Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Alepe aprova projeto que prevê ações no combate a pedofilia

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) aprovou por unanimidade, na tarde desta terça-feira (27), o projeto de lei que cria a Semana de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A proposta é de autoria do deputado Beto Accioly (SD).
“A pedofilia não é um fato novo. Ela está presente na sociedade, e muitas vezes se dá em um doloroso silêncio. Esse silêncio, motivado pelo medo das ameaças, acaba sendo um complicador para resolução dos casos. Diante desse cenário preocupante apresentamos esse projeto no intuito de intensificarmos as ações de conscientização e orientação da população sobre os modos de prevenção e combate a pedofilia”, explicou o deputado, alertando para o cuidado com o uso da internet. “Os pais precisam estar mais atentos, conversar e perceber as mudanças dos filhos para antecipar as suspeitas. A violência pode deixar marcas profundas na personalidade de crianças e adolescentes, e esse não é um desejo da sociedade”, ponderou.
Ao final da sessão, Beto Accioly comemorou a aprovação do seu 5º projeto em menos de um ano de mandato. "Estou muito feliz com a aprovação de mais um projeto de nossa autoria nesse primeiro ano como deputado. Cada um deles foi pensado para beneficiarmos o povo pernambucano", finalizou o parlamentar.

Equipe Positronics representa Pernambuco na Olímpiada Brasileira de Robótica

O time embarcou, nesta terça (27), para Urbelândia, em Minas Gerais em busca de mais um título nacional

A equipe Positronics do Colégio Santa Emília (CSE) embarcou, nesta terça-feira (27), para representar Pernambuco, mais uma vez, na competição mais disputada no Brasil: a Olimpíada Brasileira de Robótica 2015 (OBR). Formada por alunos com idade entre 11 e 18 anos, a Positronics foi classificada na seletiva, que aconteceu no mês de setembro, em Recife. A competição segue até o dia 01 de novembro, na cidade de Uberlândia (MG). Os alunos do Colégio Santa Emília que vão representar Pernambuco na OBR deste ano foram destaques em 2014 ao garantir o segundo lugar nacional em duas categorias.

Dedicação não faltou aos alunos do CSE. São mais de 20 horas semanais de treinos, incluindo sábados e domingos, para desenvolver um robô-resgate capaz de passar por diversos percursos e obstáculos até salvar a vítima. “Foram meses elaborando o projeto, que no final ficou tão a nossa cara. Do jeito que queríamos. Meses de trabalho duro, incluindo sábados, domingos e feriados. Foi dedicação total. Mas tudo com um objetivo, mostrar as pessoas o que sabemos fazer de melhor: robôs,” afirma o mentor da Positronics, Lucas Cavalcanti, ex-aluno da escola, hoje, graduando em engenharia de computação. 
Para “rodar” o projeto na OBR 2015 foram realizados testes e melhorias. Para desenvolver cada robô, além das longas horas de dedicação, os alunos também precisam ter conhecimentos em eletrônica, programação, lógica, física e até mesmo conceitos básicos de geometria.
 
TÍTULOS: Pioneira em Pernambuco, a equipe de Robótica do Colégio Santa Emília já conquistou diversos títulos na área. Em 2014, a equipe participou do Mundial de Futebol de Robôs (Robocup) no Brasil, conquistando sete premiações para o Brasil, em três categorias, somando três troféus e quatro certificados. Pela primeira vez o mundial foi realizado no Brasil.  Em 2013 o mundial ocorreu na Holanda, onde os alunos trouxeram na bagagem duas premiações para o Brasil, em duas categorias: Categoria “Dance” (Prêmio de melhor performance de super team) e Categoria “Soccer” (Prêmio de melhor trabalho em equipe).

A equipe já representou o Brasil e Pernambuco nos seguintes mundiais de Robótica: (Turquia 2011, México 2012, Holanda 2013 e Brasil 2014). A Robocup é a principal disputa mundial da categoria, e tem como objetivo promover o crescimento e o desenvolvimento das áreas de robótica e inteligência artificial. Mais de cinco mil estudantes participam da competição. Desde 2012, quando a quipe Positronics conquistou o 1º lugar da Olimpíada Brasileira de Robótica, em Fortaleza, no Ceará, ao criar um robô para resgatar uma "vítima", a rotina não é mais a mesma para os alunos do Santa Emília. Foi a primeira vez em que uma equipe Pernambucana conquistou o segundo lugar nas categorias RoboCup Junior Dance, nível 2, e Robocup Soccer, nível 1, o quarto lugar no Robocup Junior Dance, nível 1, e ainda foram Medalha de Mérito Internacional da Olimpíada Brasileira de Robótica.


MENTOR: Lucas Cavalcanti assumiu este ano a mentoria da área de Robótica no Colégio Santa Emília. Graduando em engenharia da computação pela UFPE, técnico em eletrônica pelo IFPE, Lucas já participou de vários campeonatos de robótica, nacionais e internacionais, obtendo premiações como 3º lugar no mundial da RoboCup, bi-campeão da Olímpiada Brasileira de Robótica e melhor robô de resgate na RoboCup 2014, todos pela equipe Positronics. Atualmente além de cursar a graduação, atua e pesquisa na área de Robótica pelo C.E.S.A.R. e também orienta as equipes de robótica do Colégio Santa Emília.

Ipojuca sedia Encontro Nacional dos Conselhos da Educação

Tem início amanhã (28) e segue até a próxima sexta-feira  (30) a 25ª Edição do Encontro Nacional dos Conselhos Municipais de Educação. Ipojuca sediará o evento. O local escolhido foi o hotel Armação em Porto de Galinhas. A expectativa da organização do evento é reunir aproximadamente 1,2 mil conselheiros de todo o Brasil. 

Com o tema: Democracia, Participação Social e direito a Educação: um Desafio Republicano, a programação contará com palestras, mesas redonda, Círculo de debates, simpósio satélite e apresentação de pôsteres.