Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Oposição volta a cobrar resposta do Governo sobre Itaquitinga

A Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco cobrou, na sessão desta segunda-feira (19), um posicionamento do Governo do Estado sobre o futuro do Centro Integrado de Ressocialização (CIR) de Itaquitinga e as denúncias, divulgadas pela versão online da Revista Veja, sobre o repasse de recursos da Odebrecht para o financiamento da Reintegra Brasil, sociedade de propósito específico constituída para a construção e operação do complexo prisional.

Em meio às denúncias apresentadas pela Veja, termina em dez dias o prazo para definir a caducidade do contrato com a Reintegra Brasil, sem que o Estado tenha, até agora, sinalizado como vai resolver o imbróglio que se tornou a PPP de Itaquitinga. Ao todo, foram 180 dias desde que foi decretada a intervenção do Estado no contrato e mais um prazo extra de 90 dias, anunciado pelo secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, mas nenhuma medida prática foi anunciada.

No Plenário, o deputado Edilson Silva (PSOL) criticou nesta segunda (19) o silêncio do Governo e da Bancada Governista e anunciou que, já que o Governo não esclarece a situação da PPP de Itaquitinga, os parlamentares da Oposição vão atrás das informações. “Enquanto o Governo silencia, novas informações aparecem na Imprensa. Estamos estudando a possibilidade de ir a Salvador para escutar o empresário Eduardo Filho (diretor da construtora Advance), que têm feito as denúncias na imprensa nacional”, destacou. A Advance foi a vencedora da licitação da PPP, mas próximo ao término das obras parou os trabalhos por dificuldades financeiras.

De acordo com o líder da Bancada de Oposição, deputado Silvio Costa Filho (PTB), o envolvimento da Odebrecht já havia sido citado na última audiência pública realizada para discutir o tema. “O Estado diz que vai assumir a obras, mas não diz como fará isso no atual cenário de restrições financeiras. O Governo precisa esclarecer o futuro de Itaquitinga e como ficará a situação dos fornecedores e dos trabalhadores?”, indagou.

O deputado Romário Dias (PTB), ex-conselheiro do TCE, classifica como graves as acusações apresentadas pela Veja. “O áudio fala de um cheque especial da Odebrecht, de R$ 100 milhões, e cita homens fortes do Governo como intermediadores do acordo. É inadmissível que um tema dessa magnitude não tenha uma posição oficial do Governo”, reforçou. Entre os citados no áudio estão o ex-presidente da Copergás, Aldo Guedes, e atual secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Thiago Norões, que na época era procurador-geral do Estado.


A Bancada de Oposição deve se reunir, ainda esta semana, para definir os próximos passos que serão dados no sentido de esclarecer o processo que elevou a PPP de Itaquitinga a situação que se encontra hoje. “Também vamos cobrar do secretário Pedro Eurico o resultado dos estudos que ele anunciou que seriam feitos nesses 90 dias”, lembrou Costa Filho.

PAULISTA REFORÇA MANUTENÇÃO DA ILUMINAÇÃO PÚBLICA NO JANGA‏

Os bairros do Paulista vão ficar ainda mais iluminados. Com o intuito de intensificar o serviço de manutenção na iluminação das comunidades do município, a Secretaria de Serviços Públicos realizou na noite desta segunda-feira (19.10) uma ação no Conjunto Beira Mar, no Janga. Na ocasião foram feitas substituições de luminárias, reatores, fotocélulas danificadas e base. Cerca de 50 postes foram reparados.

A iniciativa contou com o apoio de dois carros do tipo sky, um carro escada, quatro carros operacionais e duas motos. Além de duas equipes de eletricistas e ajudantes. De acordo com o auxiliar de cozinha, Erivaldo da Paz (44), o trabalho não poderia estar acontecendo em melhor hora.

“Estava praticamente impossível andar pelas ruas depois das seis horas da tarde. Os bandidos aproveitam a escuridão para praticar os assaltos. Agora, depois da iluminação, acredito que tudo vai melhorar e principalmente a segurança de nós moradores”, ressaltou.

