Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

DIVULGAÇÃO DOS DADOS DO PIB - SEGUNDO TRIMESTRE DE 2015‏

Será realizada amanhã, 11, a coletiva de imprensa para apresentação dos números do Produto Interno Bruto - PIB de Pernambuco, referente ao segundo trimestre deste ano.

A atividade ocorrerá às 11 horas, no auditório da Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco - Condepe-Fidem, na rua das Ninfas 65, na Boa Vista.

Novo caminho para as Índias


Em Apocalipse sem Medo (2000), no qual apresento trechos de algumas palestras que proferi na década de 1990, afirmei que a verdadeira reforma não surge exclusivamente de crenças, ideologias ou sistemas de governo humanos. Nasce no Mundo (ainda) Invisível, a Pátria de onde todos viemos e para a qual retornaremos, sem prerrogativa. 
Dessa revolução permanente participam milhões e milhões de Espíritos aguerridos, mas de coração sublimado. Eles devem ser escutados, pois nos falam da sabedoria de outras existências, que premiam o correto esforço com a recompensa da libertação.
“Ah! Não existe o Outro Lado da Vida?”. 
Não?! Então, me responda, por favor: onde se encontram Deus, o Cristo e o Espírito Santo? E os santos de devoção? Para que local Você dirige as suas súplicas, quando ora? Para que lugar Você vai, quando for “transferido” deste para o “Outro Mundo”? 
É bem melhor descobrir que prosseguimos vivos e atuantes numa dimensão espiritual do que nessa sinistra falácia de última fronteira dos “sete palmos de terra”, que, no mínimo, são bem pesados para quem não honrou seus compromissos na Terra. É melhor ter esperança do que passar a vida sofrendo um oculto medo da escuridão eterna. 

A terra deixará de ser exílio
Na Terra, ninguém escapa da inevitável convocação da morte. Aliás, essa preocupação é pertinente também para os irmãos ateus materialistas. 
A certa altura da jornada humana, não há quem não se indague, nos momentos solitários de reflexão, sobre o seu próprio futuro... mais além. Um porvir especial que terá de enfrentar sozinho, ou sozinha. É quando se chega ao que podemos chamar de “Cabo das Tormentas” (a idade que nem todos gostam de ter). Todavia, depois de contornado, como o fez Bartolomeu Dias (1451-1500), se desejamos investigar realmente a respeito de nossa essência imaterial, passa a ser o “Cabo da Boa Esperança”, que, não mais causando temores, nos revela que há um “Caminho ‘Marítimo’ para as Índias” do Espírito. Ali serão encontradas todas as especiarias e riquezas imortais. 
A Vida é eterna, como o Amor autêntico. O Livro das Profecias Finais mostra essa realidade, quando para nós vislumbra Novo Céu, Nova Terra, Nova Jerusalém (Apocalipse, 21:1 e 2). Trata-se do torrão natal, para onde todo exilado deseja volver. Porém, um fato maravilhoso ocorrerá desta vez: o nosso país de origem, o Céu, é que virá ao nosso encontro, baixando das Alturas à Terra (Apocalipse, 21:9 a 11): 
“9 Então veio um dos sete Anjos que têm as sete taças cheias dos últimos sete flagelos, e falou comigo, dizendo: Vem cá e eu te mostrarei a noiva, a esposa do Cordeiro de Deus.
“10 E ele me transportou, em Espírito, a uma grande e elevada montanha, e me mostrou a cidade santa, Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus,
“11 a qual tem a claridade do próprio Deus (...)”.

Prevenção do suicídio
Dez de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. Constantemente tenho lhes demonstrado que a morte não existe. Contudo, vale sempre ressaltar: o suicídio nunca deve ser considerado como alternativa a quem quer que seja. Alziro Zarur (1914-1979) já dizia: “O suicídio não resolve as angústias de ninguém”.


José de Paiva Netto, jornalista, radialista e escritor. 

Presidente da Fundação Altino Ventura recebe Título de Cidadã de Pernambuco


A médica oftalmologista Liana Maria Vieira de Oliveira Ventura é a mais nova cidadã pernambucana. Na noite de ontem, a presidente da Fundação Altino Ventura (FAV) recebeu o Título de Cidadã de Pernambuco em Reunião Solene na Assembleia, por solicitação do deputado Bispo Ossesio Silva (PRB).

Paraibana da cidade de Patos, Liana Ventura mora no Recife desde os 14 anos. Formou-se em medicina pela Universidade Federal de Pernambuco em 1983 e, três anos depois, ajudou a implantar a entidade filantrópica sem fins lucrativos que leva o nome do sogro. “É com muita gratidão que presido a homenagem, uma das mais justas e merecidas que esta Casa já concedeu”, ressaltou o presidente da Alepe, deputado Guilherme Uchoa (PDT).

