Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Diogo Moraes participa de eleição do Conselho Tutelar em Santa Cruz do Capibaribe


Fazendo jus ao papel de cidadão, o deputado estadual Diogo Moraes (PSB), esteve presente, no último domingo (4), em Santa Cruz do Capibaribe, onde participou das eleições para a escolha dos cinco componentes do Conselho Tutelar da cidade. Os conselheiros são responsáveis por garantir os direitos preconizados no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Ao lado do prefeito Edson Vieira (PSDB), Moraes visitou os dois maiores locais de votação: Escola Estadual Padre Zuzinha e Escola Municipal Professora Ivone Gonçalves de Araújo. Nesse último, o deputado exerceu a cidadania e depositou seu voto no candidato escolhido por ele.
No trajeto pelas escolas, Diogo Moraes, que teve a oportunidade de conversar com a população, recebeu o carinho dos cidadãos. 
Recolhidas as urnas e apurados os votos, saíram vitoriosos Ari de Poço Fundo, Ivanilson Feitosa, Tody, Fabiana da Creche e Fernando da Palestina.

Associação dos servidores da Secretaria de Agricultura realiza exames de prevenção ao câncer

A Associação dos Servidores da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (ASSEPRA) realizará a 10° Jornada de Saúde entre os dias 06 e 08 de outubro, das 8h às 16h, apoiando as ações de prevenção do câncer do colo de útero realizadas pelo Governo de Pernambuco.

Um laboratório móvel do Lacen, disponibilizado pela secretaria Estadual de Saúde, vai realizar gratuitamente exame papanicolau para diagnóstico do câncer do colo de útero. Durante os três dias da Jornada serão distribuídas 210 fichas, sendo 70 por dia.

O atendimento será aberto aos associados da ASSEPRA e aos moradores das comunidades localizadas no entorno do Parque de Exposição de Animais, no Cordeiro. É necessário trazer o cartão do SUS, carteira de identidade, CPF e comprovante de residência.

Também serão realizados testes de glicemia e aferição de pressão. A abertura da jornada será às 10h, na sede da ASSEPRA com  palestra sobre alimentação saudável e sustentabilidade, ministrada pela nutricionista Ana Glória Ferreira, que trará dicas de  como melhorar a qualidade alimentar e ainda ajudar o meio ambiente.

Serviço:
Assepra -  Associação dos servidores da Sec. de Agricultura e Reforma Agrária
Parque de Exposição de Animais - Av. Caxangá, 2200, Cordeiro
Horário de atendimento: 8h às 16h
Fone: (81)  3228-6769

Homicídios crescem 12% em 2015, denuncia Silvio Costa Filho

A Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) voltou a denunciar o aumento da violência no Estado. Segundo levantamento realizado pela Bancada, com base nos dados da Secretaria de Defesa Social, até o último dia 29 foram cometidos 280 homicídios no Estado, 24 registros a mais que no mesmo mês do ano passado. No ano, os dados da SDS aponta um total acumulado (entre janeiro e setembro) de 2.755, uma alta de 12% em relação às 2.461 mortes contabilizadas no mesmo período de 2014.
“Este ano, já foram notificados 294 assassinatos a mais que nos primeiros nove meses de 2014. É praticamente um mês a mais de registros”, comparou o deputado Silvio Costa Filho, líder da Bancada de Oposição. O parlamentar lembrou que o assunto será tema de audiência pública na Comissão de Cidadania, Direitos Humanos e Participação Popular, na próxima quinta-feira (8).
Os números apresentados pela Oposição contrastam com os dados otimistas apresentados pela bancada governista, que destacam dados preliminares do Anuário da Violência, do Fórum Brasileiro de Segurança, que apresenta o Recife como a cidade menos violenta do Nordeste em 2014. “Infelizmente, os números de 2014 não refletem o que estamos vivendo hoje. Só no Recife, até o mês de setembro, foram registrados 27 homicídios a mais que no mesmo período do ano passado. Precisamos discutir os números de 2015”, ressaltou o deputado.

Foram convidados a participar da audiência pública, desta quinta (8), o secretário de Defesa Social do Estado, Alessandro Carvalho, e o secretário de Ressocialização, Pedro Eurico. “Esperamos poder debater medidas efetivas para enfrentar essa situação, junto com os secretários e as entidades ligadas à área de segurança, como Sinpol, Adeppe e Sindasp-PE. O Governo precisa apresentar uma agenda de ação para resgatar o Pacto pela Vida”, destacou Costa Filho.

