Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Festa de 80 anos do Paulista contou com desfile de alunos e missa de ação de graças



O aniversário de 80 anos de emancipação do município do Paulista foi comemorado na manhã desta sexta-feira (04.09) com apresentações culturais, missa em ação de graças, entrega de comendas e o tradicional hasteamento das bandeiras do Paulista, Pernambuco e Brasil. As festividades começaram às 7h30, em frente à sede da Prefeitura, onde a população se juntou aos funcionários do executivo municipal para acompanhar o desfile de cerca de 200 alunos de quatro escolas da rede pública.



Os estudantes apresentaram uma linha do tempo com a história da cidade, desde a época da colonização até os dias atuais. As encenações foram organizadas pelas escolas municipais Salvador Dimech e Etelvino Lins, no bairro do Janga; Gelda Amorim, em Paratibe, e Manoel Gonçalves da Silva, que fica em Maranguape I. O jovem Pedro José Freitas, 13 anos, estuda na escola Manoel Gonçalves da Silva e emocionou o prefeito Junior Matuto ao interpretá-lo durante a apresentação.

“Faz quatro meses que estou morando em Paulista e há dois participei de uma gincana na escola em que tinha que imitar o prefeito [Junior Matuto]. Depois que ganhei fui convidado para participar hoje da encenação fazendo o papel dele”, disse o menino orgulhoso por ter feito o político se emocionar com a homenagem. “Eu assisti a vídeos dele na internet para ver como falava e gesticulava. Achei muito bonito ver ele se emocionar”, contou Pedro José.



Após o desfile das escolas, as bandeiras foram hasteadas em frente à Prefeitura do Paulista e todos seguiram para uma missa em ação de graças na Matriz de Santa Isabel, no Centro da Cidade. No local foram depositadas cerca de duas toneladas de alimentos não perecíveis arrecadados entre os funcionários da gestão municipal. Após a celebração eucarística, três pessoas que prestaram relevantes serviços ao município foram agraciadas com a Comenda Padre João Ribeiro Pessoa de Mello Montenegro - Mártir da Revolução Pernambucana de 1817.

A homenagem é concedida pela Prefeitura do Paulista e este ano os homenageados foram a madrinha do Carnaval da cidade, Dulce Pessoa de Macedo, o educador Gleidson Santiago, diretor da Escola Municipal Governador Miguel Arraes – destaque no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), e o promotor criminal Alfredo Pinheiro, criador do Comitê Integrado de Segurança no Paulista. 

“Só tenho a agradecer a Deus por esse dia, pelo show que essas crianças deram. Vamos agarrar na fé para acreditar que dias melhores virão, mas vamos também arregaçar as mangas e continuar com o trabalho que está sendo feito”, discursou o prefeito Junior Matuto ao final das celebrações de 80 anos de emancipação do Paulista. “Nós não teremos desfile cívico ou uma grande festa, mas comemoração sim porque essa data é importante pra nossa cidade”, pontuou o gestor político.

O município foi criado pela Lei Estadual nº 11 de 04 de setembro de 1935 após ser desmembrado de Olinda. Com um território de 93,518 km², limita-se ao norte com as cidades de Abreu e Lima e Igarassu, ao sul com Recife, Olinda e Camaragibe, ao oeste com Paudalho e ao leste com o Oceano Atlântico.

Clique AQUI para visualizar mais 146 fotos da matéria acima por meio do Facebook de José Carlos Alves

Aviso: para ter acesso às fotos terá que enviar-nos um pedido de amizade no Facebook,
caso já seja nosso amigo ignore esse aviso. 

Independência e Novo Mandamento

Foi num 7 de Setembro, ano de 1959, que o jornalista e radialista Alziro Zarur (1914-1979) fez, em Campinas/SP, no Hipódromo do Bonfim, a Proclamação do Novo Mandamento de Jesus.

