Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Mulheres do Paulista recebem atendimento de saúde em praça pública

Dentro das comemorações do Outubro Rosa, a Prefeitura do Paulista promove nesta sexta-feira (16.10), às 9h, uma ação na Praça João XXIII, no Centro da cidade, para alertar o público feminino sobre os métodos de prevenção ao câncer de mama. Além de palestras acerca do tema, a população poderá realizar exames de mamografia, teste rápido de HIV, Sífilis e Hepatite. As unidades móveis do Amigo do Peito e do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) estarão envolvidas na programação. Haverá ainda sorteio de brindes. A atividade vai contar com o apoio dos Agentes Comunitários de Saúde da USF Fragoso I.

PORTO X-Treme agita balneário de Porto de Galinhas

Foto do site: nascimento.com.br
O cenário paradisíaco de Porto de Galinhas, no litoral Sul de Pernambuco, é palco para a terceira edição do evento esportivo PORTO X-Treme, que acontece nos dias 17 e 18 de outubro, sábado e domingo, respectivamente, e promete movimentar o balneário. O evento, que conta com o apoio da prefeitura do Ipojuca, através da Secretaria de Juventude e Esportes, vai reunir várias atrações, entre elas, a 3ª Corrida de Porto; o IV Passeio Ciclístico Juventude em Movimento; a arena Praia Sem Barreiras; o aquathlon (II etapa do campeonato pernambucano), que é uma modalidade que une corrida e natação; e o Espaço Kids, idealizado  especialmente  para  quem  tem  crianças  e  quer  participar  do evento. A recreação acontece em Maracaípe, que fica cerca de 3 km de Porto, a partir das 9h30,nos dois dias do evento.

As novidades deste ano serão o campeonato de boxe, que acontecem no dia 17, às 16h, em Maracaípe, e deve reunir os aficionados em luta, MMA, boxe e modalidades semelhantes. Este ano também acontece pela primeira vez, o Stand up Paddle, nos dois dias do evento, a partir das 9h, no Pontal de Maracaípe. O aquathlon acontece no sábado 17,  às  9h, em Maracaípe.  No  sábado  e  domingo,  a  partir  das  9h,  acontece  a Arena  Praia  Sem Barreiras, que é um projeto de acessibilidade que garante a participação de pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida em atividades no mar e na areia, sempre assistidas por profissionais especializados.  A 3 ª corrida de Porto acontece no sábado, às 15h30, com largada em Maracaípe.  Para quem gosta de malhação, não pode perder as aulas de treino funcional que acontecem no sábado, às 15h, em Maracaípe.


No domingo, finalizando o evento, o dia é dedicado aos amantes do pedal. A partir das 9h30, acontece o IV Passeio Ciclístico Juventude e Movimento que promete receber centenas de apaixonados por bike.  O percurso sai de Nossa Senhora do Ó e vai até Maracaípe. A atividade tem caráter sustentável, além de incentivar a prática esportiva e a preservação ao meio ambiente. 

Celebração do Dia Nacional de Ação de Graças acontece no dia 28 de novembro

A edição 2015 do evento público de celebração do Dia Nacional de Ação de Graças – DNAG –, está cheia de novidades. Em sua oitava edição, o DNAG traz o tema “Fábrica da Gratidão”, e promete muitas surpresas para os participantes, com evoluções sobre alguns dos pilares aos quais devemos ser gratos: Deus, família, amigos e trabalho.

Dentre as novidades, está a realização do evento – pela primeira vez – em um sábado, e não na quarta quinta-feira do mês de novembro, como prevê a Lei Federal nº 781/49. O dia escolhido foi 28 de novembro, com o objetivo de oferecer mais comodidade ao público, considerando que no dia seguinte – domingo – a maioria das pessoas não trabalha.

A partir das 17h, o Cais da Alfândega, no Recife, se revestirá de luz, cores, música e muita – muita gratidão. As atrações deste ano estão imperdíveis. Contará com a alegria do balé do Projeto Benei Aor fazendo apresentações de dança. Representando o segmento da música gospel, o cantor Fernandinho fará um lindo show, entre outras atrações.  

SERVIÇO
Evento público de celebração do Dia Nacional de Ação de Graças
Data: 28 de Novembro, a partir das 17h.

