Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Oposição pede presença de secretários na Comissão de Finanças


A Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), apresentou nesta segunda (23) um pedido para que o presidente da Comissão de Finanças, Clodoaldo Magalhães (PSB), convide os secretários do Planejamento, Danilo Cabral, e da Fazenda, Márcio Stefani, para a próxima reunião da comissão, quando serão debatidas as emendas da Lei Orçamentária Anual (LOA) para esclarecer melhor o plano de investimentos para 2016 e a real situação financeira do Estado.
Segundo o deputado Silvio Costa Filho (PTB), líder da Bancada de Oposição, há três pontos que precisam ser melhores esclarecidos. “É preciso ficar claro quanto, efetivamente, o Governo conseguiu economizar daquele pacote de cortes de gastos de R$ 920 milhões; quanto ficará, de fato, de restos a pagar, e qual será a real capacidade de investimento do Estado em 2016”, ponderou o parlamentar.
Costa Filho destacou ainda a necessidade de o Governo do Estado reforçar o caixa da saúde, com anulação de dotação orçamentária de áreas meio (como publicidade e consultoria) e priorizar os investimentos já iniciados, ao invés de anunciar novas ações. “Visitamos na última sexta-feira um conjunto de obras paradas no Sertão do Moxotó. E isso tem sido constante no que estamos encontrando nas visitas do Pernambuco de Verdade”, destacou.
“Foram oito obras prometidas e não entregues só em Arcoverde e Buíque, que vão desde a sede do Corpo de Bombeiros, à Estrada do Catimbau e Campus da UPE. É assim que o Governo está trabalhando. Anuncia um novo investimento e esquece o que tinha prometido antes”, completou o deputado Júlio Cavalcanti (PTB).

PREFEITO JUNIOR MATUTO ENTREGA NOVA UNIDADE DE SAÚDE EM MARANGUAPE II



Nesta segunda-feira (23.11), o prefeito do Paulista, Junior Matuto, entregou mais uma unidade de saúde à população do município. Desta vez, a comunidade beneficiada foi Maranguape II. O novo centro médico tem capacidade de atendimento de mais de cinco mil pacientes por mês. A estrutura dispõe de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentistas, auxiliares de saúde bucal, além de Agentes Comunitários de Saúde. A solenidade de inauguração da UBS Maranguape II B aconteceu, às 17h, na própria unidade, que fica localizada na Avenida “F”, nas proximidades da Assembleia de Deus.

A inauguração contou com a presença do Prefeito do Município Junior Matuto, Primeira Dama da Cidade Andréa Pereira, o vice-prefeito Jorge Carreiro, vereadores, secretários e lideranças comunitárias.





Clique AQUI para visualizar mais 121 fotos da matéria acima por meio do Facebook de José Carlos Alves

Aviso: para ter acesso às fotos terá que enviar-nos um pedido de amizade no Facebook,


caso já seja nosso amigo ignore esse aviso. 

Pernambuco realiza 5ª Conferência Estadual da Pessoa com Deficiência

Envolvidos debatem políticas públicas para o segmento. Representantes e propostas que seguirão para a Conferência Nacional serão escolhidos


Políticas públicas voltadas para as pessoas com deficiência estão sendo debatidas nestas segunda (23) e terça-feira (24), durante a 5ª Conferência Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O evento, organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), por meio da Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (SEAD), e o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Coned), acontece no auditório do Centro de Formação e Lazer do Sindsprev-PE, na Guabiraba, no Recife.

Cerca de 200 pessoas, entre delegados vindos de 33 municípios do Estado, representantes de prefeituras municipais, entidades e ONG com atuação no segmento, participam dessa 5ª Conferência, que foi aberta pelo secretário Isaltino Nascimento, que representou o governador Paulo Câmara. Da solenidade de abertura também participaram dirigentes e representante dos conselhos Nacional (Conade), Estadual (Coned-PE) e Municipal (Comude) de Defesa das Pessoas com Deficiência; do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), da OAB-PE e da Secretaria Estadual da Mulher.

De acordo com o Censo 2010 do IBGE, Pernambuco tem cerca de 2,4 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência. “Estamos aqui para refletirmos sobre os avanços que obtivemos e o que ainda precisamos construir e conquistar para a população com deficiência. Temos, ainda, o compromisso maior de operacionalizar e fazer funcionar o que ainda esteja pendente e foram conquistados nas conferências anteriores”, afirmou Isaltino. O secretário também delegou ao superintendente da SEAD, Bernardo Klimsa, iniciar um processo de discussão e formação de um grupo de trabalho para a formatação de um esboço da legislação pernambucana da inclusão.

PROGRAMAÇÃO – Logo após a abertura, o secretário coordenou a primeira mesa do evento, a palestra magna, do presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade), Flávio Henrique de Souza, abordando “Os desafios na implementação da política da pessoa com deficiência e sua transversalidade nos direitos humanos”.

