Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Armando luta para ampliar exportações do setor sucroalcooleiro

Produtores de açúcar e álcool buscam viabilização de quotas de exportação para os Estados Unidos e União Europeia

Brasília – O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro, recebeu nesta terça-feira (28) produtores de açúcar de Pernambuco, Alagoas, Paraíba e outros estados do Nordeste. Na ocasião, os empresários entregaram ao ministro documento que formaliza  a proposta que busca viabilizar as quotas de exportação de açúcar para os Estados Unidos e países da União Europeia.

De acordo com o documento, os produtores teriam acesso ao financiamento privado e contariam com o seguro de crédito no âmbito do Fundo de Garantia às Exportações (FGE). Segundo o Ministro, a proposta está em consonância com as diretrizes do Plano Nacional de Exportações e representaria um alívio financeiro para o setor, viabilizando a produção e as exportações para os próximos anos.

Governo prevê recuperação da economia apenas no último trimestre









Após participar da reunião de coordenação política do governo Dilma Rousseff, nesta segunda-feira (27), o ministro Nelson Barbosa (Planejamento) afirmou que o Palácio do Planalto espera a recuperação da economia para o último trimestre deste ano. A nova previsão adia os planos do governo, que considerava que o país poderia voltar a crescer já no início do segundo semestre.

De acordo com Barbosa, a redução da meta fiscal de 1,1% para 0,15% do PIB, medida que ainda tem gerado desconfiança no mercado e reflexos financeiros importantes, é “compatível com a manutenção dos principais programas do governo”, mas o Planalto não pretende usar as reservas internacionais para segurar a alta do dólar.

“[A redução da meta fiscal] É compatível com a manutenção dos principais programas do governo e com a recuperação da economia, que nós esperamos que já comece a acontecer a partir do final deste ano, a partir do último trimestre de 2015, e ganhe força a partir do ano que vem”, disse o ministro.

“O governo não pensa em utilizar os estoques de reservas internacionais [para segurar a alta do dólar], que é um ativo que dá ao governo brasileiro maior autonomia na condução de sua política econômica. Essa é um decisão que não é de agora, é de 2005, quando o governo do presidente Lula decidiu pagar a dívida do FMI e acumular reservas internacionais”, completou.

Barbosa ressaltou ainda que vê sinais de recuperação em alguns setores da economia, como agronegócio e exportações, e que é “natural” que, com mudanças no cenário econômico, os preços flutuem e haja um aumento temporário da inflação, que deve ser reduzida no ano que vem.

“Temos um aumento temporário na inflação deste ano, mas as expectativas para o ano seguinte já indicam uma redução mais rápida para a inflação. Estamos numa fase de reequilíbrio, numa fase de ajuste. Durante essa fase há um aumento temporário da inflação e uma redução da atividade econômica, com flutuação de alguns preços”, disse. Para ele, o importante é que a economia brasileira “absorva” essas flutuações sem grandes prejuízos.

META FISCAL

A revisão da meta fiscal, anunciada na semana passada pelo governo, deve ser aprovada em projeto de lei pelo Congresso. Barbosa afirmou que a equipe econômica atuará diretamente na articulação com os parlamentares.

“Acertamos uma agenda no Congresso. A equipe econômica vai apresentar o cenário para as lideranças, vamos fazer reuniões com os partidos da base, dialogar com os parlamentares, sindicatos, mercado e imprensa”, afirmou Barbosa. “Temos confiança de que os mercados vão se ajustar a esse novo cenário”, completou.


Fonte: Diário de Pernambuco

Copa do Interior‏


A copa do interior 2015 será em homenagem ao centenário da Federação Pernambucana de Futebol e terá a transmissão e cobertura da TV Nova Nordeste e ESPN Brasil.
A Liga Desportiva do Paulista foi campeão com a Seleção do Paulista em 2009 e revelou vários atletas entre eles Branquinho que foi Campeão PE em 2012 pelo Santa Cruz e Auremir que jogou no Náutico, Vasco e esta atualmente do Fortaleza.
Paulo Junior considerado o rei do acesso em PE devido a seus três acessos consecutivos no Campeonato PE Serie A.2 com o America, Serra Talhada e Chã Grande foi o treinador Campeão da Copa do Interior em 2009 e volta a treinar a Seleção.
Este ano a competição será para jogadores de 16 a 20 anos sendo assim não teremos contratações e sim a descoberta de novos valores aqui mesmo em nossa Cidade.
Teremos apenas um patrocinador em nossa camisa que será a Prefeitura do Paulista e contamos com o apoio dos vereadores Nildo Soldado e Robertinho além de nosso amigo Pêra do União.

Grupo “A”
Paulista, Goiana, Igarassu e Abreu e Lima
02/08 - 15:00hs (Estádio Alfredo Bandeira de Melo, Igarassu)    Igarassu x Paulista
09/08  - 15:00hs (Estádio Ademir Cunha, Paulista)    Paulista x Goiana
16/08 - 15:00hs  (Estádio Ademir Cunha, Paulista)    Paulista x Abreu e Lima
23/08 - 15:00hs  (Estádio Beira Rio, Caetés 3)    Abreu e Lima x Paulista
30/08  - 15:00hs (Estádio Agamenon Magalhaes, Goiana)    Goiana x Paulista
06/09 - 15:00hs  (Estádio Ademir Cunha, Paulista)    Paulista x Igarassu


 Júlio José, presidente da Liga Desportiva do Paulista.

