Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Carlos Geraldo confirma maior competição master do Brasil para Pernambuco‏

Pernambuco vai sediar, no próximo mês de outubro, os Jogos Brasileiros Masters. Esta é considerada a maior competição máster do País e deve reunir cerca de três mil atletas de praticamente todos os estados, que vão disputar medalhas em 15 modalidades. A notícia foi confirmada pelo Secretário de Turismo, Esporte e Lazer, Felipe Carreras, após reunião realizada nesta nesta semana, com o Secretário de Alto Rendimento do Ministério do Esporte, Carlos Geraldo, em Brasília. Esta é a quarta edição dos Jogos. As três primeiras foram realizadas no Rio de Janeiro. No total serão sete dias de disputas de medalhas no atletismo, basquete, futebol, jiu-jítsu, judô, remo, tênis de mesa, triathlon, vôlei, tiro esportivo, na luta olímpica e natação, obrigatoriamente, e em mais três modalidades indicadas pela cidade-sede.
Com informações: Portal Terra Magazine
Fotos: Roberto Castro/ ME 

A Rede de Cidadania do Governo Presente chega ao Ibura

Serviços gratuitos e ações educativas serão disponibilizados à população

O Programa Governo Presente de Ações Integradas para a Cidadania realiza no Ibura, Zona Sul do Recife, entre os dias 29 de junho e 4 de julho, a Rede de Cidadania, ação social do programa em conjunto com parceiros públicos e privados para garantir direitos e cidadania às pessoas em situação de vulnerabilidade.

Na Estação do Governo Presente do Ibura/Jordão será feito atualização e cadastro no Bolsa Família, pela Prefeitura do Recife, entre os dias 1º e 3 de julho pela manhã. Na quinta-feira (02) às 9 h, o Balcão de Direitos (SDH) fará emissão gratuita de certidão de nascimento e carteira de trabalho na Escola Estadual de Vila dos Milagres, no Ibura.    

A maior concentração de serviços gratuitos será no sábado (4) pela manhã, na Escola Estadual Apolônio Salles, no Ibura de Baixo. Além de vacinas, mamografia (mulheres acima de 50 anos) e aferição de pressão, a Estação do Governo Presente do Ibura/Jordão articulou emissão de documentação, como RG, CPF e carteira de trabalho. A Celpe fará atendimento no local e cadastro na tarifa social para troca de geladeira.

No sábado ainda haverá apresentação com o grupo de arte-educadores Amigos da Vida. A esquete teatral com oito personagens, cuja protagonista chama-se Vida, aborda a importância da redução de danos, por meio da informação e de vivências diárias dos usuários, enfatizando a valorização da vida.

Palestras – As atividades educativas e palestras sobre os direitos humanos, a prevenção à violência e questões de gênero serão realizadas em sete escolas de comunidades da RPA-6: Ibura, Ibura de Baixo, Vila dos Milagres, Cohab.
​ 
Nas manhãs dos dias 1,2 e 3 de julho, a equipe de mediadores de conflitos da Estação Ibura/Jordão falará sobre o atendimento que realizam pela prevenção à violência e por uma cultura do diálogo. Em busca da construção de uma cultura de paz, o Núcleo de Mediação de Conflito realiza gratuitamente resolução de problemas como brigas de vizinhos, pensão alimentícia, problemas com barulho, entre outros.

Coordenadas pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), por meio da Executiva de Articulação Social, a Rede de Cidadania do Governo Presente integra as secretarias estaduais de Cidades/Detran; Ciência, Tecnologia e Inovação; Educação; Defesa Social; Justiça e Direitos Humanos; Meio Ambiente e Sustentabilidade; Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação e da Mulher. Além da Prefeitura da Cidade do Recife, participam desta ação social o SESI, CIEE e Ceasa.

SERVIÇO:
Rede de Cidadania do Governo Presente no Ibura

Data: 
​​
1º a 4 de julho de 2015
Locais: 
​Dia 02/07 - às 9 h - ​
Escola Estadual Vila dos Milagres: Rua Nossa Senhora do Carmo, 480, Vila dos Milagres
​Dia 04/07 - das 8 h às 12 h - ​
Escola Estadual Apolônio Salles: Rua Prof. José Brasileiro Vilanova, s/nº, Ibura de Baixo
​De 1 a 3 de julho - manhã​


Estação GP Ibura: Rua São Francisco, 190, Ibura
Informações - Tel.: 3183-1521/1527