Local: Cais da Alfândega, Bairro do Recife

Cuidado com os olhos dos bebês: doenças podem cegar ou levar à morte

Foto: UOL
Ter um bebê em casa é sinônimo de idas recorrentes ao médico, afinal de contas, todo cuidado é pouco quando o assunto é a saúde de um recém-nascido. A mesma preocupação deve-se ter com os olhos. É que, além do famoso teste do olhinho, bebês precisam passar por uma consulta oftalmológica completa a cada seis meses nos dois primeiros anos de vida. Após esse período, pelo menos uma vez por ano. É por meio dessas visitas ao oftalmologista que se pode descobrir e tratar desde cedo doenças graves, como a retinoblastoma, que aparece nos primeiros anos de vida e pode levar à morte.
 Retinoblastoma é um tumor intraocular cujo aparecimento ocorre nos primeiros anos de vida. “Mas quando descoberto precocemente, podemos poupar a visão, o olho e, principalmente, a vida da criança. Por isso é importante ir ao oftalmologista”, explica a médica oftalmologista do Hope, Mônica Rocha. Outras doenças que afetam as crianças também podem causar baixa visual e cegueira, como catarata congênita, glaucoma congênito, ptose palpebral, obstrução de vias lacrimais, conjuntivites e erros refrativos (grau) não corrigidos.
 De acordo com Mônica, os problemas mais comuns que podem acometer a visão dos pequenos são os erros refrativos, que levam à necessidade de uso de óculos. “Um olho que tenha grau e cuja visão não seja corrigida com óculos pode desenvolver a ambliopia: patologia na qual o olho é anatomicamente normal, porém com baixa visual, pois não foi devidamente estimulado. Caso a ambliopia não seja tratada precocemente, pode ser irreversível”, explica Drª Mônica.
Por isso que os pais devem sempre se preocupar em levar as crianças para fazer consultas com oftalmologistas, mesmo que não tenham queixas, sinais ou sintomas de problemas. “Caso tenha cefaleia (dor de cabeça), olhos vermelhos, lacrimejamento, secreção ocular, fotofobia, desvios nos olhos, dificuldade visual ou ainda ausência de reflexo vermelho, inclusive em fotografias, a consulta é imprescindível”, aconselha. Além disso, é bom lembrar que a alimentação deve ser saudável e balanceada, rica em vitaminas, principalmente alimentos que contenham vitamina A.

Programa 190 Mulher chega ao município do Paulista

A secretária Especial de Políticas para as Mulheres do Paulista, Bianca Pinho Alves, esteve reunida nesta quinta-feira (15.10) com a subcoordenadora da Diretoria de Enfrentamento à Violência de Gênero do Estado, Wedja Martins, para apresentação do Programa 190 Mulher. O encontro aconteceu na sede da própria Secretaria, localizada na Rua 86, S/N, em Jardim Paulista Baixo.
O programa, coordenado pela Secretaria da Mulher do Estado, em parceria com o Centro Integrado de Operações de Defesa Social (CIODS), vai ajudar no atendimento das mulheres vítimas de violência no município do Paulista. “Nossa ação tem o intuito de fortalecer e agilizar o trabalho da Polícia no atendimento à ocorrência de casos de violência previstos na Lei Maria da Penha,” ressaltou a secretária Especial de Políticas para as Mulheres, Bianca Pinho Alves.

Sugestão de alimentos leves e saudáveis para o Dia Mundial da Alimentação (16/out)

Nos últimos séculos, houve uma mudança drástica nos parâmetros de desenvolvimento social, cultural e tecnológico, de grande impacto nos hábitos e práticas do comportamento humano. Entre os “novos costumes” adquiridos com passar do tempo, um deles que anda em constante crescimento é a busca por uma alimentação saudável. Afinal, através dela é possível prevenir uma série de doenças e garantir uma melhor qualidade de vida, sobretudo na terceira idade.
Por isso, há 34 anos no dia 16 de outubro é comemorado em mais de 150 países o Dia Mundial da Alimentação. A data foi instituída com o objetivo de conscientizar a população sobre as questões relacionadas à nutrição e alimentaçãoPara comemorar o dia, que tal sair da rotina e mudar um pouco seus hábitos alimentares?
Uma opção que muitas pessoas têm feito é a substituição de carne vermelha por peixes e frutos do mar. Ricos em nutrientes como ômega3, proteína, vitaminas A, D e E, e da chamada ‘gordura boa’, eles têm o poder de fortalecer o sistema imunológico, contribuir para a redução dos níveis de colesterol, auxiliar na formação dos músculos, além de proteger contra doenças cardiovasculares. Mas, para aproveitar todos esses benefícios é preciso que os peixes sejam consumidos grelhados ou assados para evitar a fritura que faz tanto mau ao organismo. Consumi-los crus, na forma de sashimis ou temakis, também pode ser uma boa alternativa, já que longe de altas temperaturas eles preservam a maioria dos nutrientes. Na KoniMix Temakeria, localizada no Empório Gourmet Reserva do Paiva, o menu oferece diversas opções de Sunomono (salada de pepinos temperados), além de temakis de atum, salmão, camarão e polvo.
Para quem quer começar a incluir os vegetais na hora das refeições, mas também preza por um gosto delicado e suave, escolher composições com aspargos é uma opção assertiva. De cor verde, rica em ácido fólico e com potencial diurético, a planta comestível pode ser consumida em várias versões, sem perder suas propriedades. No cardápio do Chiwake e Chicama, assinado pelo renomado chef Biba Fernandes, a iguaria aparece em alguns pratos, como, por exemplo, o Madre de Dios, no Chiwake, e o Tacna, no Chicama. No primeiro, o aspargo fresco vem misturado ao arroz de camarões e vieiras com lagosta puxada na manteiga de mostarda. Já o segundo, o vegetal, também fresco, vem por cima de um filé de peixe em salsa de ají amarillo, batata, ervilha torta e couve de bruxelas com batata.