O dia escolhido por ele não poderia ser mais apropriado. Quando se comemora a independência política de nosso país, necessário se torna, firmado no espiritualmente revolucionário Mandamento Novo do Cristo Ecumênico, o Sublime Estadista, convidar a população também a refletir sobre os preceitos apresentados por Jesus, estrutura pela qual podemos construir um mundo novo. Por quê?! Porque o governo da Terra começa no Céu. Não parece, mas é.

Tratado Divino

Toda nossa labuta nas Instituições da Boa Vontade, por um Brasil melhor e por uma Humanidade mais feliz, fundamenta-se neste Tratado do Espiritualmente Revolucionário Novo Mandamento de Jesus, consoante o Seu Evangelho, segundo João, 13:34 e 35; 15:7, 8, 10 a 17 e 9: “Amai-vos como Eu vos amei. Somente assim podereis ser reconhecidos como meus discípulos, se tiverdes o mesmo Amor uns pelos outros. Se permanecerdes em mim e as minhas palavras em vós permanecerem, pedi o que quiserdes, e vos será concedido. A glória de meu Pai está em que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos. Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu Amor; assim como tenho guardado os mandamentos de meu Pai e permaneço no Seu Amor. Tenho-vos dito estas coisas a fim de que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja completa. O meu Mandamento é este: que vos ameis como Eu vos tenho amado. Não há maior Amor do que doar a própria Vida pelos seus amigos. E vós sereis meus amigos se fizerdes o que Eu vos mando. E Eu vos mando isto: amai-vos como Eu vos amei. Já não mais vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor. Mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto aprendi com meu Pai vos tenho dado a conhecer. 

Não fostes vós que me escolhestes; pelo contrário, fui Eu que vos escolhi e vos designei para que vades e deis bons frutos, de modo que o vosso fruto permaneça, a fim de que, tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, Ele vos conceda. E isto Eu vos mando: que vos ameis como Eu vos tenho amado. Porquanto, da mesma forma como o Pai me ama, Eu também vos amo. Permanecei no meu Amor”.


Súplica Especial

Ó Jesus, cuja misericórdia nos sustenta! É um conforto para os Teus servidores fiéis saber que Tu nos escolheste. Então, urge corresponder à Tua escolha. E ela tem sido para que sigamos pelo mundo e realizemos bons frutos, “de modo que o nosso fruto permaneça”. Que revelação importante! Enaltecedora para os fiéis, os que se conservarem desse modo – “a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome (Jesus), Ele vos conceda”. Está aqui o segredo do nosso trabalho, da nossa perseverança, para que mereçamos estas palavras do Educador Celeste.

Tu disseste: “Porquanto, da mesma forma como o Pai me ama, Eu também vos amo” – e em seguida Tu fazes um pedido. Imaginemos nós o Supremo Governante da Terra descendo até a nossa qualidade de espírito, tão inferior à Dele, e rogando pelo nosso próprio bem-estar físico e espiritual: “Permanecei no meu Amor!”.

Prece do Pai-Nosso

Agora, vamos orar a Prece Ecumênica de Jesus, a Oração do Senhor deste planeta, que se encontra no Seu Evangelho, segundo Mateus, 6:9 a 13.
Minhas Irmãs e meus Amigos, minhas Amigas e meus Irmãos, todos podem rezar o Pai-Nosso. Ele não se encontra restrito a crença alguma, por ser uma oração universal, consoante o abrangente espírito de Caridade do Cristo Ecumênico, o Divino Estadista. 

