Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Cadastro Nacional de Adoção é debatido em Paulista


O Grupo de Apoio à Adoção do Paulista (GAAP) promove neste sábado (24.10), às 16h, mais um encontro mensal. Na ocasião, o Cadastro Nacional de Adoção (CNA) estará em debate. Aspectos como o funcionamento, regras e entraves do CNA serão analisados por Teresa Silgueiro e Sandra Barbosa, da Coordenadoria da Infância e Juventude do Estado. O encontro acontece no auditório do Ministério Público, na Avenida Senador Salgado Filho, Centro, Paulista. O acesso é gratuito e reunirá pais adotivos, pretendentes e pessoas interessadas na temática, que residem em Paulista e municípios vizinhos. Outras informações pelo fone: 9.8886.1769

Conferência Estadual de Assistência Social debate avanços do SUAS e metas para 2026


Evento reúne 786 delegados eleitos durante as conferências municipais e acontece no Auditório Tabocas do Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda

Os avanços conquistados em 10 anos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e as metas para o período 2016-2026 estão sendo discutidos durante 11ª Conferência Estadual de Assistência Social, que acontece nestas quarta (21) e quinta-feira (22), no Auditório Tabocas do Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. O evento tem a participação da ministra de Desenvolvimento Social e Combate à Fome do Governo Federal, Tereza Campello, e da secretária Nacional da Assistência Social, Iêda Castro. O secretário estadual de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), Isaltino Nascimento, representou o governador Paulo Câmara.

Isaltino Nascimento aproveitou o início dos trabalhos para entregar à presidente do Conselho Estadual de Assistência Social de Pernambuco (CEAS-PE) e secretária executiva de Assistência Social (SEAS) da SDSCJ, Ana Célia Farias, o anteprojeto de lei do SUAS Estadual. De acordo com o secretário, os conselheiros do CEAS terão 15 dias para fazer sugestões e ajustes no documento. Depois desse prazo a proposta será encaminhada para votação e aprovação da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). “Este é o marco de consolidação da assistência social em Pernambuco”, disse o secretário.

A 11ª Conferência Estadual de Assistência Social, que tem como tema principal “Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026”, está acontecendo com a participação de 786 delegados eleitos durante as conferências municipais, representando todos os 184 municípios pernambucanos. Presentes, também, usuários da política de assistência social, trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), grupos e instituições ligadas à assistência social no Estado. “Esse é um momento de reflexão. Essa conferência tem o papel e a tarefa de fazer a discussão política de tudo que já conquistamos e o que devemos fazer para avançar e consolidar o SUAS”, disse Isaltino.

A ministra de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, elogiou a iniciativa da SDSCJ de apresentar um projeto de regulamentação do SUAS Estadual, apontando-o como mais um avanço na consolidação da assistência social. Segundo ela, o SUAS “é a porta de entrada dos direitos e de garantir direitos aos cidadãos, de forma integral”, como a assistência à saúde, educação, tarifa social de energia e ao Programa Minha Casa Minha Vida, por exemplo.

Programação - À tarde, o secretário Isaltino Nascimento fez a apresentação do novo portal do Sistema de Informação e Gestão da Assistência Social (Sigas) da SDSCJ, que armazena informações e indicadores sociais da Secretaria Executiva de Assistência Social (Seas), dos 184 municípios pernambucanos e dos Conselhos municipais, entre outros. Em seguida, o gerente do Sistema Único de assistência Social da SUAS/SEAS, Joelson Rodrigues, fez um balanço do plano decenal do Sistema (2005-2015), ressaltando o a execução de 71,3% das metas planejadas e 12% delas em andamento. Os números apresentados por ele irão servir

para os trabalhos dos grupos, que se reúnem no final da tarde e dão continuidade às atividade na manhã de amanhã (22).

São 10 grupos, discutindo cinco temas: “Dignidade humana e justiça social: princípios fundamentais para a consolidação do SUAS”, “Participação social como fundamento do SUAS”, “Primazia da responsabilidade do Estado: por um SUAS público e republicano”, “Qualificação do trabalho no SUAS” e “Assistência social é direito”.

Amanhã acontece a conclusão dos trabalhos em grupo, com a apresentação e escolha de 20 propostas prioritárias para serem implementadas no SUAS, na esfera do Estado, e 15 propostas que serão levadas à Conferência Nacional, como sugestão para implantação no âmbito da União. Haverá ainda a plenária de deliberações e a eleição dos 52 delegados que irão representar Pernambuco na 10ª Conferência Nacional de Assistência Socoial, que acontece entre os dias 7 e 10 de dezembro, em Brasília (DF).