O autor da homenagem relembrou momentos da trajetória da médica, destacando o “amor pela ciência e pela profissão”. “Não vou aqui me reter ao seu currículo, que é vasto e invejável, nem a sua experiência profissional, que é inspiradora, e que já foi premiada em vários congressos nacionais e internacionais. Mas, não tenho receio em falar que nem sua carreira exemplar, nem sua excelência na oftalmologia, supera o seu espírito humano e o desejo de ajudar o próximo que, sem dúvida, é sua maior referência, e o maior legado a ser deixado como exemplo a ser seguido às futuras gerações. ”, afirmou Ossesio.

Hoje, a Fundação computa sete milhões de procedimentos realizados, dentre os quais mais de 180 mil cirurgias. Somente na emergência, 350 pacientes são atendidos todos os dias. Emocionada, o discurso da Drª Liana Ventura foi de gratidão à toda sociedade Pernambucana que a acolheu, adotou e legitimou como filha da terra, sem restrições. Agradeceu  ao deputado Ossesio e Casa de Joaquim Nabuco pelo título que a oficializou como a mais nova cidadã pernambucana e registrou que este título traz mais responsabilidade e compromisso, porém que se dedicará ainda mais, necessitando do apoio de toda sociedade “Aprendemos com nossos pais o valor do voluntariado e do trabalho social, por isso abraçamos essa causa”, contou. 

Durante o evento Drª Liana recebeu várias homenagens, a esposa do deputado Ossesio Silva entregou a homenageada um ramalhete de flores "Ela é um exemplo de mulher, uma vida de verdadeira demostração de amor ao próximo, foi uma homenagem mais do que merecida, uma forma de agradece-lá pelos serviços prestados ao povo pernambucano" disse. Além disso, a solenidade contou com a apresentação do Coral Menina dos Olhos, que reúne crianças e adultos deficientes visuais da Fundação Altino Ventura (FAV) interessados pela música.

A solenidade contou com nomes de destaques da sociedade dentre políticos, empresários, médicos, colaboradores e voluntários da Fundação Altino Ventura, do Hospital de Olhos de Pernambuco, Hospital Esperança, pacientes, representantes de diversos setores da nossa sociedade. 
 

Estudantes utilizam praça para defender preservação do meio ambiente

Jovens estudantes do bairro de Maranguape I, em Paulista, deixaram temporariamente a sala de aula e foram às ruas para incentivar a comunidade sobre a conservação da natureza e a propagação da cultura de paz. A Praça Emílio Russel, um dos principais pontos de lazer da localidade, serviu como cenário para a mobilização dos alunos durante a VI Semana de Meio Ambiente da Escola Estadual Arnaldo Carneiro Leão. Por meio de músicas e paródias a garotada deu o recado. Com o tema “Lixo ou resíduo: como solucionar”, o evento contou com o engajamento de técnicos da prefeitura.  

A programação também envolveu a exibição de apresentações com temáticas acerca do reaproveitamento do lixo domiciliar, a reutilização de alimentos e a importância da existência de aterros sanitários. Nesta sexta-feira, último dia da iniciativa, será promovido um desfile com a utilização de roupas recicláveis.

 
 
Preocupado em garantir a utilização do espaço público pela população, o secretário de Segurança Cidadã e Defesa Civil do Paulista, Manoel Alencar, comentou sobre a importância da realização do evento na praça. “Era um sonho da comunidade poder ocupar novamente a Praça Emílio Russel. Por isso, o prefeito Junior Matuto determinou que a população volte a utilizar o local de forma segura.  Ao implantarmos o Segurança Conectada, trouxemos mais paz para Maranguape I e agora estamos colhendo os frutos de ver a população aproveitando a praça para adquirir conhecimento”, destacou.

Coordenadora do evento e educadora da unidade de ensino, Andrea Heleodoro destacou o ganho proporcionado aos alunos com a promoção de atividades fora do ambiente escolar. “O fato de tirarmos os alunos da sala de aula para vivenciar na praça os conteúdos aprendidos durante o ano aumenta muito o rendimento deles. E com a praça mais segura, ficamos mais à vontade para fazermos as nossas atividades”, afirmou.

SEGURANÇA CONECTADA – Lançado no último mês pelo prefeito Junior Matuto, o Programa Paulista Segurança Conectada vai implantar na cidade uma central de monitoramento com 15 câmeras espalhadas em cinco bairros. A iniciativa será coordenada pela Guarda Municipal e pelo 17º Batalhão de Polícia Militar de Pernambuco (PMPE). Um ônibus, duas viaturas e cinco motocicletas foram adquiridos pela prefeitura e já estão atuando de forma integrada ao trabalho, beneficiando inicialmente o bairro de Maranguape I.