Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Porto Beach Run reúne apaixonados por praia e corrida

Evento será realizado neste domingo em Porto de Galinhas

Aproximadamente 600 pessoas são esperadas neste domingo (25) na Porto Beach Run, evento que une a paisagem do Litoral Sul do Estado e o estímulo a prática de atividades esportivas. As inscrições são gratuitas e os interessados que moram no Recife e Região Metropolitana contarão com transporte saindo da Praça do Derby às 6h.  O intuito é estimular o uso de espaços públicos pela população e a busca por uma melhor qualidade de vida.

Os primeiros lugares das modalidades feminina e masculina serão premiados em dinheiro e tênis profissionais. A concentração do evento será na Praça 3, em Porto de Galinhas (próximo a rua Carauna).

Durante o evento os corredores poderão contar com fisioterapia, pontos de hidratação durante todo o percurso de 5km, chips de marcação de tempo, ambulância para atender possíveis intercorrências, kit exclusivo para os inscritos e lanche para dar uma força extra.

A largada será às 8h. As inscrições podem ser feitas pelo telefone e whatsapp (81) 99323.4650 e pelo e-mail: institutodarwin@yahoo.com.br, para onde os interessados precisam enviar informações como nome, data de nascimento, telefone, sexo, CPF, RG, endereço e e-mail. 

Serviço:
Data: 25 de outubro de 2015
Horário: 6h
Concentração: Praça 03 - Porto de Galinhas (Praça da Quadra do Futevôlei, próximo a Rua Carauna)
Entrega dos kits: 6h30 
Largada: 8h

PTB de Pernambuco tem novo presidente e se prepara para 2016

O deputado estadual José Humberto Cavalcanti (PTB) é o novo presidente do PTB de Pernambuco. O parlamentar assume a condução do partido em substituição ao ex-deputado federal José Chaves, que passa a presidir o Conselho Político do PTB.

As mudanças foram anunciadas nesta sexta-feira (23) durante encontro entre quadros do partido e o ministro do Desenvolvimento, Armando Monteiro (PTB). As mudanças também incluem a escolha de João Batista Alves para a secretária-geral, e a de Cícero Moraes para a secretária-executiva.

Armando afirma que José Chaves sai da presidência, mas continua a exercer papel fundamental dentro da estrutura partidária, dirigindo um conselho político que também será formado por ele (Armando), por senadores, deputados federais, estaduais, prefeito, vereador e integrantes de setoriais como mulher e juventude.

“O PTB está constituindo um conselho político que vai definir as linhas programáticas e sua orientação estratégica. Nossa prioridade agora é preparar o partido para as eleições municipais do próximo ano. Sob a presidência de José Humberto, e com a orientação do conselho presidido por José Chaves, vamos percorrer todas as regiões, para discutir a pauta dos municípios”, antecipa Armando, reforçando que o PTB já contabiliza hoje 83 pré-candidatos a prefeito em Pernambuco.

José Chaves lembra que ingressou no PTB em 2003, quando compôs, ao lado de Armando e outros parlamentares, o chamado Grupo Independente. “Desde então, estamos nesta construção, sempre com a consciência de que esta é a reunião de pessoas que pensam Pernambuco”, diz. Ele reforça que assumiu a missão de presidir o PTB no momento máximo desta construção, quando o partido apresentou a candidatura de Armando Monteiro ao Governo de Pernambuco, em 2014.

Chaves elogia ainda a escolha de José Humberto, pontuando que por exercer um mandato parlamentar e estar no convívio diário com a classe política, o novo presidente poderá fortalecer ainda mais o PTB em todo o Estado. “Saio feliz, pela escolha dos novos dirigentes, e também pela grande missão que recebo, de ampliar o diálogo com as bancadas, a executiva do partido, prefeitos e vereadores”, afirma.

