Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Reformado e com equipamentos de última geração, CEAMP é reinaugurado no Paulista


Totalmente reformado e com equipamentos de última geração, o Centro de Endemias e Análises Médicas do Paulista (CEAMP) está pronto para atender o público do município. Na tarde desta segunda-feira (16.11), o prefeito Junior Matuto foi recebido com alegria pelos moradores do bairro de Arthur Lundgren I, onde está localizada a unidade. Na ocasião, Matuto, além de vereadores e secretários do governo participaram da solenidade de reinauguração, que aconteceu no próprio centro, localizado na Avenida Palmares, s/n, Arthur Lundgren I, próximo ao terminal de ônibus do bairro.

O CEAMP que antes oferecia oito mil exames/mês terá a capacidade de realizar 40 mil procedimentos mensais, inclusive, disponibilizando resultados de testes de hormônio. O laboratório municipal também vai identificar se os pacientes possuem alguma disfunção na absorção da vitamina “D”. 
Segundo a secretária de Saúde do Paulista, Fabiana Bernart, outra grande novidade é que o serviço oferecido pela unidade passará a ser descentralizado. “Nosso objetivo é que, entre os meses de dezembro e janeiro, o atendimento chegue mais perto da população. Ou seja, o usuário vai poder fazer a coleta de sangue nas Policlínicas Willian Nascimento e Josino Guerra, sem a necessidade de precisar se deslocar até o Centro de Endemias”,ressaltou.          

A dona de casa, Vilma Medeiros, 56 anos, ficou bastante feliz com a reforma da unidade. “Se antes o atendimento já era de excelente qualidade, agora então vai melhorar ainda mais. Já fiz vários exames pelo CEAMP e parabenizo os profissionais que trabalham aqui pelo acolhimento conosco”, disse.
“Estamos entregando à população não só uma estrutura física, mas sim oferecendo máquinas de alta tecnologia adquiridas para o município. Essa tecnologia só era vista em Pernambuco, no Hemope, ou seja, é algo novo e que com certeza vai ajudar muito no atendimento ao público. Nosso intuito é melhorar cada vez mais a qualidade de vida da população, firmando nosso compromisso com os paulistenses”, finalizou o prefeito do Paulista, Junior Matuto.       
O investimento público na reestruturação do CEAMP girou em torno de R$ 1,3 milhão. Os recursos são fruto de uma parceria entre a Prefeitura do Paulista e o Ministério da Saúde.

Clique AQUI para visualizar mais 92 fotos da matéria acima por meio do Facebook de José Carlos Alves


Aviso: para ter acesso às fotos terá que enviar-nos um pedido de amizade no Facebook,

caso já seja nosso amigo ignore esse aviso. 

Frente parlamentar discute mortes de jovens negros em Olinda


Uma audiência pública, promovida pela Frente Parlamentar de Combate ao Extermínio da Juventude Negra da Assembleia, na Câmara de Vereadores de Olinda, Região Metropolitana do Recife, reuniu, nesta segunda (16), representantes de movimentos sociais que reivindicaram mais políticas públicas para reduzir a mortalidade de jovens negros na cidade.

A educadora Aurelina Barbosa de Lima, integrante do projeto Mães da Saudade, ressaltou que, entre janeiro e agosto de 2015, 19 adolescentes foram assassinados em Olinda. Segundo ela, o Pacto pela Vida atua mais com repressão do que com prevenção. “O preconceito também é um dos fatores que ajuda a elevar a criminalidade entre os jovens”, pontuou.

Já o militante do Movimento Negro Unificado Vanderson Ferreira apontou mais uma razão para o crescimento dos crimes: o modo como a mídia local transmite as notícias sobre  mortes de jovens afrodescedentes. “As reportagens exibidas nos programas policiais televisivos, em geral, não têm o mesmo tratamento das que envolvem pessoas brancas”, afirmou.

De acordo com o coordenador da Frente, deputado Bispo Ossésio Silva (PRB), Olinda foi escolhida devido ao alto número de crimes desse tipo. “O Índice de Vulnerabilidade Juvenil, estudo publicado pelo Governo Federal em parceria com as Nações Unidas,  classifica o município entre os cem mais vulneráveis do Brasil”, frisou.

A deputada Teresa Leitão (PT), que requereu a audiência, destacou “a ausência de recursos específicos do Governo do Estado para combater as mortes de jovens negros”.  A parlamentar também lembrou a ineficácia do Pacto pela Vida em relação aos crimes ocorridos contra o segmento jovem, e a necessidade de reforço no Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte, o PPCam.

