao Arraial Junino da Instituição. Andreza Carla agradeceu o carinho da Terceira Idade da LBV à sua querida avó, que levou a música popular pernambucana por todo o mundo.

A idosa Irene Francisca da Silva, 67 anos, integrante do programa Vida Plena da Instituição, pediu para ser fotografada pela equipe de comunicação da LBV e comentou o motivo. “Quero mostrar aos meus filhos a minha participação nas apresentações artísticas. Em meus 67 anos de vida nunca tinha participado como integrante, estou muito feliz e agradeço a LBV por me proporcionar essa alegria”.

A garotada da LBV também se divertiu no Arraial da Boa Vontade. As crianças e adolescentes caracterizados dançaram a quadrilha junina, o xaxado, coco de roda, a ciranda e muita música pernambucana.

A Instituição incentiva a cultura popular, visto que ela expressa os costumes de cada região que forma o Brasil e o Estado de Pernambuco é
Em Recife, PE, o Centro Comunitário de Assistência Social, da Legião da Boa Vontade, está localizado na Rua dos Coelhos, 219 — Boa Vista. Para outras informações, ligue: (81) 3413-8600.

CHEGA AO FIM A 2º TEMPORADA DE CONCERTOS AULAS NO PAULISTA‏

Ao som do Hino do Paulista a Orquestra Aristides Borges deu início ao último dia da 2º temporada de concertos aulas no município. O evento de encerramento aconteceu na tarde desta segunda-feira (22.06), na Escola Municipal Neide Aparecida, localizada na Zona Rural, Mumbeca I. A ação que tem o propósito de levar a música aos quatro cantos da cidade, é coordenada pela Secretaria Municipal de Educação.

As alunas Larissa Ferreira e Tays Ezequiel, ambas de 11 anos, estavam bastante empolgadas com a aula. “Hoje mesmo eu estava desanimada para vir à escola, mas quando soube da concerto aula mudei de idéia. É divertido participar das apresentações e ainda mais para mim que tenho vontade de aprender a tocar teclado”, completou Larissa. 

“Nosso trabalho tem como base principal a questão da inclusão social. As aulas envolvem os alunos e eles passam a vivenciar a cultura através da música. Essas aulas deveriam ser obrigatórias em todas as escolas”, finalizou o maestro Leonildo Araújo. Dando fim a temporada, a orquestra botou todo mundo para dançar ao som de muito forró, frevo e samba. 

OAB GARANHUNS: Convênio de Saúde atende advogados do Agreste‏


A OAB Subseccional Garanhuns vem se destacando pelo pioneirismo em
conquistas para os advogados que representa, e a mais recente delas
deve repercutir positivamente em toda a região. Trata-se do Projeto
Advogado Saudável.

Foi assinado no último dia 13 de junho, durante o Colégio de
Presidentes das Subseccionais, que aconteceu em Petrolina, um convênio
entre a CAAPE (Caixa de Assistência do Advogado de Pernambuco), a
OAB/PE Subseccional Garanhuns e a Clínica Armando Q. Monteiro, para a
implantação do Projeto Advogado Saudável. Garanhuns é o primeiro a
implantar o projeto, que deve ser estendido a várias regiões do
estado, com ofertas de serviços de saúde de forma gratuita.

"Tem sido uma constante na atual gestão da OAB Garanhuns, esta busca
por melhorias para nossos advogados, desde uma sede mais confortável,
infraestrutura de apoio, incentivo aos jovens advogados e oferta de
serviços que possibilitem melhorar a atividade profissional, como este
novo projeto implantado, que pretende oferecer uma melhor condição de
saúde aos advogados e seus familiares" - Ressalta Dr. Paulo André
Couto Soares (foto), presidente da Ordem na Cidade das Flores.

O convênio foi assinado pelo presidente da OAB/PE, Dr. Pedro Henrique
Reynaldo Alves, o presidente da CAAPE, Dr. Ronnie Duarte, o
diretor-tesoureiro da OAB/PE, Dr. Bruno Baptista, e por Dr. Paulo Couto.

