Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Diap divulga 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional





Luciana Santos integra a seleta lista dos “Cabeças” 2015

A deputada Luciana Santos é uma dos 100 parlamentares indicados pelo Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar), como “cabeças” do Congresso Nacional. Os “Cabeças” são, de acordo com o Diap, aqueles parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais dentro do processo legislativo.  

Para a deputada Luciana a inclusão de seu nome na lista reflete o que chamou de “um grande aprendizado”.  “O PCdoB é um partido que tem uma bancada pequena, no entanto sempre foi muito influente no Congresso. Nós já tivemos uma situação em que tínhamos doze parlamentares e elegemos o presidente da Casa, o nosso atual ministro Aldo Rebelo”, lembra.

“Nossa bancada, como dizia Castro Alves, é pequena mas tem o olhar dos Andes. Isso reflete muito nossa política, nossa justeza de comportamento. Nós atuamos pautados pelo interesse nacional e isso faz diferença”, avalia .

A escolha leva em consideração a capacidade dos parlamentares em conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, ou no senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade, que é dinâmica, e, principalmente,na facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando sua repercussão e tomada de decisão”.

A pesquisa inclui os parlamentares que estavam no efetivo exercício do mandato no período de avaliação, correspondente ao período de fevereiro a julho de 2015. Entre os 100 parlamentares que comandam o processo decisório no Congresso, 62 são deputados e 38 são senadores.

O PCdoB, partido do qual Luciana é presidenta, é o quinto entre os “Cabeças”. Alice Portugal (BA), Daniel Almeida (BA), Jandira Feghali (RJ), e Orlando Silva (SP), estão junto com Luciana na seleta lista. No Senado, o PCdoB possui apenas um representante, a senadora Vanessa Grazziotin (AM), que também é “Cabeça” 2015. A deputada Jô Moraes (MG) aparece na lista dos parlamentares em ascensão.

“A amplitude com que nós tratamos as questões políticas e a lealdade, a coerência com que temos tratado as nossas relações nos credencia cada vez mais para termos respeito e respaldo”, conta. “Basta dizer que dos nossos 13 parlamentares, 5 são considerados entre os 100 mais influentes. Nós temos a quinta bancada mais influente do Congresso Nacional. Isso atribuo às nossas ideias e a nossa amplitude para poder fazer valer o interesse nacional”, analisa a deputada.

No estado de Pernambuco oito parlamentares integram o grupo. Já a bancada feminina, que representa 10.77% do Congresso (51 deputadas e 13 senadoras), corresponde a 12% da lista (6 deputadas e 6 senadoras). A presença feminina entre os “Cabeças” 2015 do Congresso, em termos proporcionais, pela primeira vez, é maior que a participação total da mulher no Legislativo Federal.

Momento Fernando Melo - RUÍNAS DA HISTÓRIA

RUÍNAS DA HISTÓRIA – A casa que serviu de residência para o Padre Tenório, um dos lideres da Revolução Pernambucana de 1817, localizada na Vila Velha em Itamaracá, atualmente é mais um monumento em ruínas abandonado pelo poder público. O local poderia ser um museu que retrata-se essa importante parte da História de Pernambuco. É triste quando visitamos a localidade e nos deparamos com mais um exemplo do descaso com a cultura local. Fernando Melo – Igarassu / PE

Professor do Paulista será homenageado no Rio de Janeiro


O professor Dalexon Sérgio, lotado como supervisor pedagógico na Escola Municipal Maria da Conceição da Paz, em Maranguape II, será homenageado nesse mês de setembro no Rio de Janeiro. O poeta e escritor paulistense receberá, na quinta-feira, dia 16, às 10h, a medalha de ouro e o certificado de qualificação literária, que serão entregues pela Editora CBJE (Câmara Brasileira de Jovens Escritores). 

A obra do jovem Dalexon Sérgio concorreu com escritores de todo o Brasil e teve o êxito de alcançar o destaque com sua poesia intitulada: “E o Verbo se fez Sangue’. O poema selecionado pode ser visualizado no site da editora, no link: http://www.camarabrasileira.com/rvv15-001.html.