Qualquer pessoa, até mesmo ateia (por que não?!), pode proferir suas palavras sem sentir-se constrangida. Não somos todos herdeiros de Deus? É o filho que se dirige ao Pai, ou é o ser humano a dialogar com a sua elevada condição de criatura vivente. Trata-se da Prece 

Ecumênica por excelência:

“Pai Nosso, que estais no Céu (e em toda parte ao mesmo tempo), santificado seja o Vosso Nome. Venha a nós o Vosso Reino (de Justiça e de Verdade). Seja feita a Vossa Vontade (e humildemente dizemos: jamais a nossa vontade, visto que ainda estamos aprendendo a tê-la em plenitude) assim na Terra como no Céu. O pão nosso de cada dia dai-nos hoje (o pão transubstancial, a comida que não perece, o alimento para o Espírito; porque o pão para o corpo, iremos consegui-lo com o suor do nosso rosto). Perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoarmos aos nossos ofensores. Não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal, porque Vosso é o Reino, e o Poder, e a Glória para sempre. Amém”. 

José de Paiva Netto, jornalista, radialista e escritor. 

Ministro Armando Monteiro comemora novos investimentos da Ambev em Pernambuco

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Armando Monteiro, comemorou a notícia da expansão da fábrica da Ambev no município de Itapissuma, em Pernambuco. Os investimentos serão de R$ 400 milhões. Após a conclusão das obras, mais 80 pessoas serão contratadas para trabalhar na unidade, que atualmente gera 834 empregos diretos.

Representantes da direção da empresa apresentaram os detalhes da operação em conversa ontem (quinta-feira, 03) com Armando Monteiro. A cervejaria de Itapissuma se tornará a primeira planta da Ambev no Nordeste a produzir as cervejas do segmento premium Budweiser e Stella Artois, e do segmento near beer, com a Skol Beats Senses.

“Pouco depois do anúncio da Unilever, os novos investimentos da Ambev em Pernambuco são mais uma demonstração de confiança no país e no nosso Estado. Recebi com muito entusiasmo as informações sobre a construção dessa nova linha, que vai ampliar a produção, trazer mais receitas e gerar empregos para os pernambucanos”, afirmou Armando Monteiro.


Crédito da foto: MDIC/Divulgação

Entidades governamentais contribuem com Planos Diretores do Cabo e de Ipojuca



Dentro das atividades de revisão dos Planos Diretores do Cabo de Santo Agostinho e de Ipojuca, foi realizado um primeiro encontro entre representantes de órgãos governamentais e das duas prefeituras municipais. O evento ocorreu no auditório da Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco - Condepe/Fidem e objetivou coletar informações sobre programas e projetos desenvolvidos pelas entidades nos municípios, que integram o Território Estratégico de Suape, que venham a contribuir com o processo de construção das novas normas legislativas.
A revisão do Plano Diretor faz parte do Programa Especial de Controle Urbano e Ambiental do Território Estratégico de Suape, desenvolvido pela Agência Condepe/Fidem. O evento contou com a participação de nove entidades estaduais, entre elas as Secretarias de Habitação, de Meio Ambiente, Compesa, Apac, CPRH, entre outras. Também estavam presentes o diretor-executivo da Agência Condepe/Fidem, Luciano Pinto, o secretário de Planejamento do Cabo de Santo Agostinho, Marcos Germano, a secretária executiva de Desenvolvimento Econômico de Ipojuca, Terezinha Uchoa.
Cada entidade pôde expor as principais ações que vem realizando nas áreas circunvizinhas aos dois municípios. A Compesa destacou programas de saneamento, além da conclusão do Sistema Pirapama, que hoje abastece os dois municípios. Já a Apac falou sobre o programa de Preservação da Bacia do Rio Ipojuca.

Na ocasião foram repassadas informações sobre as atividades para revisão dos dois Planos Diretores, que vem ocorrendo de forma integrada, entre eles um cronograma de trabalho que inclui diversos fóruns participativos. Serão realizadas sete oficinas de trabalho, destas quatro no Cabo de Santo de Agostinho (sede, Jussaral, Pontezinha/Ponte dos Carvalhos e praias); e, três em Ipojuca (Camela, sede e praias e Nossa Senhora do Ó). Também será oferecido um canal de comunicação específico para que a população possa opinar, através de um link nos sites de cada prefeitura municipal.

