Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Oposição apoia ato da Amupe em defesa dos municípios

A Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) participou, na manhã desta segunda-feira, de ato realizado pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) denunciando a crise financeira que atinge as cidades pernambucanas e já coloca em risco, inclusive, o pagamento do 13º salário dos servidores.


Questionado sobre sua participação na mobilização dos prefeitos, o líder da Bancada, o deputado Silvio Costa Filho (PTB) destacou que a Oposição na Alepe está unida com a Amupe na defesa dos municípios pernambucanos. “Qualquer iniciativa que for feita em prol dos municípios pernambucanos terá nosso apoio. Os municípios pernambucanos precisam recuperar a capacidade de investimento, por isso defendemos uma ampla discussão nacional sobre o pacto federativo”, destacou o parlamentar.


Costa Filho reforça que sempre que os interesses de Pernambuco estiverem em jogo, o Estado poderá contar com o apoio dos parlamentares da Bancada de Oposição. “Nos posicionamos assim agora, da mesma maneira que agimos quando o Governo promoveu a mobilização pelo hub da Latam”, lembrou.

Em Ipojuca, 210 jovens iniciam cursos de qualificação nesta terça (10)

Centro Municipal de Educação Profissional (CEMEP) do município inicia seis novas turmas voltadas para o programa Jovem Aprendiz. 210 jovens, moradores da cidade com ​idade entre 17 a 22 anos participaram da iniciativa



Na próxima terça-feira (10) o prefeito do Ipojuca, Carlos Santana, dará o pontapé inicial para o início de novas turmas no Centro Municipal de Educação Profissional (CEMEP) do Ipojuca. A unidade educacional, localizada às margens da Rodovia PE-60, no KM 16, já concluiu quatro turmas, totalizando 140 ​jovens​ capacitad​o​s. Deste quantitativo, 111 ​alunos ​foram inseridos no mercado de trabalho. A aula inaugural terá início às 10h.



Na ocasião, serão iniciadas seis novas turmas nas áreas de elevação de escolaridade, português, matemática, ética e boas práticas e informática, resultando em um total de 210 alunos. A carga horária por turma será de 320 horas-aula e o horário das atividades será de 7h30 às 11h30 (manhã), 13h às 17h (tarde) e de 18h às 21h (noite).



Dos 140 jovens que formaram as 04 primeiras turmas, 80% já foram inseridos no mercado de trabalho, um total de 111 jovens que conquistaram seu primeiro emprego na rede hoteleira e indústria​s da região (Estaleiro Atlântico Sul, Estaleiro Vard Promar, Hotel Village, Hotel Ocaporã, Pousada Tabapitanga, Praia Hotel Porto de Galinhas, Hotel Marupiara, Conamar S/A, Bauminas, Cbcm, Usina Ipojuca, Tecom Suape, Igb-Embrasa, Ingredion, Enotel Resort, Casa de Farinha, Usiminas Suape).



Com a implantação do CEMEP, a Prefeitura do Ipojuca disponibiliza infraestrutura física e pedagógica, com salas de aula, laboratórios de informática, professores e alimentação para os jovens ipojucanos matriculados, visando promover o nivelamento de escolaridade e a inclusão nos programas de qualificação profissional. Também tem como objetivo realizar parcerias com o SENAI, SENAC, SEST, SENAR, SEBRAE, empresas do complexo industrial de SUAPE e do sistema hoteleiro de Porto de Galinhas, para estimular a ingresso e permanência de jovens na educação básica e envolver o setor produtivo na formação desses jovens, aliando responsabilidade social à necessidade das empresas locais.



SERVIÇO

Aula Inaugural – Seis novas turmas do CEMEP

Horário: 10h

Local: Centro Municipal de Educação Profissional do Ipojuca

Endereço: Edifício Alfa - Rodovia PE-60, KM 16, Ipojuca-Sede

Fotos: Danilo Luiz/Prefeitura do Ipojuca

Recife sedia a 1ª edição do Golf Weekend nesta semana

Evento começa nesta quinta (12) e segue até domingo (15), no Caxangá Golf & Country Club, com diversas atividades, participações de atletas da modalidade e premiações, entre elas um carro 0Km da Mercedes Benz
 
