Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

PAULISTA INICIA DRAGAGEM DO CANAL SÍTIO DO JORGE EM MARANGUAPE I‏


Um dia depois de assinar ordem de serviço para a dragagem do Canal Sítio do Jorge, em Maranguape I, o prefeito do Paulista, Junior Matuto, voltou à comunidade nesta sexta-feira (17.07) para acompanhar de perto o início do serviço. O gestor municipal visitou ruas, conversou com a população e com os operários da obra. O desassoreamento do canal vai beneficiar diversas famílias da localidade que sofrem com problemas de alagamentos no inverno. A notícia era aguardada pelos moradores há mais de 20 anos.
            A ação faz parte de convênio celebrado com o Ministério da Integração Nacional, dentro de um pacote de obras do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC Drenagem. O investimento na intervenção é de R$ 2,8 milhões. Ao longo dos próximos seis meses, os funcionários da prefeitura vão aprofundar e limpar o leito do canal, alargar as margens e devolver o curso natural com a dragagem também da lagoa Pau Sangue – responsável por receber todo o volume d´água dessa região da cidade.
            Diante dos bons resultados no primeiro dia das obras, o prefeito Junior Matuto destacou que um dos principais desafios da gestão é manter a credibilidade do governo nas ruas, especialmente, nesse cenário de crise. “Apesar desse quadro de desconfiança da população no serviço público, aqui em Paulista os moradores estão reconhecendo que a nossa gestão tem o compromisso de planejar as ações e torna-las realidade. Ontem assinamos a ordem de serviço e hoje as pessoas já estão vendo as máquinas trabalhando. As coisas não estão se resumindo somente as palavras, mas sim a execução”, cravou.
            O trabalho em Maranguape I começou pelas ruas 12, 46 e 49. A expectativa é de que as quatro escavadeiras empregadas na obra percorra os mais de mil metros do canal, beneficiando também os moradores das vias 50, 48, 47, 45, 43, 42, 36 e 28. O supervisor de produção Marcos Tulles, 42, reside na localidade há 32 anos. Na visão dele, a dragagem do Canal Sítio do Jorge representa a realização de um sonho. “A comunidade de Maranguape I está em festa com o início dessa obra. Nossa vida realmente vai mudar quando esse canal estiver limpo. Agora sim teremos condições de dormir sem ter pesadelos como o de ter a casa invadida pela água. Foram muitos anos de sofrimento, mas agora a situação vai mudar pra melhor”, desabafou.  
            A ação em Maranguape I contar com o apoio de dez caminhões caçamba para a remoção da lama depositada no leito do canal. Um efetivo de 15 homens será responsável pela execução do serviço. A coordenação do trabalho no local fica a cargo da Secretaria Municipal de Serviço Público.

PAVIMENTAÇÃO DE VIA – Nesta sexta-feira (17.07), o prefeito do Paulista, Junior Matuto, também visitou a comunidade da Conceição para vistoriar às obras de pavimentação da Rua José Cupertilho de Oliveira. A via, que possui aproximadamente de 300 metros, está sendo asfaltada graças à otimização dos recursos públicos aplicados no revestimento do Canal do Araxá. A verba seria apenas empregada nas intervenções de macrodrenagem, mas permitiram que a prefeitura realizasse ainda a pavimentação das vias paralelas ao canal e construísse pontilhões ao longo do seu leito.

Campeonato feminino de futebol tem início neste domingo‏


Ipojuca conta com sete equipes na disputa do torneio

A Prefeitura do Ipojuca, através das secretarias de Juventude e Esportes (Sejuve) e Mulher (SecMulher) em parceria com a Liga Desportiva Ipojucana, inicia neste domingo, (19), a nova edição do campeonato feminino de futebol. Sete equipes estão inscritas para participar da competição, movimentando aproximadamente 110 atletas, todas moradoras de Ipojuca. A abertura dos jogos acontecerá no Engenho Boa Cica, área rural do município. A partida terá início às 8h30.

