Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

CENTRO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL OFERECE MUTIRÃO DE SERVIÇOS À COMUNIDADE NO PRÓXIMO SÁBADO

O Centro de Assistência Social de Ouro Preto (ex Centro de Assistência Social Professor Marcelo Gonçalves) será reinaugurado na manhã do próximo sábado (31/10), com um café da manhã para a comunidade, seguido de mutirão de serviços, das 8h às 12h.
Durante toda a manhã de sábado, o espaço, localizado na Rua Baobá – Quadra E, 47 (próximo ao Centro Comercial de Ouro Preto), vai oferecer serviços de assistência jurídica, orientações do Procon-PE, mediação de conflitos, corte de cabelo, emissão de documentos, recreação infantil, aferição de pressão arterial, exames oftalmológicos e inscrições para diversos cursos que serão realizados no local.
No momento, são oferecidas cerca de 400 vagas para os cursos de informática, artesanato, doces & salgados, manicure, cabeleireiro, bijouterias e logística, que serão ministrados nos turnos da manhã, tarde e noite. As começam no início de novembro. 
Nos últimos cinco anos, o Centro de Assistência Social de Ouro Preto já capacitou mais de 8 mil jovens para o primeiro emprego; reciclou, requalificou e atualizou cerca de 3 mil profissionais, além de oferecer atendimento médico e ginástica para a terceira idade.

Marília vai discutir obras paradas no Pilar e Plano Diretor Cicloviário‏

Marília vai discutir obras paradas no Pilar e Plano Diretor Cicloviário ‏           
 
 
A realização de duas audiências públicas propostas pela vereadora Marília Arraes foi aprovada pela Câmara Municipal do Recife na tarde desta segunda-feira 26.
Marília pretende debater no dia 10 de novembro, às 9h, obras de urbanização, saneamento, pavimentação, habitação, saúde e educação que estão em andamento, paralisadas ou suspensas na comunidade do Pilar, Bairro do Recife. Entre os trabalhos parados, um conjunto residencial para acolher os moradores da comunidade - a maioria vive em péssimas condições.
“Nos últimos anos, a Prefeitura do Recife prometeu a realização de programas, obras e ações governamentais que seriam desenvolvidas ali, mas identificamos que foi pouco concretizado”, justificou Marília, que esteve na comunidade no mês passado, tendo sido impedida por funcionários da construtora de fiscalizar a obra do residencial.
A outra audiência pública acontece dia 25 de novembro e vai discutir a promoção da mobilidade por bicicleta e o Plano Diretor Cicloviário no Recife. “Sendo esse um tema de grande relevância para a nossa cidade, é necessário aprofundar a discussão reunindo a sociedade civil organizada, a Prefeitura Municipal do Recife, os vereadores e cidadãos interessados, com o objetivo de melhor esclarecer a proposta”, salientou Marília. 
 
Foto: Wilfred Gadêlha
 

Prefeitura e Celpe promovem Projeto Energia com Cidadania em Arthur Lundgren I

 
Os moradores de Arthur Lundgren I recebem, a partir desta terça-feira (27.10), o Projeto Energia com Cidadania da Celpe. Em parceria com a Prefeitura do Paulista, a Companhia leva à população uma série de serviços, como: negociação de débitos, cadastro na Tarifa Social, doação de lâmpadas, além da pré-inscrição por troca de geladeiras. A iniciativa acontece no terminal de ônibus da comunidade, que fica na Avenida Floresta, s/n. O atendimento ocorre de segunda a sexta, das 08h às 16h30, e aos sábados das 08h às 12h.
A administração municipal vai colaborar com o projeto, disponibilizando profissionais de saúde para aferição de pressão arterial e teste de glicose. O atendimento acontece, especificamente, nos dias 03, 04 e 05 de novembro. Além dessa equipe, técnicos do Cadastro Único (CadÚnico) da Secretaria de Políticas Sociais, Esportes e Juventude estarão no local para atender a população a cerca dos programas de transferência de renda, como o Bolsa Família. O público também terá a oportunidade de fazer o cadastro e alterar dados do NIS (Número de Identificação Social).
Um grupo da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres da cidade também vai participar da ação, realizando panfletagem educativa sobre o enfrentamento à violência contra a mulher.
O projeto Energia com Cidadania desenvolve atividades em Arthur Lundgren I até o dia 06 de novembro.

