Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Junior Matuto e governador visitam mercado de Paratibe e implantam programa de segurança

Quinze dias após inaugurarem juntos mais uma unidade básica de saúde no Paulista, o prefeito Junior Matuto recebe o governador Paulo Câmara, na manhã desta sexta-feira (06.08), para mais uma agenda conjunta. Os dois participarão, às 10h, do lançamento do Programa Paulista Segurança Conectada. A cerimônia vai acontecer na frente da sede da Prefeitura, na avenida Agamenon Magalhães, s/n, Centro. Logo após, às 11h, seguem para uma visita nas obras do Mercado de Paratibe.

 O Paulista Segurança Conectada contará com uma central de monitoramento onde agentes da guarda municipal em conjunto com a Polícia Militar usando 15 câmeras espalhadas pela cidade. O Programa conta ainda com a implantação da Patrulha Cidadã, com equipamentos e viaturas cedidas pelo Ministério da Justiça através do projeto “Crack, é Possível Vencer”, inicialmente no bairro de Maranguape I, como projeto piloto. Além disso, haverá a instalação de internet aberta em três praças do município para estimular o convívio e a inclusão digital.

Feirinha Típica

Feirinha Típica, sábado (08/08) às 19h. Realização: Igreja Moriá, Capela Sagrado Coração de Jesus, Igreja Batista, Igreja Assembleia de Deus e Igreja Adventista do 7º dia.

Paulista inaugura prédio com construção inédita

O primeiro prédio público do Estado erguido por meio de uma técnica pioneira denominada sistema de construção a seco foi entregue à população na manhã desta quinta-feira (06.08) no Paulista. Chamada de Steel Framing (Moldura de Aço), a edificação dispensou o uso de tijolos e cimento e é tida como limpa por não gerar entulhos de restos de obra.  
            Com nove salas, cinco banheiros e rampa para acessibilidade, o espaço foi construído em aproximadamente 60 dias. Caso fosse erguida de modo convencional, a obra teria uma duração de aproximadamente nove meses. O emprego da técnica norte-americana garantiu ainda uma economia de pelo menos 30%. O método também inibe a ação do calor. Os recursos usados para a construção do prédio, que possui área de 250 m², foram da ordem 490 mil reais.
            O novo ambiente passa a ser a sede da Diretoria de Controle Urbano da cidade, ligada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Paulista. Durante a realização da obra, foi utilizado aço galvanizado como matéria-prima para a montagem da unidade. A cerimônia de inauguração do prédio teve a presença do prefeito do Paulista, Junior Matuto, do vice-prefeito, Jorge Carreiro e de secretários da cidade.

            O prefeito Junior Matuto destacou o esforço da atual gestão para proporcionar um espaço confortável aos servidores e cidadãos do município. “A entrega deste equipamento não significa fazer uma obra de cal e pedra, mas um gesto de criatividade para facilitar o atendimento ao contribuinte, dos construtores, e de quem vier investir aqui em Paulista”, afirmou. O prédio fica localizado na Avenida Marechal Floriano Peixoto, ao lado da Secretaria de Finanças do município, e funciona de segunda a sexta, das 7h30 às 13h30.

Clique AQUI para visualizar mais 38 fotos da matéria acima por meio do Facebook de José Carlos Alves

Aviso: para ter acesso às fotos terá que enviar-nos um pedido de amizade no Facebook,
caso já seja nosso amigo ignore esse aviso. 

Evento esportivo reúne jovens em vulnerabilidade social no Paulista

Com o intuito de promover a interação entre os jovens que cumprem medidas socioeducativas no município, a Secretaria de Políticas Sociais Esportes e Juventude vai promover nesta segunda-feira (10.08) um dia de lazer especial aos participantes.  O evento, que vai acontecer, das 8h às 13h, no Clube Municipal do Nobre, vai reunir crianças e adolescentes com idade entre 7 e 17 anos que são assistidas pelos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS).
Durante a ação à garotada vai poder participar de atividades esportivas, como campeonatos de futsal feminino e masculino, polo aquático e natação. A iniciativa vai acontecer uma vez por mês e terá o objetivo de resgatar os jovens, que se encontram em situação de vulnerabilidade social, na maioria das vezes vítimas de abandono e violência. 

Rodrigo Novaes instala Frente Parlamentar em defesa do Hub da Tam em Pernambuco

Aconteceu nesta quinta-feira, (06), no Plenarinho da Casa Joaquim Nabuco, a instalação da Frente Parlamentar em defesa do Hub da Tam em Pernambuco.