SERVIÇO:

11ª Conferência Estadual de Assistência Social

Quando: 21 e 22 de outubro

Horário: 9h às 18h (ambos os dias)

Local: Auditório Tabocas do Centro de Convenções de Pernambuco

Endereço: Avenida Professor Andrade Bezerra, s/nº, Salgadinho – Olinda

Escolas públicas têm transporte gratuito para Espaço Ciência


Com a doação de três ônibus, feita pelo Instituto TIM, o museu pode receber a visita de até 100 alunos diariamente
O Espaço Ciência está com uma programação especial até o próximo domingo (25), em comemoração à 12ª Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (SNCT), e com apoio do Instituto TIMo museu disponibiliza três ônibus para o transporte de alunos de escolas públicas da Região Metropolitana do Recife. A iniciativa facilita o acesso dos jovens e possibilita o contato mais próximo com a Ciência, Tecnologia e Inovação. As reservas dos veículos podem ser feitas pelo site do Espaço Ciência (www.espacociencia.pe.gov.br/noticias/transporte-para-instituicoes ) e o agendamento das visitas pelo telefone (81) 3183-5531. Por meio da doação, o número de crianças que visitam o museu com mais conforto e segurança pode chegar a 100 por dia e até 24 mil ao ano.
“Desde 2013, quando foi criado, o Instituto TIM mantém uma linha de apoio a museus e centros de ciência e tecnologia porque entende que toda criança e jovem tem direito a uma educação em ciência de qualidade. Para tanto, investimos no apoio ao Espaço Ciência. Acreditamos que seu conteúdo incentiva a pesquisa e abre novas possibilidades de conhecimento”, afirma Glória Rubião,gerente de Responsabilidade Social Corporativa da TIM.
Além dos veículos, o apoio do Instituto ao Espaço Ciência incluiu a doação de 50 tablets e possibilitou a aquisição de equipamentos para manutenção e renovação das instalações expositivas do museu, dos projetos desenvolvidos para as comunidades de baixa renda e itinerantes. “Como todos os museus, o Espaço Ciência é um organismo vivo, que precisa constantemente apresentar novidades. O apoio do Instituto TIM é muito importante para investirmos em inovação. Esperamos que essa ação sirva de exemplo para outras empresas”, explica Antonio Carlos Pavão, diretor do Espaço Ciência.
12ª Semana Nacional da Ciência e Tecnologia

O Espaço Ciência que é o organizador do evento no Estado e um grande polo de atividades da semana, vai trabalhar a temática em homenagem ao Ano Internacional da Luz com uma programação lúdica que envolve show de ciência e seis oficinas. Todas as atividades são gratuitas.

Também faz parte da programação o Roteiro da Luz, que tem o objetivo de destacar o papel vital da luz na vida cotidiana. Vários experimentos abordarão as mais importantes questões sobre a luz: ótica, energia, astronomia, história e meio ambiente nas diferentes áreas do museu científico.

Os programas itinerantes do Espaço Ciência não ficarão de fora da programação da SNCT. Ciência Móvel e Caravana Notáveis Cientistas Pernambucanos levarão experimentos científicos, planetário digital e exposição de cientistas para o Parque do Jiquiá e as cidades de Itapissuma, Bonito, São Vicente Férrer, Jaboatão, Araçoiaba, Vitória, além das instituições IFPE Recife, Faculdade Joaquim Nabuco e Fundação Joaquim Nabuco.

Programação de Oficinas
Como construir um projetor de baixo custo para smartphones e tablets: Com o advento da tecnologia, tablets e smartphones estão se tornando instrumentos indispensáveis nesse novo cenário da “sociedade conectada”. A proposta dessa atividade é construir de forma simples e barata, um projetor que tem como objetivo principal compartilhar o conteúdo visto na tela de um smartphone, por exemplo, podendo ser aplicado em escolas ou mesmo, em casa.
Da gota d’água ao microscópio: Uma das imagens mais belas produzidas pela natureza é um arco-íris, que acontece pela decomposição da luz, ocasionada por meio de uma gota d’água presente no ar, semelhante ao que ocorre em um prisma. Utilizando essa mesma propriedade da óptica e com o auxílio de um feixe de laser, vamos construir um microscópio de baixíssimo custo e bastante funcional.
Faça seu espectroscópio caseiro: O espectro é assinatura de uma determinada luz. Quando observamos, por exemplo a luz solar a olho nu, não é possível identificar sua verdadeira natureza, composição. Para visualizar a “identidade” daquele feixe de luz é necessário o uso de um espectroscópio.
Câmera fotográfica com latinha de refrigerante: Uma fotografia é uma imagem instantânea capturada num intervalo de tempo muito curto. Nas câmeras analógicas a captura da imagem ocorre pela impressão feita em um filme fotográfico, a luz passa em uma fração de segundos, com a abertura do obturador. Com essa mesma ideia é possível construir uma câmera de baixo custo para impressão de filme fotográfico. 

