Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Fernando Bezerra questiona ações de acordo na área de defesa com Indonésia

Brasília, 22/10/15 – Em reunião ocorrida nesta quinta-feira (22), na Comissão de Relações Exteriores do Senado Federal, onde foram sabatinados os embaixadores que representarão o Brasil na Indonésia, Sri Lanka, Maldivas, Benim e Niger, o senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE) indagou sobre os acordos bilaterais na área de defesa com a Indonésia.
Fernando Bezerra pediu informações ao indicado a assumir a representação diplomática naquele país, o embaixador Rubem Antonio Correa Barbosa, sobre o “que consiste o acordo na área de defesa, quais seriam esses setores de cooperação, que materiais são esses que estão em tratativas, e porque razão essa agenda ganhou mais dinamismo que as demais”.
Ao responder as indagações do parlamentar, Rubem Barbosa informou que o governo brasileiro está com capacidade para vender para Indonésia16 aviões Super Tucano, “mas ainda existem questões de financiamento para finalizar esse contrato”, ressalvou. Disse também que o país conseguiu vender 36 unidades de lançamento de foguetes, com capacidade de lançamento em cinco calibres diferentes, da Avibras - empresa brasileira de engenharia do setor aeroespacial.
O embaixador Barbosa esclareceu ainda que a cooperação na área de defesa se justifica pela imensidão da costa da Indonésia, que tem uma área de 56 mil quilômetros, com mais de 17 mil ilhas, quase seis vezes maior que a do Brasil.
Durante a sabatina do embaixador Rubem Barbosa, Fernando Bezerra lembrou do período que foi ministro da Integração, quando o diplomata representava a Embaixada do Brasil na Austrália, e teve a oportunidade de desenvolver acordos de cooperação bilaterais. Um deles foi de grande importância para o lançamento do programa Água para Todos, em tecnologias para o uso de cisternas de polietileno.
Naquela fase, “o governo brasileiro entregou mais de 800 mil cisternas em todo Semiárido do Nordeste, num trabalho conjunto feito por meio da Codevasf e do DNOCS, em parcerias com diversos governos estaduais”, declarou o senador Bezerra.
Outro fato importante registrado por Fernando Bezerra, nesses acordos, foi na área de gestão de recursos hídricos, que deu ensejo à elaboração do primeiro Plano Nacional de Segurança Hídrica.
O senador Fernando Bezerra elogiou também a indicação de Elizabeth-Sophie Mazzella Di Bosco Balsa, para embaixada brasileira em Sri Lanka e República das Maldivas; e do diplomata Luís Ivaldo Villafane Gomes Santos, para cumulativamente exercer o cargo de embaixador junto à República do Benim e República do Níger.

Unidade da Funase terá telecentro

Onze computadores recondicionados pelo “Projeto Computadores para Inclusão” serão entregues nesta sexta-feira (23). Espaço funcionará no Case Abreu e Lima


A Fundação de Atendimento Socioeucativo (Funase) vai receber um ponto de inclusão digital para ser utilizado por adolescentes que cumprem medida socioeducativa. O telecentro vai funcionar no Centro Atendimento Socioeducativo (Case) Abreu e Lima. Serão disponibilizados 11 computadores. A solenidade de entrega do kit acontece nesta sexta-feira (23), no Parque da Macaxeira, durante a 10ª Semana Municipal de Ciência e Tecnologia (SMC&T) do Recife.

A entrega do kit à Funase celebra uma marca histórica. Este será o telecentro de número 200 entregue a uma instituição no Brasil. Na ocasião, o diretor-presidente da Funase, Moacir Carneiro Leão Filho, receberá o kit do das mãos de Alexandre Mesquita, representante do Ministério das Comunicações, e da ministra do Tribunal de Contas da Unição (TCU), Ana Arraes, representando o Instituto Miguel Arraes.

O material será doado pelo Projeto Computadores para Inclusão (Projeto CI), coordenado pelo Centro Marista Circuito Jovem Recife em parceria com o Ministério das Comunicações do Governo Federal, Banco do Brasil e Instituto Miguel Arraes.  Na ocasião, também haverá o lançamento do edital que vai selecionar 20 instituições distintas para serem contempladas com kits com o mesmo quantitativo de computadores.

COMPUTADORES PARA INCLUSÃO – O Projeto CI recebe doações de computadores e componentes de órgãos dos governos Federal, Estaduais e Municipais, além de empresas privadas. Esse material é desmanchado, recondicionado, remontados e tem programas instalados. Depois esses computadores são encaminhados para escolas públicas, bibliotecas e telecentros comunitários selecionados através de editais.