No início da tarde, foram feitas a leitura, discussão e votação da proposta do Regimento Interno. Em seguida, os participantes foram divididos em grupos, para a discussão de três eixos temáticos: “Gênero, raça, etnia e deficiência”, “Órgãos gestores e instâncias de participação social” e “Interação entre os poderes e os entes federados”. Dessas discussões sairão os delegados e as propostas que serão levadas à conferência nacional, prevista para 25 a 27 de abril de 2016.

Para esta terça-feira (24) estão programadas a discussão e aprovação das diretrizes e ações estratégicas produzidas nos grupos de trabalho, a eleição dos delegados para a 4ª Conferência Nacional de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, e a leitura e aprovação de moções.

SERVIÇO:
5ª Conferência da Pessoa com Deficiência de Pernambuco
Quando: 23 e 24 de novembro
Horário: 8h às 18h
Local: Centro de Formação e Lazer (CFL) do Sindisprev-PE
Endereço: BR-101, km 12, bairro da Guabiraba, Recife (entrada da comunidade Bola na Rede)

SEGUNDO DIA DE CURTA TAQUARY TERÁ HOMENAGEM A CAMILO CAVALCANTE


Mostra internacional conta com a exibição de curtas-metragens, além de seminários, oficinas e palestras, sempre com entrada franca

Uma das principais vitrines de curtas-metragens do Brasil, o Curta Taquary divulgou a programação do segundo dia do festival internacional de cinema em 2015. O 8° Curta Taquary que teve início nesta segunda-feira (23), em Taquaritinga do Norte, em Pernambuco, irá homenagear na noite desta terça-feira (24) o cineasta pernambucano Camilo Cavalcante. As exibições do segundo dia iniciam com a Mostra Paralela – Curta Animação no Ginásio Experimental Municipal Severino Pereira da Silva, às 08h. À noite, o encerramento será com a exibição do filme A História da Eternidade, do homenageado Camilo Cavalcante, na Praça Otto Sailer, com início da sessão previsto às 21h30. O tradicional evento ocorre em Taquaritinga do Norte, agreste pernambucano, e está programado para acontecer até o dia 27 de novembro.

Confira a programação completa do segundo dia do festival:

Local: Ginásio Experimental Municipal Severino Pereira da Silva

08h - CURTA ANIMAÇÃO
Classificação: Livre

A Mulher dos Três Desejos (Animação, 3min 11s, ES), dos Alunos da Escola de Ensino Fundamental José Cupertino 
A última guerra em Canudos: A barganha (Animação, 9min, SP), de Rafael Ghiraldelli
Castillo y el armado (Animação, 13min 49s, RS), de Pedro Harres

09H - SESSÃO ESPECIAL
Classificação: 12 anos

A Lua e a madeira (Documentário, 3min 20s, SP), de Pedro Jorge
Deja vu (Ficção, 3min, SP), de Bruno Autran     
Entre Gente (Ficção, 4min 43s, SP), de Eudaldo Monção Jr e Rodrigo Pinto
Entre os dias (Ficção, 17min 38s, RS), de Giovani Borba
Espera (Ficção, 7min 45s, SP), de Victor Ribeiro
Garoto propaganda (Ficção, 23min, PR), de Christopher Faust
Haram (Ficção, 13min 35s, BA), de Max Gaggino
Nazareth (Ficção, 13min, RJ), de Márcio Trigo

11H00 - MOSTRA INFANTO-JUVENIL
Classificação: 12 anos

Água (Documentário, 2min 28s, GO), de Cristiano Sousa
Bem-Me-Quer (Animação, 7min 50s, CE), de Levi Magalhães
Quarto tempo (Ficção, 12min 32s, CE), dos Alunos do Curso de Cinema Educando o Olhar na escola estadual Castelo Branco

Local: Praça Otto Sailer

18H - MOSTRA INFANTIL
Classificação: Livre

Amizade inusitada (Animação, 1min 7s, ES), de Arthur P. Motta
Entrevista de emprego (Ficção, 14min, PR), de Thiago Penteado
Futuro (Animação, 3min, SE), de Márcio Venancio
Nem tudo é... (Animação, 1min, RJ), de Andre Luiz
Procura-se (Ficção, 12min 35s, SP), de Jéssica Lopes
Voustéquio (Animação, 3min 35s, ES), de Bruno Nogueira

18h40 - MOSTRA INFANTO-JUVENIL
Classificação: Livre

A fuga (Animação, 9min 34s, SP), de Douglas Alves Ferreira
John Feldman e a moto (Ficção, 15min 49s, SP), de Rodrigo Gasparini
Junto ao Rio (Ficção, 1min 27s, RJ), de Eduardo Boone
O menino do dente de ouro (Ficção, 14min 41s, RN), de Rodrigo Sena

19H30– HOMENAGEM AO CINEASTA CAMILO CAVALCANTE

MOSTRA COMPETITIVA NACIONAL
Classificação: 14 anos

Atotô (Ficção, 16min 04s, RJ), de Bruno Laet
Commandaction (Ficção, 14min, SP), de João Paulo Miranda
Súbito (Animação, 3min 33s, PE), de Ayodê França
Uma família ilustre (Documentário, 15min, RJ), de Beth Formaggini
Olhos de botão (Ficção, 18min, PE), de Marlom Meireles