(81) 9.8755-0673

Dia Nacional do Patrimônio Histórico é lembrado em Igarassu

Comemorado dia 17 de agosto, o Dia Nacional do Patrimônio Histórico será lembrado em todo o país com a realização de diversas ações culturais. Em Igarassu, na Região Metropolitana do Recife, a comemoração terá um sentido a mais para a cidade histórica. É que o Iphan – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, por meio da produtora Tabuleiro Produções, levará ao município a Exposição "Preservar Igarassu", a partir do dia 15, às 19h, marcando a inauguração oficial da Casa do Patrimônio/Iphan na cidade. A Exposição ficará aberta ao público até o dia 17 de agosto do próximo ano, de segunda a sexta, das 9h às 12h, e das 13h às 17h, no Sobrado do Imperador, localizado na Rua Barbosa Lima, nº 122, Sítio Histórico.
No mesmo local, celebrando a Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco (promovida pela Fundarpe), a Casa do Patrimônio/Iphan em Igarassu desenvolverá, de 17 a 21 de agosto deste ano, mais um experimento do projeto “Sobrado dos Bonecos”, desta vez com foco no mais novo bem cultural pernambucano registrado como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro: o Mamulengo. O evento contará com oficinas voltadas ao público infantil, jovem e adulto; rodas de conversa intituladas “História de um Brincante”, para as quais serão convidados mestres mamulengueiros que atuam há bastante tempo no Estado de Pernambuco; apresentação do Inventário e do Registro dos Mamulengos; discussões sobre a construção e planejamento da Salvaguarda dos Mamulengos; feira de bonecos; e apresentações de grupos de Teatro de Bonecos. As oficinas contarão com a participação dos mamulengueiros de Igarassu e de outras cidades do Estado. As inscrições para participação nas oficinas poderão ser feitas pelos telefones (81) 3545-0537 / (81) 3545-0307 ou presencialmente na Casa do Patrimônio, no Sobrado do Imperador.
Durante a permanência da Exposição “Preservar Igarassu” serão realizadas diversas atividades culturais e de cunho educativo a serem desenvolvidas em conjunto com a sociedade e a Rede de Parceiros da Casa do Patrimônio/Iphan em Igarassu.
A Mostra pretende promover o patrimônio histórico, cultural e paisagístico do município por meio de painéis expositivos, exibição de vídeo / documentário, peças representativas do seu patrimônio imaterial e apresentação de importantes expressões culturais da cidade, como o teatro de bonecos dos grupos Q-Riso e Mulungu, a revista literária NAUvoadora e o Maracatu Estrela Brilhante de Igarassu (nomeado patrimônio vivo do Estado de Pernambuco e reconhecido como o maracatu mais antigo do Brasil).
Todas essas ações são realizadas pela Superintendência do Iphan em Pernambuco / Casa do Patrimônio em Igarassu, com o apoio e parceria da Prefeitura Municipal de Igarassu / Secretaria de Turismo, Cultura e Patrimônio Histórico e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco – Fundarpe, e produzidas pela Tabuleiro Produções, empresa sediada na Bahia, contratada pelo Iphan/PE. Mais informações pelos telefones (81) 3545-0537 e (81) 3545-0307 – Escritório Técnico do Iphan em Igarassu (PE) / Casa do Patrimônio.

Senador e deputado participam de ato político no Recife

O senador Fernando Bezerra Coelho, o deputado federal Fernando Filho (PSB) e o vereador do Recife, Marco Aurélio Medeiros (PTC) participaram de uma reunião com mais de 40 pré-candidatos a vereadores da capital pernambucana, realizada na sede municipal do PRTB. Os pré-candidatos fazem parte do Movimento Avança Recife (MAR), formado por lideranças dos bairros e Regiões Político Administrativas (RPAs).

“Estamos trabalhando para formar uma chapa competitiva, capaz de disputar cadeiras importantes no parlamento recifense. Aqui temos homens e mulheres com história e serviços prestados em suas comunidades”, afirmou Marco Aurélio. Fernando Filho destacou as alterações na legislação eleitoral para a próxima disputa. “Teremos menos tempo de propaganda, mas alguns itens importantes como, os carros de som, foram preservados”, disse o deputado.

O senador Fernando Bezerra Coelho traçou um panorama do momento político do país e destacou que é importante atuar com calma, para que o Brasil retome o caminho do crescimento. “Nós estamos vivendo um tempo de muitas incertezas, por isso precisamos ter tranquilidade para saber enfrentar as dificuldades que irão surgir ao longo do ano, que será bastante difícil”, declarou.

