Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Semana da Criança na LBV com muitas brincadeiras, diversão e presentes



Proporcionar as crianças momentos de recreação e lazer, faz parte do dia-a-dia das atividades lúdicas realizadas no programa Criança: Futuro no Presente!, da Legião da Boa Vontade (LBV) em todas as suas unidades socioeducativas. Na cidade do Recife para celebrar o Dia das Crianças, a Instituição intensificou as ações com uma semana recheada de diversão, brincadeiras, lazer e entrega de presentes doados por voluntários.

Na terça-feira, 13, a semana iniciou com confecção de brinquedos com material de sucata, competição de pião e bolinha de gude, brincadeiras populares, jogos cooperativos, oficina de beleza na qual as meninas cuidaram das unhas e cabelo. Os meninos não podiam deixar de promover torneio de futebol de campo e digital.

Nesta sexta-feira, 16, a alegria e diversão marcou a semana do Dia das Crianças na LBV, o dia começou festivo com a presença do mágico Lu-Gom que encantou as crianças e adolescentes da Instituição com a sua arte. A festividade prosseguiu com a discoteca do DJ Fofão e o animador Tiago X que embalaram a garotada da LBV com músicas infantis e coreografias. Algodão doce, pipoca, doces, cachorro quente e suco foram as guloseimas que as crianças e adolescentes da Legião da Boa Vontade se deliciaram para celebrar o dia delas. Para encerrar as comemorações a entrega de brinquedos arrecadados por voluntários foi uma felicidade para as centenas de meninos e meninas atendidas pela Instituição.

Sobre o trabalho da LBV
O programa Criança: Futuro no Presente!, visa contribuir para o protagonismo infantojuvenil, propiciando a eles atividades para que desenvolvam suas capacidades, talentos e potencialidades e conscientizando-os dos próprios direitos e deveres, melhorando a autoestima e garantindo que exerçam a cidadania.

Os meninos e meninas participam de oficinas diversas como as de canto; de instrumentação musical com violão e flauta doce; de artesanato; de dança; de teatro; de jogos educativos e de esportes como futsal, vôlei e tênis. Na LBV, eles recebem alimentação diária, kits de materiais pedagógicos e uniformes, acompanhamento de profissionais como educadores sociais, psicólogo, assistente social, nutricionista, dentre outros.

O Centro Comunitário de Assistência Social da Instituição, está localizado na Rua dos Coelhos, 219 – Bairro: Coelhos – Informações: (81) 3413.8600.

Paulista participa da abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Durante a abertura da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia, que ocorre nesta segunda-feira (19.10), às 9h, no Parque do Jiquiá, no Recife, estudantes do Paulista vão apresentar detalhes sobre dois projetos educacionais que estão garantindo um importante aprendizado sobre meio ambiente e tecnologia. Um estande será montado no local para que o grupo possa expor aos participantes do evento tudo sobre o papel do lixo no processo de reciclagem e da colaboração das disciplinas de física, biologia e ciências no dia a dia das pessoas. As experiências adquiridas nas escolas da rede municipal e nos laboratórios da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) são a grande fonte de conhecimento dos alunos sobre os dois temas. A iniciativa também conta com a participação de professores da cidade.

            A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia tem por objetivo mobilizar a população, especialmente crianças e jovens, em torno de atividades relacionadas ao tema do evento.  A programação vai ocorrer em todo o território nacional, abrangendo mais de 200 cidades do País. A iniciativa é coordenada pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. 

Reter talentos sem altos salários? Saiba como!