SERVIÇO:
Entrega do telecentro à Funase
Quando: 23 de outubro (sexta-feira)
Horário: 14h30
Local: Escola Técnica Estadual Miguel Batista (Parque Urbano da Macaxeira)
Endereço: Avenida Norte Miguel Arraes de Alencar, Macaxeira – Recife

Projeto Computadores para a Inclusão
Endereço: Rua Jorge Tasso Neto, 318, Apipucos – Recife
Telefone: (81) 3441.1428

Ação de Armando fortalece setor de energia eólica em Pernambuco

Redução de tributação para fabricantes de pás eólicas garante manutenção de 10 mil empregos no País e ajudará a criar mais postos de trabalho no Estado

Brasília (22 de outubro) - O ministro Armando Monteiro recebeu, esta manhã, uma visita de cortesia de representantes das três empresas brasileiras que fabricam pás para turbinas eólicas, equipamento utilizado na geração de energia elétrica a partir do vento. O objetivo da visita foi agradecer o apoio do ministro na aprovação da MP 675/2015, com uma emenda alterando a tributação de PIS-Cofins, e permitindo que o setor de pás eólicas reduzisse o acúmulo de créditos tributários.

Durante a audiência, Carlos Lopes da Costa, diretor financeiro da LM Wind Power do Brasil, empresa instalada no Complexo lndustrial Portuário de Suape, em Pernambuco, ressaltou a importância da manutenção dos incentivos: “Representou a sobrevivência dos fabricantes de pás eólicas no Brasil. Se não conseguíssemos reverter a situação, cerca de 10 mil empregos seriam perdidos”, disse ele. Somente a LM Wind Power gera mil empregos diretos na fábrica de Suape e tem planos de criar mais 500 vagas nos próximos meses. A empresa também foi beneficiada com a redução do Imposto de Importação de 14% para 2% para bens de capital, por meio do regime de ex-tarifários. Segundo Costa, o benefício concedido pelo MDIC representou uma importante redução de custos. A verba será utilizada na ampliação da fábrica de Suape.

Para Gustavo Barreira, diretor financeiro da Tecsis, uma das maiores fabricantes de pás eólicas customizadas do mundo, a manutenção dos incentivos foi importante para que a empresa mantivesse as metas de expansão no Brasil.  A Tecsis vai instalar em Camaçari-BA sua oitava fábrica no país, um investimento de R$ 200 milhões e expectativa de gerar 1.500 empregos diretos. As outras sete plantas, com 7 mil funcionários, estão localizadas em Sorocaba-SP. Com a nova fábrica, a empresa tem planos de atender à crescente demanda do mercado brasileiro, e, no futuro, também produzir pás eólicas para exportação.  Também participou da audiência o presidente da Aeris, Bruno Vilela Cunha. A empresa está instalada no Complexo Industrial e Portuário do Pecém, no Ceará, e que emprega, hoje, quase mil funcionários.

Durante a audiência, o ministro lembrou que as políticas públicas têm um importante papel no desenvolvimento da indústria. “Esta é uma ação que precisa ser feita para empresas que atuam em áreas estratégicas. Temos que estimular a criação de clusters para fabricação de equipamentos nesta área que tem um potencial extraordinário. Políticas industriais são legítimas, todos os países fazem, mas não pode haver uma sustentação artificial. Temos um mundo caminhando na direção de um comércio livre. Assim, devemos impulsionar a competitividade de modo a não interromper a curva de aprendizado, em pleno processo de desenvolvimento industrial”, reforçou.

Por fim, Monteiro deixou uma mensagem de confiança na recuperação da economia brasileira.” Por conta do ajuste fiscal, hoje os instrumentos de incentivo são relativamente limitados. Tenho confiança que vamos reequilibrar a economia e melhorar o ambiente de negócios”, disse.

O ministro também destacou o esforço do governo federal para desburocratizar e agilizar os processos de importação e exportação por meio da implantação do Portal Único de Comercio Exterior que vai permitir que as empresas apresentem as informações uma única vez aos órgãos federais, o que irá também diminuir custos de exportadores e importadores. Para as operações de exportação, a meta é diminuir o prazo de 13 para 8 dias, e de 17 para 10 dias, para as operações de importação.

Crédito: Washington Costa/MDIC

Profissionais da saúde participam de capacitação sobre hanseníase

A hanseníase é uma doença contagiosa causada por um bacilo denominado Mycobacterium leprae. A doença não é hereditária e sua evolução depende de características do sistema imunológico da pessoa que foi infectada”. Foi através dessa explicação que a gerente de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, Ana Márcia Drechsler, deu início a Oficina sobre Hanseníase, realizada na tarde desta quinta-feira (22.10), na Faculdade Joaquim Nabuco, Centro da cidade. Cerca de 50 profissionais de saúde participaram da capacitação.

Durante o evento, o público recebeu orientações sobre como identificar a doença. As pessoas que procurarem as unidades básicas de saúde com formigamento, dormência nas extremidades, manchas brancas ou avermelhadas, geralmente com perda da sensibilidade, poderão realizar exames para detectar a enfermidade. O diagnóstico consiste, principalmente, na avaliação clínica: aplicação de testes de sensibilidade, força motora e palpação dos nervos dos braços, pernas e olhos.

Em 2014, o município do Paulista registrou 54 casos da doença. Até este mês de outubro, o número contabilizado pela Secretaria de Saúde é de 49. O exame para diagnosticar a hanseníase é oferecido na rede municipal. Caso seja constatada a enfermidade, o paciente será encaminhado ao centro médico referência no tratamento. A cura é mais fácil e rápida quanto mais precoce for identificada a doença.

