Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Multibanco retira caixas eletrônicos do metrô e comunidade faz abaixo-assinado contra medida da CBTU

A Multibanco, empresa que administra o contrato dos caixas eletrônicos nas estações de metrô de Pernambuco, cumpriu a exigência feita pela CBTU e retirou os últimos equipamentos que ainda estavam instalados nos locais. Com a medida, os usuários responsáveis pela média de 630 mil transações mensais deixam de usufruir de um serviço rápido, cômodo e seguro. Durante os três anos em que os caixas eletrônicos fizeram parte do dia a dia de quem utiliza o metrô, as duas tentativas de arrombamento acontecidas no final de julho e começo de agosto, foram as únicas ocorrências registradas. A Multibanco reitera que os crimes foram cometidos fora do horário de funcionamento do metrô e que nada foi levado dos caixas, visto que os equipamentos dispõem de um forte sistema de segurança, além de contar com monitoramento através de gravação de imagens em todas as estações. Em pesquisa realizada no ano passado, os usuários do metrô indicaram sentir mais segurança de utilizar os caixas eletrônicos dentro das estações do que em outros ambientes disponíveis nas cidades. A pesquisa também apontou que o sentimento de insegurança nas estações é devido à falta de policiamento, isentando dos caixas eletrônicos a responsabilidade das ocorrências violentas no local. Os dois últimos assaltos ocorridos na noite da quinta-feira (20), na estação Ipiranga e entre as estações Curado e Rodoviária, que nada tiveram a ver com os caixas eletrônicos, são exemplos que justificam a insatisfação. Há poucos dias, a administração do Espaço Multibanco foi procurada por líderes de várias comunidades que foram afetadas com a falta de dispositivos bancários, e informaram sobre a criação de um abaixo-assinado em andamento desde a semana passada.

Terceirizados da farmácia do Estado ameaçam paralisar atividades por tempo indeterminado

Categoria reivindica salário, vale-transporte e tíquete alimentação atrasados há mais de um mês

Terceirizados da farmácia do Estado de Pernambuco ameaçam paralisar atividades por tempo indeterminado a partir da segunda (24). A categoria está sem receber salário, vale-transporte e tíquete alimentação há mais de um mês e irá aguardar o pagamento até esta sexta (21).

Em protesto contra a falta de pagamento salarial do mês de julho, os 110 funcionários terceirizados da farmácia cruzaram os braços no início da manhã desta sexta (21), em frente à sede do órgão, na Praça Oswaldo Cruz, bairro da Boa Vista. Após as 9h30, os trabalhadores retornam ao trabalho em virtude dos pacientes que estavam na fila para receber medicamentos pertencerem à cidades do interior do Estado. Foi a segunda paralisação da categoria esta semana.

"Se não tiver pagamento, segunda-feira não tem funcionário", explicou Rinaldo Lima, presidente do Stealmoaic - PE. Ainda de acordo com Rinaldo, o sindicato patronal informou que o Governo do Estado deve R$ 200 milhões às empresas terceirizadas com que tem contrato e elas não têm condições de pagar as folhas de julho ou agosto.

Desperdício de alimentos é o foco da edição 2015 do projeto Caravana, do Instituto Walmart

Estão abertas as inscrições para a edição 2015 do projeto Caravana, do Instituto Walmart. O evento, que neste ano terá o tema “Alimentando valores, nutrindo pessoas” é uma ação, realizada em parceria com a ONG FICAS e com o Mesa Brasil Sesc e tem como objetivo  qualificar organizações sociais vizinhas às lojas da rede em Pernambuco. Organizações da sociedade civil, institutos, fundações e empresas interessadas em participar podem efetuar inscrição no link.

As instituições participantes terão um dia de formação com a equipe do FICAS, com foco no combate ao desperdício de alimentos. Após o encontro, os participantes serão estimulados a realizar atividades em suas organizações a partir do conteúdo e dos recursos fornecidos pelo projeto.  

“A Caravana do IWM pretende aproximar as lojas da rede Walmart Brasil às organizações sociais do entorno, potencializando a realização de ações que possam vir a ser desenvolvidas no território. Este ano, o tema “Alimentando valores, nutrindo pessoas” vai aprofundar com os participantes a formação para valores e a educação para paz.”, explica Adriana Mariano, gerente do Instituto Walmart.

Desde 2011, a Caravana já percorreu dez capitais, envolvendo mais de 500 instituições que puderam discutir de forma interativa seus processos internos e desenvolvimento organizacional. Em Recife, o programa está em sua quarta edição e já acumula cerca de 114 participações.

Jurista Elpídio Donizetti vem a PE discutir Novo Código de Processo Civil

Quem estará em Pernambuco, na próxima semana, é o jurista brasileiro Elpídio Donizetti, que fez parte da comissão responsável pela elaboração do anteprojeto do novo Código de Processo Civil brasileiro. A convite da Faculdade dos Guararapes (FG) – integrante da rede internacional de universidades Laureate – ele virá ministrar, terça-feira (25), a Aula Magna da Escola de Direito. O encontro é aberto ao público e acontece às 19 horas, no campus Piedade, na Rua Comendador José Didier, 27.

