Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Visão Monocular vira Lei em Pernambuco


O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Guilherme Uchoa (PDT), promulgou nesta sexta-feira (11) o projeto de lei que inclui a Visão Monocular na Política Estadual da Pessoa com Deficiência. A Lei nº 15.576/2015 é de autoria do deputado Beto Accioly (SD) e foi publicada no Diário Oficial deste sábado (12).

A visão monocular limita a noção de profundidade e reduz o campo periférico, sendo causas mais comuns os traumas oculares, glaucoma e doenças congênitas. As pessoas com o problema apresentam uma série de dificuldades.

“Reconhecer a visão monocular como deficiência era um sonho antigo de milhares de pernambucanos. Dialogamos, apresentamos a proposta e hoje podemos celebramos esse grande momento na história da inclusão social no Estado. Agora sim fizemos justiça a essas pessoas”, comemora Beto Accioly.

Glaucoma - Outra lei (nº 15.577/2015) promulgada de autoria do parlamentar cria a Semana Estadual de Prevenção e Combate ao Glaucoma, a ser comemorada anualmente na semana do dia 26 de maio. Com isso o Governo realizará ações preventivas por todo Estado.

Paulista sedia II encontro literário com escritores de vários municípios de Pernambuco



Escritores e poetas de 7 municípios do estado participaram do II encontro das Academias de Letras e Artes das Microrregiões de Pernambuco. O evento aconteceu neste sábado (12.09) no plenário da Câmara de Vereadores do Paulista e reuniu cerca de 60 participantes. A iniciativa visa estreitar a relação entre os escritores, fortalecer o papel dos grupos, promover troca de experiências e estimular a criação de mais academias em Pernambuco.

A programação foi dividida em duas etapas. A primeira contou com mesas de diálogo onde os participantes puderam discutir sobre o papel das academias e seus acadêmicos e questões relacionadas a arte literária. No período da tarde, os integrantes visitaram alguns pontos turísticos da cidade como a Igreja Nossa Senhora dos Prazeres, o Casarão da Família Lundgren e o Forte de Pau Amarelo.

“O nosso objetivo é interagir com as outras instituições da classe, promover a abertura da poesia popular, poder criar espaços para novos poetas e escritores que estão chegando, que os novos talentos possam ter oportunidade, e ter um local para apresentar e lançar os seus trabalhos”, ressaltou Amaro Rodrigues, presidente da Academia de Letras e Artes do Paulista (ALAP).

O encerramento ficou por conta de poetas convidados que fizeram um recital. O próximo encontro irá acontecer na cidade de Moreno.

Fotos: Jorge Macrino

Clique AQUI para visualizar mais 42 fotos da matéria acima por meio do Facebook de José Carlos Alves


Aviso: para ter acesso às fotos terá que enviar-nos um pedido de amizade no Facebook,
caso já seja nosso amigo ignore esse aviso. 


Ação de Cidadania e Saúde beneficia moradores de Arthur Lundgren II


 
Os moradores do bairro de Arthur Lundgren II, em Paulista, foram contemplados na manhã deste sábado (12.09) com uma ação social voltada para saúde e cidadania. A iniciativa aconteceu na Escola Eraldo Gueiros e ofereceu vários serviços gratuitos à população.


Quem compareceu ao local pode ter acesso a serviços como exames de vista, mamografia, aferição de pressão arterial, emissão de carteira de identidade, CPF e cadastro único no Bolsa Família. Também houve atendimento para solicitação de benefícios para idosos e deficientes, consultas no Detran móvel e jurídicas.
A dona de casa Jeane Alves aproveitou para tirar uma 2ª via de seu documento e elogiou o trabalho. “Esse tipo de iniciativa deveria acontecer mais vezes, são serviços básicos que são muito úteis para população”, disse. 

A ação contou com o apoio das Secretarias de Saúde e Políticas Sociais, Esportes e Juventude do Paulista em parceria com o Governo do Estado.

Clique AQUI para visualizar mais 59 fotos da matéria acima por meio do Facebook de José Carlos Alves

Aviso: para ter acesso às fotos terá que enviar-nos um pedido de amizade no Facebook,
caso já seja nosso amigo ignore esse aviso.

São Luiz de portas abertas e com cinco filmes em cartaz


O São Luiz está de portas abertas e com cinco filmes em cartaz durante a semana de 10 a 16 de setembro.  Entre eles, três brasileiros: o documentário ‘Os últimos Cangaceiros’, de Wolney Oliveira; ‘Febre do Rato’, de Cláudio Assis; e o drama ‘A Estrada 47′, de Vicente Ferraz.

