Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

ILUMINAÇÃO DA PRAÇA DE JARDIM PAULISTA PASSA POR SERVIÇO DE EMERGÊNCIA

 

"COM SÉRIOS RISCOS DE SUSTENTAÇÃO DOS POSTES, TIVEMOS QUE PROCURAR A PREFEITURA NO SENTIDO DE ALERTAR O QUE PODERIA OCASIONAR COM OS POSTES DE FERRO LOCALIZADOS NA PRAÇA. CONSTATADA A VERACIDADE E A GRAVIDADE DA INFORMAÇÃO A PREFEITURA DETERMINOU O SERVIÇO EM CARÁTER DE URGÊNCIA, QUE TEVE INICIO HOJE DIA 18 DE SETEMBRO DE 2015".

- TONICO VALPASSOS


 Clique AQUI para visualizar mais 09 fotos da matéria acima por meio do Facebook de Tonico Valpassos

Aviso: para ter acesso às fotos terá que enviar-nos um pedido de amizade no Facebook,
caso já seja nosso amigo ignore esse aviso. 

Paulista adota medidas para regular atendimento ao público na rede municipal de saúde



A partir do mês de outubro, a Secretaria de Saúde do Paulista vai colocar em prática algumas ações para regular o fluxo de atendimentos dos usuários da rede municipal. As novidades foram apresentadas nesta sexta-feira (18.09) as enfermeiras das Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Território 1 e 2, que compreende, entre outros, os bairros de Jardim Paulista, Arthur Lundgren I e II, Paratibe, Vila Torres Galvão, Mirueira, Nobre, Fragoso. Um encontro semelhante a este, que foi realizado no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), no Centro da cidade, será promovido com as demais profissionais do Território 3 e 4.
 
            A principal novidade é a regulação do sistema de marcação de exames laboratoriais. A partir de outubro, os usuários que necessitarem dos procedimentos não precisarão enfrentar mais filas, indo direto ao laboratório para garantir a vaga. A gestora da UBS ficará responsável por comunicar ao paciente a data e horários exatos para a realização do exame. Isso significa que o usuário já vai sair da unidade sabendo tudo sobre o agendamento. Esta ação vai acabar, por exemplo, com a venda clandestina de fichas em frente aos centros médicos da cidade.


            Outra medida adota pela Superintendência de Regulação Assistencial do município altera o fluxo de atendimento na Policlínica de Atenção à Saúde da Mulher. No próximo mês, o usuário não poderá agendar consultas diretamente na unidade. Ele terá de passar por uma avaliação médica na unidade mais próxima da casa dele, que ficará responsável ou não por encaminhar ao atendimento especializado. Esse novo método vai funcionar como uma triagem, evitar que determinada pessoa possa conseguir o atendimento sem necessitar realmente. Aqueles que já são acompanhados pela policlínica terão que ter o aval do médico especialista para continuar o tratamento.


            Essa iniciativas que estão sendo colocadas em prática fazem parte do processo de regulação da rede, que corresponde a organização dos fluxos de atendimento. O trabalho, considerado prioritário pela gestão do prefeito Junior Matuto, visa garantir que todos possam ser atendimentos normalmente, mas priorizando aqueles que realmente necessitam.

Semana Estadual da Diversidade encerra atividades na 14ª Parada da Diversidade


Saúde, segurança e mercado de trabalho para público LGBT estiveram em pauta
A primeira edição  da Semana Estadual da Diversidade aconteceu de 14 a 20 deste mês e contou com uma variada programação, distribuída entre os municípios de Recife, Olinda, Jaboatão, Paulista, Caruaru, Palmares e Nazaré da Mata. A ação encerra suas atividades no desfile da 14ª Parada da Diversidade de Pernambuco, no próximo domingo (20), a partir das 9h.
As atividades desenvolvidas durante o evento foram pautadas em reivindicações da população LGBT de Pernambuco e foi realizada Secretaria Executiva de Segmentos Sociais (SESS), criada por Isaltino Nascimento, ao assumir a pasta de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ). “Nós temos história com esse segmento. Quando pensamos a realização do primeiro desfile da Parada da Diversidade, nem conseguimos sair em passeata, por termos um número ínfimo de pessoas. Hoje, o evento é marcado no calendário oficial e considerado o 2º maior do Estado. Isso é um grande retorno para a população LGBT”, disse Isaltino.
O secretário comparecerá à 14ª Parada da Diversidade, no próximo domingo, acompanhado de sua equipe. Isaltinho estará às 10h, no Palco Dona Lindú e, em seguida, crircula pelos trios elétricos dos movimentos sociais.
A Semana - A 1ª Semana Estadual da Diversidade trouxe como tema “Pernambuco sem preconceito, promovendo a cidadania” e realizou palestras, seminários, rodas de diálogo e debates sobre saúde LGBT, mercado de trabalho e espaços de acolhimento para população trans, segurança preventiva, entre outros. O objetivo do evento é trabalhar a inserção da população LGBT na sociedade, promover a conscientização das pessoas para a realidade desta comunidade, motivar o engajamento das pessoas e grupos organizados, o combate à homofobia e a construção de políticas públicas afirmativas para a população LGBT. “Esses temas nunca saem da pauta LGBT. Criamos o evento para estarmos cada vez mais próximos deste segmento e tornando essa discussão mais ampla na sociedade. Quanto mais debatermos, mais fortaleceremos a causa”, disse o Executivo de Segmentos Sociais, Sérgio Moura.