Centro de Referência da Mulher - Dona Amarina comemora um ano de funcionamento

No dia 1° julho de 2014, as mulheres ipojucanas ganharam um importante equipamento público com a finalidade de auxiliá-las no enfrentamento e na prevenção da violência doméstica e sexista. Entrava em cena o Centro de Referência para Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Sexista -  Dona Amarina. O órgão, um divisor de água na vida das cidadãs ipojucanas, recebeu este nome em homenagem a Amarina Maria do Carmo, uma militante da defesa dos direitos femininos. 
Em um ano de existência, 400 mulheres foram atendidas e cerca de mil casos foram acompanhados pela equipe multidisciplinar do Centro, formada por profissionais das áreas jurídica, psicológica, serviço social e educacional. A finalidade do espaço é a de acolher, informar, orientar e apoiar as mulheres em circunstâncias de violência a fim de garantir uma vida de paz e respeito. 
Para a secretária da Mulher do Ipojuca, Dora Pires, o trabalho do Centro de Referência Dona Amarina é serviço fundamental para população feminina. “Antes dessa gestão as mulheres eram desprotegidas e hoje, a mulher ipojucana tem vez e voz com os diversos projetos e ações da Secretaria da Mulher que visam garantir os direitos femininos construindo uma sociedade mais equânime com políticas públicas de gênero eficazes”, ressaltou a secretária.  
O prefeito do Ipojuca, Carlos Santana, a implantação da unidade surgiu devido a necessidade de desenvolver ações para atender as ipojucanas, que somam o quantitativo de 62% da população do município.  “Esses números impõem as políticas públicas de gênero. E temos tido a disposição e coragem para desenvolver políticas públicas para as mulheres.  Hoje, o espaço está de portões abertos, sendo um local de cuidado, carinho e amizade para com as ipojucanas em situação de vulnerabilidade social”, ressaltou o gestor.  
O Centro de Referência Dona Amarina também realiza encaminhamentos, conforme a situação encontrada para serviços e órgãos de esferas municipal, estadual e federal, compondo assim uma rede de atendimento que inclui: Centro de Referência Social (Cras); Centro de Rereferência Especializado de Assistência Social (CREAS); Programa Mãe Coruja; Conselho Municipal da Mulher, Núcleo Municipal de Prevenção ao Tráfico de Mulheres, Delegacias; Casas-abrigo; Ministério Público e Vara da Violência Doméstica e Sexista.  
FUNCIONAMENTO - O espaço funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 8h ás 14h e está localizado na Rua Hilda da Costa Monteiro, n° 94, no Centro do Ipojuca. Além do atendimento presencial, existe o serviço de orientação por telefone através do número: (81) 3551.2505. Além disso, as mulheres também podem fazer suas denúncias através da Ouvidoria da Mulher pelo 0800.081.5434 o serviço é gratuito e o sigilo da informação é garantido.
Foto: Ivan Nascimento/Prefeitura do Ipojuca 

DNIT anuncia a Cintra que licita duplicação da BR-423 em outubro


Nunes (D) comunica a Cintra e Izaias licitação da duplicação
Brasília - A licitação para o início da duplicação da BR-423, entre São Caetano e Garanhuns, no agreste, com recursos federais, será lançada no final de outubro próximo. O anúncio foi feito nesta quarta-feira, 1º, ao senador Douglas Cintra (PTB-PE) e ao prefeito de Garanhuns, Izaias  Régis (PTB), pelo coordenador-geral de Planejamento e Programação de Investimentos do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), André Nunes, em audiência no órgão.

Nunes explicou que a obra será licitada em dois lotes, no sistema de RDC (Regime Diferenciado de Contratações Públicas), que permite maior rapidez nas contratações: o primeiro entre São Caetano e Lajedo, em fins de outubro,  e o segundo lote, até Garanhuns, com licitação logo em seguida, no máximo até janeiro. “Com a concessão à iniciativa privada,  no novo Programa de Investimento em Logística, do Arco Metropolitano e da duplicação da BR-232 até Cruzeiro do Nordeste, a BR-423 será a maior obra do DNIT em Pernambuco”, declarou ele a Cintra e Régis.

O coordenador-geral de Planejamento do DNIT informou que já no final deste mês empresa contratada pelo órgão iniciará a elaboração do anteprojeto necessário ao lançamento da licitação, que incluirá, além da duplicação de 70 quilômetros da BR-423, o reforço do asfalto da rodovia existente. Nunes estima o custo da obra em torno de R$ 400 milhões.

“A duplicação da BR-423, uma antiga aspiração, irá melhorar substancialmente a infraestrutura viária em Pernambuco, essencial para interiorizar o desenvolvimento”, comemorou o senador Douglas Cintra. Segundo o prefeito Izaias Régis, a duplicação eliminará o elevado índice de acidentes fatais na BR-423, atualmente, pelo tráfego intenso de caminhões e motos. 

​​Funase terá estande de artesanato na Fenearte

Dinheiro arrecadado com a venda dos produtos será repassado para os
adolescentes e jovens responsáveis pela produção dos materiais


Os interessados em colaborar com progresso dos adolescentes em cumprimento
de medida da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) têm endereço
certo na 16° edição da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte),
que começa a funcionar nesta quinta-feira (2), no Centro de Convenções, em
Olinda. É o estande de letra “U”, na rua 19. Lá serão vendidos os artigos
produzidos pelos socioeducandos nas oficinas desenvolvidas dentro das
unidades de ressocialização.



A feira segue até o dia 12 deste mês. Todo o dinheiro arrecadado com a
venda dos produtos do estande da Funase será repassado para os adolescentes
e jovens responsáveis pela produção dos materiais. Entre os materiais
confeccionados e expostos pelos internos, estão toalhas de mesa, panos de
prato, quadros decorativos, caixinhas feitas a partir da folha da
bananeira, blusas, jaquetas e shorts jeans, tapetes, bijuterias e bordados,
entre muitos outros.