Partograma mostra a evolução do parto e evita agendamento parto cesárea

Muitas gestantes de primeira viagem não sabem o que é o “partograma”. Trata-se de um documento, exigido pelo Ministério da Saúde, de preenchimento obrigatório pelos médicos. É, basicamente, um gráfico que mostra a evolução do trabalho de parto e as condições da mãe e do feto.  O preenchimento do partograma é uma exigência do Governo Federal e já é praticado na rede pública de saúde. A novidade é que os planos de saúde só podem realizar o pagamento dos procedimentos médicos com a apresentação do referido documento. 
 
As questões do partograma serão discutidas durante o seminário organizado pela Biofeto no próxima terça-feira (27). O evento é para médicos obstetras e será realizado na Associação Médica de Pernambuco (AMPE), na Boa Vista, a partir das 19h30.
 
E quais são as vantagens da implantação do partograma nas maternidades? Antes de qualquer coisa, o documento mostra a evolução do parto. O partograma melhora o acompanhamento preciso do trabalho de parto e do final da gestação. Essa também é uma tentativa coibir a marcação de cesáreas com antecedência, atrelando o documento ao pagamento dos procedimentos médicos na rede privada de saúde.  O parto cesárea é recomendado para gestantes com placenta envelhecida precocemente ou que possuem diabetes descontrolada.
 
Para se preencher corretamente o partograma, o obstetra precisa observar e conduzir um trabalho de parto normal; acompanhar a dilatação cervical corretamente, os batimentos cardíacos fetais e anotar tudo da maneira certa, no gráfico. O preenchimento do gráfico deverá seguir as recomendações da OMS.
 
SEMINÁRIO – Com o intuito de discutir uma avaliação pré-natal por meio de exames e avaliações para um trabalho de parto com mais segurança, a Biofeto vem realizando uma série de seminários para médicos obstetras. A terceira edição do evento será realizada no próximo dia 27. Os temas abordados serão o partograma, a analgesia no parto normal e a assistência neonatal.
 
Seminário Biofeto:
Data: Terça-feira, 27 de outubro
Horário: 19h30
Local: AMPE – Associação Médica de Pernambuco (Rua Oswaldo Cruz, 393, Boa Vista, Recife)
 
Programação:
Partograma – Dr. Olímpio Moraes
Analgesia no Parto Normal – Dr. Rui Lins
Assistência Neonatal – Dr. José Henrique Moura.

Sobre a Escrita.ETC
A Escrita.etc é uma agência de comunicação que oferece assessoria de imprensa com cobertura em todo o Brasil, organização e execução de fampress, produção de conteúdo para publicações em geral e internet e desenvolvimento de projetos e eventos.
 

Armando: Relações Brasil-Irã se apoiam na construção de uma parceria estratégica


Brasília (26 de outubro) - O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro, afirmou nesta segunda-feira (266), em Teerã, na abertura do Seminário Empresarial Brasil-Irã, que a relação entre os dois países se apoia na construção de uma parceria estratégica.

“O relançamento das nossas relações, que nessa visita queremos consolidar, se apoia não apenas na restrita visão do comércio ou dos investimentos, mas sobretudo na construção de uma parceria estratégica e mutuamente benéfica, que possa se traduzir no fortalecimento de nossas economias e no crescente bem-estar dos nossos povos”, disse o ministro na abertura do seminário, que recebeu mais de 150 representantes de associações e empresas brasileiras e iranianas.

Segundo o ministro, Brasil e Irã podem e devem intensificar suas relações econômicas. A corrente de comércio atingiu, em 2014, o montante de 1,44 bilhões de dólares e grande parte desse comércio corresponde a produtos básicos. “Temos o desafio de incrementar e diversificar esse intercâmbio, olhando as duas vias - exportação e importação -, e ampliar os nossos investimentos recíprocos”.