De acordo com o diretor de Iluminação pública, Cláudio Nascimento, a ação noturna teve início há uns meses e vai durar até o final de outubro.  “Estamos procurando beneficiar primeiramente os bairros mais carentes da cidade. O trabalho é longo e o nosso objetivo é intensificar a iluminação nesses locais, melhorando a qualidade de vida da população”, completou.

A iniciativa, que já contemplou as comunidades do Chega Mais, Tururu, Pau Amarelo e Conceição, segue durante toda a semana percorrendo os principais corredores viários que cortam o município.   
    
Os moradores do Paulista também podem solicitar os serviços da Diretoria de Iluminação Pública, através do fone 0800.200.6400. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 07h30 às 17h30. A iniciativa faz parte das metas prioritárias da atual gestão municipal.

Oposição cobra cronograma para nomeação de professores

A Bancada de Oposição de Pernambuco recebeu com desconfiança a notícia de que o Governo do Estado pretende lançar, até novembro, concurso para contratação de três mil professores. Para a Oposição, a medida parece muito mais jogo de cena, por ocasião do Dia dos Professores, uma vez que o Estado acaba de estourar o limite máximo da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) para gastos com pessoal.

Segundo balanço do segundo quadrimestre do ano, a folha de pagamento alcançou 50,33% da Receita Corrente Líquida, ante um limite de 49%, impedindo ao Governo conceder reajustes ou contratar servidores até que se enquadre novamente nas regras fiscais. “Somos favoráveis à contratação de mais professores, até porque os profissionais estão acumulando disciplinas por falta de pessoal. Mas é preciso deixar claro como se fará isso sem ferir a LRF”, destacou o deputado Silvio Costa Filho (PTB), líder da Bancada de Oposição.

Desde a apresentação do balanço orçamentário, pelo secretário da Fazenda, Márcio Stefani, a Oposição vem cobrando um posicionamento do Governo sobre quais as medidas efetivas serão adotadas para trazer o Estado de volta para os limites da Lei, mas até agora nada de concreto foi apresentado, apenas a crença de que, no fim do ano, Pernambuco estará de novo enquadrado.

Para a deputada Teresa Leitão (PTB), vice-líder da Oposição, há muitas lacunas em relação às medidas anunciadas. “Acredito que o Governo quis dar boas notícias no Dia dos Professores, mas as ações tem pouca aplicabilidade. Eles falam em lançar o concurso, homologar o resultado, mas não falam em perspectiva de contratação. Também falam em construir 13 novas escolas, mas não definem quem vai dar aula nessas escolas”, analisou a parlamentar.

Os parlamentares defendem que o Governo reduza gastos em áreas como publicidade e custeio, além de cortar o número de secretarias e de cargos comissionados para priorizar os serviços prestados à população, como Educação, Saúde e Segurança Pública. “Para a educação, defendemos quatro eixos prioritários: a valorização dos professores, fortalecimento do ensino em tempo integral, planejamento pedagógico e, acima de tudo, a participação das famílias no dia a dia das escolas”, destacou Costa Filho. 

Paulista realiza II segunda Semana da Saúde


Teve início nesta segunda-feira (19.10) a II Semana da Saúde do Paulista. A iniciativa, que segue até sexta-feira (23), tem como tema “(Re) Discutindo o fortalecimento do cuidado da saúde no SUS”. O evento reuniu diversos profissionais da área, no Teatro Paulo Freire, centro da cidade.

A abertura do Seminário contou com palestras sobre saúde e nutrição da criança e do adolescente, a importância do profissional da atenção básica na triagem neonatal e acolhimento humanizado do adolescente na atenção básica de saúde. Para a Secretaria de Saúde, Fabiana Bernart, o encontro é um momento de renovação, de troca de experiências que ajuda a fortalecer o trabalho no dia a dia. “Nosso objetivo é trazer novos conhecimentos, compartilhar experiências exitosas, e discutir as principais dificuldades afim de melhorar o atendimento oferecido”, disse.

“Essa reciclagem é muito importante porque as coisas mudam muito rápido e as vezes a gente não tem tempo de se atualizar, então de repente uma semana de palestras como essa traz essas novidades pra gente”, afirmou a enfermeira Agatha Félix.