Serviço:



*Fenearte*

Quando: de 2 a 12 de julho

Horários: 14h às 22h (segunda a sexta-feira) e 10h às 22h (sábados e
domingos)

Local: Centro de Convenções, Olinda

Ingressos: segunda a sexta: R$ 10 (inteira) R$ 5 (meia) / sábado e domingo:
R$ 12 (inteira) R$ 6 (meia)

Há meia-entrada para estudantes, crianças até 12 anos, professores e
pessoas com mais de 60 anos

*Localização do estande da Funase: **letra “U”, na rua 19*

Seminário de Prevenção às Drogas segue com inscrições abertas

​Interessados têm até esta quinta-feira (2) ​para se inscreverem no evento, que acontece no auditório da Fafire, na sexta-feira (3)



Seguem até esta terça-feira (2) as inscrições para o Seminário de Prevenção
em Políticas Públicas sobre Drogas. O encontro, que será coordenado pela
Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), por meio
de sua executiva de Políticas sobre Drogas, acontecerá no dia 3 de julho, a
partir das 8h, no auditório da Faculdade Frassinetti do Recife (Fafire), no
bairro da Boa Vista.



O público-alvo para este seminário será profissionais da rede
socioassistencial, professores, estudantes, integrantes dos movimentos
sociais e representantes de conselhos. Na ocasião, os participantes irão
articular ações voltadas para a prevenção ao uso de drogas. Os interessados
em participar do encontro poderão realizar as inscrições através do link:
https://docs.google.com/forms/d/1oMEpvgCXQB0hKkY5h6K86AtYmOcDVQni1jEtPtU8FMA/viewform?c=0&w=1&usp=mail_form_link
.





*Veja, abaixo, a lista dos palestrantes:*



*Nara Santos* – Consultora ONU sobre Drogas e Crime

Palestra: Diretrizes Internacionais de Prevenção



*Larissa Sandoval* – psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica de
Goiás

Palestra: Fortalecendo Famílias – Avaliação e adaptação à realidade
brasileira



*Zila Van Der Meer Sanchez* – professora do Departamento de Medicina
Preventiva da Universidade Federal de São Paulo

Palestra: Avaliação de uma experiência de implantação de um programa de
prevenção





​*Mais informações: 3183.1505/3183.3456*



*Serviço*

Seminário de Prevenção em Políticas Públicas sobre Drogas

Quando: 03/07/2015 (sexta-feira)

Horário: a partir das 8h

Local: auditório da Fafire

Endereço: Avenida Conde da Boa Vista, 921

Analistas ambientais aprendem técnicas de cirurgia em árvores no Paulista


Técnicos e analistas ambientais da Prefeitura do Paulista estão participando neste mês de julho de uma capacitação em Dendrocirurgia, mais conhecida como cirurgia em árvores. O treinamento é oferecido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente em parceria com a Agência Pernambucana de Meio Ambiente (CPRH). Com um total de 16h/aula, o curso oferece ensinamentos práticos e teóricos nos quais os alunos aplicam as técnicas no tratamento das árvores da cidade.

As aulas estão sendo ministradas pelo engenheiro florestal, ligado à CPRH, Thiago Costa Lima, especialista no tema. Ele já realizou uma cirurgia no Maior Cajueiro do Mundo, árvore conhecida como um dos principais pontos turísticos do Rio Grande do Norte. Os trabalhos de campo previstos no curso estão sendo realizados em um exemplar da espécie Angelim, que fica no bairro de Maria Farinha. A árvore apresentava lesões que, possivelmente, teriam sido causadas por agentes como cupim, fungos e bactérias ou até a poda incorreta dos galhos.

Com base na técnica de Dendrocirurgia, a Secretaria de Meio Ambiente do Paulista espera conseguir preservar árvores de beleza cênica e importância histórica, social ou paisagística. Com isso, evita-se o corte desnecessário desses indivíduos arbóreos - uma das finalidades do Plano Municipal de Arborização Urbana da gestão municipal. Além disso, acredita-se que, com as árvores melhor preservadas, sejam minimizados os riscos de tombamento e a necessidade de erradicação desse tipo de vegetação.

A pessoa que identificar árvores com possíveis lesões, e que deseje ver as mesmas preservadas, pode entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente do Paulista solicitando a Dendrocirurgia. A vegetação passa por uma análise para que seja identificada a viabilidade do procedimento ou se é mais seguro cortar a árvore e substituí-la por uma muda nova. O contato deve ser feito através do e-mail diretoriaucpaulista@gmail.com.

SDSCJ realiza Seminário de Prevenção às Drogas

Encontro acontece nesta sexta-feira (3) no auditório da Fafire, no Recife



Seguem até esta terça-feira (2) as inscrições para o Seminário de Prevenção em Políticas Públicas sobre Drogas. O encontro, que será coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), por meio de s