Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Sheila Borges lança amanhã O Repórter-Amador

    Queridos amigos, espero todos lá no lançamento, que ocorre na Feira Nordestina do Livro (Fenelivro), no Centro de Convenções, às 15h. Vai ter um bate papo antes. 

    Contará com as participações de Amilcar Bezerra (UFPE), Juliano Domingues (Unicap) e Laurindo Ferreira (JC), no espaço chamado Café Literário Alberto da Cunha de Melo. "Encontro vocês para dividir um projeto que produzi durante o meu doutorado em sociologia pela UFPE", disse Sheila ao Blog Paulista Atualizado

    A linguagem é simples, mesmo sendo um trabalho acadêmico. Afinal, o conhecimento acadêmico só se realiza quando a gente pode dividir com a sociedade.
    Sheila Borges, professora de Jornalismo da UFPE.
    FENELIVRO Livro O Repórter Amador será lançado amanhã às 15


Semana Estadual da Pessoa com Deficiência encerra neste domingo

Recife de Coração Inclusivo fará parte do Recife Antigo de Coração neste dia 30 de agosto. Evento promoverá rota de lazer do PE Conduz


A Semana Estadual da Pessoa com Deficiência 2015 termina neste fim de semana. Fechando a programação, numa parceria da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) com a Prefeitura do Recife, será realizado, no dia 30 de agosto, o Recife de Coração Inclusivo, uma versão do Recife Antigo de Coração, evento que acontece todos os últimos domingos de cada mês, no Bairro do Recife. O evento terá um olhar voltado para as pessoas com deficiência promovendo apresentações culturais, tenda da inclusão, divulgação de serviços de acessibilidade e uma feira de livros acessíveis, nas ruas do Recife Antigo, a partir das 14h.

Nest
​e ​
sábado (29), às 18h, as pessoas com deficiência poderão participar de um luau do projeto Praia sem Barreiras, realizado pela Empresa Pernambucana de Turismo (Empetur), que garante o acesso ao lazer às pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida. No sábado o Luau será em Piedade, Jaboatão dos Guararapes. O transporte, tanto para o Recife de Coração Inclusivo quando para o luau, será realizado pelo programa PE Conduz.

Ao todo, mais de 20 municípios estarão envolvidos em atividades, recebendo materiais educativos e orientações sobre respeito à pessoa com deficiência. As palestras e capacitações foram disponibilizadas pela SEAD a todo público interessado, promovendo diferentes ações inclusivas no Estado. As ações buscam sensibilizar a sociedade para o reconhecimento dos direitos da pessoa com deficiência.

O tema da Semana Estadual da Pessoa com Deficiência, organizada pela Secretaria Executiva de Segmentos Sociais (SESS) por meio da Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (SEAD), é “Transversalidade: o caminho para as políticas públicas inclusivas” com foco maior no fortalecimento de políticas públicas inclusivas, integrando os segmentos sociais para participarem de atividades realizadas por prefeituras, conselhos municipais e associações.  

Programação completa no site: www.sdscj.pe.gov.br

SERVIÇO
Luau sem barreiras com rota de lazer do PE Conduz
Quando: 29 de agosto, às 18h – Rua Alfredo Rego, Piedade, Jaboatão dos Guararapes

Encerramento da Semana Estadual da Pessoa com Deficiência 2015
Quando: 30 de agosto às 14h
Onde: Recife Antigo