O ministro da Indústria, Comércio e Mineração do Irã, Muhammad Nematzadeh, afirmou no seminário que "precisamos encorajar as empresas iranianas a se aproximarem das empresas brasileiras numa agenda estratégica de longo prazo considerando os potenciais para o aprofundamento do fluxo comercial e de investimentos".

A missão empresarial ao Irã é promovida no contexto do acordo nuclear que permitirá o fim das sanções econômicas impostas pela Organização das Nações Unidas (ONU), abrindo novas oportunidades comerciais para o país.

“Desde o anúncio da assinatura do Acordo Nuclear, vários países visitaram o Irã, sendo Teerã hoje destino de inúmeras missões comerciais. Não somos os primeiros a chegar, por certo, mas às vezes o mais importante é chegarmos mais preparados para que possamos potencializar a obtenção de resultados concretos. Por isso estamos com o firme propósito de apresentar e oferecer uma pauta concreta de parceria e cooperação aos nossos interlocutores, que não permita dúvidas quanto à legitimidade desse movimento de relançamento das nossas relações bilaterais”, disse Armando.

Parcerias – Armando Monteiro lembrou que o comércio no segmento de alimentos – mais presente e consolidado historicamente – pode ser ainda mais fortalecido. Segundo ele, o Brasil deseja manter-se como parceiro confiável do Irã na garantia do abastecimento deste mercado, que se apresenta com grande potencial de crescimento num futuro próximo.

“Ao lado desse segmento, vislumbram-se parcerias nos setores de energia, industrial, de mineração, infraestrutura e serviços e ainda no campo da cooperação científica e do intercâmbio tecnológico. Nas áreas de petróleo, gás e petroquímica, as possibilidades de cooperação entre o Brasil e o Irã nos parecem extremamente promissoras. Esses são apenas alguns exemplos de uma ampla agenda de comércio e investimento que os dois países podem implementar e avançar rapidamente”, disse Monteiro.

Aos empresários e integrantes do governo iraniano, Armando citou o Plano Nacional de Exportações, lançado no primeiro semestre deste ano. “Um dos principais pilares do Plano é ampliar o acesso a mercados por meio da maior inserção do país na rede internacional de acordos comerciais e de investimentos, contando ainda com esforços na área de facilitação de comércio. O Irã foi reconhecido como parceiro estratégico nesse reposicionamento da nossa política comercial”.

Além do ministro do Desenvolvimento, integram a comitiva brasileira o presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), David Barioni; e o vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Glauco Jose Côrte. Também compõem o grupo brasileiro representantes dos ministérios das Relações Exteriores (MRE), das Minas e Energia (MME), da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), além de representantes da Petrobras, do BNDES, de dez entidades setoriais e de 24 empresas.


Crédito da foto:  MDIC/Divulgação

Júlio Cavalcanti cobra do Governo do Estado a estrada do Catimbau‏

Nesta segunda-feira (26), o deputado Júlio Cavalcanti foi à tribuna da Casa Joaquim Nabuco para cobrar do Governo do Estado a estrada do Vale do Catimbau. “Vocês sabiam que Pernambuco tem as suas sete maravilhas? A eleição foi feita por meio de uma parceria entre o Sistema Jornal do Commercio e a Empetur, já há alguns anos. E entre Fernando de Noronha, Porto de Galinhas, Cachoeiras de Bonito, e outras, está o Vale do Catimbau, na nossa cidade de Buíque. Falo nossa porque também sou cidadão buiquense. E não apenas como cidadão buiquense que venho a esta tribuna na tarde de hoje. Venho como pernambucano e como deputado estadual que sou, representante do povo de Pernambuco. E vou cobrar, mais uma vez, o que foi prometido pelo Governo do Estado e não fui cumprido”, disse o parlamentar.  

Júlio destacou uma reportagem publicada nesse domingo (25) no Jornal do Commercio, que destaca o local como destino para quem gosta de trilhas e turismo ecológico. “Realmente: é um lugar que deve ser conhecido e visitado. É de uma beleza impressionante, formado por serras, vales e rochas sedimentares. São 90 mil hectares de encher os olhos de qualquer um. Mas é vítima de um grande mal: o descaso do Governo do Estado”, destacou.

