Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Pernambuco de Verdade chega ao Sertão do Moxotó

Os deputados estaduais da Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa (Alepe) realizam, nesta sexta-feira (20), mais uma edição do projeto Pernambuco de Verdade. Agora, a região visitada será o Sertão do Moxotó, onde os parlamentares vistoriam obras que estão sob responsabilidade do Governo do Estado e que apresentam problemas de paralisação, atrasos ou baixa qualidade de prestação de serviços à população.
As ações do programa Pernambuco de Verdade já levaram os parlamentares às Matas Sul e Norte e ao Agreste do Estado, com o principal objetivo de promover uma agenda de fiscalizações, identificar problemas e cobrar as soluções ao Governo do Estado.
No roteiro dos parlamentares estão obras paradas e atrasadas, como a Estrada do Catimbau, Campus da UPE, sede do Corpo de Bombeiros, Escola Técnica e o Aeródromo de Arcoverde. Também será visitado o Hospital Regional de Arcoverde, que vem acumulando denuncias de falta de material para atendimento e deficiência de pessoal para atender à demanda.
Serviço:
Visita da Bancada da Oposição ao Sertão do Moxotó
Data: Sexta-feira (20)
Horário: 8h30

Artistas do Paulista participam de 3ª Mostra Cultural

Artistas da terra fizeram uma participação mais que especial, na tarde desta quinta-feira (19.11), na 3ª Mostra de Cultura da Escola de Referência em Ensino Médio José Manoel de Queiroz, localizada no bairro do Janga, em Paulista. Ao som de muito frevo, coco, ciranda, entre outros ritmos, a Banda Aristides Borges, Amaro Poeta e Zeca do Rolete prenderam a atenção do público com suas apresentações.

Na ocasião, os alunos puderam expressar sua criatividade através de mostras culturais de dança, teatro e música. Também durante o evento, uma equipe de agentes de endemias do município ofereceu orientações aos público sobre o alerta e combate a dengue e Chikungunya. 

A aluna Maria Eduarda da Silva, 13 anos, sempre está à frente dos eventos da escola e estava ansiosa para se apresentar. “Pra mim é um prazer organizar a apresentação do meu grupo. Desde os nove anos de idade que eu sou envolvida com a arte. Hoje, pela primeira vez, vou fazer uma peça de teatro e estou bastante nervosa”, completou.

De acordo com o coordenador do Centro Cultural Professor e Escritor Ariano Suassuna, Elson Sales, o evento faz parte do cronograma de atividades em comemoração ao mês da música. “Durante todo o mês de novembro estaremos realizando apresentações culturais. Nosso trabalho tem como base principal a questão da inclusão social, onde procuramos levar a música para todos os estudantes do município fazendo com que eles passem a vivenciar ainda mais essa cultura”, disse

Organização social do Recife é uma das selecionadas no Edital Viver Melhor Comunidade, do Instituto Walmart

Projeto do Grupo AdoleScER está entre os cinco que irão receber apoio financeiro para desenvolvimento de ações de cultura de paz voltadas a adolescentes

O Grupo AdoleScER – Saúde, Educação e Cidadania, do Recife (PE), está entre as cinco organizações sociais selecionadas no Edital Viver Melhor Comunidade, do Instituto Walmart. O resultado do edital, que marca os 10 anos de atuação do Instituto, foi anunciado nesta segunda-feira, dia 16, e cada organização receberá R$ 53 mil.

A organização do Recife receberá apoio para desenvolvimento do projeto PazAMIN, que busca promover o desenvolvimento comunitário e redução da violência em escolas de áreas socialmente vulneráveis do Recife.