Seminário debate relação entre discursos religiosos e violência contra a mulher

Evento acontece no próximo dia 24, das 8h às 17h, na UFPE. Inscrições já estão abertas.

Um espaço para reflexão e debate sobre como os discursos e as narrativas religiosas constroem/desconstroem práticas sociais em torno da violência contra as mulheres.
É com esta proposta que a ONG Diaconia e o Coletivo Vozes Marias realizam, no próximo dia 24, o “I Seminário Discurso Religioso e Violência Contra a Mulher”. O evento acontece das 8h às 17h, no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Interessados/as em participar devem realizar inscrição, via internet, através do e-mail vozesmarias@hotmail.com. É preciso enviar nome completo, instituição e telefones para contato. Ao todo, são oferecidas 80 vagas gratuitas para o encontro, que tem apoio da Igreja da Suécia, Rede Fale Recife, UFPE, Núcleo de Discurso, Identidade e Pluralismo Religioso, Centro de Educação e Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj). 

“Como profissionais e cristãs, reconhecemos a urgência em estabelecer o diálogo e reflexão sobre a violência contra a mulher no meio religioso. Acreditamos que fomentar a interação entre diversas instituições religiosas e a universidade pode contribuir muito nesse processo”, afirma a articuladora do Coletivo Vozes Marias, Vanessa Barboza, à frente da organização.  "Vamos chamar atenção dos diferentes segmentos religiosos para a importância da utilização de um discurso e prática social comprometidos com ajustiça de gênero", completa.

Programação  
A partir das 8h, a professora Lilian Guarani-Kaiowá Lira, da  Fundaj, abre a programação com a mesa “Discurso, Religião e Gênero”. Em seguida, das 10h às 12h, o público acompanha a mesa principal “Discurso Religioso e Violência Contra a Mulher”, coordenada pelo professor Adilson Schultz, da PUC Minas, e pela professora Denise Botelho, também da Fundaj. 

A tarde será dedicada à plenária “Experiências religiosas no enfrentamento da violência contra mulher”, com participação de representantes do Coletivo Vozes Marias, Diaconia, Associação Batista de Ação Social e Movimento dos Povos Tradicionais das Cidades (MPTC). O encerramento está previsto para as 17h, com apresentações culturais. 

Serviço:
I Seminário Discurso Religioso e Violência Contra a Mulher
Quando:
 dia 24/09
Horário: 8h às 17h
Onde: Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da UFPE
Quanto: gratuito
Informações: vozesmarias@hotmail.com

Teatro nas escolas amplia combate à Dengue no Paulista



Alunos da Escola Municipal Miguel Arraes, no Janga, em Paulista, tiveram a oportunidade de assistir na manhã desta sexta-feira (18.09) a uma apresentação teatral sobre prevenção aos focos de dengue, chikungunya e zika vírus. O evento foi promovido por técnicos da prefeitura com o objetivo de estimular os estudantes a se tornarem agentes multiplicadores no controle ao Aedes aegypti. A estratégia, que já é aplicada em unidades de saúde, passa a ser intensificada em escolas.


Durante o evento, agentes de saúde ambiental mostraram aos alunos a importância de consumir uma água devidamente tratada e exibiram formas de prevenção ao mosquito transmissor das doenças. Arte-educadores participaram da iniciativa. A ação foi realizada, através de uma parceria envolvendo as secretarias de Saúde e de Educação da cidade.

Como forma de ampliar a conscientização dos alunos acerca das doenças, foram distribuídos panfletos educativos. Os jovens que estiveram presentes também participaram de um sorteio com 40 jogos educativos sobre prevenção à dengue.
Agente de endemias do Paulista, Jucedy Oliveira destacou a importância da realização do evento. “O ganho trazido aos alunos com esta iniciativa é garantir maior qualidade de vida. Com a dramatização, conseguimos  mostrar aos estudantes que eles podem se tornar cooperadores na prevenção às doenças”, explicou.