De acordo com Ana Márcia Drechsler a administração municipal vem desenvolvendo diversas ações para prevenir e ajudar na descoberta da doença. “Além de desenvolver iniciativas como O Dia da Mancha onde todas as pessoas com manchas suspeitas espalhadas pelo corpo foram avaliadas, a prefeitura está capacitando os profissionais da rede para melhor atender a população. Por isso recomendamos que as pessoas procurem os postos de saúde mais próximo de casa”, disse.    

Alunos são premiados durante o 2º Encontro do Programa Saúde na Escola


O Teatro Paulo Freire, no Centro do Paulista, ficou lotado nesta quinta-feira (22.10) durante a cerimônia de encerramento do 2º Encontro do Programa Saúde na Escola (PSE). Alunos de 24 unidades de ensino da rede municipal participaram do evento, encenando peças teatrais sobre temas ligados à saúde. Os assuntos escolhidos nas apresentações foram abordados em sala de aula ao longo do ano por professores, enfermeiros, técnicos e gestores das duas áreas. Todos os participantes do encontro receberam medalhas.
O destaque ficou por conta dos alunos das escolas municipais Irmã Assunta, em Maria Farinha; Presidente Kennedy, em Jardim Paulista; e Frei Guido, na Mirueira; que conquistaram, respectivamente, os três lugares no pódio. A unidade de ensino vencedora apresentou um espetáculo sobre os prejuízos causados pelo homem ao meio ambiente.
O estudante da Escola Irmã Assunta, Genivaldo Nunes, 9 anos, estava muito feliz pela vitória. O aprendizado em sala de aula também foi uma grande conquista. “Temos que cuidar bastante do meio ambiente. Não podemos sujar as ruas, nem as matas, nem os rios. Se a gente suja o planeta podemos pegar muitas doenças”, comentou.
Satisfeito com o desempenho do PSE na rede local, o secretário de Educação do Paulista, Carlos Ribeiro Junior, aproveitou o evento para anunciar a ampliação do programa. “Seguindo determinação do prefeito Junior Matuto vamos aumentar o número de escolas beneficiadas pela iniciativa. Atualmente, 21 unidades e quatro creches estão engajadas no PSE. Até o mês de dezembro, vamos implantar o programa em outras 12 escolas, totalizando 36 unidades”, frisou.
        O Programa Saúde na Escola beneficia atualmente mais de seis mil estudantes da rede municipal com idade entre nove e 19 anos. Os alunos apreendem a cuidar da saúde no ambiente escolar e se transformam em multiplicadores de informações dentro da comunidade. A ideia da iniciativa é tornar a escola um ambiente ideal para a promoção da saúde.

Guerra de Canudos é tema de avaliação do Triatlo do Conhecimento no Paulista

A Guerra de Canudos e o líder revolucionário Antônio Conselheiro já são velhos conhecidos dos mais de 680 alunos do 9º ano das escolas da rede municipal do Paulista. O movimento popular de cunho sócio-religioso que faz parte da história do País foi o tema escolhido pela Secretaria de Educação da cidade para marcar a 6ª edição do Triatlo do Conhecimento. Nesta quinta-feira (22.10), os estudantes realizaram provas escritas para avaliação dos assuntos estudados de março a outubro sobre os aspectos geográficos e históricos. Os três melhores classificados serão premiados no dia 10 de novembro, em solenidade no Senac, em Jardim Paulista.

Tranquila, a aluna Thyale Calixto (14) estava confiante para realizar a prova. “História é minha matéria preferida, por isso me sinto realizada em estar participando do concurso. Por coincidência o tema deste ano, que fala sobre “Canudos”, é um dos meus assuntos preferidos, creio que vou me sair bem na prova”, revelou.

“Incentivar o conhecimento profundo na disciplina, esse é o principal objetivo do projeto. Muitos alunos não sabem detalhes sobre histórias passadas, que marcaram e foram importantes para os dias atuais. A partir desse projeto, os estudantes se dedicaram mais e foram a fundo para estudar os temas propostos, o que vai agregar no conhecimento de cada um”, disse a supervisora da escola Marcos Freire, Rose Pereira.   

Este é o sexto ano consecutivo do Triatlo do Conhecimento que já tratou de temas como: Cangaço, II Guerra Mundial, entre outros. O foco desta atividade da Secretaria de Educação do Paulista é envolver todos os jovens que estão encerrando o ciclo do Ensino Fundamental na rede pública.

Ronnie Duarte participa de debate promovido por movimento estudantil

O candidato a presidente da OAB-PE pela chapa A Ordem Avança, Ronnie Duarte, participa nesta quinta-feira (22), às 19h, de debate organizado pelo Ateneu Pernambucano, grupo estudantil da Faculdade de Direito do Recife. A classe quer ouvir as propostas e desafios do candidato para o próximo triênio da Ordem. As eleições para a OAB-PE será no dia 19 de novembro em todo o estado. O encontro reunirá a comunidade acadêmica e jurídica de Pernambuco, como também todas as pessoas que se interessem pelo tema. As discussões ocorrerão será no auditório Tobias Barreto.