Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Professores da Rede Municipal de Ensino do Paulista decidem paralisar atividades até quarta-feira (12)

Categoria reclama de descontos indevidos em contracheques durante licenças

Os professores da Rede Municipal de Ensino do Paulista-PE, através do Sindicato dos Professores da Rede Municipal de Ensino do Paulista - SINPROP decidiram após assembleia nesta segunda (10) paralisar as atividades até a quarta-feira (12). A categoria reclama de descontos indevidos durante licenças-médicas, licenças-maternidade, licenças-remuneradas e reivindicam a estabilidade salarial.

Nesta segunda (10), os professores realizaram uma manifestação no centro do município e invadiram a Secretaria de Administração da cidade solicitando uma explicação por parte do governo municipal a respeito da situação. De acordo com Gilberto Sabino, presidente do Sinprop, o secretário Lúcio Genú informou que não estava ciente do ato, mesmo tendo sido comunicado oficialmente.

"Muitos professores tiveram perdas em seus salários, estando em licença, direitos salariais que foram abruptamente retirados. Se um professor hoje em Paulista precisar tirar alguma licença por motivos de saúde, gestação ou até para estudar, terá indevidamente perdas em seus salários", explicou Sabino. Uma nova assembleia acontece nesta quarta (12) às 8h, no auditório do Sindicato dos Tecelões, localizado no centro do Paulista.

PAULISTA REALIZA AÇÃO PARA PROMOVER A AMAMENTAÇÃO

Em alusão a Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM), que oficialmente é celebrada de 1 a 7 de agosto, a Prefeitura do Paulista promove, através da Secretaria de Saúde, uma programação voltada para a promoção da amamentação e sua importância na sobrevivência, proteção e desenvolvimento da criança. A ação acontece nesta terça-feira (11.08), no Teatro Paulo Freire, das 08h às 12h. 

EVENTO
BEBÊ SARADO MAMA NO PEITO

Data: 11/08/2015
Horário: 08:00 as 12:00hs
Local: Teatro Paulo Freire
Público-Alvo: Enfermeiras e 01 ACS de cada USF.

Programação:

08:30h Mesa de Abertura
09:00h Palestrante Rijane (SES PE) Rede de Amamentação e Banco de leite
09:40h Palestrante Dra Zelma Pessôa (Pediatra) Acolhimento da mulher nas dificuldades com a amamentação
10:00h Coffee Break
10:20h Relato de Experiência do Município (Prática do NASF) – “Bebê sarado”
11:00h Encerramento.

Pescadores e marisqueiras do Paulista têm audiência pública nesta terça (11)


Esgotamentos sanitários sem tratamento estão prejudicando a pesca artesanal no município

Os pescadores e marisqueiras do município do Paulista têm uma audiência marcada na Câmara Municipal de Vereadores do município nesta terça (11), às 9h, com a Companhia Pernambucana de Saneamento - COMPESA e a Promotoria de Meio ambiente do Paulista. O motivo são os esgotamentos sanitários que são despejados no mar, sem nenhum tratamento e que vêm prejudicando a pesca artesanal da cidade.

A degradação ambiental ocasionou a extinção de várias espécies de peixes na área litorânea do Paulista, como Tainha, Boca-Mole, Barbudo, Saúna e outras que compõem a pesca artesanal do local. Além disso, os mariscos também desapareceram da área litorânea da praia do Janga até Maria Farinha, sendo atualmente encontrados somente em Mangue Seco.

De acordo com o presidente da Colônia dos Pescadores do Paulista, Luiz Mangote a situação é grave. "Por conta da falta de várias espécies e dos mariscos, muitos pescadores estão passando por dificuldades e para promover o sustendo de suas famílias estão catando latas e as marisqueiras, fazendo faxinas”, ressaltou ele. Através da audiência requerida pelo vereador Fábio Barros, Mangote espera que a situação seja resolvida o mais breve possível.