Encontro de food trucks no comitê A Ordem Avança

O comitê A Ordem Avança abre as portas nesta quinta-feira (22), inserido no contexto de food trucks, acompanhando a tendência que toma conta da cidade no quesito alimentação.

Carros com comidas e bebidas variadas estarão expostos, a preços módicos, para os advogados pernambucanos que forem ao happy hour da chapa. A ideia é reunir a classe numa noite descontraída e ao mesmo tempo oferecer serviço de qualidade.

A chapa A Ordem Avança tem como candidato Ronnie Duarte e Leonardo Accioly (vice). A dupla é apoiada pela gestão atual de Pedro Henrique Reynaldo Alves e das duas últimas gestões de Henrique Mariano e Jayme Asfora.

O comitê fica no Pina, na rua Herculano Bandeira, nº 692, e estará aberto ao público, partir das 19h e aberto ao público.

Cisam completará dois anos com sete leitos de UTI equipados, mas sem servir às gestantes. Em 2015, Recife tem alta de mortalidade materna


Referência na assistência em parto de alto risco e a recém-nascido de alto risco, o Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam), também conhecido como “maternidade da Encruzilhada”, na Zona Norte do Recife, completará dois anos com UTI materna equipada com sete leitos, mas sem servir às mulheres gestantes. Desde dezembro de 2013, quando foi reinaugurada às pressas após ter passado um ano e um mês fechada para reforma, a unidade passou a ter condições de oferecer terapia intensiva. Mas a estrutura segue inutilizada por falta de equipe médica no Cisam, enquanto a mortalidade materna cresce no Recife.
Em 2014, foram registrados 13 óbitos de mulheres residentes na capital. No Estado, foram 76. Apenas nos três primeiros meses de 2015, já foram confirmados 11 casos no Recife, segundo o Comitê Estadual de Estudo da Mortalidade Materna (CEEMM). Das vítimas, 70% são negras. Um dos principais indicadores na avaliação do desenvolvimento de uma região, a mortalidade materna está vinculada à insuficiência na prestação de serviço de saúde às mulheres grávidas ou até um ano após o fim da gestação.
Com estrutura para dar assistência a 104 pacientes por mês, o Cisam funciona hoje com sobrecarga de 300% a mais do que a capacidade. Mensalmente, 400 mulheres buscam os serviços da maternidade da Encruzilhada, em média, segundo a direção da unidade.
No corredor do Cisam, três grandes caixas de madeiras chamam a atenção das pacientes e acompanhantes que transitam por lá. Elas guardam três máquinas. São duas autoclaves de barreira, adquiridas à época por R$ 260 mil cada, e uma termodesinfectora de mais de R$ 100 mil que deveriam estruturar o Centro de Material e Esterilização (CME), que aguarda há anos uma reforma, avaliada hoje em R$ 350 mil, para poder funcionar integralmente.
Como o equipamento ainda está encaixotado, o Cisam é obrigado a contratar uma empresa terceirizada para esterilizar instrumentos e roupa de cama. Por ano, a unidade gasta entre R$ 400 mil e R$ 500 mil, quando poderia, inclusive, absorver a demanda de outras unidades de saúde do Estado, devido o potencial das autoclaves e termodesinfectora.
Na manhã de terça-feira (20), o deputado Edilson Silva (PSOL) visitou o Cisam como presidente da Comissão de Cidadania, Diretos Humanos e Participação Popular da Assembleia Legislativa. Recebido pelo diretor da unidade, o médico ginecologista Olímpio Moraes, Edilson tratou das dificuldades enfrentadas pela maternidade da Encruzilhada e conheceu as melhorias implantadas pela atual gestão, como a economia de R$ 80 mil/mês no refeitório por meio de um melhor controle de acesso, substituindo as fichas por identificação digital.
No encontro, ficou acertado que Edilson destinará uma emenda parlamentar, no valor de R$ 100 mil, para a capacitação profissional dos servidores da maternidade da Encruzilhada e atendimento a mulheres vítimas de violência, em consenso com a direção da unidade. Criado em janeiro de 1947, o Cisam – maternidade escola da Universidade de Pernambuco (UPE) – foi avaliado, por duas vezes na década de 1990, pela Comissão de saúde da Assembleia Legislativa como o melhor serviço público na assistência à mulher por conta da incorporação ao movimento de mulheres em favor do aborto previsto em lei. Em 1996, passou a ser referência também na assistência à mulher vítima de violência. 
AMAURY DE MEDEIROS
Nascido no Recife em 7 de dezembro de 1893, no bairro de Parnamirim, foi aluno do Ginásio Pernambucano, tornou-se médico sanitarista, político e professor de medicina no Rio de Janeiro, chegando a chefiar a Cruz Vermelha Brasileira em 1917. Foi convidado pelo governador de Pernambuco à época Sérgio Loreto para chefiar o Departamento de Saúde e Assistência, quando inovou ao ser um dos primeiros a tratar exames pré-nupcial e prevenção de doenças venéreas. Em 3 de dezembro de 1928, perto de completar 35 anos, morreu em um acidente aéreo no Rio de Janeiro. 

