Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

CENTRO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL OFERECE MUTIRÃO DE SERVIÇOS À COMUNIDADE NO PRÓXIMO SÁBADO

O Centro de Assistência Social de Ouro Preto (ex Centro de Assistência Social Professor Marcelo Gonçalves) será reinaugurado na manhã do próximo sábado (31/10), com um café da manhã para a comunidade, seguido de mutirão de serviços, das 8h às 12h.
Durante toda a manhã de sábado, o espaço, localizado na Rua Baobá – Quadra E, 47 (próximo ao Centro Comercial de Ouro Preto), vai oferecer serviços de assistência jurídica, orientações do Procon-PE, mediação de conflitos, corte de cabelo, emissão de documentos, recreação infantil, aferição de pressão arterial, exames oftalmológicos e inscrições para diversos cursos que serão realizados no local.
No momento, são oferecidas cerca de 400 vagas para os cursos de informática, artesanato, doces & salgados, manicure, cabeleireiro, bijouterias e logística, que serão ministrados nos turnos da manhã, tarde e noite. As começam no início de novembro. 
Nos últimos cinco anos, o Centro de Assistência Social de Ouro Preto já capacitou mais de 8 mil jovens para o primeiro emprego; reciclou, requalificou e atualizou cerca de 3 mil profissionais, além de oferecer atendimento médico e ginástica para a terceira idade.

Marília vai discutir obras paradas no Pilar e Plano Diretor Cicloviário‏

Marília vai discutir obras paradas no Pilar e Plano Diretor Cicloviário ‏           
 
 
A realização de duas audiências públicas propostas pela vereadora Marília Arraes foi aprovada pela Câmara Municipal do Recife na tarde desta segunda-feira 26.
Marília pretende debater no dia 10 de novembro, às 9h, obras de urbanização, saneamento, pavimentação, habitação, saúde e educação que estão em andamento, paralisadas ou suspensas na comunidade do Pilar, Bairro do Recife. Entre os trabalhos parados, um conjunto residencial para acolher os moradores da comunidade - a maioria vive em péssimas condições.
“Nos últimos anos, a Prefeitura do Recife prometeu a realização de programas, obras e ações governamentais que seriam desenvolvidas ali, mas identificamos que foi pouco concretizado”, justificou Marília, que esteve na comunidade no mês passado, tendo sido impedida por funcionários da construtora de fiscalizar a obra do residencial.
A outra audiência pública acontece dia 25 de novembro e vai discutir a promoção da mobilidade por bicicleta e o Plano Diretor Cicloviário no Recife. “Sendo esse um tema de grande relevância para a nossa cidade, é necessário aprofundar a discussão reunindo a sociedade civil organizada, a Prefeitura Municipal do Recife, os vereadores e cidadãos interessados, com o objetivo de melhor esclarecer a proposta”, salientou Marília. 
 
Foto: Wilfred Gadêlha
 

Prefeitura e Celpe promovem Projeto Energia com Cidadania em Arthur Lundgren I

 
Os moradores de Arthur Lundgren I recebem, a partir desta terça-feira (27.10), o Projeto Energia com Cidadania da Celpe. Em parceria com a Prefeitura do Paulista, a Companhia leva à população uma série de serviços, como: negociação de débitos, cadastro na Tarifa Social, doação de lâmpadas, além da pré-inscrição por troca de geladeiras. A iniciativa acontece no terminal de ônibus da comunidade, que fica na Avenida Floresta, s/n. O atendimento ocorre de segunda a sexta, das 08h às 16h30, e aos sábados das 08h às 12h.
A administração municipal vai colaborar com o projeto, disponibilizando profissionais de saúde para aferição de pressão arterial e teste de glicose. O atendimento acontece, especificamente, nos dias 03, 04 e 05 de novembro. Além dessa equipe, técnicos do Cadastro Único (CadÚnico) da Secretaria de Políticas Sociais, Esportes e Juventude estarão no local para atender a população a cerca dos programas de transferência de renda, como o Bolsa Família. O público também terá a oportunidade de fazer o cadastro e alterar dados do NIS (Número de Identificação Social).
Um grupo da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres da cidade também vai participar da ação, realizando panfletagem educativa sobre o enfrentamento à violência contra a mulher.
O projeto Energia com Cidadania desenvolve atividades em Arthur Lundgren I até o dia 06 de novembro.

Partograma mostra a evolução do parto e evita agendamento parto cesárea

Muitas gestantes de primeira viagem não sabem o que é o “partograma”. Trata-se de um documento, exigido pelo Ministério da Saúde, de preenchimento obrigatório pelos médicos. É, basicamente, um gráfico que mostra a evolução do trabalho de parto e as condições da mãe e do feto.  O preenchimento do partograma é uma exigência do Governo Federal e já é praticado na rede pública de saúde. A novidade é que os planos de saúde só podem realizar o pagamento dos procedimentos médicos com a apresentação do referido documento. 
 
As questões do partograma serão discutidas durante o seminário or