O coordenador da frente, o deputado Rodrigo Novaes (PSD), reuniu-se com os outros membros, os deputados Tony Gel, Aluísio Lessa, Miguel Coelho, Odacy Amorim e Zé Mauricio para colher sugestões e fazer uma agenda de trabalho para os dois próximos meses, com o objetivo de apoiar o estado para receber o centro de voos. 

Entre as ideias, o deputado sugeriu uma visita a presidente Dilma, ao comando da Aeronáutica, mobilização da população, divulgação nas redes sociais. “Precisamos mobilizar todos os pernambucanos a se juntarem nessa luta, é preciso uma mobilização não só na Alepe, mas da sociedade", disse Novaes.

O parlamentar afirmou que a instalação da frente é mais uma ação que se soma às outras iniciativas de apoio ao Hub da Tam. “Venho acompanhando o Governo do Estado com uma excelente articulação, e a Assembleia Legislativa não poderia ficar de fora”, finalizou Rodrigo.

        O empreendimento deve gerar um investimento de mais de 3 bilhões de reais e gerará mais de 10 mil empregos.

       Hoje foi o primeiro encontro para definir a agenda, visitas e colher ideias e sugestões de apoio ao estado nessa luta pelo centro. Próxima reunião acontecerá na segunda-feira (10).

Assembleia discute extermínio da juventude negra em Pernambuco


A chance de um jovem negro ser assassinado em Pernambuco é 11,5 vezes maior que a de um branco da mesma faixa etária. O dado integra o estudo Índice de Vulnerabilidade Juvenil à Violência e Desigualdade Racial, divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública em 2014. Visando contribuir para a mudança desse cenário, a Assembleia realizou, nesta quinta (6), Grande Expediente Especial para debater o tema e dar início às atividades da Frente Parlamentar de Combate ao Extermínio da Juventude Negra em Pernambuco.
Coordenador-geral da frente e requerente do debate, o deputado Bispo Ossésio Silva (PRB) destacou que “a juventude negra é alvo certeiro da exclusão social e da violação dos direitos humanos, sendo vítima de uma violência direcionada e de perfil definido”. “Não podemos assistir a esse genocídio e nos conformar com a banalização dessa violência”, frisou.
Os números expostos pelo Mapa da Violência, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), em 2014, apontam que, entre 2002 e 2012, o número de homicídios de jovens negros no Brasil aumentou 38,7%, enquanto o número de assassinatos de jovens brancos caiu 24,8%. “A violência que ocorre em nossa sociedade  é  direcionada aos jovens negros de periferia”, ressaltou a deputada Teresa Leitão (PT), integrante da Frente.
Para a procuradora do Ministério Público de Pernambuco e coordenadora do Grupo de Trabalho Sobre Discriminação Racial (GT Racismo), Maria Bernadete Azevedo, “vivemos um momento em que se naturaliza o preconceito, o genocídio e a ausência de negros nas instituições”. Ela também chamou a atenção para a necessidade de aplicação a Lei Federal nº 10.639/2003, que incluiu no currículo oficial da rede de ensino a disciplina de História e Cultura Afro-Brasileira.
Representando a Polícia Militar (PM), a Capitã Lúcia Helena, que coordena o GT Racismo da PMPE, pediu o apoio da Assembleia na capacitação dos policiais do Estado: “Fazemos capacitações anuais, mas acho que é pouco. Debater o racismo é extremamente importante para que possamos combatê-lo”.
O extermínio da juventude negra já foi discutido na Assembleia, este ano, em duas Audiências Públicas e será tema de seminário a ser realizado no dia 21 de agosto, pela Comissão de Cidadania. “A questão exige ações políticas concretas”, destacou o deputado Edilson Silva (PSOL), que preside o colegiado e é membro da Frente. Também membro do grupo, o deputado Eduíno Brito (PHS) sugeriu que a Frente se articule com outras casas legislativas do Nordeste: “A união dará maior alcance e força para os trabalhos”. Os deputados Sílvio Costa Filho (PTB) e Zé Maurício (PP) parabenizaram Ossésio Silva pela iniciativa do debate e desejaram sucesso nas atividades da Frente Parlamentar.
fonte: Alepe 

TEATRO PAULO FREIRE OFERECE ESPETÁCULO MUSICAL GRATUITO

O Teatro Paulo Freire abre as portas, nesta segunda-feira (10.08), às 19h, para a apresentação de um concerto aula dos alunos do espaço musical Asafe. O grupo é constituído por cerca de cem pessoas na faixa etária de sete a 90 anos. No repertório músicas de Luiz Gonzaga, além de bossa nova e samba. O evento também vai contar com a participação de um coral. O teatro fica na área central da cidade. A entrada é gratuita

