Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

VENHA VIVER TEATRO COM O CÊNICAS

Com o intuito de promover artistas da região, difundir novos talentos e formar público, o Cênicas – Festival de Teatro, Dança e Audiovisual do Paulista, trás na sua primeira edição dez curtas para a mostra competitiva de audiovisual, quatro curtas na mostra não competitiva, seis peças de teatro adulto e quatro espetáculos de teatro infantil e juvenil.
O evento vai acontecer entre os dias 16 e 20 e 23 e 26 de novembro no Cineteatro Paulo Freire no Centro do Paulista, com apresentações às 15h para o infantil, 19h adulto e exibição de curtas a partir das 21h. 

Os selecionados concorrerão em diferentes categorias, dentre elas: melhor direção, melhor ator, melhor atriz, melhor figurino, melhor cenário, melhor maquiagem e outros. Haverá premiação em troféus para os vencedores; certificados de participação para todos e, cada grupo selecionado, terá direito a 50% do valor da bilheteria relativo à sua apresentação.
O evento conta com a palestra de Amanda Mansur, marcada para o dia 20 de novembro a partir das 20h. Outras informações podem ser acessadas no endereço eletrônico: www.cenicasfestival.blogspot.com.br. 

O festival tem o apoio da secretaria de Cultura da Cidade do Paulista, além de entidades do meio artístico, como o SATED/PE – Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão do Estado de Pernambuco e a FETEAPE – Federação de Teatro de Pernambuco, além da rádio Esperança FM 104,9 MHz. 

PROJETO COLMEIA TEM PARTICIPAÇÃO DA UPAE GARANHUNS

 


A UPAE Garanhuns participou pelo segundo ano consecutivo do Projeto Colmeia, em Garanhuns, oferecendo serviços de saúde e cidadania, junto a dezenas de outras instituições, gratuitamente à população. O evento aconteceu na última quinta-feira (22), na Esplanada Cultural Mestre Dominguinhos, durante todo o dia. O projeto é uma realização do Serviço Social do Comércio (Sesc) Pernambuco, e conta com a parceria de diversas instituições, entre elas a Prefeitura Municipal.
Dentre os serviços oferecidos, a UPAE destacou-se ao realizar mais de 400 atendimentos, com exames de acuidade visual, aferição de pressão arterial e cálculo do IMC - Índice de Massa Corporal. A equipe da UPAE esteve formada por enfermeiras da unidade, Michelle Torres e Duane Militão, pelas técnicas em enfermagem, Marília Francelina, Valderice da Silva, Jeanete Gomes, e pela fisioterapeuta Izabelly Arcoverde Sales. O trabalho foi supervisionado pela Coordenadora de Enfermagem da UPAE Garanhuns, Tayana Guerra. 
"É importante estarmos juntos a todas estas instituições, com esta mensagem do cuidado com a saúde. Este projeto propicia este contato direto com a população, em uma verdadeira feira de cidadania". - Afirma Tayana Guerra.
O Projeto Colmeia do SESC busca a promoção do bem-estar da comunidade, com melhoria da qualidade de vida. No total, foram mais de 40 serviços oferecidos, com foco na educação e prevenção. Milhares de pessoas passaram pelo local.

Governador anuncia pacote de ações em prol da pessoa idosa


Estado aderiu à iniciativa da União, instituiu grupo de trabalho para acompanhar plano estadual e lançou campanha de destinação de parte do IR para fundo ligado ao segmento


No mês em que é celebrada a pessoa idosa, o governador Paulo Câmara anunciou um pacote de ações que garantem a valorização e defesa dos direitos desse segmento. Em solenidade realizada nesta quinta-feira (29), no Palácio do Campo das Princesas, o Estado aderiu ao Compromisso Nacional para o Envelhecimento Ativo, instituiu um grupo de trabalho que vai monitorar e avaliar as metas estabelecidas para o Plano Estadual de Atenção à Pessoa Idosa e lançou campanha de incentivo à destinação de parte do Imposto de Renda (IR) para o Fundo dos Direitos do Idoso (FEDIPE).