PROJETO ADVOGADO SAUDÁVEL: Pelo convênio, os advogados têm direito a
consultas gratuitas nas especialidades; Clínica Médica, Cardiologia
(inclusive com exame de eletrocardiograma), Urologia e Oftalmologia.
Podendo, em breve, serem oferecidas consultas com outros
especialistas.

A marcação das consultas será realizada exclusivamente pela internet,
através do email: marcacaoconsulta@caape.org.br

Gatinha Manhosa agita Paulistar na véspera do São João

Na véspera de São João, o arrasta-pé está garantido na Praça João Pessoa, no Centro do Paulista. A principal atração da noite, a banda Gatinha Manhosa, sobe ao palco às 22h. O público ainda vai poder conferir os shows do Forró tá Ligado, Neto e Diego, e Torpedo. A animação no pátio de eventos começa, a partir das 18h, com a apresentação de quadrilhas juninas.
            Neste ano, a prefeitura montou uma grade de shows repleta de atrações conhecidas do público, entre elas, Garota Safada, Dorgival Dantas, Forró Pegado, Mel com Terra, entre outras. Mais de 20 atrações do cenário local, regional e nacional compõem a programação junina da cidade. O evento tem a coordenação da Secretaria de Turismo e Cultura.
            Nesta quarta-feira (24), noite de São João, a banda Magníficos vai embalar os casais apaixonados no pátio de eventos. Os paraibanos sobem ao palco a partir das 0h, encerrando o Paulistar 2015.  

Fogueiras juninas, uma tradição prejudicial ao meio ambiente

Na história do Cristianismo há o registro de que quando São João nasceu, Santa Isabel acendeu uma fogueira no terreiro da casa para avisar aos parentes e vizinhos sobre a chegada do menino. Até hoje, passados mais de dois mil anos, o gesto se repete na véspera e no Dia de São João, principalmente no Nordeste brasileiro. Aliás, a tradição também foi transferida para os outros santos juninos (Santo Antônio e São Pedro), para desespero daqueles que querem evitar o desmatamento, defendem a preservação das florestas e buscam alternativas para diminuir as emissões de gases de efeito-estufa.
Esse simbolismo do Cristianismo é repetido, anualmente. As pessoas sequer fazem uma reflexão sobre o ato e, apenas em nome de uma tradição, derrubam árvores da mata nativa, prejudicando a fauna e a flora, poluindo o ar e contribuindo ainda mais para o aquecimento global. 
Em nome da tradição, quantos pés de Aroeira, Quixabeira, Mororó, Jucá, Jurema, Caatingueiro, Marmeleiro e tantas outras espécies não foram derrubados nas últimas semanas para virar fogueira? Somente no Agreste pernambucano são desmatados mais de 300 hectares de mata nesta época, segundo a ONG Natureza Viva.
Fogueiras são causadoras de grande impacto ambiental que, aliás, não se tem notícia de que já tenha sido quantificada em números a destruição causada. Mas, nem precisa, porque é perceptível nas avenidas e estradas que cortam as cidades a grande quantidade de madeira retirada de matas para a venda. Não deixa de ser um verdadeiro atentado contra a Mata Atlântica, a Caatinga, algumas áreas de brejo e até de mangue.
Nessa época, salvo uma ação de fiscalização da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) ao comércio e transporte de lenha nativa,  não vimos, nem de longo, qualquer campanha dos governos (municipal, estadual e federal) para disciplinar o uso da lenha. Muito pelo contrário: há municípios tradicionais no interior pernambucano incentivando a armação de grandes fogueiras, inclusive com concursos. 
Anos atrás, a cidade de Campina Grande (PB) e outras 36 Comarcas do Sertão e do Cariri paraibano proibiram, através de uma ação do Ministério Público, que fossem acesas fogueiras no São João. Quem o fizesse, estava sujeito ao pagamento de multa no valor de R$ 1 mil (à época).
Uma medida dessas seria bem vinda por essas bandas de Pernambuco. Mas como nada semelhante ocorreu, o que se espera para os festejos de São João e São Pedro, nesta terça (23) e quarta-feira (24) e nos dias 28 e 29 de junho, são muitas fogueiras ardendo, dando-nos a certeza de que foi subtraída mais uma parte do pouco verde que ainda nos resta e de que o ar estará um pouco mais poluído.
Por quanto tempo ainda teremos que conviver e assistir, em nome da tradição, uma estupidez desse tamanho?

