Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Oposição pede presença de secretários na Comissão de Finanças


A Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), apresentou nesta segunda (23) um pedido para que o presidente da Comissão de Finanças, Clodoaldo Magalhães (PSB), convide os secretários do Planejamento, Danilo Cabral, e da Fazenda, Márcio Stefani, para a próxima reunião da comissão, quando serão debatidas as emendas da Lei Orçamentária Anual (LOA) para esclarecer melhor o plano de investimentos para 2016 e a real situação financeira do Estado.
Segundo o deputado Silvio Costa Filho (PTB), líder da Bancada de Oposição, há três pontos que precisam ser melhores esclarecidos. “É preciso ficar claro quanto, efetivamente, o Governo conseguiu economizar daquele pacote de cortes de gastos de R$ 920 milhões; quanto ficará, de fato, de restos a pagar, e qual será a real capacidade de investimento do Estado em 2016”, ponderou o parlamentar.
Costa Filho destacou ainda a necessidade de o Governo do Estado reforçar o caixa da saúde, com anulação de dotação orçamentária de áreas meio (como publicidade e consultoria) e priorizar os investimentos já iniciados, ao invés de anunciar novas ações. “Visitamos na última sexta-feira um conjunto de obras paradas no Sertão do Moxotó. E isso tem sido constante no que estamos encontrando nas visitas do Pernambuco de Verdade”, destacou.
“Foram oito obras prometidas e não entregues só em Arcoverde e Buíque, que vão desde a sede do Corpo de Bombeiros, à Estrada do Catimbau e Campus da UPE. É assim que o Governo está trabalhando. Anuncia um novo investimento e esquece o que tinha prometido antes”, completou o deputado Júlio Cavalcanti (PTB).

PREFEITO JUNIOR MATUTO ENTREGA NOVA UNIDADE DE SAÚDE EM MARANGUAPE II



Nesta segunda-feira (23.11), o prefeito do Paulista, Junior Matuto, entregou mais uma unidade de saúde à população do município. Desta vez, a comunidade beneficiada foi Maranguape II. O novo centro médico tem capacidade de atendimento de mais de cinco mil pacientes por mês. A estrutura dispõe de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentistas, auxiliares de saúde bucal, além de Agentes Comunitários de Saúde. A solenidade de inauguração da UBS Maranguape II B aconteceu, às 17h, na própria unidade, que fica localizada na Avenida “F”, nas proximidades da Assembleia de Deus.

A inauguração contou com a presença do Prefeito do Município Junior Matuto, Primeira Dama da Cidade Andréa Pereira, o vice-prefeito Jorge Carreiro, vereadores, secretários e lideranças comunitárias.





Clique AQUI para visualizar mais 121 fotos da matéria acima por meio do Facebook de José Carlos Alves

Aviso: para ter acesso às fotos terá que enviar-nos um pedido de amizade no Facebook,


caso já seja nosso amigo ignore esse aviso. 

Pernambuco realiza 5ª Conferência Estadual da Pessoa com Deficiência

Envolvidos debatem políticas públicas para o segmento. Representantes e propostas que seguirão para a Conferência Nacional serão escolhidos


Políticas públicas voltadas para as pessoas com deficiência estão sendo debatidas nestas segunda (23) e terça-feira (24), durante a 5ª Conferência Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O evento, organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), por meio da Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (SEAD), e o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Coned), acontece no auditório do Centro de Formação e Lazer do Sindsprev-PE, na Guabiraba, no Recife.

Cerca de 200 pessoas, entre delegados vindos de 33 municípios do Estado, representantes de prefeituras municipais, entidades e ONG com atuação no segmento, participam dessa 5ª Conferência, que foi aberta pelo secretário Isaltino Nascimento, que representou o governador Paulo Câmara. Da solenidade de abertura também participaram dirigentes e representante dos conselhos Nacional (Conade), Estadual (Coned-PE) e Municipal (Comude) de Defesa das Pessoas com Deficiência; do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), da OAB-PE e da Secretaria Estadual da Mulher.

De acordo com o Censo 2010 do IBGE, Pernambuco tem cerca de 2,4 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência. “Estamos aqui para refletirmos sobre os avanços que obtivemos e o que ainda precisamos construir e conquistar para a população com deficiência. Temos, ainda, o compromisso maior de operacionalizar e fazer funcionar o que ainda esteja pendente e foram conquistados nas conferências anteriores”, afirmou Isaltino. O secretário também delegou ao superintendente da SEAD, Bernardo Klimsa, iniciar um processo de discussão e formação de um grupo de trabalho para a formatação de um esboço da legislação pernambucana da inclusão.

PROGRAMAÇÃO – Logo após a abertura, o secretário coordenou a primeira mesa do evento, a palestra magna, do presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade), Flávio Henrique de Souza, abordando “Os desafios na implementação da política da pessoa com deficiência e sua transversalidade nos direitos humanos”.

No início da tarde, foram feitas a leitura, discussão e votação da proposta do Regimento Interno. Em seguida, os participantes foram divididos em grupos, para a discussão de três eixos temáticos: “Gênero, raça, etnia e deficiência”, “Órgãos gestores e instâncias de participação social” e “Interação entre os poderes e os entes federados”. Dessas discussões sairão os delegados e as propostas que serão levadas à conferência nacional, prevista para 25 a 27 de abril de 2016.

Para esta terça-feira (24) estão programadas a discussão e aprovação das diretrizes e ações estratégicas produzidas nos grupos de trabalho, a eleição dos delegados para a 4ª Conferência Nacional de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, e a leitura e aprovação de moções.

SERVIÇO:
5ª Conferência da Pessoa com Deficiência de Pernambuco
Quando: 23 e 24 de novembro
Horário: 8h às 18h
Local: Centro de Formação e Lazer (CFL) do Sindisprev-PE
Endereço: BR-101, km 12, bairro da Guabiraba, Recife (entrada da comunidade Bola na Rede)

SEGUNDO DIA DE CURTA TAQUARY TERÁ HOMENAGEM A CAMILO CAVALCANTE


Mostra internacional conta com a exibição de curtas-metragens, além de seminários, oficinas e palestras, sempre com entrada franca

Uma das principais vitrines de curtas-metragens do Brasil, o Curta Taquary divulgou a programação do segundo dia do festival internacional de cinema em 2015. O 8° Curta Taquary que teve início nesta segunda-feira (23), em Taquaritinga do Norte, em Pernambuco, irá homenagear na noite desta terça-feira (24) o cineasta pernambucano Camilo Cavalcante. As exibições do segundo dia iniciam com a Mostra Paralela – Curta Animação no Ginásio Experimental Municipal Severino Pereira da Silva, às 08h. À noite, o encerramento será com a exibição do filme A História da Eternidade, do homenageado Camilo Cavalcante, na Praça Otto Sailer, com início da sessão previsto às 21h30. O tradicional evento ocorre em Taquaritinga do Norte, agreste pernambucano, e está programado para acontecer até o dia 27 de novembro.

Confira a programação completa do segundo dia do festival:

Local: Ginásio Experimental Municipal Severino Pereira da Silva

08h - CURTA ANIMAÇÃO
Classificação: Livre

A Mulher dos Três Desejos (Animação, 3min 11s, ES), dos Alunos da Escola de Ensino Fundamental José Cupertino 
A última guerra em Canudos: A barganha (Animação, 9min, SP), de Rafael Ghiraldelli