“Sabemos que a população vai viver cada vez mais, e isso é muito bom. Temos que preparar o Estado para oferecer serviços de qualidade, de acordo com esse crescimento e o envelhecimento da população. É uma política que precisa ser ampliada e consolidada permanentemente”, defendeu Paulo Câmara. O chefe do Executivo estadual também ressaltou a importância da transversalidade das políticas voltadas à pessoa idosa. “É preciso estar sempre se pensando. E tudo que o Estado faz também precisa ter o olhar para a pessoa idosa”, arrematou.

Hoje, os recursos pagos como contribuição para o Imposto de Renda (IR), sejam de pessoa física ou jurídica, são destinados à União. Entretanto, a Lei Federal nº 12.213/2010 prevê um incentivo fiscal autorizando que parte dos recursos sejam revertidos para entidades e fundos de financiamento de programas e ações. A partir de agora, os contribuintes pernambucanos têm a opção de destinar o valor ao FEDIPE. Pessoas físicas podem optar por repassar até 6% do seu IR; pessoas jurídicas até 1% do lucro real no momento da realização da declaração anual do imposto.

Secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Isaltino Nascimento detalhou como os recursos serão aplicados no fortalecimento da política estadual em Pernambuco, que tem cerca de 1 milhão de idosos. “Temos mais de 40 instituições de longa permanência para idosos que precisam de apoio, equipamento, pessoal e infraestrutura. Esses recursos vão ajudar a fortalecer essas instituições, contribuindo para que os idosos tenham uma vida mais saudável. Temos também o projeto do PE Conduz para o idoso. Muitas vezes, o familiar não tem condições de levá-lo a uma unidade de saúde ou para uma área de lazer. Com esse recurso, poderemos implantar o programa que já atende pessoas com deficiência física”, explicou. 

A adesão do Governo de Pernambuco ao Compromisso Nacional para Envelhecimento Ativo, firmado junto à Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, vai permitir uma atuação integrada entre a União e o Estado, com ações coordenadas de forma intersetorial e federativas.

Já a criação hoje do Grupo de Articulação e Monitoramento, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, vai cotar com a participação de outras 14 pastas. O grupo vai monitorar e avaliar as ações promovidas no Compromisso Nacional para o Envelhecimento Ativo, promovendo a articulação de órgãos e entidades públicos envolvidos em sua implementação no Estado. Os representantes do grupo e seus respectivos suplentes serão designados pelo governador após indicação dos titulares dos órgãos a que estejam vinculados, no prazo de 60 dias, a contar da publicação do decreto.

Termina prazo para Estado definir situação de Itaquitinga

Desde que decretou intervenção no complexo prisional de Itaquitinga, no fim de janeiro, já se passaram 270 dias, mas situação do sistema prisional continua indefinida e questionamentos da sociedade seguem sem respostas objetivas do Governo de Pernambuco.

A Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco, em virtude do término de mais um prazo, nesta sexta-feira (30), pedido pelo Governo de Pernambuco para apresentar uma solução para a PPP do Complexo Integrado de Ressocialização (CIR) de Itaquitinga, cujas obras estão paradas desde agosto de 2012, cobra respostas claras sobre o que será feito da PPP e como ficarão os débitos acumulados com fornecedores e trabalhadores do empreendimento.

Desde o início deste ano, quando decretou intervenção na PPP do complexo prisional, em 29 de janeiro, já se foram 270 dias de prazo pedidos pelo Governo para estudar e definir as saídas para o imbróglio. Terminado o primeiro prazo, de 180 dias, em 30 de julho, o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, anunciou apenas que o Estado iria assumir a conclusão das obras, mas que precisaria de mais 90 dias para definir o formato e a caducidade do contrato com a sociedade de propósito específico Reintegra Brasil, vencedora da licitação para construção e administração do presídio.

