Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Projeto Esporte para Todos beneficia crianças e adolescentes em vulnerabilidade de Maranguape I

Ao longo dos próximos seis meses, dez comunidades do Paulista serão beneficiadas pelo Projeto Esporte para Todos, que foi lançado neste sábado (28.11) pelo prefeito Junior Matuto. A iniciativa visa incentivar a participação de crianças e adolescentes em oficinas recreativas, esportivas e culturais. O ponta pé inicial do projeto no município aconteceu na Praça Emílio Russel, em Maranguape I. A área de lazer do bairro ficou lotada. As atividades, que seguem neste domingo, a partir das 08h, são totalmente gratuitas.

         As crianças e adolescentes que participaram do primeiro dia da ação  puderam jogar futebol, vôlei, futsal, dominó, além de disputar corridas pelo atletismo. A ideia é motivar a interação da garotada com as diversas modalidades, proporcionando, entre outros aspectos, o interesse pelo esporte. O projeto faz parte da parceria entre a Prefeitura do Paulista, por meio da Secretaria de Políticas Sociais, Esportes e Juventude, e o Governo Federal, através do Ministério dos Esportes.

Animado com a quantidade de crianças na praça, o prefeito Junior Matuto aproveitou para conferir de perto as partidas de futsal. Na primeira delas, inclusive, o gestor municipal deu ponta pé inicial. “O que estamos fazendo em Maranguape I vamos realizar em praticamente toda a cidade. Nossa meta é beneficiar 12 mil crianças e adolescentes em vulnerabilidade com o projeto. Queremos envolver as famílias, ocupar a mente dos jovens e despertar neles o amor pela vida e pelo esporte”, frisou o prefeito, que recebeu a visita do deputado estadual Ossésio Silva no evento. 
O radiologista Fernando Barros, 38 anos, acordou cedo para levar a família para a Praça Emílio Russel. Acompanhado da esposa e dos dois filhos, ele aprovou a iniciativa. “Essa é uma ação muito bacana da prefeitura porque busca a interação entras as crianças. Resido aqui em Maranguape I há mais de 30 anos e nunca tinha visto um projeto como este aqui na comunidade”, revelou.
Durante a ação em Maranguape I, a população também contou com outros serviços, como: aferição de pressão arterial, teste de glicose, distribuição e preservativo e orientações de saúde; orientação para o enfrentamento à violência contra a mulher, pré-inscrição em cursos profissionalizantes; oficina sobre o trabalho infantil, informação sobre Cadastro Único, atualização e recadastramento do Bolsa Família, Carteira de Livre Acesso, 2ª Via de Certidão de Nascimento, além dos agentes de trânsito e da guarda municipal com o Patrulha Cidadã. Os meninos do Projeto Tambores do Paulista também se apresentaram para o público. O trabalho de inclusão social na praça contou com o apoio de diversas secretarias municipais.


Clique AQUI para visualizar mais 85 fotos da matéria acima por meio do Facebook de José Carlos Alves

Aviso: para ter acesso às fotos terá que enviar-nos um pedido de amizade no Facebook,

caso já seja nosso amigo ignore esse aviso. 

Dilma e governador de PE discutem ações sobre microcefalia


A presidenta Dilma Rousseff recebeu, nesta quinta-feira (26), no Palácio do Planalto, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara. Nessa reunião, eles discutiram o aumento dos casos de microcefalia no Estado e uma ação conjunta para combater a doença. 
O ministro da Saúde, Marcelo Castro, que também participou do encontro, deve ir a Recife (PE) na próxima semana, juntamente com integrantes da Defesa Civil, para definir a atuação do governo federal e estadual contra o surto. Essa teria sido uma das medidas acertadas no encontro, segundo o governador.
A microcefalia é uma má-formação congênita em que o cérebro não se desenvolve de maneira adequada. Os bebês nascem com perímetro cefálico menor que o normal, que habitualmente é superior a 33 centímetros.
“O aumento de casos de crianças nascendo com essa doença mostra a necessidade de união de forças, tanto do governo federal quanto dos Estados, para que a gente possa fazer um desdobramento no combate à microcefalia”, disse o governador, após a reunião.
A Câmara convocou os prefeitos de municípios pernambucanos para participar de reunião de emergência, na próxima segunda-feira (30), no Recife, com o objetivo de mapear os casos, identificar as causas e definir estratégias de combate à doença. De acordo com o boletim epidemiológico, do dia 24 de novembro, sobre microcefalia, do Ministério da Saúde, foram notificados 739 casos suspeitos da doença, em 160 municípios brasileiros.