Recife CVB lança material de turismo de incentivo durante evento em Barcelona

Por entender a importância do IBTM World, considerado um dos principais eventos mundiais para viagens de negócios, incentivos e congressos, o Recife Convention & Visitors Bureau (Recife CVB) confirma a participação no encontro que acontece de 17 a 19 de novembro, em Barcelona. Além disso, a associação lançará na ocasião o seu material com foco exclusivo no turismo de incentivo.

O material, assinado pela agência Makplan, segue a linha da campanha de marketing do Recife Convention Bureau lançada em 2014 e inspirada na obra de Abelardo da Hora. Trata-se de um guia completo com todas as informações sobre Pernambuco, tais como: pontos turísticos, atrativos, gastronomia, artesanato, cultura, roteiros de passeios e informações sobre a hotelaria local. A peça será apresentada ao Trade Turístico pernambucano ainda este mês durante confraternização no próximo dia 26, no Catamaran Tours.

A diretora executiva, Maitê Uhlmann, aproveita a IBTM para manter uma agenda de reuniões com operadoras, como a Thomas Cook, e empresas com foco na produção de congressos e viagens de incentivo.

A IBTM é realizada há 27 anos. A expectativa é da participação de aproximadamente três mil expositores.

Colapso hídrico: senador Fernando Bezerra reforça pedido de redução da vazão de Sobradinho ao Ibama e à ANA


Brasília, 16/11/15 – Em ofício encaminhado ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) e à Agência Nacional de Águas (ANA), o presidente da Comissão Mista sobre Mudanças Climáticas (CMMC) do Congresso Nacional, senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE), reforçou a posição da CMMC pela redução da vazão de defluência da Hidrelétrica de Sobradinho. Se autorizada pelo Ibama e liberada pela ANA, a diminuição da vazão – dos atuais 900 para 800 metros cúbicos por segundo – resultará no aumento do volume de água no reservatório da usina, minimizando o risco de colapso hídrico na região do Vale do São Francisco.

Os ofícios foram enviados à presidente do Ibama, Marilene Ramos, e ao diretor-presidente da ANA, Vicente Andreu. “Considerando-se o atual cenário no qual as precipitações e as afluências nos últimos meses têm se situado entre as mais críticas já observadas na Bacia do São Francisco, a recomendação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) no sentido de implementar a redução da defluência de Sobradinho, nos mais breves prazos, é uma medida não só necessária; mas, vital”, reforça, nos ofícios, o senador Fernando Bezerra.

No último dia 4, durante a mais recente audiência pública promovida pela CMMC para tratar deste problema, a comissão posicionou-se favorável à diminuição da vazão da hidrelétrica. Desde o início do ano, a CMMC coordena diferentes ações em busca de soluções que possam evitar o iminete colapso de água no Vale do São Francisco.

Entre abril e o início de novembro, o senador Fernando Bezerra Coelho conduziu quatro audiências públicas realizadas pela Comissão Mista sobre Mudanças Climáticas. A primeira delas, em parceria com a Comissão de Agricultura do Senado Federal, ocorreu em Petrolina (PE), onde estão localizados importantes projetos de agricultura irrigada (espcialmente, de uva e manga), como o Nilo Coelho. As demais audiências da CMMC foram realizadas no Senado.

MEDIDAS EMERGENCIAIS – Alinhada ao posicionamento do ONS, a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) já informou à ANA que, a partir da autorização do governo federal, tomará as providências para a diminuição gradativa da vazão defluente da Usina de Sobradinho. A medida depende de autorização especial do Ibama à ANA.

Com um volume útil em aproximadamente 3% - segundo estudos da Chesf – a chamada “reserva útil” do lago pode zerar até o final deste mês, caso não chova na região e a referida vazão seja mantida em 900 metros cúbicos por segundo. O senador Fernando Bezerra defende que a redução da vazão defluente de Sobradinho seja iniciada até o  próximo dia 29, prazo afinado à conclusão das obras de instalação de flutuantes e bombas de captação de água do lago, coordenadas pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf). A previsão da Codevasf é que os trabalhos estejam finalizados entre os dias 25 e 30 deste mês. Tais obras foram orçadas em R$ 38,3 milhões e iniciadas no final de setembro.

Uma nova audiência pública da CMMC, para o monitoramento desta questão, será realizada no próximo dia 25, às 14h30, no Senado Federal. “Vamos continuar acompanhando as medidas em curso porque os impactos de uma eventual interrupção de água são muito negativos para a população e a economia regional”, alerta Fernando Bezerra Coelho, ao observar que a fruticultura no Vale do São Francisco é responsável por aproximadamente 150 mil empregos nos perímetros irrigados, sendo 60 mil só no Projeto Senador Nilo Coelho, localizado nos municípios de Petrolina (PE) e Casa Nova (BA).