Fórum de Supervisores de Estágio acontece na UPE Garanhuns‏

O Núcleo de Estágio da UPE - Universidade de Pernambuco - Campus
Garanhuns, realiza o I Fórum de Supervisores de Estágio, na próxima
sexta-feira
(09/10), das 13h às 18h, no auditório da instituição. O evento é
destinado aos educadores que acompanham, inspiram e abrem espaço para
a construção de
uma identidade profissional na área de Educação.

O encontro contará com a participação de professores da UFRPE -
Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFPE - Universidade Federal
de
Pernambuco, SINTEPE - Sindicato dos Trabalhadores na Educação de
Pernambuco e da própria Universidade anfitriã.

A programação apresenta questões atuais, que fazem parte do cotidiano
do Educador: A participação é gratuita e para garantir sua vaga é
preciso
fazer a inscrição pelo link abaixo:

http://goo.gl/forms/W5etmqhJ4Y

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

13:00 – Credenciamento

14:00 – Mesa-Redonda: Formação de Professores: Onde Estamos, Para Onde Vamos?
Prof. Dr. Luciano Cavalcanti Nascimento (UFRPE), Prof. Heleno Manoel
Gomes de Araújo Filho (SINTEPE), Prof. MsC. Diógenes Maclyne Bezerra
de Melo
(UPE).

16:00 – Coffee-break

16:30 – Mesa-Redonda: Novas Abordagens Sobre Tecnologias Digitais para
Processos de Ensino e Aprendizagem
Prof. Dr. Renato Guedes dos Santos (Terra Lumens/UFPE), Prof. Dr. João
Francisco Lins Brayner Rangel Junior (UPE)

PRB realiza encontro regional na cidade de Sirinhaém

Mais uma reunião regional na Mata Sul e Litoral Sul de Pernambuco, o articulador político do PRB no Estado, Ivo Maia, e o secretário-geral do PRB-PE, André Santos, representando a direção regional do PRB, realizaram encontro no município de Sirinhaém. 
O evento foi realizado neste último sábado (04/10) no centro do município e reuniu vereadores, presidentes e militantes. Além de lideranças da região, o encontro reuniu os municípios que compõe a regional da Mata Sul e litoral Sul: Palmares, Ipojuca, Barreiros, São José da Coroa Grande e Sirinhaém. 

O evento foi organizado pelo presidente do PRB em Sirinhaém e coordenador da Mata Sul, Thiago Gouveia. O objetivo foi debater as metas e projetos que visam o crescimento da legenda na região, bem como incentivar a maior participação das pessoas nas decisões políticas no seu município. Em Sirinhaém o PRB, vem construindo o caminho para uma candidatura majoritária, sendo um partido Independente na cidade.

O secretário-geral, André Santos, destacou a importância da regionalização para os republicanos. ‘’Em 2012, o PRB elegeu no estado, um prefeito e 47 vereadores. Vamos lutar para elegermos o maior número de candidatos, e cumprir a nossa meta em cada região de Pernambuco. Este esforço vale também para no futuro aumentar a nossa bancada no Congresso Nacional e nas Assembleias Legislativas’’, afirmou. 


O presidente do PRB em Palmares, vereador Wilson Fotografia, ressaltou, o objetivo da legenda. A meta é eleger o maior número de prefeitos, vices e vereadores. “O PRB precisa ter composições de expressão em todas as regiões pernambucanas, e na Mata Sul não será diferente. Nas próximas eleições, temos o objetivo de triplicar a bancada de parlamentares nas esferas municipais”, frisou. 
Ana Lúcia, coordenadora do PRB Mulher, defendeu maior participação das mulheres na política. “A participação da mulher é de fundamental importância para o crescimento do partido. Além disso, queremos que os parlamentos sejam mais justos e isso só será possível, se realmente abraçarmos essa causa”, destacou. 
Também estiveram presentes no evento, o presidente do PRB em Barreiros, Radialista Edimilson Bezerra e o pré-candidato a Prefeito pelo PRB de Ipojuca, Gaúcho de Ipojuca.

