Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Mostra de cinema atual espanhol em cartaz no Recife


Entre os dias 10 e 14 de novembro, será exibida no Recife a edição 2015 da “Mostra de Cinema Atual Espanhol” realizada pelo Escritório Cultural da Embaixada da Espanha no Brasil, a Sociedade Cultural Brasil-Espanha e o Instituto Cervantes. Este ano, a mostra traz uma seleção de cinco filmes que representam a pluralidade de formatos no cinema espanhol. As sessões têm entrada gratuita e acontecem sempre às 19h, no auditório da Livraria Cultura do Paço Alfândega.

Comédia, drama, documentário e ficção compõem a mostra, que inclui longas premiados e aclamados pela crítica como o filme “Viver é fácil com os olhos fechados”, do diretor David Trueba, vencedor de seis prêmios Goya. A comédia conta a história de um professor de gramática que usa músicas dos Beatles para ensinar inglês na Espanha em 1966 e descobre que John Lennon vai visitar a província da Almeria durante as gravações de um filme. Também serão exibidos o drama financiado por crowdfunding  ‘Stockholm’, do diretor Rodrigo Sorogogyen; a ficção ‘Pessoas em lugares’, com direção de Juan Cavestany; o documentário ‘A praga’, do diretor Neús Ballús e o longa ‘A ferida’, que tem a direção de Fernando Franco.

A crise econômica na Espanha teve várias consequências na indústria. No âmbito cinematográfico houve uma diminuição na produção de filmes, aumento na pluralidade de conteúdos e formatos, maior atenção às preferências do público e novas formas de financiamento. O risco virou oportunidade e os diretores espanhóis começaram a propor filmes mais pessoais e originais com produtos finais admiráveis, apesar das dificuldades.

Belo Horizonte foi a primeira cidade a receber a mostra que depois passou por Porto Alegre, Belém, Aracaju, Florianópolis, Vitória, Brasília, Salvador, Curitiba e Manaus. Após esta semana no Recife, será a vez do Rio de Janeiro e São Paulo, que encerra o giro desta edição no Brasil.

A livraria cultura fica na Rua Madre de Deus, s/n, no Recife Antigo. A entrada é gratuita e sujeita à lotação do espaço. Mais informações com o Instituto Cervantes através do telefone (81) 3334-0450 ou com a Livraria Cultura no (81) 2102-4033.