O tema abordado será: "As principais inovações do novo Código do Processo de Direito Civil".  Entre outros aspectos, o código pretende dar maior celeridade à Justiça, tornar mais transparentes os processos judiciais e ampliar a possibilidade de conciliação entre as partes.

#Saiba mais sobre o jurista nacional Elpídio Donizetti

Referência na área jurídica nacional, o advogado e ex-desembargador mineiro e participou da fundação da Associação Nacional dos Magistrados Estaduais (Anamagens), que tem como foco a defesa dos interesses específicos dos magistrados estaduais. Elpídio foi cadete do Exército, professor de matemática e física em colégios e cursos pré-vestibulares. Cursou Direito e tornou-se mestre e especialista em Direito Processual Civil.

Foi juiz, atuou como promotor de justiça e chegou ao cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais. Até que se aposentou e passou a exercer a advocacia e professor em cursos de pós-graduação e em diversas instituições de ensino nacionais e estrangeiras. É autor de diversos livros e artigos publicados e já recebeu diversos reconhecimentos públicos, entre medalhas, comendas e homenagens.

Sustentabilidade pela Economia Celeste

A sustentabilidade é o desafio das nações emergentes ou das que já atingiram o mais alto nível de crescimento material de suas economias. Ela igualmente é a luta dos ecologistas e a meta a ser alcançada pelos administradores da Terra. Jesus, o Economista Divino, por Sua vez, nos oferece um caminho novíssimo, porque firmado em bases renováveis eternas do Espírito, o moto-contínuo, o curul do desenvolvimento planetário intermundos.
No Evangelho do Cristo Ecumênico, segundo João, 15:1 a 11, podemos ler:

A videira e os ramos
“Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai, o viticultor. Ele corta os ramos que não derem fruto em mim e limpa todos os que dão fruto, para que o deem mais em abundância. Já estais limpos pela palavra que vos tenho anunciado; permanecei em mim e Eu em vós. Assim como o ramo não pode dar fruto de si mesmo, se não se conservar na videira, o mesmo vos sucederá se não permanecerdes em mim. Eu sou a videira, vós sois os ramos. Aquele que permanece em mim, e no qual Eu permaneço, dá muito fruto, pois sem mim, nada podereis fazer. Se alguém não o fizer, será lançado fora como a vara e secará; e será jogada ao fogo para queimar. Se permanecerdes em mim e as minhas palavras em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será concedido. A glória de meu Pai está em que deis muito fruto, e assim sereis meus discípulos. Como o Pai me amou, assim também Eu vos amo. Permanecei no meu Amor. Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis em mim, assim como tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no Seu Amor. Tenho-vos dito estas coisas, a fim de que a minha alegria esteja em vós, e a vossa alegria seja completa”.
É preciso iluminar o Espírito eterno da criatura humana, origem da sua liberdade ou do seu cativeiro. A chave dessas afirmativas encontra-se no Evangelho, segundo Mateus, 6:33, preconizada por Alziro Zarur (1914-1979) como a “Fórmula Urgentíssima de Jesus”: “Buscai primeiramente o Reino de Deus e Sua Justiça, e todas as coisas materiais vos serão acrescentadas”.

Reforma a partir do espírito
Em meu artigo “Leis, homens etc...”, publicado há mais de 20 anos na Folha de S.Paulo, já alertava para o fato de que é urgente educar. A Lei Áurea capaz de abolir a escravatura em qualquer país é livrar seu povo da ignorância. Escreveu Rui Barbosa (1849-1923) que “instruir não é simplesmente acumular conhecimentos, mas cultivar as faculdades por onde os adquirimos e utilizamos a bem do nosso destino. Se não as educamos, simultaneamente, na direção da esfera intelectual e na direção da esfera moral, tê-las-emos condenado a um desenvolvimento incompleto. Conhecer é possuir a noção plena e o conhecimento perfeito da lei no mundo moral, como no da criação material. A ausência da percepção do dever é, pois, uma das faces da ignorância, no sentido em que entendemos, quando lhe opomos como antídoto a escola”.
Não basta, portanto, apenas, instruir, informatizar, porque a Espiritualidade Ecumênica é fator de comedimento que sustenta a ética nas ações humanas, particulares ou públicas. Levemos em conta esta reflexão do velho Sêneca (4 a.C.-65
d.C.), filósofo estoico, arrastado à morte por Nero (37-68): “A estrada para a sabedoria é longa através de preceitos, breve e eficaz por intermédio de exemplos”.
O que não se faz por reformas que flagrantemente batem à porta pode vir a ser realizado por meio de processos traumáticos. E aí, além dos anéis, vão-se os dedos (...).

José de Paiva Netto, jornalista, radialista e escritor.