A alta remuneração não é a única maneira de deixar os talentos “dentro de casa”, mas como fazer com que pessoas inteligentes e capazes continuem contribuindo com o máximo dos seus esforços em tempos de crise? Segundo Kátia Gomes, sócia da Jet7, empreendimento focado na gestão de franquias, a empresa que não possui condições de oferecer altos salários e competir com outras no mercado, pode ter a solução no investimento de benefícios, o que poderá ser um diferencial em relação às demais organizações. 
A empresária aponta que é possível reter os principais talentos de uma organização e, ainda, obter uma maior produtividade se a empresa adotar uma política de benefícios. Ela esteria alinhada à percepção que seu corpo funcional tem de valor agregado em seus benefícios. Apostar na remuneração indireta, como ticket refeição ou alimentação, cesta básica, auxílio creche e farmácia, pode ser um caminho. “O funcionário que tem um salário relativamente baixo em comparação ao mercado, mas que percebe esses e outros tipos de acréscimos no contracheque é motivado a permanecer na empresa, já que são incentivos que trazem tranquilidade e conforto para ele e para a família”, explica Kátia.
Ainda de acordo com Kátia, prover cada pessoa com todos os recursos necessários para a execução das suas atividades e fazer com que elas se sintam pertencentes e importantes para a empresa são fatores fundamentais. “Porém, o mais importante é reconhecimento do trabalho. O funcionário que se sente prestigiado pela empresa devido às conquistas alcançadas, trabalha mais satisfeito e rende melhor. Isso, somado aos benefícios, é o grande trunfo dos empregadores que desejam manter os talentos no quadro de profissionais”, finaliza.

Marília defende anulação de eleição do Conselho Tutelar



As flagrantes irregularidades que ocorreram em todo o processo de escolha dos conselheiros tutelares do Recife serão denunciadas à Justiça pela vereadora Marília Arraes. Em reunião pública presidida pela vereadora, na manhã desta sexta-feira 16, no Plenarinho da Câmara Municipal do Recife, dezenas de novos indícios de fraudes foram denunciados por candidatos derrotados e por atuais conselheiros no pleito do último dia 4. O áudio e o vídeo da reunião foram solicitados por Marília e serão anexados como prova para apresentação aos órgãos responsáveis, em um pedido de nulidade da eleição. 
Na segunda-feira 19, a vereadora vai propor a formação de uma comissão da Câmara Municipal para acompanhar de perto todo o processo. “Nós defendemos que essa eleição seja refeita. Esse argumento de que menos de 50% das urnas foram impugnadas não é valido porque há vícios - como as listas de eleitores com apenas o nome e sem número de documento algum - que podem invalidar toda a eleição”, reforçou Marília.
Além da vereadora e de representantes dos candidatos, estavam presentes à mesa o secretário-executivo de Direitos Humanos, Paulo Moraes, e o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança de do Adolescente (Comdica), José Rufino, alvos de muitas críticas.
Os relatos foram inúmeros: da já conhecida história da urna que desapareceu e que apareceu 10 dias depois, em uma escola, à presença de cargos comissionados da Prefeitura do Recife como mesários, além de compra de votos, transporte de eleitores e dificuldades de acesso para pessoas com deficiência. “A responsabilidade dessa balbúrdia é da PCR, do prefeito Geraldo Julio. Se ele não sabe do que ocorreu, é ainda pior porque está sendo omisso."
AGRESSÃO - A reunião foi tumultuada e foi necessária a presença da Guarda Municipal para conter os ânimos. Marília foi insultada por candidatos eleitos e recebeu o desagravo dos colegas Jurandir Liberal e Isabella de Roldão, que também acompanharam o encontro. 
O conselheiro eleito Jermeson Carlos da Silva tentou agredir uma pessoa da plateia e foi contido por colegas. Perto do fim da sessão, agrediu verbalmente a vereadora Marília Arraes e deixou a mesa que conduzia os trabalhos. 
“O poder público não pode funcionar dessa maneira. Os representantes da gestão que aqui estiveram reconheceram as inúmeras irregularidades. Infelizmente, esta gestão dá desculpa em cima de desculpa. É inadmissível”, considerou Marília.
Crédito das fotos: Wilfred Gadêlha

Resultado Preliminar da Seleção Simplificada será divulgado dia 5 de novembro


O resultado preliminar listando os aprovados na Seleção Simplificada da Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco - Condepe/Fidem será conhecido no dia 5 de novembro, no site da entidade (www.condepefidem.pe.gov.br). A listagem estava prevista para ser publicada nesta quinta-feira (15), mas a divulgação foi adiada, pois o elevado número de inscrições sobrecarregou as comissões de avaliação do certame. O total contabilizado foi de 1.365 candidatos, destes 878 para o cargo de nível médio administrativo. O resultado final será conhecido no dia 27 de novembro.

