Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Fernando Bezerra Coelho cobra ações do Governo para crise hídrica no Vale do São Francisco

Brasília, 06/10/15 - O senador Fernando Bezerra Coelho (PSB) ocupou nesta terça-feira (06/10) a Tribuna do Senado para chamar a atenção do Governo Federal quanto à crise hídrica no Vale do São Francisco. Ele anunciou que nesta quarta, a partir das 10h30, irá coordenar uma audiência pública na Comissão Mista de Mudanças Climáticas para discutir o assunto, com presenças de representantes do Ministério da Integração Nacional, Codevasf, Agência Nacional de Águas e Operador Nacional de Energia. O lago de Sobradinho, principal manancial de abastecimento para a fruticultura irrigada, está com sua capacidade de armazenamento em torno dos 5% e pode chegar a zero até o final de novembro.

A região vive uma grave expectativa em relação à agua que irriga 25 mil hectares, com a geração de mais de 120 mil empregos e um valor de produção que ultrapassa os R$ 2 bilhões”, disse o senador. 

Ele destacou que desde o início do ano os alertas para a situação têm sido dados, como aconteceu na audiência pública realizada pelo Senado em abril, na cidade de Petrolina. Na ocasião, houve uma reivindicação para a instalação de flutuantes no lago de Sobradinho, com capacidade de captar águas mais profundas. “Os recursos só foram liberados em junho e mesmo assim a obra que deveria ter sido contratada em regime emergência teve que cumprir todas as etapas legislação e a Ordem de Serviço só veio em setembro. Queremos saber do Governo se estas obras podem ser aceleradas e vão estar prontas até o fim de novembro. Se assim for, não teremos como colocar água na irrigação. Uma planta como a uva, com um dia, já começa a perder produtividade, quanto mais com 30 ou 45 dias”, afirmou o Senador.

Ele também solicitou ao Governo, como medida de segurança para garantir água até o final de dezembro, a ampliação da vazão de defluência do Lago de Três Marias (MG), dos atuais 500 m³ por segundo para 600 m³ por segundo.

RONNIE DUARTE REGISTRA CANDIDATURA À PRESIDÊNCIA DA OAB-PE


O advogado Ronnie Duarte registrou hoje, na Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Pernambuco (OAB-PE), a sua candidatura e dos outros 87 membros da chapa “A Ordem Avança” para as eleições deste ano da entidade. Marcada para o dia 19 de novembro, o pleito vai definir os nomes para a diretoria da Ordem, dos 69 novos conselheiros seccionais, seis conselheiros federais e oito diretores da Caixa de Assistência aos Advogados de Pernambuco (CAAPE).

O conselheiro federal da OAB-PE, Leonardo Accioly é o candidato a vice-presidente. Além dele, os candidatos à diretoria são Fernando Ribeiro Lins, secretário-geral; Luciana Brasileiro, secretária-geral adjunta e Silvia Nogueira, diretora-tesoureira. O atual presidente Pedro Henrique Reynaldo Alves é candidato a conselheiro federal da OAB Nacional.

Ronnie Duarte é o candidato da situação contando também com o apoio dos ex-presidentes da OAB-PE Jayme Asfora (2007-2009) e Henrique Mariano (2010-2012). “É uma honra ser o nome escolhido pelo grupo que vem revolucionando a OAB-PE para disputar a eleição da entidade. É de grande  responsabilidade  continuar a promover avanços  para a advocacia pernambucana, marcada por pioneirismos  e referências no Brasil. E estou pronto para o desafio”, frisa Ronnie Duarte.

O registro da chapa, na sede da OAB-PE, foi em clima de descontração e com adesão de diversos advogados parceiros que apoiam e participam da candidatura de Ronnie.

"Comissão Mista de Mudanças Climáticas promove audiência pública, nesta quarta-feira (7), sobre a Crise Hídrica no Vale do São Francisco"‏

Sob a presidência do senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE), a Comissão Mista de Mudanças Climáticas (CMMC) do Congresso Nacional promove, às 10h30 de hoje (7), audiência pública sobre a “Crise Hídrica no Vale do São Francisco”.

Para esta audiência, foram convidados o secretário-substituto de Irrigação do Ministério da Integração Nacional, Antônio Carvalho Feitosa; o superintendente de Operações e Eventos Críticos da Agência Nacional de Águas (ANA), Joaquim Gondim; o diretor de Hidrologia da ANA, Ney Maranhão; o diretor de Empreendimentos de Irrigação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), Luís Napoleão Casado; o presidente do Conselho de Administração do Distrito de Irrigação Nilo Coelho (Dinc), Amauri Silva, e um representante do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

A audiência pública poderá ser acompanhada pelo Portal e-Cidadania do Senado Federal – http://www12.senado.gov.br/ecidadania– ou pelo 0800-61-2211.


SERVIÇO:
Assunto: Audiência pública sobre a “Crise Hídrica no Vale do São Francisco”
Data: 07/10/15 (hoje)
Horário: 10h30
Local: Ala Alexandre Costa, Plenário 13, Senado Federal, Brasília (DF)