Anestesia emergencial: como o profissional age e quais os complicadores?


Em grandes concentrações, como o Carnaval, por exemplo, podem acontecer acidentes e, consequentemente, a necessidade de um procedimento cirúrgico. Fatores como embriaguez ou estômago cheio podem atrapalhar o procedimento?
Em medicina, como quase tudo na vida, existem as situações ideais e as mais corriqueiras, com as quais se precisa lidar.  Em anestesiologia, por exemplo, o ideal é a realização do procedimento em cirurgias eletivas, quando há uma entrevista prévia e um maior conhecimento do médico acerca das condições do paciente. Os outros casos acontecem quando é necessária uma cirurgia emergencial, quando não houve a possibilidade da entrevista. No Carnaval, por exemplo,quando ocorre uma grande aglomeração de pessoas em pequenos ou grandes espaços, podem acontecer acidentes e, consequentemente, a necessidade de um procedimento cirúrgico. Se o paciente estiver embriagado, por exemplo, este estado pode interferir no procedimento cirúrgico. Desta forma, quais, então, os procedimentos necessários nos casos das anestesias emergenciais e quais as situações em que o cliente chega que podem complicar o processo anestésico?
Primeiramente, é preciso diferenciar as duas situações distintas com as quais o médico lida no dia a dia: a urgência, que corresponde em risco à vida em um intervalo de tempo relativamente curto, e a emergência que, por sua vez, representa um risco imediato. Segundo o anestesiologista Bruno Melo, da Cooperativa dos Anestesiologistas de Pernambuco (COOPANEST-PE), em ambas existem pacientes que chegam em condições de consciência e orientação para uma rápida entrevista na porta do centro cirúrgico ou na sala de cirurgia, minutos antes da execução da anestesia propriamente dita. Outros chegam desorientados, ou desacordados, quer seja por uma condição ligada ao quadro clínico que o traz ao centro cirúrgico (coma por traumatismo crânio-encefálico por ex.), quer seja por uma condição de base independente (embriaguez por ex.). “Neste último caso, nos resta apelar para uma rápida conversa com algum familiar ou acompanhante, à porta do centro cirúrgico. Isso se dá desta forma, justamente porque em emergências, o tempo é crucial para se manter aquele paciente vivo. Difere um pouco das urgências, como uma apendicite, por exemplo, em que o paciente precisa ser operado, mas dentro das próximas 12-24h”, explica.
 Quais são os maiores complicadores em anestesia para uma cirurgia emergencial?  Nas emergências, a soma de estômago cheio, trauma de coluna cervical (ou suspeita dele) em pacientes com possibilidade de entubação difícil. Outro fator que aumenta risco é a obesidade. “Isto porque o paciente obeso tem retardo no esvaziamento gástrico, incidência aumentada de diabetes, de hipertensão,de  entubação difícil, dificuldade para se obter acesso venoso calibroso para repor soro e sangue, entre outros tantos problemas”, complementa. 
O importante é que, seja qual for o problema ou estado do paciente, se a cirurgia for mesmo de emergência, a anestesia precisa ser feita. Não existem, por assim dizer, por maiores que sejam as dificuldades, pessoas “que não podem receber anestesiologia de forma alguma”. 

Compre do pequeno negócio.



O comércio da Cidade do Paulista também está participando da grandiosa campanha do SEBRAE, 05 de Outubro dia do Mico e pequeno empreendedor.

#COMPREDOPEQUENO

Convite / Almir Rouche 30 Anos‏‏


O cantor e compositor pernambucano Almir Rouche convida para o coquetel de lançamento do projeto Rouche 30, em comemoração aos seus 30 anos de carreira, nesta quinta (08/10), às 19h, no hall do Paço Alfândega. O artista divulgará os detalhes da programação completa do projeto que vai de outubro deste ano até outubro do próximo ano.

Evento: Coquetel de lançamento do projeto Rouche 30
Data: 08 de outubro de 2015
Horário: 19h
Local: hall do Paço Alfândega, localizado na Rua da Alfândega, 35, Recife

Juventude pernambucana participa de Conferência Estadual



Evento discute propostas de construção e avanços de políticas públicas. Encontro acontece nesta segunda (5) e terça-feira (6) no Centro de Convenções, em Olinda


R