ALUNOS DO PAULISTA TERÃO AULAS DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO‏

Educadores de cinco escolas da rede pública do Paulista participaram nesta quinta-feira (06.08), no Cento de Formação de Professores, localizado no Centro da cidade, da primeira etapa de capacitação do projeto Educa+trânsito. A iniciativa vai contemplar alunos do 1º ao 5º ano com aulas teóricas e práticas de educação no trânsito.  A ação ocorre em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) e a Secretaria de Educação do Paulista.
Neste primeiro módulo os docentes receberam orientações sobre segurança no trânsito. As aulas foram ministradas pelo Analista de Trânsito do Detran, Ary Figueiredo, que explicou a proposta do programa. “O nosso foco é despertar na criança o autocuidado na sua própria segurança, não só como condutor, como pedestre, ciclista, que ela possa adquirir conhecimento pra enfrentar de forma adequada situações de risco”.
Para a professora Jean Gomes, da Escola Rubenita Cavalcanti, esse tipo de ensinamento deveria fazer parte da grade escolar. “É muito importante que eles aprendam as normas de trânsito, são ensinamentos que ajudam na  formação de cidadãos conscientes”, afirmou.
A segunda etapa acontece dia 14 deste mês de agosto com orientações sobre ética, cidadania e trânsito. Após a conclusão dos módulos, os professores irão ministrar aulas teóricas nas escolas. Por fim os alunos terão aulas práticas no Kartódromo da Federação Pernambucana de Automobilismo (FPA) com instrutores do Detran.

Bancada governista comemora desempenho das escolas estaduais no ranking do ENEM

Seis escolas públicas de Pernambuco ficaram entre as dez melhores do Brasil no ranking de desempenho do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O resultado foi repercutido, nesta quinta-feira (06), na Assembleia Legislativa pela bancada governista como fruto de oito anos de investimentos na política educacional do estado.

O deputado Miguel Coelho (PSB) destacou a mudança de patamar que Pernambuco alcançou após o aumento das escolas de tempo integral. “Um estado que era um dos mais violentos do país, hoje, tem não só um trabalho de referência no combate à violência como também seis escolas públicas estão entre as dez melhores do País. Isso é um trabalho revolucionário com as escolas de tempo integral e é preciso que todos se unam para manter esse desenvolvimento.”

O socialista ainda ressaltou o fato de todas as escolas com melhores desempenhos estarem localizadas no interior de Pernambuco. “Fiquei ainda mais feliz porque essas unidades estão no interior, inclusive, uma delas na minha região, na cidade de Dormentes. Isso é sinal da interiorização do desenvolvimento e dos investimentos.”

O líder do Governo na Assembleia Legislativa, Waldemar Borges (PSB) também comemorou o resultado e lembrou o ex-governador Eduardo Campos como um dos principais responsáveis pelo desempenho. “Não é pouco num país continental como o Brasil, seis das dez melhores escolas públicas estarem em nosso estado. Eduardo talvez não imaginasse que esta notícia ocorresse na semana que antecede seu aniversário, mas melhor presente não poderia ser dado a ele.”

Ao todo, 15.640 instituições de ensino tiveram os dados divulgados pelo MEC nesta quarta-feira (05). As unidades pernambucanas mais bem posicionadas foram: Escola Coronel João Francisco (São Vicente Ferrer) em terceiro lugar, Escola João Pessoa Souto Maior (Sairé) em quarto, Escola Barão de Exu (Exu) em quinto, Escola Padre Antônio Barbosa Júnior (Jurema) em sexto, Escola Senador Nilo Coelho (Dormentes) em nono e Escola Manoel Guilherme da Silva (Passira) na décima posição. 


​FOTO: Giovanni Costa/ALEPE​

Prontoclínica do Paulista oferece serviço de atenção à Saúde do Trabalhador

De segunda a sexta-feira, das 16h às 22h, a Prontoclínica Torres Galvão (PTG), no Centro do Paulista, oferece serviços voltados para a Saúde do Trabalhador. No setor, o morador da cidade que tenha sofrido um acidente de trabalho ou tenha uma doença ocupacional tem acesso a serviços especializados. No local é possível ter acesso ao laboratório de análises clínicas e consultas com um médico do trabalho, que acontecem todas as terças e sextas-feiras. Também são entregues autorizações para exames como tomografias, ressonâncias e consultas com especialidades médicas como ortopedia, cardiologia, clínica médica e otorrino. A PTG fica às margens da Avenida Floriano Peixoto, em frente ao TI Pelópidas Silveira.