Paróquia do Paulista inicia novenário em honra de Nossa Senhora dos Prazeres

“A Bem Aventurada que revela os mistérios de Cristo na Igreja”. Este é o tema central da 354ª Festa de Nossa Senhora dos Prazeres, padroeira da cidade do Paulista.  A festa terminará no dia 06 de setembro.
Todos os dias os fiéis poderão participar da Novena a Nossa Senhora dos Prazeres começando sempre às 18h30. A celebração eucarística presidida por padres convidados está marcada para as 19h30. Haverá ainda quermesse e momento cultural após as celebrações. As festividades contarão com a presença do bispo emérito da Diocese de Nazaré e vigário geral da Arquidiocese de Olinda e Recife, dom Genival Saraiva, que celebra nesta sexta-feira, 28. O arcebispo metropolitano, dom Fernando Saburido, é o convidado na sexta-feira, 04 de setembro. Neste dia haverá missa solene em comemoração pelos 80 anos da cidade. A cerimônia terá início às 9h.
O ápice dos festejos ocorrerá no dia 06 de setembro. A tradicional procissão com a imagem da padroeira sairá às 16h da Capela Cristo Missionário no bairro de Maranguape 1. Os fiéis percorrerão cerca de 3 km até a Igreja Matriz de Santa Isabel situada no centro da cidade. O pároco da Paróquia Nossa Senhora dos Prazeres celebra missa de encerramento às 17h30.

354ª Festa de Nossa Senhora dos Prazeres
Local:
 Igreja Matriz de Santa Isabel Rainha de Portugal
Avenida Floriano Peixoto, s/n – Centro – Paulista
Dias: 
27 de agosto a 06 de setembro de 2015
Horário: 
18h30 Novena / 19h30 Missa
Informações: 3433-0982

Informações da Assessoria de Imprensa da Arquidiocese de Olinda e Recife

Participe da construção do SIREE 2016: recomende casos e palestrantes

A sexta edição do Seminário Internacional sobre Resíduos de Equipamentos Eletrônicos (SIREE) está agendada para 2016, mas já começamos a trabalhar nela e precisamos da sua ajuda. O link abaixo leva para um formulário no qual esperamos receber indicações de casos, projetos, grupos de pesquisa ou recomendações de especialistas que tratem sobre esse tema fundamental para o desenvolvimento sustentável de ambientes como o Porto Digital.

Quer contribuir para o SIREE 2016? Clique aquihttps://goo.gl/YMdfvd e faça a sua recomendação até o dia 31 de agosto.

O SIREE é promovido pelo ITgreen - Inovação e Sustentabilidade, núcleo do Porto Digital que tem como missão estimular o uso de tecnologias de informação e comunicação para a promoção do bem-estar socioambiental. 

Última semana para se inscrever no Prêmio Pelópidas Silveira

Falta menos de uma semana para o fim do prazo de inscrição do I Prêmio Pelópidas Silveira em Planejamento e Gestão Urbano e Regional. Os interessados terão até a próxima segunda-feira (31) para enviar seus trabalhos para a Secretaria Planejamento Orçamento e Gestão que, através da Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas - Condepe/Fidem, é responsável pela iniciativa. Com o objetivo de recompensar estudos e práticas bem-sucedidas na área de planejamento urbano de todo o País, o Prêmio faz parte da comemoração do centenário de nascimento do engenheiro e duas vezes prefeito do Recife, Pelópidas Silveira.     

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas de forma eletrônica por meio dos sites www.condepefidem.pe.gov.br ou www.seplag.pe.gov.br. Podem concorrer ao prêmio estudantes do ensino médio, técnico e superior, graduados, pós-graduados e profissionais atuantes na área em três modalidades: redações, artigos científicos, e projetos de experiências exitosas.

Os trabalhos apresentados devem contemplar cinco eixos temáticos – o Estatuto das Metrópoles: Oportunidades e Desafios; o sistema de Informações Geográficas como Instrumento do Planejamento Urbano e Regional; o Fortalecimento Institucional, Planejamento e Gestão Urbana e Regional; a Utilização dos Espaços Residuais em Áreas Urbanas; e a Urbanização de Áreas de Assentamentos de Interesse Social. Além disso, deverão corresponder a diferentes tipos de ações governamentais, tais como: promoção e apoio à governança metropolitana; gestão do uso e ocupação do solo; fortalecimento da gestão de ações consorciadas em Regiões Metropolitanas e em Regiões de Desenvolvimento; e planos e projetos de desenvolvimento local sustentável.

Os resultados serão divulgados no dia 1º de fevereiro de 2016. Já a entrega dos prêmios ocorrerá em 16 de abril do próximo ano, no encerramento das comemorações pelo centenário de Pelópidas Silveira. Serão premiadas até três redações com um tablet, com sistema operacional instalado; até três artigos científicos no valor de R$ 5 mil cada e até três projetos de experiência exitosa no valor de R$ 8 mil cada.

