Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

População do Paulista participa da abertura da VII Conferência Municipal de Saúde




Cerca de 150 pessoas, entre elas profissionais da saúde do Paulista, estiveram presentes na tarde desta sexta-feira na abertura da VII Conferência Municipal de Saúde, que traz o tema “Saúde Pública de Qualidade: Direito do Povo Brasileiro”. O encontro, que aconteceu no SESI de Paratibe e segue até domingo (12.07), serviu para reunir a população com os membros da Secretaria de Saúde do município, a fim de discutir e avaliar o serviço prestado pelo órgão municipal.

Na ocasião, além da abertura para a fala da plenária, também aconteceram apresentações culturais. “Esse é o maior evento de saúde do município, onde discutimos não só o que acontece sobre saúde na cidade, mas também todas as influências, como a saúde do estado e da união do Governo Federal. É um momento de avaliação e prestação de contas,” disse o secretário de saúde, Alberto Lima.

A enfermeira Agatha Félix trabalha na prefeitura há oito anos e manifestou sua satisfação em poder participar de mais uma conferência. “Essa oportunidade é de tamanha importância porque temos a abertura de poder discutir as melhorias que o governo trás para nós. O que o SUS tem para a comunidade e para os funcionários e o que podemos fazer para contribuir e melhorar o sistema de saúde,” completou.

De acordo com o prefeito Junior Matuto é importante destacar que a saúde hoje é uma das principais demandas, não só do município, mas do estado e do Brasil como um todo. Matuto falou ainda que o principal objetivo é aproximar o povo cada vez mais da gestão. “Nosso maior desafio na saúde é justamente o de humanizar a relação entre o usuário e o prestador de serviços. E nisso acredito que a conferência serve para expor nossas idéias, a intenção do governo e mais do que isso, mostrar a população tudo que vai e tem sido feito pela saúde no município”, finalizou.

Durante os três dias de evento, os participantes construirão propostas que vão ser utilizadas pela Prefeitura a fim de intensificar e ajustar os programas oferecidos pela rede municipal. As ideias ainda servirão como base para as Conferências Estadual e Nacional de Saúde. A secretária executiva do Ministério da Saúde, Ana Paula Menezes Sóter, também esteve presente no evento. 

A partir das indicações da sociedade serão elaborados os planos de âmbito estadual e nacional para a saúde. Cerca de 300 pessoas devem fazer parte da iniciativa. O SESI Paratibe fica na Rua São Pedro, 2800, em Paratibe.

Confira abaixo a programação completa do evento:

Sábado (11.07)

08 às 10h30 – Continuação do Credenciamento para os retardatários.
08h30 – Leitura e Aprovação do Regimento.
09h – Mesa 2: Perspectivas para o Fortalecimento do Sistema Único de Saúde.
09h30 – Mesa 3: A participação social como estratégia para consolidação do SUS.
10h – Abertura para falas da plenária.
11h – Grupos de Trabalho.
Grupo I – Direito à Saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade.
Grupo II – Participação Social, Informação, Tecnologia e Inovação do SUS.
Grupo III – Valorização do Trabalho e da Educação em Saúde.
Grupo IV – Financiamento do SUS e Relação Público x Privado.
Grupo V – Gestão do SUS e Modelos de Atenção à Saúde.
14 às 16h – Grupos de Trabalho (Continuação).

Domingo (12.07)

08h30 às 13h – Plenária final para aprovação das propostas.
14 às 15h30 – Articulação para eleição dos delegados da VIII Conferência Estadual de Saúde de Pernambuco.
15h30 – Plenária Final para homologação dos Delegados para VIII Conferência Estadual de Saúde e encerramento dos trabalhos.