Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Posto de recadastramento biométrico do TRE-PE é inaugurado em Paulista

http://g1.globo.com/pernambuco/noticia/2015/08/posto-de-recadastramento-biometrico-do-tre-pe-e-inaugurado-em-paulista.html

Município, que tem 204.978 eleitores, terá votação biométrica em 2016.
Eleitores têm até 31 de março de 2016 para fazer recadastramento.

 

Um novo posto de recadastramento biométrico do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) será inaugurado, nesta quinta-feira (27), em Paulista, no Grande Recife. O novo posto vai funcionar no Fórum de Paulista, das 8h às 18h, horário que será ampliado das 7h às 19h, a partir de setembro. [Confira o vídeo]
É preciso fazer agendamento para o atendimento no local, assim como nos outros postos de recadastramento biométrico. Para marcar a data, os eleitores devem acessar o site do TRE-PE. "O agendamento dá mais conforto ao eleitor, que não vai precisar esperar na fila. Ele vem no dia e hora marcados e é atendido sem atraso", explica a coordenadora da biometria em Pernambuco, Raquel Salazar.
No dia do recadastramento, os eleitores devem comparecer ao posto portando um documento de identificação original e um comprovante de residência, também original. "Pode ser o RG, certidões de nascimento ou casamento e carteira de trabalho. O eleitor que for fazer a biometria pela primeira vez não pode levar a habilitação, mas para fazer a revisão, pode", diz a coordenadora.

Os eleitores têm até 31 de março de 2016 para cadastrar a biometria nas cidades que terão eleições biométricas pela primeira vez, como Paulista. O município, que tem 204.978 eleitores, já possuía uma central de atendimento, mas a expectativa é de que o novo posto agilize o cadastramento. "Aqui temos condições de atender pelo menos 500 pessoas por dia, e a localização é no centro de Paulista", aponta Salazar. O posto fica no Fórum de Paulista, na rua Senador Salgado Filho, sem número.
Ainda de acordo com a coordenadora, os eleitores que não realizarem a biometria dentro do prazo terão o título de eleitor cancelado. "[O eleitor] não vai poder votar nas eleições e fica impedido de várias coisas, não pode se matricular em escolas públicas e faculdades, não pode tomar posse em cargo público e fica com restrição no CPF, sem poder renovar Bolsa Família, podendo até ter a conta bancária bloqueada", afirma Raquel Salazar.

Eleições biométricas
 
Nas eleições de 2014, 47 cidades no estado votaram nas urnas biométricas. Já em 2016, nas eleições para prefeito e vereador, outros 36 municípios também devem ter votação biométrica, totalizando 83 cidades com urnas biométricas em Pernambuco. A tecnologia torna a apuração dos votos mais rápida e garante mais segurança ao sistema de votação.


Do G1 PE
[Confira o vídeo]

MOMENTO FERNANDO MELO - CIRCUITO PELA HISTÓRIA DE IGARASSU

Alunos da Escola Estadual João Pessoa Guerra estão conhecendo o acervo do Museu Pinacoteca, localizado no Convento Franciscano de Igarassu,uma das mais importantes coleções da America Latina, composta por 24 quadros e painéis dos seculos XVII e XVIII. A iniciativa teve inicio em 2014 e contempla alunos iniciantes do ensino médio, que passam a conhecer a riqueza do patrimônio histórico de sua cidade.
Para muitos jovens as descobertas realizadas nessas visitas faz um diferencial no seu cotidiano como cidadão, e aumenta a sua valorização com a história municipal. A partir dessas visitas os professores passam a trabalhar vivencias nas disciplinas de História, Artes, Língua Portuguesa entre outras. Fernando Melo - Igarassu / PE.

Fernando Bezerra Coelho defende que PSB seja protagonista no processo de enfrentamento à crise

Brasília, 12/08/15 – Durante a reunião da Executiva Nacional do Partido Socialista Brasileiro, realizada hoje (27), em Brasília, o senador Fernando Bezerra Coelho (PE) defendeu que o PSB tenha equilíbrio e seja protagonista no processo de enfrentamento à crise econômica pela qual passa o país. “Pertencemos ao único partido com capacidade de ser o interlocutor no diálogo com outras forças políticas e o governo”, avaliou o pernambucano.

A reunião, que teve o objetivo de avaliar a posição do “PSB frente à conjuntura nacional”, reuniu líderes da legenda que, sob a perspectiva política, associaram a crise “ao modo equivocado pelo qual o governo tem atuado na construção da governabilidade”. Durante o encontro, foi finalizada resolução do partido sobre o cenário político-econômico. Por sugestão de Fernando Bezerra, o PSB reiterou, no referido documento, “o respeito à legitimidade e à soberania dos mandatos conquistados pelo voto livre do povo brasileiro”.

De acordo com a nota, o partido “deixa claro que ninguém está acima da lei e, desde que garantido o contraditório e o direito à ampla defesa, todos devem responder por atos praticados que porventura tenham ferido ou transgredido a nossa legislação ou a nossa Constituição”.

CRESCIMENTO DO PARTIDO – Ao analisar a conjuntura, Fernando Bezerra afirmou acreditar no crescimento do PSB que, na visão do senador, está se construindo para ser um grande partido nacional. “Acredito que poderemos crescer muito no cenário político. Temos que ter equilíbrio para podermos atravessar este período turbulento na economia e na política brasileira”, afirmou. “E a força do PSB é exatamente este equilíbrio característico do partido”, acrescentou o senador.