CONTATOS:
 Edilson Silva, presidente da Comissão de cidadania da Assembleia – 9 9178-3485
Paula Viana, integrante do Comitê Estadual de Estudo da Mortalidade Materna – 9 9962-5763

Jorge Cavalcanti (assessor de imprensa de Edilson) – 9 9148-6710

Possível abuso de poder econômico obriga a chapa É hora de Mudar (OAB-PE) a suspender links patrocinados no Facebook

A Comissão Eleitoral da OAB-PE – que está acompanhando o pleito deste ano – determinou a proibição da propaganda paga na internet feita em benefício da chapa É Hora de Mudar. A representação, com pedido de liminar, foi apresentada pela chapa A Ordem Avança, encabeçada por Ronnie Duarte, candidato a presidente. A decisão da Comissão ocorreu com base no parágrafo 9º, do Artigo 10, do Provimento 161/2014 do Conselho Feral da OAB que determina: “Na internet, é vedada a veiculação de qualquer tipo de propaganda eleitoral paga”. As regras para as eleições de todas as Seccionais da OAB são definidas pela entidade nacional.
A representação foi protocolada na Comissão Eleitoral  no último dia 6 de outubro. A liminar foi concedida pela membro da comissão e  relatora  Fernanda Caldas de Menezes, nesta quarta- feira (21). Desta forma, todos os links patrocinados por terceiros, seja pessoa física ou jurídica, no Facebook e que venham a promover a candidatura da chapa É Hora de Mudar devem ser cessados em até 48 horas sob pena de caracterização de abuso de poder econômico.
Na sua decisão, a advogada ressaltou que  “é impossível negar que o link patrocinado na página do Movimento a Ordem é para Todos opera em benefício da chapa É Hora de Mudar direcionando o usuário para a página oficial da chapa. O beneficiário da propaganda tem conhecimento de que seu conteúdo é patrocinado e não nega em sua defesa o fato, o que fere a igualdade de oportunidades entre os candidatos”. O Facebook ainda será notificado para informar os financiadores da publicidade, bem como, os valores contratados.

Usuários de CAPS do Paulista participam de ações do Outubro Rosa e contra DST/Aids


Os usuários do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Tereza Noronha, no bairro da Vila Torres Galvão, no Paulista, tiveram, nesta quarta-feira (21.10), um dia de orientações sobre saúde da mulher e Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e Aids. Em alusão ao Movimento Outubro Rosa, a equipe da unidade de saúde realizou palestras sobre Câncer de Mama, Câncer do Colo do Útero e Aids. O público atendido no local também teve acesso a testes rápidos de HIV e exames preventivos.

Diariamente o CAPS Tereza Noronha atende 179 pessoas com transtornos mentais graves. Por causa disso, encenações de peças foram a maneira escolhida para passar conhecimento aos usuários da unidade. A atividade contou com o apoio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e o Laboratório Central do Estado (Lacen). A ação desta quarta-feira ainda promoveu sorteios de brindes e coffee break.