Os candidatos poderão entrar com recurso contra o resultado da Avaliação Curricular nos dias 5, 6, 9, 10 e 11 de novembro. Eles deverão ir presencialmente até a sede da Agência Condepe/Fidem, situada na Rua das Ninfas, 65, na Boa Vista, no horário das 8 às 12h e de 13 às 17h. Não será aceito recurso via fax, e-mail ou qualquer outro meio diverso do previsto no edital.

Também houve um ajuste referente à carga horária da função de Assistente Social, que será de 30 horas semanais, em atendimento a Lei Federal nº 8.662, de 07 de junho de 1993.

Serão contratados 24 profissionais de nível superior e médio administrativo em diversas especialidades, visando recompor o quantitativo de vagas anteriormente ocupadas por contratos temporários, cujas contratações foram encerradas no mês de junho passado. A remuneração será a mesma percebida pelos antigos contratados.

O concurso tem validade de dois anos, renováveis por igual período, e com prazo máximo de seis anos. O processo seletivo consta da etapa única de avaliação curricular, de caráter classificatório e eliminatório, com aferição da experiência profissional de cada candidato. 
Os candidatos aprovados serão convocados para a contratação, obedecendo-se à ordem de classificação, mediante convocação no site da Agência Condepe/Fidem. O não atendimento à convocação no prazo de 5 (cinco) dias úteis, pelo candidato, irá excluí-lo automaticamente do certame, sendo convocado o candidato seguinte da listagem final de aprovados. 

Os candidatos aprovados serão contratados na forma prevista na Lei Estadual nº 14.547, de 21 de dezembro de 2011, para exercerem suas atividades no âmbito da Agência Condepe/Fidem, devendo ter disponibilidade para desenvolver atividades no âmbito do Estado de Pernambuco ou fora dele.


Os cargos oferecidos são para as seguintes áreas: economista (01), arquitetos urbanistas (03), geógrafos (04), assistente social (01), contador (01), advogado (01), sociólogos (02), Administradores de Empresas (02), Analista de Operações (01), Estatísticos (02), Pedagogo (01), nível médio administrativo (04) e nível médio administrativo suporte de informática (01). A carga horária é de 40 horas semanais e a remuneração é de R$  2.457,40 para os cargos de nível superior e R$ 1.228,70 para o nível médio administrativo.
A Agência Condepe/Fidem desenvolve atividades de apoio aos municípios para a gestão de controle do uso e de ocupação do solo urbano; Captação de informações, já que a entidade é o órgão de Estatística do Estado de Pernambuco; estudos e pesquisas para acompanhamento, controle e avaliação das ações prioritárias de governo, entre outras.

Mulheres de Maranguape II recebem exame de mamografia e sessões de alongamentos

Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) apontam que 2015 chegará ao seu final com 57.120 novos casos de câncer no Brasil. Só no ano de 2013, segundo o INCA, 14.388 pessoas morreram vítimas da doença, sendo 14.207 mulheres e 181 homens. Focada na questão, Paulista tem realizado uma série de ações para marcar o Outubro Rosa. Nesta segunda-feira (19.10), das 8 às 17h, técnicos da Secretaria de Saúde irão oferecer 80 exames de mamografia para as mulheres de Maranguape II. O atendimento acontece na Associação de Moradores, na Avenida A, s/n.
Durante o trabalho, a equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) também fará a realização de sessões de alongamentos com o público feminino. O serviço faz parte de uma ação conjunta envolvendo as unidades de saúde Nossa Senhora dos Prazeres I e II e Maranguape II A e B.  