O campeonato acontecerá até o dia 29 de agosto e tem o objetivo de incentivar a prática esportiva entre as mulheres do município. As atletas receberam na última quinta-feira do prefeito Carlos Santana, os novos padrões, bolas, troféus e medalhas. Ipojuca conta com forte adesão das atletas, contando com sete times na disputa, já o campeonato pernambucano conta com oito equipes, apenas uma seleção a mais. As equipes femininas que estão na disputa são Engenhos Benfica, Maranhão, Dois Mundos, Crauassu, além de Ipojuca, Serrambi e Escolinha Maracaipe.

Central de Interpretação de Libras retoma atividades em Petrolina, Caruaru e Recife

Após um processo de restruturação, a Central de Interpretação de Libras (CIL) - programa do Governo Federal em parceria com o Estado de Pernambuco -, normaliza os atendimentos nos municípios de Petrolina, Caruaru e Recife. O serviço é de apoio à pessoa surda e acontece por agendamento presencial, através de intérprete de Libras, de forma gratuita, personalizada e exclusiva, nos setores públicos de saúde, segurança, justiça e cidadania.
O Programa é vinculado à Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (Sead), que está inserida na Executiva de Segmentos Socias da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ).
Para realizar o agendamento dos serviços, os interessados devem procurar a Central de segunda à sexta, das 8h às 17h, nos locais indicados abaixo:
RECIFE:
SEAD
Rua João Ivo da Silva, 342, Madalena, Recife/ PE.
CARUARU:
Expresso Cidadão Caruaru
Avenida Lourival José da Silva 80, Petrópolis, Caruaru – PE
PETROLINA:
Expresso Cidadão Petrolina (River Shopping)
Avenida Monsenhor Ângelo Sampaio 1001, Centro, Petrolina – PE

Pescadores do Paulista realizam manifestação contra Compesa nesta segunda (20)

Esgotamentos sanitários sem tratamento estão prejudicando a pesca no município

Os pescadores do município do Paulista, RMR do Recife, realizam nesta segunda (20) às 8h, uma manifestação em frente à Colônia de Pescadores de Paulista, no bairro do Janga, contra a Companhia Pernambucana de Saneamento - COMPESA devido aos esgotamentos sanitários que são despejados no mar, sem nenhum tratamento e que vêm prejudicando a pesca no município.

A degradação ambiental ocasionou a extinção de várias espécies de peixes na área litorânea de Paulista, como Tainha, Boca-Mole, Barbudo, Saúna e outras que compõem a pesca artesanal do local. Além disso, os mariscos também desapareceram da área litorânea da praia do Janga até Maria Farinha, sendo atualmente encontrados somente em Mangue Seco.

Na terça-feira (14), pescadores e marisqueiras se reuniram para discutir o que poderia ser feito para resolver o problema e conversaram sobre as dificuldades que estão enfrentando em virtude da falta de tratamento dos esgotos sanitários. De acordo com o presidente da Colônia dos Pescadores do Paulista a situação é grave. "Espero que a Compesa tome uma posição, pois os pescadores vivem da atividade da pesca. É do mar que eles tiram o sustento e hoje a fonte está prejudicada por conta da empresa”, ressaltou ele.

Ainda de acordo com Mangote, os pescadores estão entrando com uma ação indenizatória contra a empresa de abastecimento. "O objetivo é amenizar o sofrimento dos pescadores e marisqueiras devido à degradação ambiental ocasionado pela Compesa", explicou o presidente.

Contato:
Luiz Mangote - Presidente da Colônia de Pescadores de Paulista
(81) 986726240

Curso de transporte de cargas perigosas para moradores do Paulista

Cinquenta pessoas do município do Paulista participam nesta segunda-feira (22.07), do início das atividades práticas de um curso para o transporte terrestre de cargas perigosas. O grupo terá de realizar 20 horas/aula. O curso acontece, das 8 às 11h30 e das 13h30 às 18h, no antigo campo de aviação da Avenida Brasil, em Maranguape I. A iniciativa é da Secretaria de Políticas Sociais, Esportes e Juventude da cidade com o apoio do complexo Sest/Senat.

SERVIÇO:

O que: Curso de transporte de cargas perigosas.

Onde: Antigo campo de aviação de Maranguape I, em Paulista.

Quando: Segunda-feira (20.07), a partir das 8h.