Campeonato de futebol feminino termina neste sábado (19) com disputas finais



A competição teve início no dia 19 de julho e teve a participação de sete equipes da área rural, urbana e do litoral



Neste sábado (19), às 19h, acontece a grande final do 1° Campeonato de Futebol Feminino do Ipojuca. O jogo ocorrerá no campo de futebol Antônio Dourado Neto, no Ipojuca/sede e os times finalistas são: do Engenho Crauassú x Ipojuca/sede disputando o primeiro lugar. Antes da final, haverá às 18h, a disputa pela terceira colocação, entre as equipe dos engenhos Dois Mundos x Benfica.

A treinadora do time do Ipojuca-sede, Kerolen Rodrigues, afirmou que está ansiosa e preparando a equipe para uma partida difícil. “Estamos treinando um pouco apreensivas, porque sabemos que o time delas é difícil, mas vamos dar tudo da nossa equipe para conquistarmos a vitória”, disse a treinadora da equipe. 

Edilma Marques que é uma das dirigentes do time do Engenho Crauassú, alertou que não existe favoritismo. “Cada partida é diferente e acreditamos que vai ser um jogo acirrado, pois os dois times correram para chegar à final. A expectativa é que a gente saia vitoriosa dentro do campo”, ressaltou Edilma que também a capitã do time.

De acordo com o vice-presidente da Liga de Futebol Ipojucano, Jael Silva, a competição é uma forma de mostrar que as mulheres ipojucanas também sabem fazer bonito dentro de campo. “As nossas atletas do município são muito talentosas, e o nosso objetivo é formar um time com as jogadoras das diversas equipes que representará a cidade”, afirmou.

O campeonato é promovido pela Liga Desportiva de Futebol do Ipojuca em parceria com a Secretaria de Juventude e Esporte do município e da Secretaria Especial da Mulher. Vale ressaltar que este ainda este ano estão previstas a realização de mais competições para fortalecer o futebol feminino na cidade.

Campanha - No 1º Campeonato de Futebol Feminino do Ipojuca foi lançada a Campanha “Violência Contra Mulher é Bola Fora!” Que é mais uma ação da Secretaria Especial da Mulher do município, visando orientar a população de que toda e qualquer violência contra o público feminino deve ser denunciada. Além disso, foi divulgado o número da Ouvidoria da Mulher (0800-081-5434) que é o órgão responsável em receber as denúncias e encaminhar para os organismos responsáveis.

Em meio à crise, mutirão tributário legaliza quase 400 empresas em Paulista em menos de dois meses


campanha “Paulista Legal – Negócio em dia, sem burocracia”, criada para desburocratizar a legalização de empresas e do comércio da cidade já está produzindo resultados significativos. Em apenas um mês e meio depois de ser lançada, a iniciativa já legalizou 384 empresas, agilizando a concessão de alvarás. Na manhã desta sexta-feira (18), 32 empresas do Centro Empresarial e Industrial Norte (CEIN) foram legalizadas em solenidade que contou com a presença do prefeito Junior Matuto.

“Paulista precisa andar na contramão da crise. A Prefeitura não pode ser empecilho na vida das empresas, que geram emprego e desenvolvimento. Nosso objetivo é desburocratizar a emissão de alvarás com responsabilidade”, afirmou o prefeito. Além de viabilizar a oficialização de empresas, o Paulista Legal permite que a prefeitura evite a evasão de receitas. Para ter uma ideia do retorno para o município, apenas com essa ação junto as empresas instaladas no condomínio do CEIN, a Prefeitura conseguiu recuperar R$ 300 mil em impostos. Desse total, R$ 231 mil foram recolhidos com o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).
           
Segundo o gerente de gestão do Grupo Vicunha Imóveis, Luis Vanderlei Pontes, a campanha é pioneira e tem sido fundamental para o desenvolvimento da cidade. “Sou do sudeste, de São Paulo, e nunca vi um projeto parecido com esse em nenhuma prefeitura que tive contato. Foi um trabalho de muita proatividade realizado pelo município junto conosco. Espero que essa parceria de sucesso continue”, comentou.
           
Confraternização – Para marcar a entrega de mais 32 alvarás, o  Grupo Vicunha Imóveis organizou um café da manhã na sede da empresa, localizada no CEIN, em Paratibe, para reunir empresários e gestores da Prefeitura, em sinal de agradecimento pela iniciativa do Paulista Legal. O evento contou com a participação de empresários que participaram da campanha, do prefeito Junior Matuto, dos secretários João Luiz (Desenvolvimento Urbano), Rafael Siqueira (Finanças), dos secretários executivos Ricardo Góes (Infraestrutura)  e Paulo Marenga (Desenvolvimento Urbano) e de técnicos do município.

REUNIÃO COM PRESIDENTE DO DETRAN‏


O ver. Edmilson do Pagode esteve no último dia 16/09 em reunião no gabiente do Presidente do DETRAN, sr. Charles Ribeiro, onde solicitou uma unidade do DETRAN no novo Shopping que será inaugurado ainda este ano em Paulista, o North Way. A unidade facilitará a acomodação e atendimento dos moradores do Paulista e municípios afins.