Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Comissão discute integração de ações de base cartográfica digital

Nivelar as informações sobre as ações que estão em andamento nas diversas entidades que utilizam bases cartográficas, além de estimular o fortalecimento da atuação conjunta, formando parcerias com relação à construção de uma base digital cartográfica estadual sistêmica, atualizada e moderna. Estes foram os principais objetivos do II Encontro da Comissão Estadual de Cartografia de Pernambuco - Comcar/PE, realizado nesta quinta-feira (5), no auditório da Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco - Condepe/Fidem, que preside o colegiado. As discussões giraram em torno dos Desafios e Oportunidades para a Cartografia do Estado. Uma das propostas aprovadas na ocasião foi de acelerar o ritmo de reuniões entre os membros da Comissão, visando agilizar a concretização do trabalho.

A Comissão tem o papel de estabelecer as diretrizes básicas essenciais à coordenação da produção e armazenamento das informações referentes à Cartografia Sistemática e Temática do Estado, em conformidade com os princípios da infraestrutura Nacional dos Dados Especiais (INDE), do IBGE. Com isto, estimula o emprego de geotecnologia como ferramenta de planejamento, a maior eficácia na aplicação de recursos públicos e agregação de mais eficácia a gestão do território.

O encontro reuniu representantes de mais de vinte instituições estaduais, municipais e federais envolvidas na temática, a exemplo do IBGE, prefeituras do Recife e de Jaboatão dos Guararapes, Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe). A abertura foi realizada pelo presidente da Agência Condepe/Fidem, Flávio Figueiredo.