Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Oposição fiscaliza obras paralisadas no Sertão do Moxotó

Os deputados da Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) cumpriram agenda, na manhã desta sexta-feira (20), nas cidades de Arcoverde e Buíque, no Sertão do Moxotó. Participaram da comitiva os deputados Silvio Costa Filho (PTB), líder da Oposição; Julio Cavalcanti (PTB), natural da região; José Humberto Cavalcanti (PTB), Augusto César (PTB) e Edilson Silva (Psol).

Um dos pontos que mais chamou a atenção dos parlamentares foi as condições precárias do Hospital Regional de Arcoverde (HRA), única emergência da região, responsável pelo atendimento da população de 13 municípios. “São frequentes as queixas de falta de medicamentos, profissionais e materiais para o atendimento, o que infelizmente tem sido muito comum na saúde pública de Pernambuco, que se encontra hoje em situação de colapso. Vamos discutir o caso do HRA em audiência pública na Assembleia”, adiantou o líder da Bancada de Oposição, Silvio Costa Filho.

Hoje, segundo relato dos profissionais do hospital, a unidade funcionando acima da sua capacidade. Por dia são atendidos de 500 a 600 pacientes, o que vem provocando superlotação da recepção e longa espera pelo atendimento, como foi verificado durante a visita.

Outra queixa da população e dos funcionários da única emergência da região é a falta de diálogo com o gestor da unidade, Júlio Reis de Lima, que se recusou a receber os deputados. Segundo pacientes que aguardavam atendimento, ele teria saído por uma porta privativa de seu gabinete, que segundo a população é prática comum do gestor.

A programação teve início em Arcoverde, no terreno que deveria abrigar o Corpo de Bombeiros da região. Prometida desde 2013, a obra não saiu da fase de terraplenagem. Na sequência, os parlamentares da Oposição visitaram o Aeródromo Airon Rios, que enfrenta problemas com manutenção e infraestrutura. Um dos problemas encontrados pela Bancada de Oposição foi o balizamento noturno deficitário e as cercas quebradas, que permitem a invasão de animais trazendo riscos para as aeronaves durante pousos e decolagens.

Responsável pela programação, o deputado Júlio Cavalcanti destacou a importância de levar o programa à região. “Encontramos problemas em todas as áreas. Na saúde, educação, segurança, estradas. Vamos levar o resultado dessa visita ao Governo do Estado e cobrar solução para o que identificamos”, destacou o parlamentar.

Em Buíque, o roteiro contemplou a Estrada do Catimbau, orçada em R$ 6 milhões, que foi anunciada em 2013 e até agora não saiu do papel. O empreendimento, que chegou a ser incluído no programa rodoviário Caminhos de Pernambuco, é encarado como de extrema importância para a região. “Quando fui prefeito, agradecia quando me indicavam problemas em obras da prefeitura, porque possibilitava corrigir aquele problema. Essa é a contribuição  Estado”, defendeu Augusto César .

Foram encontrados problemas mesmo em obras quase prontas, como a Escola Técnica Estadual Professor Francisco Jonas, que apesar de ter estar em fase de acabamento, não teve matrículas abertas para o ano letivo de 2016. A unidade deveria ter sido entregue em dezembro de 2014. “Por onde adamos os problemas são os mesmo: obras paradas ou atrasadas, infraestrutura deficitária e baixa qualidade dos serviços prestados à população”, reforçou Edilson Silva.

“A Bancada de Oposição está cumprindo o seu papel, mas não fazemos a critica pela crítica. Realizamos audiências públicas e discutimos os problemas e as soluções para eles com a sociedade e com o Governo do Estado”, destacou José Humberto.

Desde o início do ano, quando foi lançado, o programa Pernambuco de Verdade já visitou obras e unidades de saúde na Capital, Zonas da Mata Norte e Sul, Região Metropolitana do Recife, Agreste e, agora, o Sertão do Moxotó.

Prefeito Carlos Santana entrega certificados de conclusão de curso das primeiras turmas do CEMEP


Na ocasião, 157 jovens concluintes da primeira turma de capacitação do Centro Municipal de Educação Profissional do Ipojuca receberão o documento


A primeira turma do Cemep (Centro Municipal de Educação Profissional) já cumpriu o programa de aulas. Agora, 157 jovens ipojucanos receberão do prefeito Carlos Santana, próximo sábado (21), os certificados de conclusão dos cursos. Com faixa etária de 17 a 22 anos, os estudantes tiveram durante quatro meses aulas de elevação de escolaridade, português, matemática, ética, boas práticas e informática. Deste quantitativo, 111 ​alunos ​foram inseridos no mercado de trabalho. A solenidade está programada para iniciar às 9h, na sede da unidade educacional, localizada às margens da Rodovia PE-60, no KM 16, distrito sede. 