Miguel Coelho viaja à Inglaterra para falar sobre oportunidades de negócios em Pernambuco


O deputado estadual Miguel Coelho (PSB) participa, nesta terça-feira (23), em Londres, de um seminário internacional sobre oportunidades de negócios entre o Brasil e a Grã-Bretanha. O socialista foi convidado pelo ex-cônsul geral britânico, John Doddrell, para falar sobre o crescimento econômico de Pernambuco nos últimos anos e quais atrativos oferecidos para a instalação de novos empreendimentos no estado.

“Vou apresentar um conjunto de características e políticas adotadas com sucesso em nosso estado que atraíram gigantes como a FIAT e a Ambev. Mesmo o país atravessando uma crise, nosso estado ainda segue em crescimento e existem diversas potencialidades que tornam Pernambuco uma grande oportunidade de negócios”,

​explica 
Miguel Coelho.

Além do deputado socialista, o estado terá como representante no seminário internacional o vice-governador Raul Henry, que falará sobre parcerias público-privadas. Ainda participam do evento empresários e gestores públicos do Brasil e dos países que formam a Grã-Bretanha (Inglaterra, País de Gales e Escócia).


​FOTO: Roberto Soares​

Sebrae em Pernambuco promove credenciamento


Inscrições são para integrar o Cadastro de Instrutores e Consultores do Sistema Sebrae

Sebrae em Pernambuco está com processo seletivo aberto para o credenciamento de empresas para integrar o Cadastro de Instrutores e Consultores do Sistema Sebrae. As inscrições podem ser realizadas até o dia 8 de julho por meio do site da EGaion Consultoria (www.egaion.com.br), empresa responsável pelo processo.

Podem se inscrever empresas legalmente constituídas no Brasil e que operem nos termos da legislação vigente. É preciso ter experiência comprovada nas áreas de interesse e natureza dos serviços. Além disso, a finalidade e o ramo de atuação da empresa devem permitir/contemplar a realização de serviços de instrutoria e consultoria.

A seleção vai envolver a análise documental da Pessoa Jurídica e do profissional indicado e a avaliação de conhecimentos técnicos e de habilidades. As empresas (e respectivos profissionais indicados) que forem aprovados em todas as fases do processo vão integrar o “Cadastro de Prestadores de Serviços de Instrutoria e Consultoria do Sebrae/PE”. Não existe número mínimo ou máximo de credenciados.

O resultado final do processo de credenciamento está previsto para ser divulgado no dia 27 de novembro. Todos os detalhes podem ser obtidos no site da EGaion.

Inscrição aberta para seleção de pré-vestibular gratuito para alunos da rede estadual de ensino

Estudantes têm até a próxima quinta-feira (25/06), para se inscrever e concorrer a uma das 10 vagas oferecidas pelo Colégio Santa Emília de Olinda  

O Colégio Santa Emília de Olinda está com inscrições abertas para selecionar estudantes da rede estadual que desejam ganhar bolsa integral para curso pré-vestibular oferecido pela unidade de ensino. No total, são 10 (dez) vagas para o curso, que terá início no mês de agosto. Os interessados devem se inscrever, até a próxima quinta-feira (25/06), em uma das secretárias do colégio, no bairro de Jardim Atlântico, em Olinda - Rua do Marfim ou Avenida Fagundes Varela.
Podem concorrer às vagas, EXCLUSIVAMENTE, alunos da  rede estadual de ensino, concluintes ou ex-concluintes do ensino médio. Os candidatos devem efetuar o pagamento de taxa de inscriçã