A capital pernambucana sedia pela primeira vez o Recife Golf Weekend, evento esportivo e social de golf, que acontece a partir desta quinta (12) e segue até domingo (15), no Caxangá Golf & Country Club, com diversas atividades, premiações, participações de atletas da modalidade e representantes de países como Portugal, Estados Unidos, Irlanda, Itália, Japão e Coreia. 
A expectativa é receber cerca de 2000 pessoas durante os quatro dias do evento, que é aberto ao público em geral, com entrada gratuita. 
A programação conta com um Aberto Internacional de Golfe, 1º Fórum de Golfe do Norte/Nordeste, inédito no país, Feira de Golfstyle com exposição dos carros Lexus, Audi e Mercedes e motos Harley-Davidson, produtos de luxo, shows artísticos e oficinas de golfe para iniciantes. Inclusive, o novo modelo do S63 AMG Coupe, da Mercedes-Benz, será lançado no projeto. O primeiro dia será reservado somente para os treinos e jogos, enquanto que os demais contarão também com a Feira a partir das 14h. 
O Aberto de Golfe reunirá alguns dos melhores golfistas do Brasil. O torneio é válido para o ranking da Federação Pernambucana de Golfe (FEPEG), que abrange os estados de Pernambuco, Ceará e Paraíba, com potencial para o ranking nacional e internacional. Durante o campeonato, o 1º golfista que acertar de primeira no buraco 5 do campo, ganhará o carro da Mercedes-Benz A200, e quem acertar em qualquer outro buraco, receberá como prêmio um pacote de viagem para Fernando de Noronha.
Já o 1° Fórum de Golfe do Norte/Nordeste acontece no Bar 10, do Caxangá Golf Club, com palestras ministradas por grandes nomes do esporte e empresários e arquitetos da área. Na pauta, estão temas como desenvolvimento do golfe de forma sustentável, com o objetivo de mostrar que Pernambuco tem cidades com grande potencial para investimentos e características necessárias para a prática do desporto. O evento contará ainda com oficinas gratuitas para o público, mediante inscrição, onde serão ensinadas as técnicas do esporte.
“O evento é novidade no Nordeste, mas um modelo desse tipo já acontece nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul. Nossa região tem grande potencial para eventos deste porte, e temos certeza de que vai movimentar o turismo e a economia de Pernambuco”, revela Mário Rios, um dos coordenadores do projeto.
O golfe vem ganhando força com as construções de novos campos no país, como o que sediará os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, o Campo de Golfe Olímpico. O esporte volta as Olimpíadas depois de mais de um século de ausência. A notícia foi confirmada em outubro de 2009 pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) e isso vem incentivando atletas e empresários do setor a promover com mais frequência a modalidade. “É um esporte pouco difundido no Brasil, principalmente no Nordeste, mas fora do país é uma modalidade bastante popular, como o futebol é aqui”, revela Carlos da Fonte, presidente do Caxangá Golf Club.
Segundo dados da IAGTO (Associação Internacional dos Operadores de Turismo de Golfe), os turistas da modalidade gastam entre 50% a 100% a mais que os viajantes convencionais, e o Nordeste detém 54% do total que vem sendo investido no país em empreendimentos turísticos e imobiliários voltados para o esporte, de acordo com pesquisas realizadas pelo Ministério do Turismo. 
O Caxangá Golf & Country Club é o 3º campo de golfe mais antigo do país, atuante desde 1928, e o único clube de Pernambuco a possuir campo oficial do esporte. O espaço possui 63 hectares de área, 25 mil árvores e também oferece outras opções de esportes, como hipismo, tênis e tiro, e lazer, com piscina, playground, salão de jogos e restaurante.
SOBRE O ESPORTE - A chegada do golfe ao Brasil ocorreu no final do século XIX. Atualmente, o esporte passa por um período de expansão, graças ao desenvolvimento de novos projetos e ações de marketing que visam propagar a modalidade em todo o país.
Curiosidades
No mundo todo, são 50 milhões de participantes da modalidade e cerca de 25 mil no Brasil. No próximo ano, o esporte retorna às Olimpíadas após 112 anos de fora. Para quem não sabe, o golfe traz muitos benefícios à saúde, entre eles preparo físico, maior flexibilidade e coordenação motora. Além das vantagens físicas, a prática do esporte aumenta a capacidade de concentração e alivia o stress, pois exige do praticante disposição e tranquilidade.