Miguel Coelho assume presidência do PSB de Petrolina prometendo unidade e fortalecimento do partido

O Partido Socialista Brasileiro (PSB) tem uma nova coordenação em Petrolina. O deputado estadual Miguel Coelho foi escolhido para presidir a executiva da legenda na capital do São Francisco. O processo foi definido pelo diretório estadual do PSB e será oficializado nesta terça-feira (28) pelo Tribunal Regional Eleitoral.

O novo presidente assume com duas metas prioritárias: unidade e fortalecimento do partido que atualmente conta com quatro deputados e um senador oriundos de Petrolina. “A comissão provisória estava desativada desde o ano passado e agora podemos organizar uma nova fase no partido. Queremos ouvir as principais lideranças do PSB, os deputados Gonzaga Patriota, Lucas Ramos, Fernando Filho, além do senador Fernando Bezerra e nossos vereadores. Com isso, vamos fortalecer nosso partido de maneira conjunta em busca de novas conquistas para Petrolina”, destaca Miguel.

Maior liderança política no estado, o governador Paulo Câmara demonstrou esperança no futuro do PSB em Petrolina com a ascensão da nova coordenação. “A gente tem confiança que o novo presidente Miguel Coelho vai conduzir da melhor maneira e levará o PSB a ficar muito forte para as eleições municipais”, disse o governador durante uma agenda em Petrolina domingo passado (26).

Atualmente, a executiva do PSB de Petrolina funciona como uma comissão provisória. A transformação do colegiado em um diretório municipal é outra medida que será discutida e adotada nos próximos meses segundo o novo presidente. “Petrolina hoje é uma das maiores cidades do Nordeste e precisamos acelerar esse processo de formação do diretório municipal do PSB.”

A ampliação do quadro de filiados na capital do São Francisco e o estreitamento do partido com os movimentos sociais são outras metas que Miguel pretende consolidar. “Hoje, o PSB de Petrolina tem mais de dez movimentos sociais. Agora é o momento de chamar esses grupos, os filiados, as lideranças para estruturar um partido justo e com a representatividade de todas as forças de nossa cidade.”

​Fotos: João Bita

Cepe inaugura espaço no Museu Cais do Sertão


O Museu Cais do Sertão, um dos mais modernos equipamentos culturais de Pernambuco, conta agora com um novo serviço: a Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) inaugurou um espaço onde o visitante encontrará importantes títulos do catálogo da companhia e temática nordestina.
O presidente da Cepe, o jornalista Ricardo Leitão, destaca a iniciativa. “É missão da Companhia promover o livro e a leitura, a partir de iniciativas próprias ou em parceria com outras instituições. É o caso dessa associação com o Museu Cais do Sertão, na qual a Cepe disponibiliza um ponto de vendas, com publicações de seu catálogo, que tem relação com a realidade cultural da sociedade e do homem nordestino. Esperamos que a iniciativa atenda à expectativa do público visitante do museu e ajude a divulgar ainda mais a produção editorial da Cepe”, afirma.
Os amantes da cultura nordestina poderão encontrar cerca de vinte títulos, entre eles, “Forró – A Codificação de Luiz Gonzaga”, escrito pelo músico e pesquisador Climério de Oliveira, e lançado ano passado no próprio Museu Cais do Sertão. Ainda no catálogo disponível, “O Cajueiro Nordestino” (Mauro Mota), “A Emparedada da Rua Nova” (Carneiro Vilela), “O Sanfoneiro do Riacho de Brígida” (Sinval Sá) e a recém-lançada biografia “Magdalena Arraes – A Dama da História (Laílson de Holanda e Valda Colares) também são destaque. 
A loja da Cepe funciona de terça a domingo, das 11h às 16h30. O Museu Cais do Sertão Luiz Gonzaga está localizado na Avenida Alfredo Lisboa, s/n, Bairro do Recife.

TIM participa da 5ª Feira de Oportunidades Especiais em Recife

Iniciou na manhã de ontem (27), mais uma edição da Feira de Oportunidades Especiais em Recife. O evento acontece entre os dias 27 de julho a 11 de agostono Shopping Rio Mar. A companhia de telefonia TIM, oferece vagas profissionais para pessoas com deficiência em todas as diretorias, além de lojas e call center. O estande fica localizado no térreo, próximo às lojas DNA Natural e Viva La Fete (próximo aos elevadores). Podem concorrer às oportunidades candidatos que possuem qualquer tipo de deficiência e ensino médio completo. Também haverá atendimento feito por intérprete de libras.

Além da participação efetiva na Feira de Oportunidades Especiais, a empresa também tem reforçado a divulgação da oferta de vagas para PCD’s durante o ano inteiro através do site www.oportunidadesespeciais.com.br.

FÓRUM DE LANÇAMENTO DA REVISÃO DOS PLANOS DIRETORES

As prefeituras do Cabo de Santo Agostinho e de Ipojuca, em parceria com a Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco, Condepe/Fidem, promovem na próxima quarta (29) e quinta-feira (30), respectivamente, os Fóruns de lançamento da revisão dos Planos Diretores Municipais. Estão sendo convidados representantes da sociedade civil e do poder público.

O evento no Cabo de Santo Agostinho será realizado no Auditório do Centro Administrativo Joaquim Nabuco - CAM , na rua