Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Teremos mais chuvas na Região Metropolitana do Recife e na Mata Sul de Pernambuco

Fique alerta: teremos mais chuvas na Região Metropolitana do Recife e na Mata Sul de Pernambuco nas próximas 36 horas. A Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac) emitiu um novo aviso meteorológico, avisando sobre a possibilidade de chuvas de intensidade moderada a forte até a noite desta sexta-feira.

Em caso de emergência, as equipes da Defesa Civil podem ser acionadas pelo telefone 0800 081-3400. Avise aos amigos e mantenha-se em segurança.
 


https://www.facebook.com/governope/photos/a.636510356425013.1073742029.140386962704024/841739112568802/?type=1&fref=nf&pnref=story

Programa contribui para fortalecimento da qualidade educacional em escolas do Paulista

Com o intuito de ajudar a comunidade escolar e local (pais, mães, professores, gestores, estudantes, funcionários e conselheiros) a avaliar a qualidade da educação pública de forma mais participativa e colaborativa com a comunidade, a Secretaria de Educação do Paulista em parceria com o Programa Votorantim pela Educação (PVE), está realizando em algumas escolas da cidade a aplicação dos Indicadores de Qualidade na Educação (INDIQUE).

A ação, que teve início no dia (30.06) e segue até está sexta-feira (03.07), irá visitar 24 unidades de ensino do município, entre elas as escolas: Gêlda Amorim, Irmã Assunta, Terezinha Camarotti, Rosa Amélia e Alga Marina. 

Desde março de 2015, os gestores das 24 escolas que estão participando do Projeto Piloto em parceria com o Instituto Votorantim e Secretaria Municipal de Educação, vêm participando de formações, estudos, reflexões para o planejamento desta ação. Cada gestor (a) ao longo do I semestre 2015 participou efetivamente de reuniões sistemáticas (hora presencialmente com consultor CEDAC, assim também à distância sobre a coordenação do departamento de gestão e coordenadora do PVE).

 “Se todos os pais e profissionais da educação se reunissem e vestissem a camisa de suas escolas, muitos problemas se resolveriam. Essa oportunidade que estamos tendo agora pode mudar a realidade das unidades de ensino,” completou.  

De acordo com a coordenadora do PVE no município, Ângela Araújo, durante esse processo os participantes terão a oportunidade de construir e/ou ampliar seus conhecimentos.  “Queremos cada vez mais lutar pela aproximação de uma escola mais autônoma, democrática, viva, e sobre tudo participativa,”.

O programa foi desenvolvido com a colaboração de ONGs, Secretarias de Educação, profissionais das escolas, organismos internacionais, órgãos do MEC, familiares e estudantes, com o objetivo de contribuir para que a comunidade escolar e sociedade se engajem na luta pela Educação Pública de Qualidade.

Ao final da aplicação deste instrumento avaliativo, a escola poderá e/ou intervir para melhorar sua qualidade conforme suas prioridades e necessidades beneficiando aproximadamente 7.000 estudantes da Rede Municipal. E o mais importante, com a participação e representação de todos que fazem parte dela, isto é, pais, responsáveis, alunos, professores, gestores, coordenadores, conselheiros etc.

Programa Olhar Paulista vira Lei Municipal

Uma das ações destaques da gestão do prefeito Junior Matuto (PSB), o Programa Olhar Paulista, acaba de virar Lei Municipal. A matéria de autoria do Poder Executivo foi aprovada nesta quinta-feira (02.07) por unanimidade na Câmara de Vereadores da cidade. A iniciativa, que oferece tratamento oftalmológico gratuito e óculos com lentes corretivas aos alunos da rede municipal, faz parte de uma ação conjunta entre as secretarias de Saúde e de Educação.

        Atualmente, o Programa Olhar Paulista já beneficiou mais de 9,2 mil estudantes na faixa etária de seis a 12 anos, devidamente matriculados na rede local de ensino. Esse contingente de alunos já passou pelo processo de triagem nas escolas. Deste total, 1,1 mil alunos apresentaram falhas na visão e foram encaminhados ao Centro de Visão de Pernambuco (Cevipe), que fica na área central do município. Os casos mais graves estão sendo encaminhados para cirurgia. 