Situação da agricultura familiar é debatida na Alepe

Responsável por cerca de 70% dos alimentos produzidos no Brasil, a agricultura familiar foi tema de debate, nesta terça-feira (01), na Assembleia Legislativa. O encontro foi promovido por iniciativa do deputado estadual Miguel Coelho (PSB) e teve por objetivo levantar as principais necessidades dos trabalhadores do campo para o desenvolvimento do setor.

A falta de assistência técnica, entraves burocráticos para linhas de crédito rural e a ação de atravessadores nas vendas de produtos foram os principais problemas apontados pelos representantes de entidades ligadas aos trabalhadores da agricultura familiar. Os sindicatos ainda cobraram mais ações para garantir a convivência com a seca prolongada em Pernambuco.

Miguel se comprometeu a levar as demandas das instituições para a Secretaria Estadual de Agricultura e ao Governo Federal para apontar soluções para as críticas dos sindicatos. “Colocamos a Comissão a disposição para fazer uma ponte entre os movimentos sociais e o poder executivo. Precisamos priorizar este setor porque é o mais frágil da cadeia produtiva e ao mesmo tempo o maior responsável pela comida que chega na casa das pessoas”, ressaltou o deputado.

O presidente da Federação de Trabalhadores na Agricultura de Pernambuco (Fetape), Doriel Barros, considerou o debate importante e disse que os deputados tem papel considerável para estruturar ações para o segmento. “Mesmo com as dificuldades, a agricultura familiar consegue exercer função essencial na segurança alimentar de nosso estado. Com a Assembleia e o Governo participando de perto dessas discussões teremos condições de superar esses problemas e avançar.”

O presidente da Fetape ainda entregou ao deputado um documento com as principais pautas dos trabalhadores para o fortalecimento da agricultura familiar. Miguel Coelho prometeu levar as demandas para um encontro com a ministra da Agricultura, Katia Abreu, que deve ocorrer neste mês.

​Fotos: Jarbas Araújo​

INSCRIÇÕES GRATUITAS PARA CURSO EM PAULISTA


Começam nesta quarta-feira (02.09) as inscrições gratuitas para 25 vagas no Curso de Reciclador que serão oferecidas pela Prefeitura do Paulista, através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). A proposta da iniciativa é, além de capacitar o pessoal, criar formas de preservar o meio ambiente. Os interessados, que precisam residir na cidade, devem se dirigir aos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) I e II, localizados em Arthur Lundgren I e Jardim Paulista Baixo, respectivamente. O horário de atendimento é das 7h às 13h, de segunda a sexta-feira.
Podem participar homem ou mulher a partir dos 18 anos, ter, no mínimo, Ensino Fundamental Incompleto, e apresentar original e cópia da Carteira de Identidade, CPF, além de comprovante de residência e escolaridade. As inscrições são organizadas pela Secretaria de Políticas Sociais, Esportes e Juventudes. As aulas terão início no próximo mês de outubro e serão ministradas no horário da noite, na Escola Municipal Firmino da Veiga, no Centro da cidade, por técnicos da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Outras informações através do telefone: 3372.3650.
- ENDEREÇOS DOS CRAS:
CRAS I - Rua Carpina, nº 45, Arthur Lundgren I;
CRAS II - Av. Marcos Freire, nº 45, Jardim Paulista Baixo;

Prevenção e Combate ao Glaucoma é aprovado na Alepe

A Assembleia Legislativa de Pernambuco aprovou, na tarde desta terça-feira (1º), o projeto de lei do deputado Beto Accioly (SD) criando a Semana Estadual de Prevenção e Combate ao Glaucoma. O evento será realizado anualmente na semana do dia 26 de maio.
O glaucoma é uma doença ocular causada principalmente pela elevação da pressão intraocular que provoca lesões no nervo ótico, comprometendo a visão. Se não for diagnosticado e tratado adequadamente,  o problema pode levar inclusive à cegueira. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o glaucoma é a segunda causa de cegueira no mundo, atrás apenas da catarata.
"O nosso objetivo da nossa proposta é prevenir o glaucoma. A doença não se apresenta com sintomas em sua fase inicial. Uma das ações que podem contribuir com o diagnóstico é o histórico familiar, pois cerca de 6% das pessoas já registraram um caso na família. Sem tratamento, o paciente pode ficar cego definitivamente", alerta o parlamentar.
A matéria será enviada à sanção do governador Paulo Câmara (PSB).