Usf loteamento Chega Mais oferece teste rápido de HIV

Os moradores da comunidade do Chega Mais podem contar com mais um serviço na Unidade de Saúde da Família (USF) Loteamento Conceição Chega Mais que passa a disponibilizar a partir desta sexta-feira (21) o teste rápido de HIV.
            O teste é realizado a partir da coleta de uma gota de sangue da ponta do dedo. Durante o processo é feita uma triagem com o paciente com questionamentos sobre sua vida sexual e devidos aconselhamentos. O resultado do teste sai em 30 minutos, caso o diagnóstico seja positivo, o paciente é encaminhado ao Serviço de Assistência Especializada (SAE) onde receberá o acompanhamento necessário e medicamentos para o tratamento.
            Os interessados em realizar o teste deverão se dirigir a Unidade de Saúde portando documento oficial com foto e cartão do SUS. O atendimento irá ocorrer todas as sextas-feiras, no turno da manhã, das 8h às 12h, por ordem de chegada. A unidade fica localizada na Rua Portugal, nº 55, bairro da Conceição.

AÇÃO SOBRE AMAMENTAÇÃO REÚNE GESTANTES EM ARTHUR LUNDGREN II

Gestantes do bairro de Arthur Lundgren II participaram, nesta sexta-feira (21.08), de uma atividade intitulada de “Bebê sarado mama no peito”. A ação, que aconteceu na Unidade de Saúde da Família (USF) de Arthur Lundgren II, promoveu palestras e debates sobre a importância da amamentação.
            A iniciativa contou com o apoio do Núcleo de Saúde da Família (NASF) que disponibilizou uma psicóloga e uma fonoaudióloga para orientar as gestantes. A enfermeira Ana Paula Melo, gerente da unidade, ressaltou a importância do trabalho. “O nosso principal objetivo é promover o aleitamento materno junto às gestantes que são acompanhadas pelo programa de saúde da família e fortalecer esse vínculo”, disse.
            O evento contou com palestras sobre amamentação, apresentação de vídeos educativos, dinâmica com alongamentos e dicas a respeito de massagem relaxante no bebê, roda de conversa para esclarecer dúvidas e oficina de lembrancinhas.
            A psicóloga do NASF, Lucila Nascimento, orientou as gestantes sobre o efeito da amamentação na saúde emocional da criança. “Na amamentação é estabelecido todo um vínculo entre mãe e filho que afeta diretamente na saúde emocional do bebê, a criança que é bem amamentada tem maior probabilidade de desenvolver uma autoestima saudável”, afirmou.
            Grávida do primeiro filho, Priscilla Oliveira aproveitou todas as orientações que recebeu e pretende colocar em prática quando seu bebê nascer. “Pra mim que sou mãe de primeira viagem é um aprendizado e tanto, vai me auxiliar muito”, contou a mamãe.

Tambores do Paulista oferece oficinas gratuitas de percussão

Combater o trabalho infantil e promover a integração dos jovens com a comunidade escolar e a família são as principais metas do Projeto Tambores do Paulista, que oferecerá oficinas de percussão para jovens com idade entre 07 e 17 anos. As inscrições são gratuitas e estão abertas de segunda (24.08) a quarta-feira (26.08), em seis escolas do Janga, Pau Amarelo, Maria Farinha e Conceição.

O projeto é uma realização da Secretaria de Políticas Sociais, Esportes e Juventude (SPSEJ), em parceria com o Instituto Social e Educacional de Artes e Ofícios Dom Helder Câmara. Para se inscrever, o interessado deve comparecer ao local da inscrição, acompanhado de um pai ou responsável, portando os seguintes documentos: RG, CPF, certidão de nascimentos, NIS e Comprovante de Residência.

A escolha da região das praias para sediar o projeto foi motivada pela alta incidência de trabalho infantil nessa localidade e a necessidade de promover ações voltadas para reverter esse quadro. Segundo secretário de Políticas Sociais, Esportes e Juventude, Augusto Costa, a iniciativa promove outros desdobramentos além da cultura. “A ideia é valorizar as manifestações afrobrasileiras e levar a esses jovens atividades de cidadania, não apenas com a música, mas com o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários e o enfrentamento do trabalho infantil”, comentou.

OFICINA – Durante as aulas de percussão, os jovens serão apresentados aos ritmos afro-brasileiros e regionais com os mestres percussionistas Nildo Brown e Metre Chiba.

CRONOGRAMA DE INSCRIÇÕES

24/08 - Escola Municipal Margarida Sampaio.
Endereço: Rua da Palma, 1147 - Nossa Sra. da Conceição
Hora: 8h às 11h45

24/08 – Núcleo do CRAS V
Endereço: Av.: Luiz Cândido Durão, nº 1056 - Conceição 
Hora: 8h às 11h45

25/08 - Escola Municipal Irmã Assunta
Endereço: Av. Rui Barbosa, 217 - Maria Farinha
Hora: 8h às 11h45

25/08 - Escola Batista Forte de Pau Amarelo
Endereço: Rua da Baronesa, 538 - Pau Amarelo

26/08 – Escola Municipal Paulo Freire
Endereço: R. Aguazinha, 15 - Janga
Hora: 8h às 11h45

26/08 – Escola Salvador Dimec