Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

MOMENTO BARTOLOMEU FELIX - ESCOLA INTEGRAL‏

A educação em nosso estado não pode continuar dispondo de apenas às escolas integrais para o ensino médio. É necessário também expandir o benefício para o fundamental do primeiro grau. Principalmente nos bairros onde se verifica maiores índice de violência, para retirar as crianças da rua.

Hospital Regional Dom Moura tem mais de 12 mil atendimentos em junho. Números da maternidade se destacam‏



O Hospital Regional Dom Moura mais uma vez rompeu a marca dos 12 mil
atendimentos em um mês. Os números apresentados esta semana pela
direção do hospital mostram que foram registrados em junho um total de
12.272 atendimentos nos vários setores da unidade de saúde regional.
Somente na Emergência Geral, foram 6.009 pessoas atendidas. Na
emergência traumatológica, 1.817; Emergência pediátrica, 1.270;
Emergência cirúrgica, 661; Emergência Obstetrícia, 570; Emergência
Odontológica, 396. Foram 610 internamentos. No geral, a média de
atendimentos diários ultrapassa os 400 pacientes, sem contar a
movimentação com acompanhantes, geralmente familiares, e visitantes.

Do total de atendimentos, os números da maternidade têm se destacado,
pela crescente procura das gestantes pelos serviços do HRDM. Em junho
foram 182 partos, além de 41 curetagens. Os números da maternidade têm
crescido em uma constante nos últimos meses.

HUMANIZAÇÃO

O Hospital Regional Dom Moura tem se tornado uma referência quando o
assunto é parto humanizado, com números cada vez maiores de partos
normais em comparação aos partos cirúrgicos, atendendo uma
recomendação da Organização Mundial da Saúde.

Neste mês de junho, o HRDM realizou 182 partos, sendo 113 partos
normais e somente 69 partos cirúrgicos, dando um percentual de
62% de partos normais. Recentemente, em reportagens de televisão,
foram mostrados hospitais e maternidades onde o número de
procedimentos cirúrgicos superam com grande margem os partos naturais.

"Todos os nossos procedimentos e profissionais envolvidos no
atendimento buscam mostrar a importância para saúde da mulher e do
recém-nascido, de se ter um parto natural, sem traumas nem
procedimentos cirúrgicos desnecessários" registra Dr. Luiz Melo,
gestor do Hospital, que conclui: "Nosso objetivo é que estes números
possam continuar em ascenção. Com o aumento humanizado dos partos
naturais" - Afirma o gestor.

Operação Inverno promove limpeza de canal no loteamento Riacho da Prata II para minimizar transtornos com as chuvas


O trabalho intenso de limpeza de canais e galerias na cidade desenvolvido pela Prefeitura continua percorrendo os quatro cantos do Paulista. Ao todo, 28 canais que cortam a cidade estão sendo limpos para minimizar os efeitos das chuvas. A ação, que faz parte da Operação Inverno, visa prevenir alagamentos nas comunidades do município, a exemplo do canal no loteamento Riacho da Prata Ii, que recebe serviços que devem ser concluídos na tarde deste domingo (05.07).

Durante a ação, funcionários da Secretaria de Serviços Públicos contam com o apoio de um caminhão caçamba e uma retroescavadeira para retirar entulhos. Para o bombeiro civil Rodrigo Bezerra, 28, morador da comunidade, a prefeitura respondeu com agilidade ao pedido da comunidade e a ação será importante para garantir a segurança dos moradores. "Estou acompanhando desde o início. Procuramos a prefeitura e fomos atendidos. Essa limpeza é fundamental nesse período de chuvas, pois evita maiores alagamentos. Esperamos que no futuro sejam feitas melhorias mais definitivas aqui na comunidade", disse.

Reforço - A Prefeitura do Paulista recebeu este ano um reforço importante para fortalecer as ações de cuidado com a cidade: duas novas retroescavadeiras. A aquisição dos veículos foi possível graças aos recursos que vieram de Brasília, através de uma emenda parlamentar do deputado federal Anderson Ferreira (PP), que destinou para o município 296 mil reais. As máquinas, que custaram 366 mil reais, recebendo um aporte do governo municipal de 69 mil, serão usadas pela Secretaria de Serviços Públicos na remoção de lixo, entulho, poda de árvores e na limpeza de canais e córregos em diversos bairros da cidade. Para adquirir os novos equipamentos, o governo local celebrou um convênio com o Ministério da Agricultura e a Caixa.