O novo presidente do partido, José Humberto, também ingressou no PTB em 2003, por ocasião da formação do GI. Desde então, ocupava a função de secretário-geral do partido. Ele fala do desafio e do entusiasmo com a nova missão:

“Tive na minha vida duas filiações partidárias, uma no PMDB e a outra no PTB, onde estou há mais de uma década, defendendo o ideário do partido, seja sob a liderança do hoje ministro Armando e a do companheiro José Chaves. Minha responsabilidade agora aumenta. Vou continuar a trabalhar com muita energia e entusiasmo para ampliar a presença do partido em Pernambuco. Espero contar com todos os companheiros”, conclama.
Também participaram do encontro com o ministro Armando os deputados estaduais Silvio Costa Filho e Augusto César.

Crédito da foto: PTB/Divulgação

Da esquerda para a direita – Cícero Moraes, José Chaves, Armando Monteiro, José Humberto e João Batista

Qual o melhor momento para investir em uma segunda franquia?

Em tempo de retração econômica, este tipo de negócio tem se destacado como investimento seguro 
Em tempo de retração econômica, o modelo de franquia é tido como um investimento seguro e de menor risco. Afinal, a probabilidade de um franqueado obter sucesso em seu negócio, por meio do sistema de franquia formatada, é muito maior do que quem quer montar um negócio independente, pois o franqueador já possui uma rede própria de distribuição e o sucesso de marca já foi consolidado. Para os que desejam apostar em uma segunda franquia, entretanto, vale atentar para algumas questões como, por exemplo, as exigências nos contratos e a localização do ponto comercial para que a pessoa não seja concorrente de si mesma.   
Kátia Gomes, uma das sócias da Jet7, empreendimento focado na gestão de franquias, explica que trata-se de uma tendência de mercado, pois é possível ampliar as marcas  de maneira mais rápida. Qual o melhor momento, então, para investir na segunda empresa? “Paciência é um ponto relevante”, argumenta a empresária, reforçando que é bom analisar o mercado durante um ano, pelo menos, para detectar os períodos de alta e escassez do setor. Desta maneira, é possível ganhar mais experiência e respaldo para enfrentar possíveis crises. “Não tirar o foco do negócio principal e criar estrutura de gestão capaz de suportar as duas unidades, também é importante”, aconselha Gomes, ressaltando que caso a segunda franquia seja da mesma marca, manter distância entre os pontos comerciais é uma decisão inteligente, mas se forem de segmentos opostos, o ideal é que sejam próximas para otimizar tempo.  
Destaque neste segmento desde 2001, a Jet7 nasceu a partir do visionário Roberto Carlos Barbosa, sócio-diretor da empresa, que atuava no setor farmacêutico e decidiu empreender. “A ideia surgiu quando precisei encontrar material de construção para minha casa em Aldeia. A partir da necessidade, abri uma loja de materiais de construção, já que não existia nenhuma na área na época”, comenta o empresário. Com o sucesso, logo se deparou com a empreitada de executar obras para lojas de franquias; foi quando conheceu o segmento de colchoaria e passou a atender a Ortobom. Em 2003, a primeira unidade da marca surgiu no bairro da madalena, seguida de mais uma, posteriormente, no Shopping Recife.  
No começo, o empresário encabeçava o trabalho sozinho. Logo, começou a contar com a ajuda da esposa, Kátia Gomes, que o auxiliava em questões relacionadas aos recursos humanos da empresa, e do seu irmão Ivamar Barbosa, que cuidava do setor financeiro. Assim, nasceu o convite para integrar e formar a Jet7 Empreendimentos. “Optamos sempre por representar franquias que estejam no nosso perfil de interesse. Nós precisamos nos identificar e acreditar, para representar algo com paixão”, acrescenta Roberto. A empresa também conta com um escritório em São Paulo, já que a maioria dos contatos é na capital paulista, o que facilita o fechamento de negócios. “Durante esse tempo de investimento, sempre tivemos alguns pilares: a coragem, a franqueza, a disciplina, e a rapidez na tomada de decisões”, argumenta Kátia.