Apesar de término desse novo prazo pedido pelo Governo, nesta sexta, a única novidade que veio à tona nos últimos dias, por meio da versão online da Revista Veja, foi o suposto envolvimento da construtora Odebrecht no emaranhado jurídico que se tornou a PPP, que já foi apontada como um novo modelo de gestão do sistema carcerário e que se tornou, na verdade, um nó difícil de desatar. Segundo áudio divulgado no Portal Veja Online, integrantes do Governo do PSB teriam negociado um empréstimo informal de R$ 100 milhões, junto à Odebrecht, que serviria para ajudar a concluir a obra, o que não aconteceu.

O projeto do CIR de Itaquitinga previa a construção de seis prédios, sendo um administrativo e cinco pavilhões com capacidade para 3.126 detentos. As novas vagas ajudaram a aliviar a grave situação do sistema carcerário pernambucano, apontado pela ONG internacional Human Rights Watch (Observatório dos Direitos Humanos, em Português) como o mais superlotado e desumano do País. Segundo estudo da HRW, Pernambuco tem atualmente cerca de 32 mil presos confinados, mas uma capacidade para apenas para 10,5 mil detentos.

A Bancada de Oposição na Alepe, diante do quadro de gravidade enfrentando no sistema prisional do Estado, cobra mais uma vez respostas para os questionamentos da sociedade e melhorias das condições oferecidas aos detentos do sistema prisional do Estado. Caso as informações não sejam prestadas, de forma satisfatória, pelo Governo do Estado, os parlamentares apresentaram nova convocação para que os representantes do Poder Executivo compareçam à Alepe para prestar esclarecimentos ao povo pernambucano.

Programação do Cênicas 2015

Programação do Cênicas 2015


16 de Novembro
18h – Cerimônia de ABERTURA
19h - Apresentação do curta: "Memórias do Bruxo Velho e do Cosme"
Marketing Eventos Culturais - Jaboatão dos Guararapes/PE
Direção: Ivaldo Cunha Filho


Classificação: Livre
20h – Exibição do Longa metragem "A história da Eternidade"
Aurora Cinema - Recife/PE
Direção: Camilo Cavalcante


Classificação: Livre


17 de Novembro
15h – Contos de João e Maria, na cidade do Halloween
Grupo de Teatro Contos e Fábulas - Paulista/PE
Direção: Marcos Angel
Classificação: Infantil - Livre
19h – Zumbá – da princesa africana e do rio
Marcus Siqueira Produções Artísticas e Luiz Marinho Cooperativa Teatral - Paulista/PE e São Benedito do Sul/PE
Direção: Didha Pereira
Classificação: Adulto - Livre
21h – Mostra Competitiva
O vagabundo sonhador
Direção: Joca Ferreira - Vitória de Santo Antão/PE
Gênero: Ficção Comédia
Classificação: 12 anos
À margem dos trilhos
Direção: Marcelo Pedroso - Recife/PE
Gênero: Documentário
Classificação: 12 anos
Daruê Malungo
Direção: Pedro Severien - Recife/PE
Gênero: Documentário Classificação: Livre
18 de Novembro
19h – Filhos da lua
Grupo Teatral Poetas Vivos - Recife/PE
Direção: Rodrigo Mendonça
Classificação: Adulto – 16 anos
21h – Mostra Não Competitiva
Em trânsito
Direção: Marcelo Pedroso - Recife/PE
Gênero: Ficção
Classificação: 12 anos
 O dia em que a cidade parou
Direção: Joca Ferreira - Vitória de Santo Antão/PE
Gênero: Documentário
Classificação: 12 anos
19 de Novembro
15h – Uma história para se encantar
Grupo de Teatro Fé e Alegria Olinda - Olinda/PE
Direção: Rodrigo Mendonça
Classificação: Infantil – Livre