Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

SARA e SDSCJ promovem 5ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar

Os debates sobre as propostas e os avanços para a promoção da soberania alimentar e o direito humano à alimentação adequada e saudável serão ampliados na 5ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar (Cesan/PE), promovida pelo Governo do Estado, através das secretarias de Agricultura e Reforma Agrária (SARA) e de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), em parceria com o Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional de Pernambuco (Consea/PE).

A convenção será realizada no Hotel Canariu’s, em Gravatá, nos próximos dias 4, 5 e 6 de agosto, e abordará o tema Comida de Verdade no Campo e na Cidade, por Direitos e Soberania Alimentar. A presidenta do Consea Nacional, Maria Emília Pacheco, ministra a palestra de abertura do evento, que contará com a participação dos secretários estaduais da SARA e da SDSCJ, Nilton Mota e Isaltino Nascimento, respectivamente, da secretária Nacional Adjunta da SESAN/MDS, Lilian Rahal, e da representante do Ministério da Saúde, Simone Guadagnini.

Durante os três dias de trabalho em grupo, os participantes discutirão estratégias de fortalecimento do Sistema Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Sesans) e propostas para a revisão do I Plano Estadual de Segurança Alimentar de Pernambuco, que aponta um conjunto de objetivos e diretrizes. O material deverá ser apresentado na 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CNSAN), que será realizada de 3 a 6 de novembro deste ano, em Brasília (DF).

A todo 340 pessoas de todos os municípios pernambucanos vão participar da conferência. O público é formado por representantes dos governos estadual e municipal e da sociedade civil organizada, como sindicatos e associações. São profissionais de diversas áreas como serviço social, nutrição, pedagogia, agronomia e professores universitários, que participaram das conferências municipais e têm efetiva participação nas discussões sobre segurança alimentar em seus municípios.

Nos últimos anos Pernambuco avançou na segurança alimentar, através da instituição de políticas públicas estaduais complementares de combate à desertificação, de convivência com o semiárido, de assistência técnica e extensão rural para agricultura familiar.  “A qualidade de vida da população está diretamente ligada a alimentação e nós queremos seguir contribuindo com a expansão do debate e com a sensibilização de todos, garantindoa participação ativa da sociedade”, explicou o secretário de Agricultura Nilton Mota.

Para o secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Isaltino Nascimento, "o evento é uma oportunidade que temos para construir uma política estratégica de forma intersetorial e articulada entre vários órgãos para ajudar a melhorar a qualidade de vida da população pernambucana".

"A Conferência propõe uma discussão que vai além do controle de qualidade, combate a utilização de agrotóxicos e produção de transgênicos. Queremos discutir alternativas para fortalecer os agricultores familiares, que produzem mais de 70% da comida que chega à mesa dos brasileiros", pontua Zélia Tavares, presidente do Consea/PE.


Serviço: 5ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar (Cesan/PE)
Local: Hotel Canariu’s, em Gravatá
Data: 4, 5 e 6 de agosto
Hora: 8h30
Contatos: Cecília Araújo (SARA) – (81) 99488-3320
      Danilo Tenório (SDSCJ) – (81) 99488-2238

PROGRAMAÇÃO

1º dia – 04/08 (terça-feira)
8h30 – Credenciamento e Lanche
9h – Leitura do Regimento
10h – Abertura da 5º CESAN-PE
11h – Conferência: Maria Emília, CONSEA Nacional
12h – Almoço
14h - Painel Povos Tradicionais
15h20 – Guia Alimentar
15h40 – Lanche
16h – SISAN-PE Mariana Suassuna- CAISAN-PE Sônia Lucena - CONSEA-PE
17h - Orientações para os grupos
18h - Apresentação cultural
19h - Jantar 20h30 - Documentário Semiárido Debate

2ª dia – 05/08 (quarta-feira)
8h30 – Trabalho de Grupos
10h – Lanche
10h15 - Trabalho de Grupos
12h – Almoço
14h – Trabalho de Grupos
16h – Lanche
16h20 – Socialização dos trabalhos de grupos
19h - Jantar
20h30 - Atividades paralelas (reuniões, encontros, carta política, sistematização dos resultados)

3ª dia – 06/08 (quinta-feira)
8h30 – Apresentação e aprovação das propostas
10h – Lanche
10h20 - Leitura de Moções e da Carta Política
11h20 - Escolha de delegados/as
12h - Encerramento e Apresentação Cultural
13h – Almoço

Deputado Júlio Cavalcanti critica tratamento do Estado aos servidores


Na reunião plenária desta segunda-feira (03) o deputado Júlio Cavalcanti fez severas críticas ao tratamento dado pelo Governo do Estado aos seus servidores. O parlamentar destacou a crise do Hospital Regional de Arcoverde, que está sem pagar os profissionais. “As terceirizadas estão demitindo os funcionários, estão sem poder pagar, pois também estão sem receber também. São maqueiros, auxiliares de serviços gerais, e até os médicos! Um hospital que era pra ser exemplar, pois é responsável não apenas pela população de Arcoverde, mas de toda uma região – mais de 50 mil pessoas –, está um caos!”, disse Júlio.
Júlio destacou, ainda, que em todos os municípios do interior do Estado que percorre há relatos de problemas. De acordo com ele, os policiais militares da região não estão recebendo as diárias e, com isso, os plantões estão reduzidos. “Os problemas estão em todas as áreas, na saúde, na segurança, na educação. Cadê o Pacto pelo Vida? Cadê o trabalho, cadê a administração? Não são apenas as obras que estão atrasadas. O próprio custeio do Estado está em atraso, ou seja: o dia a dia do Estado está um caos”, declarou.