Uma opção leve e fit são as saladas. No restaurante Beijupirá, elas ganham novo tempero e sabor, a exemplo das saladas “Da Sé” (lagosta perfumada, com rúcula) e “Do Convento” (Bacalhau com grão de bico, vinagrete e acelga). Quem não consegue resistir a massas também pode optar por receitas diferentes e menos calóricas, como é o caso das pizzas de legumes. Sim, é possível saciar a vontade com alternativas leves e saborosas. O cardápio do Pizza da Praça traz a famosa receita italiana com recheio de Ricota com Brócolis, Rúcula com Tomate Seco, Champignons, além de Legumes variados (tomate, cebola, brócolis e palmito).
Para beber, um item muito saudável, sem dúvidas, é o chá. Benéfico para a saúde, pois vários tipos de plantas podem ajudar a diminuir o estresse, aumentar o metabolismo e auxiliar o sistema imunológico, a bebida pode ser encontrada em diferentes versões e sabores distintos. No Caffè Trieste, situado no Empório Gourmet Reserva do Paiva, por exemplo, o Chai (Masãlã Chi), bebida tradicional indiana, feita com leite quente vaporizado e especiarias, ganha destaque. Além desta versão, também é possível encontrar chás com aromas exóticos. Outra opção são os sucos de fruta. A dica aqui é evitar os industrializados e procurar por frutas naturalmente doces, para evitar o consumo do açúcar.


Serviço

Empório Gourmet (Konimix, Beijupirá, Pizza da Praça e Caffè Trieste)
Avenida A, n.4616. quadra G1 – Lote 1A 1A | Reserva do Paiva 
Cabo de Santo Agostinho – PE
Telefone: 3102.1062

Chiwake
Rua da Hora, 820 – Espinheiro, Recife
Telefone: 3221.1606

Chicama
Avenida Conselheiro Aguiar, 2585, Boa Viagem.
Telefone: 3314.8150

Restaurantes do chef Biba Fernandes no roteiro do Peru Week 2015

Todas as atenções estarão voltadas para as delícias da cozinha peruana, entre os dias 22 de outubro e 8 de novembro, quando acontece em todo o Brasil o festival gastronômico Peru Week. O evento acontece simultaneamente em 17 cidades de 15 Estados brasileiros, entre eles Pernambuco, onde os restaurantes Chicama e Chiwake, do renomado chef Biba Fernandes, representam o Recife.
Quem participar do festival terá a oportunidade de provar saborosos menus elaborados exclusivamente pelos melhores chefs de restaurantes peruanos do país. Ao todo, serão 26 participantes, localizados nas cidades de Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Foz do Iguaçu, Guarujá, Maceió, Porto Alegre, Porto Velho, Recife, Rio Branco, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e Vitória.
No Chicama e no Chiwake, chef Biba construiu um cardápio com ingredientes que ressaltam a essência peruana, mas que também fazem sucesso com o paladar brasileiro. Confira:

Cardápio Peru Week

Chiwake – R$ 85

Entrada
Tiradito de pescado marinados em leite de tigre, sobre salada de quinôa orgânica com abacate.

Principal
Camarões em salsa huncaiana, ají e gengibre com espaguete.

Sobremesa
Torta gelada de guanábana (graviola).
  

Chicama – R$ 85

Entrada
Lâminas de filé mignon sobre creme de wasabi, massa crocante e legumes em salsa oriental.

Principal
File de robalo grelhado em salsa cremosa de aji, alcaparras e tomate seco sobre bolinhas de batata e legumes crocantes.