Prefeitura e Celpe realizam ação emergencial para minimizar perigo com fios de alta tensão na Mirueira

Técnicos da Diretoria de Iluminação Pública do Paulista e da Celpe realizaram neste sábado (04.07) uma ação emergencial para evitar a queda de um poste de alta tensão localizado no bairro da Mirueira. A estrutura ameaçava tombar devido às fortes chuvas que encharcaram a barreira onde ele foi instalado. O trabalho contou com o apoio de uma retroescavadeira e um caminhão do tipo plataforma.
            O poste de alta tensão fica na Estrada da Mirueira, em frente ao imóvel de nº 590, nas proximidades da Granja Laranjeiras. No local, os técnicos da prefeitura obstruíram a passagem da água da chuva no pé da barreira e reforçaram os alicerces da estrutura. Também foi preciso realizar a troca do poste. A ação agradou os moradores da área. A via onde o trabalho foi realizado faz uma importante ligação com o município vizinho de Olinda. A iniciativa contou com o apoio da limpeza urbana.

Paulista presta assistência à população ribeirinha afetada pela cheia do Rio Paratibe



As chuvas que castigam o município do Paulista nos últimos dias elevaram o nível do Rio Paratibe provocando inundações em algumas comunidades ribeirinhas da cidade. Em função disso, equipes da Defesa Civil e Assistência Social da prefeitura estão percorrendo diversas localidades para prestar assistência à população. Neste sábado (04.07), os técnicos estiveram na comunidade dos Canos, em Jardim Paulista Baixo.
Na localidade, três famílias tiveram de deixar suas residências e foram para a casa de parentes. Além delas, outras dez receberam a visita dos funcionários do município para uma vistoria técnica. Esse contingente de pessoas passou a fazer parte do cadastro social da Secretaria de Políticas Sociais, Esportes e Juventude e recebeu, na oportunidade, alguns mantimentos como colchões.
A população pode acionar as equipes da Defesa Civil da cidade, através do 0800.281.0958, das 07h às 18h. Após esse horárioo atendimento é feito por meio do número 193, do Corpo de Bombeiros.
RESULTADOS – Ao longo dos últimos meses, a Prefeitura do Paulista promoveu um trabalho focado na prevenção aos desastres naturais, com ações nas localidades consideradas de risco. Graças à iniciativa, o município não registra, até o momento, nenhuma morte por conta de acidentes em áreas de morro/barreira e alagados.

Prefeitura do Ipojuca com 130 técnicos da Defesa Civil

Após previsão de chuva forte em Ipojuca, o prefeito Carlos Santana decretou estado de alerta no município na manhã deste sábado (04). Nas últimas 96 horas choveu em Ipojuca 200 mm e nas últimas 24h, um quantitativo de 150 mm, um índice considerado atípico e que teve com a maré alta, registro de inundações no Rio Ipojuca.

A equipe técnica está trabalhando para identificação de possíveis locais de risco. Caso haja necessidade será realizada a transferência de famílias para casa de parentes ou abrigos. Até o início da tarde, duas famílias foram removidas para abrigos e houve 18 deslizamentos de barreiras, sem vítimas. A equipe técnica da prefeitura do Ipojuca que está atuando nas ocorrências,  recebeu um reforço de 30 servidores do Salvamento Aquático, contando com quatro embarcações para atuar em inundações. No total, são 130 profissionais da Defesa Civilcom o suporte das secretarias de Infraestrutura e Bem Estar Social e da Guarda Municipal no plantão para atender as ocorrências. Além disso, o plantão conta com caminhões, retroescavadeiras, tratores, veículos tipo Kombi e motos.

A prefeitura desenvolve plano permanente de prevenção de danos de chuvas por meio da limpeza de canais, de obras de contenção de encostas, aplicação de gel e lonamento.

O telefone da Defesa Civil do Ipojuca é o 0 800.281.0620