Com a implantação do CEMEP, a Prefeitura do Ipojuca disponibiliza infraestrutura física e pedagógica, com salas de aula, laboratórios de informática, professores e alimentação para os jovens ipojucanos matriculados, visando promover o nivelamento de escolaridade e a inclusão nos programas de qualificação profissional. No último dia 10 de novembro, o prefeito do Ipojuca, Carlos Santana, deu início a segunda turma de capacitações do Centro, beneficiando 210 jovens moradores do município. 

O espaço também realiza parcerias com o SENAI, SENAC, SEST, SENAR, SEBRAE, empresas do complexo industrial de SUAPE e do sistema hoteleiro de Porto de Galinhas, para estimular a ingresso e permanência de jovens na educação básica e envolver o setor produtivo na formação desses jovens, aliando responsabilidade social à necessidade das empresas locais.

Fotos: Danilo Luiz/Prefeitura do Ipojuca 

PAULISTA COMEMORA 35 ANOS DA BANDA ARISTIDES BORGES‏

Beleza e emoção marcaram a comemoração dos 35 anos da Banda Municipal Aristides Borges, no Paulista. O grupo, que é o segundo em atividade na região metropolitana, comemorou a data em grande estilo e realizou uma apresentação brilhante, na tarde desta sexta-feira (20.11), na Igreja Matriz de Santa Isabel, Centro da Cidade.
Canções de Tim Maia, Michael Jackson, a 5.ª sinfonia de Beethoven, além de trilhas de filmes consagrados fizeram parte do repertório eclético que os 33 músicos da banda apresentaram ao público. A apresentação teve uma hora e meia de duração. A dona de casa Patrícia Andrade, 44 anos, ficou bastante emocionada com o concerto. “O município precisa de mais apresentações como esta. Isso só enriquece a nossa cultura, pois além de emocionante é raro”, ressaltou.
Já o caçula da banda, o músico Allan Araújo, 23 anos, falou sobre o orgulho de poder participar do evento. “É um prazer imenso para mim poder comemorar os 35 anos da banda. Os ensaios cansativos nem se comparam ao tamanho da satisfação que eu sinto quando estou tocando. É isso que eu gosto e quero continuar fazendo”, completou.
“Há 27 anos que eu luto para que a Banda Aristides Borges seja reconhecida profissionalmente, não só aqui no município, mas em todo o estado. Nós sabemos da luta que é para mante- lá, mas só o fato de estar aqui comemorando os 35 anos do grupo é um belo motivo para seguir em frente e não desistir”, finalizou o maestro Leonildo Araújo. 

SEMINÁRIOS DO 8° CURTA TAQUARY TERÃO ENTRADA FRANCA

Ao todo, festival terá quatro encontros entre os dias 25, 26 e 27 de novembro, no Hotel Várzea Grande, em Pernambuco

Taquaritinga do Norte, no agreste pernambucano, será palco do cinema e de discussões sobre a sétima arte neste mês. O 8° Curta Taquary, festival internacional de curtas-metragens, que irá ocorrer entre os dias 23 e 27 de novembro, realizará encontros entre realizadores e público geral para debater temas relevantes sobre o cinema. Ao todo, quatro encontros entre os dias 25, 26 e 27 de novembro. Os temas abordados serão Educação e Cinema, Desafios e Experiências da Distribuição e Difusão do Audiovisual Brasileiro, O Papel da Mulher no Cinema e Perspectivas da Animação no Brasil. Os debates terão entrada franca e acontecerão no Hotel Várzea Grande.    

Confira a programação completa dos seminários do Curta Taquary:

Cinema e Educação
Dia 25/11, quarta-feira, às 14h 

Andrés Habegger (Hacelo Corto - Argentina)
Andrea Motta (Projeto Cine Cabeça)
Alexandre Soares  (Criancine - Festival de Cinema Infanto Juvenil)

Desafios e Experiências da Distribuição e Difusão do Audiovisual Brasileiro
Dia 26/11, quinta-feira, às 13h