SEAD vai funcionar em sede própria

Espaço, no bairro de Santo Amaro, no Recife, começa a atender no dia 14 de
setembro. Por isso, entre os dias 2 e 13, os serviços serão oferecidos na
SDSCJ



A Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (SEAD), órgão
vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude
(SDSCJ), terá novas instalações.



O novo espaço será uma residência anexa ao Centro da Juventude de Santo
Amaro, localizado na Avenida Norte, s/nº. O espaço é uma sede própria, com
acessibilidade e amplo espaço destinado ao atendimento e serviços para as
pessoas com deficiência.



Por isso, a partir desta quarta-feira (2) até o dia 13 de setembro, o
atendimento ao público passará a acontecer temporariamente das 8h às 16h
apenas na sede da SDSCJ, localizada na Avenida Cruz Cabugá, 665, no bairro
de Santo Amaro, no Recife.



Poderão ser feitos agendamentos e consultas dos programas oferecidos, como
o VEM Livre Acesso, PE Conduz, Central de Intérpretes de Libras (CIL), e
orientações sobre empregabilidade, acessibilidade, educação e saúde.



As novas instalações estarão abertas ao público a partir do dia 14 de
setembro. O objetivo do novo endereço é garantir plena acessibilidade aos
serviços em um espaço permanente para atender melhor a população com
deficiência.





SERVIÇO:

*Novas instalações da SEAD*

Funcionamento provisório: Sede da SDSCJ (2 a 13 de setembro)

Endereço provisório: Avenida Cruz Cabugá, 665, Santo Amaro

Horário de funcionamento: 8h às 16h

Telefone: (81) 3183.3011

Email: sead.sdscj@gmail.com



Novo endereço (a partir de 14/09): Avenida Norte, s/nº, bairro de Santo
Amaro (residência anexa ao Centro da Juventude de Santo Amaro)

Cepe lança mais seis autores pernambucanos na Fenelivro‏


Seis livros de autores pernambucanos estão sendo lançados pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) durante a primeira edição Feira Nordestina do Livro (Fenelivro), que acontece até o dia 7 de setembro no Centro de Convenções de Pernambuco.

Produzidos em variados estilos e gêneros, eles serão lançados, em dias diferentes, no estande que a Cepe instalou no evento, no qual também acontecerá um conjunto de outras atividades, como palestras sobre a importância da literatura infantil no processo de alfabetização, contação de histórias e oficina ministrada por ilustradores.

Ainda no campo da literatura, o estande da Cepe destacará em seu acervo três das principais obras do escritor Gilvan Lemos, recentemente falecido: Os olhos da trevaEmissários do diabo O anjo do quarto dia. Gilvan Lemos terá trechos de uma autobiografia inédita e não concluída reproduzidos na edição de setembro do suplemento cultural Pernambuco, encartado na Revista Continente, também disponível no estande. O espaço também oferece aos leitores cerca de duzentos títulos com descontos atrativos que vão até 50%.

A Feira Nordestina do Livro é um  evento realizado pela Associação do Nordeste de Distribuiores e Editores de Livros (Andelivros), Câmara Brasileira do Livor (CBL) e a Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), do Governo de Pernambuco. Tem como o tema tema central "O Livro do Futuro, o Futuro do Livro" e reúne mais de de mais de duzentas editoras e livreiros de todo o país. A entrada é franca.

Veja abaixo a programação do estande:

PROGRAMAÇÃO DO ESTANDE DA CEPE - FENELIVRO

02 de setembro (quarta-feira)
15h - Contação de histórias e brincadeiras com o Grupo Risada
19h – Mesa-redonda "Revista Continente: 15 anos" com Adriana Dória, Mariana Oliveira e Débora Nascimento

03 de setembro (quinta-feira)
15h - Contação de histórias e brincadeiras com o Grupo Risada
18h - Contação do livro “A Cabra Sonhadora”, de Luzilá Gonçalves, com Rodrigo Lima
19h – Lançamento dos livros "Mobilidade Urbana", "Ruas Sobre As Águas" e "Recriação do Paraíso" de José Luiz Mota Menezes

04 de setembro (sexta-feira)
15h - Contação de histórias e brincadeiras com o Grupo Risada
18h - Contação do livro "Conto do Garota que não é Especial" de Lucas Mariz, com Rodrigo Lima
19h – Lançamento do livro "A Menina e O Gavião" de Arthur Carvalho