Biografia de Yves Ribeiro ganha segunda edição e será lançada em Igarassu nesta segunda-feira

Foto: Revista IstoÉ
A segunda edição do livro Apanágio, do escritor Amaro Poeta, será lançada nesta segunda-feira ( 19 ) , às 19h, na Pizzaria Lazeirão, , em Cruz de Rebouças, no município de Igarassu. A obra aborda a trajetória pública e de vida do ex-prefeito de Igarassu, Itapissuma e Paulista, Yves Ribeiro. Escrito em verso e prosa, o livro traça um perfil do gestor comprometido, austero e com ideias inovadoras. Longe de dissecar o trabalho realizado por Yves nos três municípios que administrou, o escritor preferiu optar por uma narrativa mais poética do seu biografado. No entanto, é um registro importante de uma das personalidades políticas mais coerentes e combativas de Pernambuco ao longo das últimas quatro décadas. O ato literário vai contar com a presença de lideranças políticas e intelectuais da  região do litoral norte. 

II Semana da Saúde do Paulista capacita profissionais da rede municipal

Entre os dias 19 e 22 de outubro, a Prefeitura do Paulista realiza a II Semana da Saúde do município com o tema “(Re) Discutindo o fortalecimento do cuidado integral da saúde no SUS”. A atividade será realizada no Teatro Paulo Freire, no Centro da cidade, e reunirá os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde para participarem de seminários, fóruns e oficinas de capacitação.

            A abertura do evento será nesta segunda-feira, às 13h, com as atividades do II Simpósio de Saúde e Nutrição da Criança e do Adolescente. Na terça será a vez do III Simpósio de Saúde e Qualidade de Vida da Pessoa Idosa. Na quarta haverá o I Fórum na Saúde Mental e o I Fórum na Saúde do Trabalhador. O encerramento da Semana da Saúde será com a realização de oficinas de diversos temas como: Atenção Integral a população LGBT na Estratégia de Saúde da Família e Humanização na Assistência ao Pré-Natal. Confira a programação completa abaixo:
Segunda-feira (19.10) – II Simpósio de Saúde e Nutrição da Criança e do Adolescente


13h - Abertura da II Semana de Saúde
13h30 - Alimentação Complementar para menores de 2 anos
14h30 - Importância do Profissional da Atenção Básica na Triagem Neonatal
15h30 - Acolhimento Humanizado do Adolescente na Atenção Básica de Saúde
16h30 - NASF III – Experiência Exitosa com Grupo de Adolescentes

Terça-feira (20.10) - III Simpósio de Saúde e Qualidade de Vida da Pessoa Idosa
13h - Saúde do Idoso: uma visão complexa e multidimensional
14h - Nutrição: Preservando a qualidade de vida
15h - A importância do manejo das alterações bucais decorrentes do envelhecimento sob um olhar integral e interdisciplinar
16h - Funcionalidade: um olhar diferente para o idoso

Quarta-feira (21.10) - I Fórum na Saúde Mental e I Fórum na Saúde do Trabalhador
13h - Apresentação do Grupo de Educação Popular em Saúde de Paulista
13h30 - O Cuidado em Saúde Mental na Atenção Básica
14h30 - O Cuidado no Uso Abusivo de Álcool e outras drogas
15h30 - Abordando a Saúde Mental dos Trabalhadores

Quinta-feira (22.10) – Oficinas – 8h às 12 e 13h às 17h
- Acolhimento e Redução de Danos
- Atenção Integral a população LGBT na Estratégia de Saúde da Família
- Humanização na Assistência ao Pré-Natal
- Atualização em Hanseníase
- Vivendo E-SUS no dia-a-dia