IV Loc Nordeste reúne fabricantes de máquinas, equipamentos e locadores de todo o país

Evento bienal aconteceu nesta quinta (22) no Centro de Convenções de Pernambuco

O Sindicato das Empresas Locadoras de Equipamentos, Máquinas e Ferramentas de Pernambuco - Sindileq-PE promoveu nesta quinta (22) o IV Loc Nordeste, encontro bienal que reuniu fabricantes de máquinas e equipamentos e locadores de todo o país. O seminário aconteceu no Centro de Convenções de Pernambuco - Auditório do Brum, dentro da programação das feiras Fimmepe Mecânica Nordeste, Forind Nordeste e Movimat Nordeste.

Considerando o cenário econômico atual, o Sindileq-PE trouxe ao seminário os impactos da desaceleração da economia para o setor tanto para a indústria como para os locadores, além de buscar soluções e compartilhar estratégias de sucesso em paralelo a uma mostra da indústria, objetivando potencializar oportunidades de negócios. Durante o evento, foi lançada a edição do Guia de Máquinas e Equipamentos 2016, ferramenta importante para o setor.

A programação contou com um painel de palestras voltadas para o mercado de locação. Durante o seminário, Paulo Esteves, diretor da Solaris Equipamentos, abordou pontos da gestão na locação. "Precisamos ter consciência de que o mercado não está tão ruim como todo mundo imagina. Existem saídas, alternativas e também é necessário mudar o mindset, porque viemos de um processo de muita aceleração econômica", destacou Esteves.

De acordo com o diretor, o momento atual "é uma adaptação a um tempo de mais escassez em que é preciso ser mais criativo, reinventar o negócio e trabalhar melhor, fazer o básico bem feito".  E ainda acrescentou: "Muitas vezes, pensamos em estratégias mirabolantes, e no final, a resposta está dentro de casa. É preciso melhorar os processos, ser mais eficiente, evitar desperdício, "varrer" mais o mercado porque as oportunidades ainda existem".

O cenário de locação e suas perspectivas foi discutido por Eurimilson Daniel, diretor da Escad Rental e Vice Presidente da Sobratema. A programação também contou com um fórum debate com a participação de Reynaldo Fraiha, presidente da Analoc (Associação Brasileira dos Sindicatos e Associações Representantes dos Locadores de Máquinas, Equipamentos e Ferramentas)onde foram colocadas questões de interesse do setor de locação. Jairo Martiniano, coach e sócio da Talentos Nordeste encerrou o seminário com o tema sobre como motivar pessoas e gerenciar processos em tempos difíceis e destacou pontos estratégicos de motivação dentro das empresas.

"Temos ainda tem um problema sério de lideranças que não sabem motivar as pessoas, não sabem fazer com que as pessoas trabalhem e tenham um ambiente agradável para trabalhar. Apesar de todo o processo difícil, eu posso ainda dificultar mais quando eu sou um gestor que não foco nas pessoas, que não gero confiança, que não acompanho, enfim, que não faço meu trabalho como gestor como deveria ser", explicou Martiniano. De acordo com ele, os processos não acontecem quando as pessoas estão desmotivadas, estão em um ambiente em que não gostariam de estar. "Não dá pra gente hoje trabalhar com pessoas que estão de passagem ou como ocupação. Precisamos de pessoas que estejam engajadas e este engajamento só se dá através da motivação da vontade de fazer", completou.

Com edições realizadas em 2010, 2011 e 2013, O Loc Nordeste tem a proposta de discutir temas de interesse da categoria, analisar as condições de mercado e reforçar as relações comerciais e ampliar a base de clientes. “Os temas abordados nesta edição foram temas realistas e atuais. Este seminário une quem momentaneamente quem estava distante do grupo diante de incertezas do mercado. Conseguimos unir uma boa parte do segmento para compartilhar o momento atual e a união da classe é fundamental", ressaltou João Carvalho, presidente do Sindileq - PE.