Serviço

Evento: Recife Golf Weekend.
Data: De quinta (12) a domingo (15). 
Local: Caxangá Golf & Country Club.
Endereço: Avenida Caxangá, 5362, Cordeiro, Recife.
Telefones: 3271-1422 / 3271-1026 / 9.8460-9292. 

FCA e MK Engenharia desenvolvem projetos na 2ª rodada do PITEC

A Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE) divulga o resultado da 2ª rodada do Programa de Apoio a Parcerias para Inovação Tecnológica e Formação Qualificada (PITEC). Foram aprovadas duas propostas que contemplam as modalidades de auxílio à pesquisa e a formação qualificada. Na primeira modalidade, a Fiat Chrysler Automobiles (FCA) e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) desenvolverão um projeto em tecnologia automotiva. Já na segunda, a MK Engenharia e a Universidade de Pernambuco (UPE) implementarão um curso de pós-graduação em automação industrial. Foram disponibilizados R$ 1 milhão com recursos do tesouro estadual para os projetos.
 
A FCA tem o intuito de fomentar a pesquisa científica e inovação com o desenvolvimento e produção de automóveis, gerando conhecimento, formação de recursos humanos, renda, emprego e oportunidade. Em parceria com a UFPE, apresentarão uma solução para o uso de Motores de Combustão Interna (MCI) no setor de transportes, visando a diminuição do impacto ambiental e maior economia de combustível.
 
Já a MK Engenharia realizará um programa de formação de profissionais em engenharia com um curso de especialização em automação, controle e robótica e uma residência. Trabalharão em parceria neste projeto a MK Engenharia Ltda e a Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco. Ao final, prevê a formação de 10 especialistas para o polo automotivo e a realização do primeiro curso EAD em engenharia da POLI com início em 2016 e a oferta da 1ª turma ao mercado em 2017.
 
Programas de Inovação da Facepe:
 
- PITEC: Para projetos que tenham como objeto a execução de atividades de pesquisa,
desenvolvimento e inovação e/ou de programas de formação de recursos humanos
altamente qualificados, realizados em parceria entre empresas e instituições científicas
e tecnológicas (ICT) ou de ensino superior (IES), situadas em Pernambuco; Atualmente, encontra-se com a 3ª rodada do edital aberta.
 
- PEPE (Pesquisador na Empresa de Pernambuco): Programa voltado para o apoio projetos de pesquisa científica, tecnológica e de inovação que visem contribuir no desenvolvimento científico e tecnológico do País por meio da inserção de mestres ou doutores em empresas privadas localizadas no estado de Pernambuco. O PEPE abrirá para 3ª rodada de projetos em janeiro de 2016.
 
- PAPPE (Programa de Apoio à Pesquisa em Empresas na Modalidade de Subvenção a Micro e Pequenas Empresas): Programa para empresários individuais, microempresas ou empresas de pequeno porte situadas em Pernambuco. Os editais estão abertos.

Projeto CIEE nos Bairros oferece oficinas de qualificação gratuita para jovens no Loteamento Conceição

Os jovens residentes na região das praias (Janga, Pau Amarelo, Conceição e Maria Farinha) interessados em ingressar no mercado de trabalho contam com uma boa oportunidade de qualificação gratuita. A Prefeitura do Paulista promove na próxima quarta-feira (11.08), das 9 às 12h, mais uma etapa do Projeto Paulista e CIEE nos Bairros. A programação acontece na Escola Margarida Sampaio, na Rua da Palma, 88, Loteamento Conceição.
Equipes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) realizarão oficinas gratuitas e inscrições para o Programa Aprendiz Legal. A capacitação é voltada para alunos dos ensinos médio e superior, com idade mínima de 14 anos.

Ai Meu Corassaum irá ferver o Roof Tebas no próximo sábado


Ai Meu Corassaum, uma das festas mais disputadas do Recife está com novo local marcado para acontecer. Devido ao crescimento do público, o próximo agito da balada pop trash que acontecerá no próximo sábado (14), a partir das 23h, será será no Roof Tebas,um dos points mais descolados e moderninhos da cidade, localizado na Rua da Concórdia, no Bairro de São José.

Como de costume, o repertório da noite ficará sob o comando do artista Mozart Santos, o DJ Mozaum e contará com muito pop trash dos anos 80 e 90, samba, rock, carimbós e outras brasilidades contemporâneas. Camila Dillitzer será a DJ convidada que engrossará o caldo de peculiaridades musicais.