A ABF Franchising Expo Nordeste 2015 acontece em novembro, no Recife (PE)

Feira de franquias é oportunidade única para empreendedores investirem no setor em crescimento

Entre os dias 3 e 6 de novembro de 2015, empresários e investidores reúnem-se para conferir grandes oportunidades de negócios na ABF Franchising Expo Nordeste 2015, maior feira de franquias do Norte e Nordeste, que acontece no Centro de Convenções de Pernambuco – Recife.

Na contramão da crise, dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) revelam que o faturamento do setor cresceu 11,2% no primeiro semestre de 2015, se comparado ao mesmo período de 2014, totalizando R$ 63,885 bilhões. A Pesquisa Trimestral de Desempenho do Franchising aponta também crescimento de 2,5% no número de abertura de lojas no primeiro trimestre deste ano, já o segundo, registrou alta de 3,1% na abertura de novas unidades em relação ao mesmo período do ano passado.

A distribuição regional deste resultado, destaca a representatividade das regiões Norte e Nordeste que somam 18% da receita da indústria do franchising. A Região Sudeste respondeu por 59%, a região Sul (16%) e a Centro-Oeste (8%).

Destinada a empreendedores interessados em abrir o seu próprio negócio e conhecer mais sobre as características deste mercado, a ABF Franchising Expo Nordeste 2015 espera gerar R$ 30 milhões em negócios. O evento deve receber este ano cerca de 11 mil visitantes qualificados, dispostos a investir em franquias de diversos segmentos, cujo aporte inicial pode variar entre cerca de R$ 10 mil a mais de R$ 500 mil. A feira apresentará 200 marcas expositoras, nas áreas de alimentação, conveniência, calçados, vestuário, bebidas, beleza, saúde, educação, lazer, turismo, hotelaria e decoração.

Em sua 5ª edição, a ABF Franchising Expo Nordeste, realizada pela ABF, é promovida e organizada pela Informa Exhibitions – segunda maior promotora de feiras do Brasil. O evento é uma versão regional da maior feira de franquias do mundo, a ABF Franchising Expo, que é realizada anualmente em São Paulo, no mês de junho.

Serviço:
ABF Franchising Expo Nordeste 2015
Data: 3 a 6 de novembro de 2015
Local: Centro de Convenções de Pernambuco - Recife
Horário: 16h às 22h
Site: www.abfexponordeste.com.br

Condepe/Fidem abriu Seleção Simplificada com 24 vagas

A Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco - Condepe/Fidem abriu o processo de seleção simplificada para a contratação de 24 profissionais de nível superior e médio administrativo em diversas especialidades. O edital autorizando a contratação foi publicado no Diário Oficial do Estado no último dia 02 de setembro. Do total de vagas, 3% está destinada às pessoas com deficiência.  O resultado final será divulgado no dia 27 de outubro.

As inscrições podem ser feitas no período de 09 a 24 deste mês, na sede da entidade,  na rua das Ninfas, 65, na Boa Vista, no horário das 8h às 12h ou de 13h a 17h, ou através de sedex. A documentação encaminhada pelos Correios só será acatada se tiver sido postada até o último dia do prazo para a entrega.

A seleção simplificada visa somente recompor o quantitativo de vagas anteriormente ocupadas por contratos temporários, cujas contratações foram encerradas no mês de junho deste ano, e a remuneração será a mesma percebida pelos antigos contratados.

Os cargos oferecidos são para as seguintes áreas : economista (01), arquitetos urbanistas (03), geógrafos (04), assistente social (01), contador (01), advogado (01), sociólogos (02), Administradores de Empresas (02), Analista de Operações (01), Estatísticos (02), Pedagogo (01), nível médio administrativo (04) e nível médio administrativo suporte de informática (01). A carga horária é de 40 horas semanais e a remuneração é de R$  2.457,40 para os cargos de nível superior e R$ 1.228,70 para o nível médio administrativo.