Movimento Mangue pauta última sessão do Cine É Proibido Cochilar, na Casa do Patrimônio de Olinda


Projeto do Cine É Proibido Cochilar que leva cinema à Casa do Patrimônio chega a sua última sessão do ano com a exibição de dois documentários sobre o Movimento Mangue, na próxima quinta-feira (19). O público terá a oportunidade de assistir gratuitamente, a partir das 19h, O Mundo É Uma Cabeça, de Bidu Queiróz e Cláudio Barroso e De Malungo pra Malungo, de Alexandre Alencar. 

O curta O Mundo é uma Cabeça que enfoca o Manguebeat narra de uma maneira descontraída, como os principais nomes dessa nova cena musical, Chico Science, Fred 04, Otto e Siba forjaram uma nova estética na música popular brasileira. O documentário tem 17 minutos de duração e foi lançado em 2004.

A programação se encerra com De Malungo pra Malungo, documentário de 1999 que também retrata a cena Mangue que agitou a cultura pernambucana nos anos 90. O média-metragem é uma realização da Luni Produções e tem 38 minutos de duração.

A ação que acontece desde junho na Casa do Patrimônio de Olinda, ligada ao Iphan-PE tem o objetivo de ser mais uma janela de exibição para os realizadores brasileiros, sobretudo, nordestinos e é resultado de um acordo de cooperação técnica com órgãos e entidades parceiras que se propõem a oferecer atividades culturais para população de forma gratuita. 

Ao todo, foram realizadas 11 sessões nas quais o público assistia aos filmes e participavam de debates com cineastas, jornalistas e produtores culturais pernambucanos. 

Cine que faz parte da Iniciativa da Representação Regional Nordeste do Ministério da Cultura (RRNE/MinC) retomará as atividades na  Casa do Patrimônio, em março de 2016.



SERVIÇO:

Cine é Proibido Cochilar na Casa do Patrimônio de Olinda

19 de novembro, quinta-feira, às 19h

Na Rua do Amparo, Nº 59 – Olinda

Comérco faz Campanha de vendas de Final de ano em parceria com a CDL-Paulista


O comércio da Cidade do Paulista esta fazendo uma grande campanha de vendas de Final de ano. CDL-Paulista em parceria com a Prefeitura Municipal e Empresários.
Participe você também, faça sua adesão!
Fones: 3433.1255 / 3433.0798 Mais informações no nosso site: WWW.cdlpaulistape.com.br

Mais de 22 mil pessoas visitam a Exposição de Animais no primeiro dia

Cerca de 22 mil pessoas prestigiaram o primeiro dia da 74ª Exposição Nordestina de Animais e Produtos Derivados – ENAPD que teve início no domingo passado no Parque do Cordeiro, no Recife.  Um público formado principalmente por famílias com crianças visitou os diversos pavilhões para ver os mais de cinco mil animais que estão em exposição e também aproveitaram a oportunidade de lazer oferecida pelo parque de diversões e pelos shows que começaram com a apresentação Banda Infantil Tio Bruninho e teve sequência com Tuca Barros, depois com Renny e a Galera. 
Nesta segunda-feira começam os julgamentos dos equinos das raças Campolina e Quarto de Milha, dos bovinos Gir e Girolando, além dos julgamentos classificatórios dos ovinos da raça Santa Inês. Os leilões só terão início na terça-feira, tendo em vista que foi cancelado o leilão de bovinos da raça Girolando que seria nesta segunda. O evento deve movimentar até domingo cerca de R$ 30 milhões em negócios.

A partir desta segunda-feira, a Exposição Nordestina estará recebendo uma comitiva de pecuaristas do Paraguai que virá ao Parque do Cordeiro especialmente para conhecer de perto as características e o potencial dos ovinos da raça Santa Inês. Desenvolvida no Nordeste, essa raça responde por 40% do rebanho nacional da espécie. Além do contato mantido com os produtores pernambucanos no Parque de Exposições, os paraguaios também terão a oportunidade de visitar fazendas do Estado a fim de verificar in loco o sistema de criação dos ovinos.

A abertura oficial da 74ª Exposição Nordestina de Animais contou com a presença do Governador Paulo Câmara e de lideranças do setor pecuário regional. Em seu discurso, o presidente da Sociedade Nordestina dos Criadores, Emanuel Rocha, falou dos grandes desafios enfrentados para realizar a Exposição em meio às dificuldades geradas pela seca que castiga a região  cinco anos e também em virtude dos desmandos da política econômica do Governo Federal. “Assim como aconteceu nos anos anteriores, nós não nos deixamos abater pelos gigantescos desafios à nossa frente. Com obstinação, perseverança, amor à terra e à criação, os pecuaristas de Pernambuco estão prontos para realizar, mais uma vez, uma grande exposição em 2015”, destacou.