Além da Secretaria de Planejamento e Gestão e da Condepe/Fidem, o Prêmio é realizado em parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea), a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o Instituto de Arquitetos do Brasil e a Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco  (UPE).

Memória

Nascido em 15 de abril de 1915, Pelópidas Silveira administrou o Recife pela primeira vez em 1946, nomeado pelo então governador José Domingues da Silva. Permaneceu seis meses no cargo. Na primeira eleição popular para a Prefeitura da capital, em 1955, Pelópidas foi eleito com 81 mil votos. Em sua gestão, contribuiu para o desenvolvimento urbanístico do Recife. Ficou conhecido pelo alargamento da Avenida Conde da Boa Vista e a abertura da Avenida Dantas Barreto, na área central da cidade. Outras intervenções, como a instalação do bonde elétrico e a higienização de feiras públicas, também marcaram a administração de Pelópidas. Ele também é reconhecido por promover a primeira iniciativa de participação popular no Estado, com o estímulo à formação de associações de bairro, um modelo que inspirou o Seminário Todos por Pernambuco, do Governo do Estado. Pelópidas faleceu em setembro de 2008.

Com informações da Seplag (Secretaria de Planejamento do Estado de PE).

Odisséia continua na Caixa Cultural



Avenida Alfredo Lisboa, nº 505
Bairro do Recife, Recife - PE
Fone: (81) 3425.1900
www.caixacultural.com.br

Programação deste sábado da Festa de Nossa Senhora dos Prazeres

PROGRAMAÇÃO DA FESTA DE NOSSA SENHORA DOS PRAZERES

Tema central: A Bem Aventurada que revela os mistérios de Cristo na Igreja


29 de agosto (Sábado)18:30 – Novena
19:30 – Celebração Eucarística na Igreja de Santa Isabel
Tema: Juventude, sonhando novos horizontes, manifestando a força da fé
Presidente da celebração: Pe. Ivan Maciel (Paróquia São Gonçalo do Amarante – Itapissuma)
Animadores: Grupo de Cântico Sagrado Coração de Jesus
Noiteiros: Jaguaribe

Igreja Matriz de Santa Isabel
Avenida Floriano Peixoto, s/n – Centro – Paulista
Horário: 18h30 Novena / 19h30 Missa

Informações: 3433-0982

MinC convida empresários do Nordeste a investir na cultura local

Encontro no Recife vai abordar vantagens do investimento via renúncia fiscal (Lei Rouanet), apresentar o Vale Cultura e outras oportunidades na área

Empresários e contadores do Nordeste são o público-alvo de um encontro que o Ministério da Cultura vai realizar no dia 2 de setembro, no Recife, durante a Reunião da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC). O colegiado avalia projetos inscritos na Lei Rouanet e aproveita seu calendário itinerante para promover encontros entre os diversos agentes da cadeia produtiva da cultura, entre eles, pessoas jurídicas – e também físicas – com potencial de investimento no setor.

O bate-papo informativo sobre a Lei Rouanet e o Vale Cultura será conduzido pelo Secretário de Fomento e Incentivo à Cultura do MinC, Carlos Paiva, que também responde pela gestão da Lei Rouanet; e contará ainda com a participação de representantes do empresariado na CNIC; e do Secretário Estadual de Cultura, Marcelino Granja. "Será uma boa oportunidade para identificarmos novos parceiros das políticas culturais no estado e reafirmarmos a Cultura como setor estratégico para o desenvolvimento sustentável da nossa região", adiantou Marcelino. 

De acordo com Silvana Meireles, Secretária Estadual Executiva de Cultura, o encontro também vai ser oportuno para discussões sobre o Procultura, projeto de lei em tramitação na Câmara Federal, pelo qual se propõe a reformulação da Rouanet: "É preciso reverter o desequilíbrio na distribuição dos recursos da Lei Rouanet. Em 2014, cerca de 60% dos projetos que captaram recursos foram do Sudeste, enquanto apenas 5,75% do Nordeste e 1% de Pernambuco. Esse quadro se repete a cada ano".