O processo seletivo será realizado em etapa única, constando de avaliação curricular,  de caráter classificatório e eliminatório. O concurso tem validade de dois anos, renováveis por igual período, e com prazo máximo de seis anos.

A Agência Condepe/Fidem desenvolve atividades de apoio aos municípios para a gestão de controle do uso e de ocupação do solo urbano; Captação de informações, já que a entidade é o órgão de Estatística do Estado de Pernambuco; estudos e pesquisas para acompanhamento, controle e avaliação das ações prioritárias de governo, entre outras. 

TIM Tec lança novo curso livre de tecnologia


Plataforma oferece cursos abertos e gratuitos a estudantes e interessados

TIM Tec, projeto do Instituto TIM que oferece cursos gratuitos sobre Tecnologias de Informação e Comunicação, acaba de publicar em sua plataforma mais um novo curso: Produção de Vídeos Educacionais para Web. O curso é ministrado pela professora da Coordenadoria de Design do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), Catiucia Schneider, graduada em Artes Visuais, com especialização em Educação e Mestrado em Educação e Tecnologia, além de gestora da equipe de áudio e vídeo do Núcleo de Produção e Tecnologia Educacional (NPTE) do IFSul.  
A plataforma, que já possui mais de 6 mil alunos cadastrados e 14 cursos publicados, utiliza o conceito MOOC (Massive Open Online Courses). Todos os cursos publicados são livres, abertos e gratuitos, e estão alinhados ao Eixo Tec­nológico: Informação e Comunicação do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego).


Além de “Produção de Vídeos Educacionais para Web”, estão disponíveis na plataforma (timtec.com.br) os cursos: “HTML5 – Introdução ao Front End”, “Desenho de Jogos”, “Introdução à Lingua­gem de Programação PHP”, “7 Lições para a Produção de Textos”, o curso para professo­res “TIM Faz Ciência”, “Introdução à Lógica de Programação”, “Introdução ao uso de banco de dados SQL”, “Publicação Digital em Dispositivos Móveis”, “Edição e Tratamento de Imagens”, “Arquitetura da Informação e Projeto de Sistemas”, “Javascript: conceitos e bibliotecas”, “Introdução à programação em linguagem Java” e “Programação Android”. Estão em fase de pós-produção outros três cursos, que devem ser publicados até o final do ano: “Introdução à criação de sites”, “Programação de games” e “Desenvolvimento de back-end”.

ESA/PE oferece cursos presenciais no Interior do Estado em setembro

A ESA preparou uma grade de cursos presenciais para o Interior do Estado no mês de setembro. O professor Adeildo Nunes ministrará aula sobre Execução Penal nas cidades de Afogados da Ingazeira (11 e 12), e Salgueiro (19). Em Garanhuns, nos dias 11 e 12, a professora Fernanda Resende ministrará o curso Liminares no Novo CPC. As cidades de Salgueiro (12) e Petrolina (17) receberão o curso Cálculo Trabalhista, ministrado pelo professor Bruno Aguiar. Ainda em Petrolina, nos dias 17 e 18, é a vez da Caravana da Oratória com os professores Bruno e Breno Aguiar. Já a Caravana do PJe aportará em Santa Cruz do Capibaribe no dia 17, com a presença dos professores Frederico Preuss Duarte, Paloma Mendes Saldanha, Fábio Queiroz, Rafael Alves Pontes De Miranda e Guilherme Veiga Chaves.Nos dias 18 e 19, a professora Núbia Sobral estará em Arcoverde realizando o curso sobre Benefício por Incapacidade. E nos dias 25 e 26, estará em Barreiros ministrando aula sobre Pensão por Morte. Já a professora Fernanda Resende ministrará o curso Recurso no Novo CPC, em Petrolina, no dia 23, e Liminares e Defesa do Réu, em Limoeiro, nos dias 19 e 26 de setembro.