Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Fernando Bezerra questiona ações de acordo na área de defesa com Indonésia

Brasília, 22/10/15 – Em reunião ocorrida nesta quinta-feira (22), na Comissão de Relações Exteriores do Senado Federal, onde foram sabatinados os embaixadores que representarão o Brasil na Indonésia, Sri Lanka, Maldivas, Benim e Niger, o senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE) indagou sobre os acordos bilaterais na área de defesa com a Indonésia.
Fernando Bezerra pediu informações ao indicado a assumir a representação diplomática naquele país, o embaixador Rubem Antonio Correa Barbosa, sobre o “que consiste o acordo na área de defesa, quais seriam esses setores de cooperação, que materiais são esses que estão em tratativas, e porque razão essa agenda ganhou mais dinamismo que as demais”.
Ao responder as indagações do parlamentar, Rubem Barbosa informou que o governo brasileiro está com capacidade para vender para Indonésia16 aviões Super Tucano, “mas ainda existem questões de financiamento para finalizar esse contrato”, ressalvou. Disse também que o país conseguiu vender 36 unidades de lançamento de foguetes, com capacidade de lançamento em cinco calibres diferentes, da Avibras - empresa brasileira de engenharia do setor aeroespacial.
O embaixador Barbosa esclareceu ainda que a cooperação na área de defesa se justifica pela imensidão da costa da Indonésia, que tem uma área de 56 mil quilômetros, com mais de 17 mil ilhas, quase seis vezes maior que a do Brasil.
Durante a sabatina do embaixador Rubem Barbosa, Fernando Bezerra lembrou do período que foi ministro da Integração, quando o diplomata representava a Embaixada do Brasil na Austrália, e teve a oportunidade de desenvolver acordos de cooperação bilaterais. Um deles foi de grande importância para o lançamento do programa Água para Todos, em tecnologias para o uso de cisternas de polietileno.
Naquela fase, “o governo brasileiro entregou mais de 800 mil cisternas em todo Semiárido do Nordeste, num trabalho conjunto feito por meio da Codevasf e do DNOCS, em parcerias com diversos governos estaduais”, declarou o senador Bezerra.
Outro fato importante registrado por Fernando Bezerra, nesses acordos, foi na área de gestão de recursos hídricos, que deu ensejo à elaboração do primeiro Plano Nacional de Segurança Hídrica.
O senador Fernando Bezerra elogiou também a indicação de Elizabeth-Sophie Mazzella Di Bosco Balsa, para embaixada brasileira em Sri Lanka e República das Maldivas; e do diplomata Luís Ivaldo Villafane Gomes Santos, para cumulativamente exercer o cargo de embaixador junto à República do Benim e República do Níger.

Unidade da Funase terá telecentro

Onze computadores recondicionados pelo “Projeto Computadores para Inclusão” serão entregues nesta sexta-feira (23). Espaço funcionará no Case Abreu e Lima


A Fundação de Atendimento Socioeucativo (Funase) vai receber um ponto de inclusão digital para ser utilizado por adolescentes que cumprem medida socioeducativa. O telecentro vai funcionar no Centro Atendimento Socioeducativo (Case) Abreu e Lima. Serão disponibilizados 11 computadores. A solenidade de entrega do kit acontece nesta sexta-feira (23), no Parque da Macaxeira, durante a 10ª Semana Municipal de Ciência e Tecnologia (SMC&T) do Recife.

A entrega do kit à Funase celebra uma marca histórica. Este será o telecentro de número 200 entregue a uma instituição no Brasil. Na ocasião, o diretor-presidente da Funase, Moacir Carneiro Leão Filho, receberá o kit do das mãos de Alexandre Mesquita, representante do Ministério das Comunicações, e da ministra do Tribunal de Contas da Unição (TCU), Ana Arraes, representando o Instituto Miguel Arraes.

O material será doado pelo Projeto Computadores para Inclusão (Projeto CI), coordenado pelo Centro Marista Circuito Jovem Recife em parceria com o Ministério das Comunicações do Governo Federal, Banco do Brasil e Instituto Miguel Arraes.  Na ocasião, também haverá o lançamento do edital que vai selecionar 20 instituições distintas para serem contempladas com kits com o mesmo quantitativo de computadores.

COMPUTADORES PARA INCLUSÃO – O Projeto CI recebe doações de computadores e componentes de órgãos dos governos Federal, Estaduais e Municipais, além de empresas privadas. Esse material é desmanchado, recondicionado, remontados e tem programas instalados. Depois esses computadores são encaminhados para escolas públicas, bibliotecas e telecentros comunitários selecionados através de editais.


SERVIÇO:
Entrega do telecentro à Funase
Quando: 23 de outubro (sexta-feira)
Horário: 14h30
Local: Escola Técnica Estadual Miguel Batista (Parque Urbano da Macaxeira)
Endereço: Avenida Norte Miguel Arraes de Alencar, Macaxeira – Recife

Projeto Computadores para a Inclusão
Endereço: Rua Jorge Tasso Neto, 318, Apipucos – Recife
Telefone: (81) 3441.1428