Os ingressos seguem com preços populares, sendo R$ 4,00 (inteira) e R$ 2,00 (meia). Confira abaixo os detalhes da programação.

CINEMA SÃO LUIZ
10 a 16 de setembro de 2015
Mil Vezes Boa Noite 
(Tusen Ganger God Natt, Noruega , Irlanda , Suécia, 2013, 117min.)
Gênero: Drama | Diretor: Erik Poppe | Elenco: Juliette Binoche, Nikolaj Coster-Waldau, Maria Doyle Kennedymais
Sinopse: Rebecca (Juliette Binoche) é uma das melhores fotógrafas de guerra em atividade e precisa enfrentar um turbilhão de emoções quando seu marido (Nikolaj Coster-Waldau) lhe dá um ultimato. Ele e a filha do casal não suportam mais sua rotina arriscada e exigem mudanças, mas ela, apesar de amar a família, tem verdadeira adoração pela profissão.
divulgação
divulgação
“Mil Vezes Boa Noite” entra na segunda semana de exibição no São Luiz
Dias e Horários:  Quinta (10), Sexta (11), Sábado (12), Domingo (13), Terça (15), Quarta (16) | 17h10
Classificação Indicativa: 14 anos
Febre do Rato 
(Brasil, 2011, 110min.)
Gênero: Drama | Diretor: Cláudio Assis | Elenco: Irandhir Santos, Nanda Costa, Matheus Nachtergaele
Sinopse:
Zizo (Irandhir Santos) é um poeta inconformado e anarquista, que banca a publicação de seu tablóide. Em seu mundo próprio, ele conhece Eneida (Nanda Costa), e logo sente um forte desejo por ela. No entanto, apesar de seus constantes pedidos, ela se recusa a ter relações sexuais com ele. Isto transtorna a vida do poeta, que passa a sentir falta de algo que jamais teve.
Divulgação
Divulgação
Irandhir Santos interpreta um poeta inconformado e anarquista, que deseja intensamente Eneida (Nanda Costa)
Dias e Horários: Quinta (10), Sexta (11), Sábado (12), Domingo (13), Terça (15), Quarta (16) | 19h30
Classificação Indicativa: 18 anos
Cada Um Na Sua Casa 
(Home, EUA,  2014,  94min. DUB.)
Gênero: Animação | Diretor: Tim Johnson
Sinopse:
O planeta Terra foi invadido por seres extraterrestres, os Boov, que estão em busca de um novo planeta para chamar de lar. Eles convivem com os humanos pacificamente, que não sabem de sua existência. Entretanto, um dia a jovem adolescente Tip encontra o alien Oh, que foi banido pelos Boov devido às várias trapalhadas causadas por ele. Os dois logo embarcam em uma aventura onde aprendem bastante sobre as relações intergaláticas.
Reprodução/Filme
Reprodução/Filme
Animação ‘Cada Um Na Sua Casa’ tem atraído especialmente o público infantil ao equipamento cultural
Dias e Horários: Sábado (12), Domingo (13) | 15h15
Classificação Indicativa: Livre
A Estrada 47
(Brasil/Itália/Portugal, 2012, 107min.)
Gênero: Drama, Histórico, Guerra | Diretor: Vicente  Ferraz | Elenco: Daniel de Oliveira, Francisco Gaspar, Júlio Andrade
Sinopse:
O filme se passa durante a Segunda Guerra Mundial, quando o Brasil era aliado dos Estados Unidos, Inglaterra e França. Após sofrerem um ataque de pânico coletivo, no sopé do Monte Castelo, os soldados Guimarães (Daniel de Oliveira), Tenente (Julio Andrade), Piauí (Francisco Gaspar) e Laurindo (Thogum) acabam se perdendo um do outros. Correndo o risco de enfrentar a Corte Marcial por abandono de posto, o grupo conhece o jornalista Rui (Ivo Canelas), que lhe passa um segredo que poderá mudar o curso da vida deles.
Divulgação
Divulgação
O ator Daniel Oliveira integra o elenco de “A Estrada 47″
Dias e Horários: Sexta (11) | 15h
Classificação Indicativa: 12 anos
Os Últimos Cangaceiros 
(Brasil, 2011, 79min.)
Gênero: Documentário | Diretor: Wolney  Oliveira | Elenco: Jovina  Maria  da  Conceição, José  Antonio  Souto
Sinopse:
Durante mais de meio século, Durvinha e Moreno esconderam