“Não é de hoje, senhoras e senhores, que cobro a obra da estrada do Catimbau. Na época da campanha, no ano passado, tava cheio de gente lá, trabalhando. Depois que passou a eleição, o serviço parou. E a consequência disso é que tudo que foi feito à época já não serve mais, precisa ser feito novamente. Os tubos que fariam a drenagem já estão destruídos. A terraplenagem já se acabou, não resistiu à ação do tempo. O que isso significa? Que era uma obra eleitoreira, infelizmente. Que por conta disso, a obra vai ter que começar do zero de novo. Que o povo de Pernambuco paga duas vezes pelo mesmo serviço por uma total e completa falta de planejamento dos recursos públicos por parte do Executivo”, afirmou.

O parlamentar informou que já falou várias vezes com o secretário Felipe Carreras sobre a importância do Vale do Catimbau, mas que até agora nada foi feito para destacar o lugar. “Como é que pode uma coisa dessas? Um local, escolhido com uma das sete maravilhas de Pernambuco, por meio de uma campanha feita em parceria com a própria Secretaria do Governo, negligenciado dessa forma pelo Estado?”, questionou.

Governo do Estado comemora Mês do Idoso com ações de valorização

Atividades no Parque de Jaqueira, adesão ao Compromisso Nacional para o Envelhecimento Ativo e campanha de incentivo à doação ao fundo do idoso, fazem parte da programação
Em comemoração ao Mês da Pessoa Idosa, o Governo do Estado dará mais um passo importante para garantir a valorização, promoção e defesa dos direitos da pessoa idosa em Pernambuco, através de ações da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ). A primeira atividade está marcada para a próxima quarta-feira (28), com a realização do Humanidade na Rua, no Parque da Jaqueira. A segunda, dia 29 (quinta-feira), será no Palácio do Campo das Princesas, onde o governador Paulo Câmara lança ações para o envelhecimento ativo.
O Humanidade na Rua é uma atividade integrada com grupos de idosos. São esperadas 500 pessoas. O momento possibilitará um encontro inédito entre moradores de 26 Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) referenciadas pelo Projeto HumanIdade, coordenado pela Superintendência de Defesa e Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa, da Secretaria Executiva de Segmentos Sociais – SESS. Serão desenvolvidas atividades culturais, musicais, físicas, educacionais e saúde.
O Humanidade na Rua tem como objetivo articular e promover uma atividade integrada com os grupos de idosos das comunidades e os idosos residentes de ILPIs, por entender a necessidade e a importância de se romper as barreiras e os preconceitos relacionados às deficiências, ao envelhecimento, ao grupo étnico racial e à identidade de gênero. O secretário da SDSCJ, Isaltino Nascimento, participa da atividade.
A segunda ação acontece no Palácio do Campo das Princesas, na próxima quinta-feira (29). Na ocasião, governador Paulo Câmara assina o termo de adesão ao Compromisso Nacional para o Envelhecimento Ativo, firmado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. O objetivo é garantir a atuação integrada entre a União, Estados e o Distrito Federal, com ações coordenadas de forma intersetorial e federativas.
O governador Paulo Câmara também assina decreto para instituir o Grupo Estadual de Articulação e Monitoramento. O objetivo é monitorar e avaliar o cumprimento de metas e prioridades no Plano Estadual de Atenção Integral à Pessoa Idosa. Na ocasião ocorrerá ainda o lançamento de uma campanha que incentiva os contribuintes pernambucanos a doarem parte de seu Imposto de Renda devido ao Fundo Estadual dos Direitos do Idoso – FEDIPE.
SERVIÇO:
Humanidade na Rua
Quando: 28 de outubro
Horário: 8h às 12h
Local: Parque da Jaqueira
Endereço: Rua do Futuro, 959, Graças – Recife
Assinatura do termo de adesão ao Compromisso Nacional para o Envelhecimento Ativo
Quando: 27 de outubro
Horário: 16h