Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Carlos Geraldo confirma maior competição master do Brasil para Pernambuco‏

Pernambuco vai sediar, no próximo mês de outubro, os Jogos Brasileiros Masters. Esta é considerada a maior competição máster do País e deve reunir cerca de três mil atletas de praticamente todos os estados, que vão disputar medalhas em 15 modalidades. A notícia foi confirmada pelo Secretário de Turismo, Esporte e Lazer, Felipe Carreras, após reunião realizada nesta nesta semana, com o Secretário de Alto Rendimento do Ministério do Esporte, Carlos Geraldo, em Brasília. Esta é a quarta edição dos Jogos. As três primeiras foram realizadas no Rio de Janeiro. No total serão sete dias de disputas de medalhas no atletismo, basquete, futebol, jiu-jítsu, judô, remo, tênis de mesa, triathlon, vôlei, tiro esportivo, na luta olímpica e natação, obrigatoriamente, e em mais três modalidades indicadas pela cidade-sede.
Com informações: Portal Terra Magazine
Fotos: Roberto Castro/ ME 

A Rede de Cidadania do Governo Presente chega ao Ibura

Serviços gratuitos e ações educativas serão disponibilizados à população

O Programa Governo Presente de Ações Integradas para a Cidadania realiza no Ibura, Zona Sul do Recife, entre os dias 29 de junho e 4 de julho, a Rede de Cidadania, ação social do programa em conjunto com parceiros públicos e privados para garantir direitos e cidadania às pessoas em situação de vulnerabilidade.

Na Estação do Governo Presente do Ibura/Jordão será feito atualização e cadastro no Bolsa Família, pela Prefeitura do Recife, entre os dias 1º e 3 de julho pela manhã. Na quinta-feira (02) às 9 h, o Balcão de Direitos (SDH) fará emissão gratuita de certidão de nascimento e carteira de trabalho na Escola Estadual de Vila dos Milagres, no Ibura.    

A maior concentração de serviços gratuitos será no sábado (4) pela manhã, na Escola Estadual Apolônio Salles, no Ibura de Baixo. Além de vacinas, mamografia (mulheres acima de 50 anos) e aferição de pressão, a Estação do Governo Presente do Ibura/Jordão articulou emissão de documentação, como RG, CPF e carteira de trabalho. A Celpe fará atendimento no local e cadastro na tarifa social para troca de geladeira.

No sábado ainda haverá apresentação com o grupo de arte-educadores Amigos da Vida. A esquete teatral com oito personagens, cuja protagonista chama-se Vida, aborda a importância da redução de danos, por meio da informação e de vivências diárias dos usuários, enfatizando a valorização da vida.

Palestras – As atividades educativas e palestras sobre os direitos humanos, a prevenção à violência e questões de gênero serão realizadas em sete escolas de comunidades da RPA-6: Ibura, Ibura de Baixo, Vila dos Milagres, Cohab.
​ 
Nas manhãs dos dias 1,2 e 3 de julho, a equipe de mediadores de conflitos da Estação Ibura/Jordão falará sobre o atendimento que realizam pela prevenção à violência e por uma cultura do diálogo. Em busca da construção de uma cultura de paz, o Núcleo de Mediação de Conflito realiza gratuitamente resolução de problemas como brigas de vizinhos, pensão alimentícia, problemas com barulho, entre outros.

Coordenadas pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), por meio da Executiva de Articulação Social, a Rede de Cidadania do Governo Presente integra as secretarias estaduais de Cidades/Detran; Ciência, Tecnologia e Inovação; Educação; Defesa Social; Justiça e Direitos Humanos; Meio Ambiente e Sustentabilidade; Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação e da Mulher. Além da Prefeitura da Cidade do Recife, participam desta ação social o SESI, CIEE e Ceasa.

SERVIÇO:
Rede de Cidadania do Governo Presente no Ibura

Data: 
​​
1º a 4 de julho de 2015
Locais: 
​Dia 02/07 - às 9 h - ​
Escola Estadual Vila dos Milagres: Rua Nossa Senhora do Carmo, 480, Vila dos Milagres
​Dia 04/07 - das 8 h às 12 h - ​
Escola Estadual Apolônio Salles: Rua Prof. José Brasileiro Vilanova, s/nº, Ibura de Baixo
​De 1 a 3 de julho - manhã​


Estação GP Ibura: Rua São Francisco, 190, Ibura
Informações - Tel.: 3183-1521/1527

Centro de Referência da Mulher - Dona Amarina comemora um ano de funcionamento

No dia 1° julho de 2014, as mulheres ipojucanas ganharam um importante equipamento público com a finalidade de auxiliá-las no enfrentamento e na prevenção da violência doméstica e sexista. Entrava em cena o Centro de Referência para Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Sexista -  Dona Amarina. O órgão, um divisor de água na vida das cidadãs ipojucanas, recebeu este nome em homenagem a Amarina Maria do Carmo, uma militante da defesa dos direitos femininos. 
Em um ano de existência, 400 mulheres foram atendidas e cerca de mil casos foram acompanhados pela equipe multidisciplinar do Centro, formada por profissionais das áreas jurídica, psicológica, serviço social e educacional. A finalidade do espaço é a de acolher, informar, orientar e apoiar as mulheres em circunstâncias de violência a fim de garantir uma vida de paz e respeito. 
Para a secretária da Mulher do Ipojuca, Dora Pires, o trabalho do Centro de Referência Dona Amarina é serviço fundamental para população feminina. “Antes dessa gestão as mulheres eram desprotegidas e hoje, a mulher ipojucana tem vez e voz com os diversos projetos e ações da Secretaria da Mulher que visam garantir os direitos femininos construindo uma sociedade mais equânime com políticas públicas de gênero eficazes”, ressaltou a secretária.  
O prefeito do Ipojuca, Carlos Santana, a implantação da unidade surgiu devido a necessidade de desenvolver ações para atender as ipojucanas, que somam o quantitativo de 62% da população do município.  “Esses números impõem as políticas públicas de gênero. E temos tido a disposição e coragem para desenvolver políticas públicas para as mulheres.  Hoje, o espaço está de portões abertos, sendo um local de cuidado, carinho e amizade para com as ipojucanas em situação de vulnerabilidade social”, ressaltou o gestor.  
O Centro de Referência Dona Amarina também realiza encaminhamentos, conforme a situação encontrada para serviços e órgãos de esferas municipal, estadual e federal, compondo assim uma rede de atendimento que inclui: Centro de Referência Social (Cras); Centro de Rereferência Especializado de Assistência Social (CREAS); Programa Mãe Coruja; Conselho Municipal da Mulher, Núcleo Municipal de Prevenção ao Tráfico de Mulheres, Delegacias; Casas-abrigo; Ministério Público e Vara da Violência Doméstica e Sexista.  
FUNCIONAMENTO - O espaço funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 8h ás 14h e está localizado na Rua Hilda da Costa Monteiro, n° 94, no Centro do Ipojuca. Além do atendimento presencial, existe o serviço de orientação por telefone através do número: (81) 3551.2505. Além disso, as mulheres também podem fazer suas denúncias através da Ouvidoria da Mulher pelo 0800.081.5434 o serviço é gratuito e o sigilo da informação é garantido.
Foto: Ivan Nascimento/Prefeitura do Ipojuca 

DNIT anuncia a Cintra que licita duplicação da BR-423 em outubro


Nunes (D) comunica a Cintra e Izaias licitação da duplicação
Brasília - A licitação para o início da duplicação da BR-423, entre São Caetano e Garanhuns, no agreste, com recursos federais, será lançada no final de outubro próximo. O anúncio foi feito nesta quarta-feira