Oficina gratuita de introdução ao audiovisual em Paulista

Estão abertas as inscrições para a Oficina de Introdução ao Audiovisual, promovida pela Prefeitura do Paulista. Para garantir uma das 60 vagas, os interessados devem procurar o Espaço Cultural Ariano Suassuna, que fica na Rua Manoel Gonçalves, nº 76, Vila Torres Galvão, munidos de cópia dos seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência e duas fotos 3x4. A oficina tem início no dia 04 de novembro. A iniciativa é coordenada pela Secretaria Municipal de Educação.
            As aulas, que serão ministradas pelo cineasta Washington Machado, vão ocorrer no Espaço Cultural, sempre nas segundas e quartas, nos turnos da manhã (09h às 12h) e tarde (14h às 17h). Cada turma será formada por 30 alunos. Os participantes terão acesso a noções básicas sobre a história do cinema, com direito a dicas sobre roteiro, direção, produção, arte, fotografia e edição. São 30 horas/aula com previsão de término o dia 30 de novembro.

DMRI: principal causa da perda da visão após os 50 anos

A chegada da idade avançada traz uma série de alterações físicas e mentais no organismo. Os olhos também passam por este processo de desgaste o que traz, como consequências, doenças típicas da idade. A Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI), principal causa de perda da visão após os cinquenta anos, é uma delas. 
A DMRI é uma degeneração da mácula – uma pequena área localizada na porção central da retina - que contém a maior densidade de fotorreceptores e é responsável pela percepção de detalhes. Segundo o oftalmologista do Hospital de Olhos de Pernambuco (HOPE), Felipe Patriota, ela é causada por depósitos de restos celulares, chamados drusas. "Estas drusas podem destruir os fotorreceptores e provocam proliferação anormal de vasos sanguíneos sob a retina. A partir daí, aparecem cicatrizes que afetam a integridade da mácula e comprometem a visão central e a capacidade de distinguir cores”, explica.
A degeneração macular pode ter duas apresentações: atrófica ou seca, quando evolui lentamente e provoca perda gradual da visão; ou úmida, quando se instala abruptamente e pode provocar perda total da visão. Alguns fatores de risco aumentam a probabilidade do surgimento da DMRI, como exposição à luz solar, predisposição genética, hipertensão, obesidade, ingestão de grandes quantidades de gorduras vegetais e dietas pobres em frutas, verduras e zinco. Fumantes ativos e passivos também estão mais sujeitos. “Um dos detalhes importantes da doença é que pessoas brancas são mais afetadas do que os negros ou pardos”, afirma.
Na fase inicial do problema, a perda visual não é muito perceptível. Posteriormente, aparecem sintomas como visão borrada, pontos luminosos, manchas no centro da visão, dificuldade de adaptação ao escuro e diminuição da sensibilidade aos contrastes de luz. O diagnóstico só pode, realmente, ser feito por meio do oftalmologista com o exame da retina,  além de outros mais específicos como a retinografia, a angiofluoresceinografia e a tomografia de coerência óptica.
Quanto ao tratamento, inicialmente pode ser relativo somente à melhora da alimentação ou com medicações que possuem vitaminas especificas para evitar essa destruição dos fotorreceptores. “Nas fases mais avançadas da doença, deve ser feita a aplicação de uma medicação diretamente no olho, os antiangiogênicos”, conclui.
Serviço

"Fernando Bezerra será homenageado, nesta segunda-feira (26), pela Defensoria Pública do Estado de Pernambuco"‏

O senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE) será homenageado, nesta segunda-feira (26), pela Defensoria Pública do Estado de Pernambuco (DPPE), com a “Medalha Eduardo Campos”. A medalha é concedida a autoridades que reconhecem e apoiam a DPPE.


SERVIÇO:
Assunto: Homenagem da Defensoria Pública do Estado de Pernambuco ao senador Fernando Bezerra Coelho
Data: 26/10/15 (segunda-feira)
Horário: 9h
Local: Rua Marquês do Amorim, 127, Boa Vista, Recife (PE)