Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Movimento estudantil apoia ampliação do Passe Livre

A proposta do deputado estadual Silvio Costa Filho (PTB) de ampliar o Passe Livre para estudantes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), alunos do Programa Universidade Para Todos (PROUNI) e Programa de Financiamento Estudantil (FIES) ganha o apoio de entidades do movimento estudantil de Pernambuco.


Neste domingo (21), durante o encerramento do Congresso da União dos Estudantes de Pernambuco (UEP), em Garanhuns, representantes da entidade estadual, da União Nacional dos Estudantes(UNE) e da União Municipal de Estudantes Secundaristas (UMES) manifestaram apoio à proposta, que visa ampliar para mais estudantes pernambucanos o benefício do Passe Livre.

Um projeto de lei ordinária (278/2015), apresentado pelo Governo do Estado e aprovado na Assembleia Legislativa de Pernambuco, concede o Passe Livre para estudantes cotistas da Universidade de Pernambuco (UPE), que estudam e moram na Região Metropolitana, e alunos da rede estadual de ensino. A proposta de Costa Filho – que votou favoravelmente ao projeto do Governo – é incluir no projeto cotistas da UFPE, UFRPE, PROUNI e FIES. “Não podemos tratar iguais como diferentes”, afirma o parlamentar, que na última semana apresentou uma Carta Aberta ao Governador Paulo Câmara defendendo sua proposta (Ver no final da matéria).

Durante o encontro das entidades estudantis, a presidente da UNE, Carina Vitral, disse que o Passe Livre é um direito fundamental, e que precisa ser estendido aos demais estudantes. “A ampliação do Passe Livre tem o apoio da UNE, tem o meu apoio”, afirmou. A presidente da UEP, Flor Ribeiro, apontou que a criação do Passe Livre foi uma grande vitória para os estudantes e que por isto mesmo precisa beneficiar mais pessoas. “Assim vamos democratizar cada vez mais o acesso à Universidade”, pontuou.

O presidente da UMES, Jairo Marques e o secretário-geral da entidade, Alysson Matheus, reforçaram o apoio afirmando que a proposta da ampliação do Passe Livre integra a pauta de reivindicações dos movimentos estudantis no Estado. “Precisamos garantir mais este avanço para os estudantes de Pernambuco”, defendeu Alysson. 

Ao final do encontro, os estudantes aprovaram uma moção de apoio ao projeto do deputado Silvio Costa Filho e sugeriram que estudantes do PRONATEC também possam se beneficiar com o Passe Livre.

Assista ao vídeo com as declarações das lideranças estudantis - https://youtu.be/WYiOXPWmou4

Arraial da Boa Vontade movimentou crianças, adolescentes e terceira idade da LBV

Na última sexta-feira, 19 de junho, aconteceu no Centro Comunitário de Assistência Social da Legião Boa Vontade – LBV na capital pernambucana, o Arraial da Boa Vontade, com dezenas apresentações artísticas, comidas típicas, animação e muita diversão.

A Terceira Idade da LBV, durante o mês de maio, se dedicou aos ensaios da ciranda, dança da peneira, o casamento na roça e o coco de roda que homenageou a pernambucana Dona Selma do Coco (cantora e compositora) falecida no último mês de maio. Para prestigiar os idosos da LBV, a neta da cantora esteve presente ao Arraial Junino da Instituição. Andreza Carla agradeceu o carinho da Terceira Idade da LBV à sua querida avó, que levou a música popular pernambucana por todo o mundo.

A idosa Irene Francisca da Silva, 67 anos, integrante do programa Vida Plena da Instituição, pediu para ser fotografada pela equipe de comunicação da LBV e comentou o motivo. “Quero mostrar aos meus filhos a minha participação nas apresentações artísticas. Em meus 67 anos de vida nunca tinha participado como integrante, estou muito feliz e agradeço a LBV por me proporcionar essa alegria”.

A garotada da LBV também se divertiu no Arraial da Boa Vontade. As crianças e adolescentes caracterizados dançaram a quadrilha junina, o xaxado, coco de roda, a ciranda e muita música pernambucana.

A Instituição incentiva a cultura popular, visto que ela expressa os costumes de cada região que forma o Brasil e o Estado de Pernambuco é
Em Recife, PE, o Centro Comunitário de Assistência Social, da Legião da Boa Vontade, está localizado na Rua dos Coelhos, 219 — Boa Vista. Para outras informações, ligue: (81) 3413-8600.

CHEGA AO FIM A 2º TEMPORADA DE CONCERTOS AULAS NO PAULISTA‏

Ao som do Hino do Paulista a Orquestra Aristides Borges deu início ao último dia da 2º temporada de concertos aulas no município. O evento de encerramento aconteceu na tarde desta segunda-feira (22.06), na Escola Municipal Neide Aparecida, localizada na Zona Rural, Mumbeca I. A ação que tem o propósito de levar a música aos quatro cantos da cidade, é coordenada pela Secretaria Municipal de Educação.

As alunas Larissa Ferreira e Tays Ezequiel, ambas de 11 anos, estavam bastante empolgadas com a aula. “Hoje mesmo eu estava desanimada para vir à escola, mas quando soube da concerto aula mudei de idéia. É divertido participar das apresentações e ainda mais para mim que tenho vontade de aprender a tocar teclado”, completou Larissa.