Redução da maioridade penal é inconstitucional

“Dizer não à redução da maioridade penal é um consenso em todo o sistema OAB”, declara o presidente da OAB-PE, Pedro Henrique Reynaldo Alves. O contrário, de acordo com ele, é violar a Constituição Federal, que em seu Artigo 228 estabelece que a idade penal inicia-se aos 18 anos e que o adolescente responde por seus atos na forma da legislação especial.
“A aprovação, em primeira discussão, da redução da maioridade penal na Câmara dos Deputados, é um grande retrocesso civilizatório. Precisamos lutar contra este retrocesso”, enfatizou Pedro Henrique. Em nota, o presidente do Conselho Federal da OAB (CFOAB), Marcus Vinicius Furtado Coêlho, reitera o posicionamento da instituição. Confira:
"Constitucionalmente, a matéria rejeitada não pode ser votada no mesmo ano legislativo. A redução da maioridade, que já possuía a inconstitucionalidade material, porque fere uma garantia pétrea fundamental, passa a contar com uma inconstitucionalidade formal, diante deste ferimento ao devido processo legislativo.
Tanto pelo seu conteúdo, quanto pela forma de sua aprovação, a PEC não resiste a um exame de constitucionalidade. Se for aprovada pelo Senado, iremos ao STF com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade para que o Supremo faça prevalecer a hierarquia e a autoridade da Constituição.
Temos de ter a clareza que a alteração tópica da redação de uma PEC não é suficiente para retirar um fato: a matéria foi rejeitada em um dia e aprovada no dia seguinte.
É justamente esse fenômeno que a Constituição proíbe. Respeitamos os poderes da República e a Constituição.
O artigo 60, parágrafo 5º, é uma norma constitucional que veda a utilização a nova votação de matéria rejeitada. Como regra da Constituição, deve ser respeitado. Trata-se do devido processo legislativo. Existe para que maiorias ocasionais não sufoquem as minorias.
A OAB reitera sua histórica posição sobre o tema, considerando um equívoco colocar mais alunos nas universidades do crime, que são os presídios do País.
Mais adequado é aumentar o rigor de sanção do Estatuto da Criança e do Adolescente, aumentar o prazo de internação, ampliar o período diário de serviços comunitários para quem comete delitos, obrigar a frequência escolar e o pernoite em casa, além de investir na inclusão de todos.
Outra medida importante é punir de forma mais grave os maiores que se utilizam de menores para o cometimento de crimes.
Assim, a segurança pública estará mais protegida. Esperamos que o Senado, como casa revisora, não convalide tais inconstitucionalidades".
Marcus Vinicius Furtado Coêlho, presidente da OAB Nacional.

SDSCJ realiza Seminário de Prevenção às Drogas

Encontro acontece nesta sexta-feira (3), no auditório da Fafire, no Recife


Acontece nesta sexta-feira (3) o Seminário de Prevenção em Políticas
Públicas sobre Drogas. O encontro, que será coordenado pela Secretaria de
Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), por meio de sua
executiva de Políticas sobre Drogas, será realizado no auditório da
Faculdade Frassinetti do Recife (Fafire), no bairro da Boa Vista, das 8h às
17h.


O público-alvo deste encontro será de profissionais da rede
socioassistencial, professores, estudantes, integrantes dos movimentos
sociais e representantes de conselhos. Na ocasião, os participantes irão
articular ações voltadas para a prevenção ao uso de drogas. Entre os
palestrantes, destaque para a consultura da ONU sobre Drogas e Crime, Nara
Santos.


DIPLOMA – À tarde, com a presença do governador Paulo Câmara e do
secretário da SDSCJ, Isaltino Nascimento, acontece a entrega do Diploma
“Mérito pela Valorização da Vida”. A premiação, anualmente concedida
àqueles que prestam colaboração científica, cultural, técnica ou clínica ao
Sistema Nacional de Políticas sobre Drogas, representa o reconhecimento do
Estado Brasileiro à significativa contribuição nas ações de implementação e
fortalecimento da Política Nacional sobre Drogas através da Secretaria
Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) e do Conselho Estadual de
Políticas sobre Drogas (Cepad).


*Veja, abaixo, a lista dos palestrantes:*



*Nara Santos* – Consultora ONU sobre Drogas e Crime

Palestra: Diretrizes Internacionais de Prevenção



*Larissa Sandoval* – psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica de
Goiás

Palestra: Fortalecendo Famílias – Avaliação e adaptação à realidade
brasileira



*Zila Van Der Meer Sanchez* – professora do Departamento de Medicina
Preventiva da Universidade Federal de São Paulo

Palestra: Avaliação de uma experiência de implantação de um programa de
prevenção



*Serviço*

Seminário de Prevenção em Políticas Públicas sobre Drogas

Quando: 03/07/2015 (sexta-feira)

Horário: das 8h às 17h

Local: auditório da Fafire

Endereço: Avenida Conde da Boa Vista, 921



*Agraciados com o Diploma “Mérito pela Valorização da Vida”:*


*Pessoa Física:*


- Ingrid Delcristyan de Assunção Farias Souza – Secretária Executiva do
Aborda (Associação Brasileira de Redução de Danos)


- Rossana Carla Raneh de Albuquerque – Psicóloga (IFPE)



*Pessoa Jurídica:*


- Programa Atitude ( Secretaria Executiva de Politicas sobre Drogas
SEPOD/SDSCJ) – Maria Lúcia Freire – Coordenadora técnica de Gestão


- Teatro Fábrica (Gerência da Politica Municipal sobre Drogas / SDSDH) –
“Bando de Teatro a gente já disse tudo! Jovens integrantes do Projeto.
Representante: Genivaldo Francisco da Silva. Em Memória: Ismael Silva e
Jurandir Cavalcanti

Oficina de Encadernação Artesanal no Poço da Panela

Designer Anna Nova compartilha sua técnica, inspirada na tradição inglesa.

Com o intuito de compartilhar seus conhecimentos e ampliar o interesse pela prática da encadernação, a designer Anna Nova oferece uma