Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Professores da Rede Municipal de Ensino do Paulista decidem paralisar atividades até quarta-feira (12)

Categoria reclama de descontos indevidos em contracheques durante licenças

Os professores da Rede Municipal de Ensino do Paulista-PE, através do Sindicato dos Professores da Rede Municipal de Ensino do Paulista - SINPROP decidiram após assembleia nesta segunda (10) paralisar as atividades até a quarta-feira (12). A categoria reclama de descontos indevidos durante licenças-médicas, licenças-maternidade, licenças-remuneradas e reivindicam a estabilidade salarial.

Nesta segunda (10), os professores realizaram uma manifestação no centro do município e invadiram a Secretaria de Administração da cidade solicitando uma explicação por parte do governo municipal a respeito da situação. De acordo com Gilberto Sabino, presidente do Sinprop, o secretário Lúcio Genú informou que não estava ciente do ato, mesmo tendo sido comunicado oficialmente.

"Muitos professores tiveram perdas em seus salários, estando em licença, direitos salariais que foram abruptamente retirados. Se um professor hoje em Paulista precisar tirar alguma licença por motivos de saúde, gestação ou até para estudar, terá indevidamente perdas em seus salários", explicou Sabino. Uma nova assembleia acontece nesta quarta (12) às 8h, no auditório do Sindicato dos Tecelões, localizado no centro do Paulista.

PAULISTA REALIZA AÇÃO PARA PROMOVER A AMAMENTAÇÃO

Em alusão a Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM), que oficialmente é celebrada de 1 a 7 de agosto, a Prefeitura do Paulista promove, através da Secretaria de Saúde, uma programação voltada para a promoção da amamentação e sua importância na sobrevivência, proteção e desenvolvimento da criança. A ação acontece nesta terça-feira (11.08), no Teatro Paulo Freire, das 08h às 12h. 

EVENTO
BEBÊ SARADO MAMA NO PEITO

Data: 11/08/2015
Horário: 08:00 as 12:00hs
Local: Teatro Paulo Freire
Público-Alvo: Enfermeiras e 01 ACS de cada USF.

Programação:

08:30h Mesa de Abertura
09:00h Palestrante Rijane (SES PE) Rede de Amamentação e Banco de leite
09:40h Palestrante Dra Zelma Pessôa (Pediatra) Acolhimento da mulher nas dificuldades com a amamentação
10:00h Coffee Break
10:20h Relato de Experiência do Município (Prática do NASF) – “Bebê sarado”
11:00h Encerramento.

Pescadores e marisqueiras do Paulista têm audiência pública nesta terça (11)


Esgotamentos sanitários sem tratamento estão prejudicando a pesca artesanal no município

Os pescadores e marisqueiras do município do Paulista têm uma audiência marcada na Câmara Municipal de Vereadores do município nesta terça (11), às 9h, com a Companhia Pernambucana de Saneamento - COMPESA e a Promotoria de Meio ambiente do Paulista. O motivo são os esgotamentos sanitários que são despejados no mar, sem nenhum tratamento e que vêm prejudicando a pesca artesanal da cidade.

A degradação ambiental ocasionou a extinção de várias espécies de peixes na área litorânea do Paulista, como Tainha, Boca-Mole, Barbudo, Saúna e outras que compõem a pesca artesanal do local. Além disso, os mariscos também desapareceram da área litorânea da praia do Janga até Maria Farinha, sendo atualmente encontrados somente em Mangue Seco.

De acordo com o presidente da Colônia dos Pescadores do Paulista, Luiz Mangote a situação é grave. "Por conta da falta de várias espécies e dos mariscos, muitos pescadores estão passando por dificuldades e para promover o sustendo de suas famílias estão catando latas e as marisqueiras, fazendo faxinas”, ressaltou ele. Através da audiência requerida pelo vereador Fábio Barros, Mangote espera que a situação seja resolvida o mais breve possível.

Ipojuca abre inscrições para escolha dos novos Conselheiros Tutelares

O Conselho Municipal de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do Ipojuca abrirá seleção para novos conselheiros tutelares. As inscrições seguem até o dia 21 de agosto, das 8h às 14h na sede do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente do Município, localizada na rua José Marinho, 410, Ipojuca Sede. A votação acontecerá no dia 04 de outubro em todos os cinco distritos e irá eleger 25 conselheiros tutelares entre os que serão reconduzidos ao cargo e novos conselheiros.

Para se inscrever no processo de escolha é necessário que o candidato (a) resida no município há mais de dois anos, apresente no ato da inscrição original e cópias do RG, CPF e Título de Eleitor, comprovante de residência, além da comprovação de conclusão do Ensino Médio, certidões negativas da Justiça criminal estadual e federal e atender aos outros critérios estabelecidos pelo Edital da seleção.

O edital pode ser acessado no site oficial da prefeitura:

Começa pré-campanha contra Pólio e Multivacinação no Paulista


Paulista sai na frente e inicia a pré-campanha de vacinação de poliomielite e a Multivacinação 2015, antecipando a campanha de imunização marcada para o período de 15 a 31 de agosto. A ação começou na manhã desta segunda-feira (10.08), das 8 às 17h, nas 47 unidades de saúde que existem na cidade. A meta da atual gestão é vacinar 95% das crianças com idades entre seis meses e menores de cinco anos, número que corresponde a aproximadamente 18.540 meninos e meninas.

            A campanha ainda atualizará o cartão de vacina das crianças que tiverem algum tipo de déficit de imunização. Para estes meninos, serão garantidas doses contra BCG, Tríplice Viral, Hepatites A e B, Tetravalente, Pentavalente, Rotavírus, PNC 10 e Meningite. Este é o 36º ano de Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o 26º livre da doença no País.

            As ações de vacinação no Paulista serão ampliadas neste sábado (15.08), considerado o Dia D contra a paralisia infantil, quando o município contará com 40 postos volantes, instalados em toda a cidade. A imunização também estará garantida nas unidades de saúde. Locais como escolas da rede municipal de ensino, o Bompreço do Janga e o Hiper TodoDia fazem parte da lista dos pontos escolhidos pela Secretaria de Saúde do município.

Coordenadora do Programa de Imunização do Paulista, Simone Brandão comentou sobre a utilidade da ação. “É importante fazermos esta campanha para continuarmos garantindo a erradicação de casos de Pólio no Brasil há 26 anos. Quanto mais crianças vacinadas, menos chances da doença voltar a aparecer”, explicou. 

            Mãe do recém-nascido Giovanni, Fernanda Silva destacou a importância de manter as imunizações das crianças em dia.  “Vacino meu filho contra todas as doenças para garantir mais saúde para ele”, afirmou.