Mutirão tributário oferece anistia de juros e multas para contribuintes do Paulista


Proprietários de estabelecimentos comerciais no Paulista que desejam quitar débitos fiscais com a cidade podem obter até 100% de desconto nos juros e multas. A medida também vale para pessoas físicas. O público tem até a segunda-feira (10.08) para ser contemplado com o benefício. O atendimento ocorre na Secretaria de Finanças, no horário das 7h30 às 16h30.  A unidade fica na Avenida Marechal Floriano Peixoto, s/n, no Centro.

O perdão total dos juros e multas é oferecido aos contribuintes que desejam saldar a dívida por meio de cota única. Quem optar pelo parcelamento do débito pode saldá-lo em até 60 vezes. A prefeitura garantirá ainda prescrição imediata a débitos anteriores a 2011 que não estão ajuizados (quando não há emissão de cobrança judicial).   

Com o objetivo de trazer maior comodidade a contribuintes idosos ou com mobilidade reduzida, a prefeitura disponibiliza a opção de atendimento em domicílio para estas pessoas. Interessados em solicitar o serviço podem agendar uma visita de técnicos da Secretaria Municipal de Finanças acionando os fones 3437.2337/ 3437.4342, das 8 às 13h30.

Contribuintes que desejarem ter acesso à atual situação tributária junto ao município podem entrar no site (www.paulista.pe.gov.br) e clicar no link IPTU e tributos municipais para realizar o procedimento.  O cidadão que desejar efetuar o pagamento da cota única do IPTU 2015 também pode solicitar o resgate do boleto no site do Governo Municipal. O pedido pode ser feito clicando no link “http://www.paulista.pe.gov.br/site/iptu”.

André Rio apresenta turnê Viva Pernambuco pela 1ª vez no Recife


Show, que circulou pela Europa, será no Manhattan Café Theatro, neste sábado (8), com abertura dos Garçons Cantores


            O cantor e compositor André Rio apresenta pela primeira vez no Recife a turnê Viva Pernambuco, que percorreu recentemente festivais de música e espetáculos na Europa, no Manhattan Café Theatro, neste sábado (8), a partir das 21h. Os Garçons Cantores abrem a casa.
             A apresentação consiste, além das canções do artista, em uma leitura pessoal da música pernambucana, enaltecendo os gêneros musicais e importantes compositores do Estado, como Gonzaga, Capiba, Lenine e Alceu. “O forró, frevo, maracatu e as misturas rítmicas que compõem o mosaico musical pernambucano estarão presentes no espetáculo”, revela André. O cantor estará acompanhado da mesma banda que realizou a turnê, o maestro Luciano Magno, Carla Rio e Benil.   
  O Projeto Viva Pernambuco/Tour Europa 2015 é um espetáculo musical que foi apresentando em cidades como Genebra, Milão, Porto, Lisboa, Londres e no festival mais importante de música do mundo: Montreux Jazz Festival 2015. 
  André Rio tem 20 anos de carreira, 18 CDs lançados e mais de 15 turnês executadas em festivais europeus de música como Montreux Jazz Festival, Festival Latino Americano de Milão e Festival de Música de Zurich. O artista se destaca pelas canções que traduzem os ritmos de nossa terra, arrasta multidões com seu trio elétrico no Galo da Madrugada e é um incansável defensor da música pernambucana.
             O ingresso individual custa a partir de R$ 60. O Manhattan fica na Rua Francisco da Cunha, 881 - Boa Viagem, Recife - PE. Mais informações pelo fone (81) 3325 – 3372.    


Serviço:  

Show de André Rio – Turnê Viva Pernambuco/Tour Europa 2015
Local: Manhattan Café Theatro         
Data: Sábado (8)
Hora: A partir das 21h
Ingressos: A partir de R$ 60
Endereço: Rua Francisco da Cunha, 881, em Boa Viagem.

Saúde do Paulista distribui mil kits bucais para prevenir a cárie nos alunos de creches e educação infantil


Com a retomada das aulas, o programa de Saúde Escolar do Paulista passa a intensificar as ações de prevenção à cárie entre as crianças matriculadas na rede municipal. A iniciativa vai ganhar um reforço com a distribuição de mil kits bucais para as meninas e meninos das creches e das escolas de educação infantil. O material é formado por escova, pasta e creme dental. A entrega do produto será feita aos gestores das escolas nesta quarta-feira (05.08), às 8h30, na Secretaria de Saúde da cidade. Os kits serão utilizados pelas crianças após as refeições no ambiente escolar, com o monitoramento dos técnicos.  

bandavoou lança single “Nó”

Música faz parte do novo disco que será lançado ainda este mês

Na contagem regressiva para o lançamento do primeiro álbum, a bandavoou presenteia os fãs com o lançamento do single “Nó”, canção que dá nome ao disco que foi gravado com