Na terça será a vez do III Simpósio de Saúde e Qualidade de Vida da Pessoa Idosa. Na quarta haverá o I Fórum na Saúde Mental e o I Fórum na Saúde do Trabalhador. O encerramento da Semana da Saúde será com a realização de oficinas de diversos temas como: Atenção Integral a população LGBT na Estratégia de Saúde da Família e Humanização na Assistência ao Pré-Natal. Confira a programação completa abaixo:


Terça-feira (20.10) - III Simpósio de Saúde e Qualidade de Vida da Pessoa Idosa
13h - Saúde do Idoso: uma visão complexa e multidimensional
14h - Nutrição: Preservando a qualidade de vida
15h - A importância do manejo das alterações bucais decorrentes do envelhecimento sob um olhar integral e interdisciplinar
16h - Funcionalidade: um olhar diferente para o idoso

Quarta-feira (21.10) - I Fórum na Saúde Mental e I Fórum na Saúde do Trabalhador
13h - Apresentação do Grupo de Educação Popular em Saúde de Paulista
13h30 - O Cuidado em Saúde Mental na Atenção Básica
14h30 - O Cuidado no Uso Abusivo de Álcool e outras drogas
15h30 - Abordando a Saúde Mental dos Trabalhadores

Quinta-feira (22.10) – Oficinas – 8h às 12 e 13h às 17h
- Acolhimento e Redução de Danos
- Atenção Integral a população LGBT na Estratégia de Saúde da Família
- Humanização na Assistência ao Pré-Natal
- Atualização em Hanseníase
- Vivendo E-SUS no dia-a-dia

Seminários debatem Justiça e SUAS e a atenção aos egressos do sistema socioeducativo


Eventos são promovidos pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude – SDSCJ


A Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) promove, nesta terça-feira (20), dois seminários que vão abordar assuntos relevantes para a sociedade. Um deles discute a importância da atuação das instituições do sistema de Justiça na relação com o Sistema Único de Assistência Social. O outro tem como tema principal a atenção aos adolescentes e jovens egressos do sistema socioeducativo.

No Seminário Estadual Sistema de Justiça e Sistema Único de Assistência Social (SUAS) – Ações Integradas será detalhada a estrutura normativa do SUAS. Também haverá debate sobre a importância da atuação das instituições do sistema de Justiça na relação com a assistência social e os desafios para concretização dos ideais de transformação social, contidos na Constituição Federal.

São esperadas 450 pessoas no evento, que acontece no Centro de Formação Paulo Freire, no bairro da Madalena, no Recife. Todas as vagas abertas para inscrições foram preenchidas. O evento é uma iniciativa do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), em parceria com a SDSCJ, através da Secretaria Executiva de Assistência Social (SEAS), além da Secretaria de Assistência Social do Recife e dos conselhos regionais de Serviço Social e de Psicologia.

Já o Seminário Anual do Projeto Novas Oportunidades – Atenção aos Egressos do Sistema Socioeducativo vai reunir adolescentes e jovens beneficiados pelo Projeto Novas Oportunidades, além da rede governamental e instituições parceiras no âmbito privado. Na ocasião, haverá exposição de resultados, análise do primeiro ano de atuação do projeto e divulgação dos impactos transformadores no recorte do sistema socioeducativo.

O Seminário do Projeto Novas Oportunidades acontece no Cefospe, no bairro da Boa Vista, também no Recife. O encontro é uma ação realizada pela Secretaria Executiva do Sistema Socioeducativo e Fortalecimento dos Conselhos (SESSFC) e contará com representantes da Funase, do Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA/PE), Ministério Público do Trabalho, secretarias e órgãos estaduais.


SERVIÇO:
Seminário Estadual Sistema de Justiça e SUAS
Local: Centro de Formação Paulo Freire
Endereço: Rua Real da Torre, nº 226, bairro da Madalena – Recife
Quando: 20 de outubro
Horário: das 9h às 17h

Seminário Anual do Projeto Novas Oportunidades
Quando: 20 de outubro
Horário: 8h30 às 13h
Local: Cefospe
Endereço: Rua Tabira, nº 252, Boa Vista – Recife

Joalheria pernambucana, CiS, realiza projeto social em prol do instituto Novo Jeito

O termo responsabilidade social tem sido bastante utilizado no mundo corporativo. N