O Grupo AdoleScER desenvolve há 15 anos ações de redução da violência, atuando prioritariamente com adolescentes e crianças mas estendendo as ações aos moradores de quatro comunidades do Recife: Caranguejo/Tabaiares – Afogados, Ilha Santa Terezinha – Santo Amaro, Roda de Fogo – Torrões e Santa Luzia – Torre.
Saiba mais sobre o edital

O primeiro Edital Viver Melhor Comunidade é mais uma iniciativa do Instituto Walmart voltada ao fortalecimento de organizações sociais. O foco desta chamada pública foram organizações que atuam com iniciativas voltadas a adolescentes de 12 a 17 anos em condições de vulnerabilidade social. Os proponentes deveriam apresentar projetos com práticas educativas para promoção de uma educação para valores e a cultura de paz.

A chamada pública – realizada entre 22 de setembro e 18 de outubro – recebeu 371 projetos. A seleção foi feita por especialistas em responsabilidade social e os projetos também foram validados por uma banca de profissionais do Walmart.

Além de celebrar uma década de atuação do Instituto Walmart, o edital marca também a apresentação do novo posicionamento apoiado por sua nova missão: “criar oportunidades para as pessoas viverem melhor”. A ação faz parte da plataforma “Viver Melhor Comunidade”, que promove ações em conjunto com organizações sociais nos municípios onde a empresa está presente.

Oposição pede que Governo priorize combate à violência


A Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco cobrou, na manhã desta quinta-feira (19), explicações sobre a troca de comando na Polícia Militar e medidas efetivas para reverter a atual escalada da violência no Estado. “Trocar o comando da PM, apenas, não resolve o problema da violência em nosso Estado, nem coloca o Pacto pela Vida no rumo”, enfatizou o deputado Silvio Costa Filho (PTB), líder da Bancada de Oposição na Alepe.


Segundo o parlamentar, as estatísticas da Secretaria de Defesa Social indicam um crescimento de aproximadamente 15% este ano no número de homicídios em Pernambuco, com alta generalizada dos crimes do litoral ao Sertão do Estado. “O Pacto pela Vida tem que sair do gabinete e ser rediscutido com a sociedade civil. As polícias Civil e Militar, que vêm constantemente denunciando o desaparelhamento que vêm enfrentando, precisam ganhar condições de trabalho. E é preciso, também, que o governador Paulo Câmara assuma o comando do Pacto pela Vida, com prioridade sua, assim como fez o ex-governador Eduardo Campos e obteve êxito durante os seis primeiros anos de gestão do PSB. Hoje, há claramente um déficit de monitoramento do programa”, destacou Costa Filho.


Para o deputado Edilson Silva (Psol), a troca de comando da Polícia não vai resolver o problema da segurança pública em Pernambuco. “Para nós, essa medida é muito mais uma ação midiática do Governo do que qualquer outra coisa”, reforçou.
Silvio Costa Filho lembra que, desde o início do ano, a Bancada de Oposição vem alertando para o crescimento do número de homicídios no Estado e que o Governo de Pernambuco vem silenciando em relação ao assunto. “É preciso iniciar um amplo debate sobre esse tema, envolvendo toda a sociedade pernambucana, desde a Academia , poderes Judiciário, Legislativo e Executivo, e lideranças da área de segurança para construir novas diretrizes para esse programa, que não vem mais surtindo o efeito que surtia quando foi criado”, propôs.


No próximo dia 30, a pedido da Bancada de Oposição, será realizada uma audiência pública na Alepe para discutir o tema. “Esperamos que, enfim, o Governo do Estado se pronuncie sobre o aumento da violência em Pernambuco. Este ano caminhamos para superar, antes do término do ano, os números do ano passado. É importante que o Governo apresente soluções para que, em 2016, a violência volte a cair e não continue a crescer em nosso Estado”, destacou.

Tabela de Homicídios 2014/2015


PERNAMBUCO
Ano
Jan
Fev
Mar
Abril
Maio
Jun
Julho
Ago
Set
Out
TOTAL

2015
323
325
336
324
313
265
301
328
292
381
3.188
+ 388
2014
256
261
311
296
321
308
257
250
255
285
2.800



RECIFE
Ano
Jan
Fev
Mar
Abril